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Orientações gerais

Aqui colocamos as principais críticas e suas possíveis soluções que encontramos quando ocorrem críticas em movimentações de beneficiários vindas dentro do Protheus SIGAPLS.

Para saber em qual momento cada crítica ocorre, acesse nossa documentação de críticas da Central de Obrigações aqui.


Cadastro de Relacionamento de Tabelas 

Para clientes Protheus SIGAPLS., é importante que o cadastro de Relacionamento de Tabelas (PLSXXXPLSM060) esteja feito corretamente entre a tabela Vidas (BTS (Vidas) e BA1 Beneficiários (BeneficiáriosBA1 ). Assim evitando que dados não sejam replicados da tabela BTS para a tabela BA1.entre elas.

Para ajustar o cadastro de relacionamento de tabelas acesse Miscelânea > Configurações > Relacionamento Tabelas.


Críticas

Crítica Central:B012
Crítica ANS101
DescriçãoNome de beneficiário é obrigatório                                                                                                                                                                                                           
SoluçãoVerificar se o campo na BA1 está corretamente preenchido, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar. Desta forma os dados irão ser reenviados para a Central de Obrigações. Se o Erro persistir entre em contato com o suporte técnico.
Campo AfetadoB3K_NOMBEN
Origem do dadoBA1_NOMUSR

...

Crítica Central:B070
Crítica ANS0410
Descrição

Já existe registro ativo com o mesmo CPF, plano e empresa contratante na operadora.

Está validação ocorre apenas para beneficiários de planos Coletivos/Empresariais.

Solução

Verifique se não existe mais de um cadastro ativo para o beneficiário no mesmo plano, empresa e operadora.

Verifique se a forma de contratação do produto do beneficiário está correta. Se estiver, faça a carga de produtos na Central de Obrigações novamente.

Verificar se os campos na BA1 estão corretamente preenchidos, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar. Desta forma os dados irão ser reenviados para a Central de Obrigações.

Verifique se o relacionamento entre a BA1 e a BTS está feito corretamente.

O CPF é considerado na ordem: 1 - CPF do Beneficiário, 2 – CPF da Mãe, 3 – CPF do Preposto. A crítica só ocorrerá se os 3 estiverem vazios.

Campo AfetadoB3K_CPF, B3K_CPFMAE, B3K_CPFPRE, B3K_CODPRO, B3K_CODOPE
Origem do dado

BA1_CPFUSR, BA1_CPFMAE, BA1_CPFPRE, BA3_CODPLA+BA3_VERSAO, BA1_CODPLA+ BA1_VERSAO, BA0_SUSEP

Obs.:

Este campo é afetado pelos campos BTS_CPFUSR, BTS_CPFMAE, BTS_CPFPRE. Que pode ser replicado da BTS para a BA1 ao alterar os dados da vida.

Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

...

B049
Crítica ANS

...

0902

...

Descrição

...

Número do plano (RPS) e Código do plano (SCPA) não podem ser informados simultaneamente.
Solução

Verifique se apenas um dos campos de Código do plano está preenchido no cadastro do produto do beneficiário (Número do Plano (RPS) ou Código do plano (SCPA)).

Verifique se o beneficiário está com o plano correto informado em seu cadastro.

Faça a carga de produtos na Central de Obrigações novamente.

Verifique se os dados do produto foram carregados corretamente na Central de Obrigações.

Campo AfetadoB3K_SUSEP, B3K_SCPA
Origem do dadoBI3_SUSEP, BI3_SCPA
Crítica Central:B050
Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

B050

Crítica ANS

0903

Descrição 

0903
DescriçãoUm dos planos (RPS ou SCPA) é obrigatório
Solução

Verifique se um dos campos de Código do plano está preenchido no cadastro do produto do beneficiário (Número do Plano (RPS) ou Código do plano (SCPA)).

Verifique se o beneficiário está com o plano correto informado em seu cadastro.

Faça a carga de produtos na Central de Obrigações novamente.

Verifique se os dados do produto foram carregados corretamente na Central de Obrigações.

Campo AfetadoB3K_SUSEP, B3K_SCPA
Origem do dadoBI3_SUSEP, BI3_SCPA

...

Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo Afetado
Origem do dadoCrítica Central:
Crítica ANS
DescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

...

B051
Crítica ANS

...

1201

...

Descrição

...

Data de contratação do plano é obrigatória

Preencher a data de contratação de acordo com a data estabelecida no contrato do plano de saúde.

Solução

Verificar se o campo na BA1 está corretamente preenchido, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar. Desta forma os dados irão ser reenviados para a Central de Obrigações.

Campo AfetadoB3K_DATINC
Origem do dadoBA1_DATINC



Crítica Central:B052
Crítica ANS1201
DescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

    B052

Crítica ANS

    1201

Descrição 

...

Data de contratação do plano deve ser posterior ou igual a 01/01/1940.

Preencher a data de contratação de acordo com a data estabelecida no contrato do plano de saúde.

Solução

Verificar se o campo na BA1 está corretamente preenchido, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar. Desta forma os dados irão ser reenviados para a Central de Obrigações.

Campo AfetadoB3K_DATINC
Origem do dadoBA1_DATINC

...

Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo Afetado
Origem do dadoCrítica Central:
Crítica ANS
DescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

...

B053
Crítica ANS

...

1201

...

Descrição

...

Data de Contratação deve ser posterior ou igual a 01/01/1999, pois o plano informado é RPS

Preencher a data de contratação de acordo com a data estabelecida no contrato do plano de saúde.

Solução

Verificar se o campo na BA1 está corretamente preenchido, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar. Desta forma os dados irão ser reenviados para a Central de Obrigações.

Verificar se o plano do beneficiário é realmente RPS. Se não for deve-se ajustar o cadastro do plano e refazer a importação do plano na Central de Obrigações.

Campo AfetadoB3K_DATINC, B3K_SUSEP
Origem do dadoBA1_DATINC, BI3_SUSEP
Crítica Central:B054
Crítica ANS1301
DescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

    B054

Crítica ANS

    1301

Descrição 

Código de relação de dependência é obrigatório

...

Código de relação de dependência é obrigatório

Preencha o Código de relação de dependência conforme regra da ANS: '1' - Beneficiário titular (maior ou menor de idade). '3' - Cônjuge/Companheiro. '4' - Filho/Filha. '6' - Enteado/Enteada. '8' - Pai/Mãe.

Solução

Verificar se o campo Código Sib (BRP_CODSIB) do cadastro de graus de parentesco está preenchido.

Verificar se o campo na BA1 está corretamente preenchido, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar.

Campo AfetadoB3K_TIPDEP
Origem do dadoBA1_GRAUPA, BRP_CODSIB

...

Crítica Central:
Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica
Central:
Crítica ANSDescriçãoSolução
Campo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

...

B055
Crítica ANS

...

1302

...

Descrição

Código de relação de dependência não existe no sistema.

Preencha o Código de relação de dependência conforme regra da ANS: '1' - Beneficiário titular (maior ou menor de idade). '3' - Cônjuge/Companheiro. '4' - Filho/Filha. '6' - Enteado/Enteada. '8' - Pai/Mãe.

Solução

Verificar se o campo Código Sib (BRP_CODSIB) do cadastro de graus de parentesco está preenchido e com um valor válido.

Verificar se o campo na BA1 está corretamente preenchido, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar.

Campo AfetadoB3K_TIPDEP
Origem do dadoBA1_GRAUPA, BRP_CODSIB
Crítica Central:B059
Crítica ANS1601
DescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

    B059

Crítica ANS

    1601

Descrição 

...

CNPJ e CEI da empresa contratante não podem existir no cadastro simultaneamente

Preencher somente um dos campos (CNPJ ou CEI).

Solução

Verificar se os campos do cadastro da empresa estão preenchidos corretamente.

Verificar se os campos do cadastro do cliente (SA1) informado no contrato/empresa estão preenchidos corretamente.

Verificar se o beneficiário encontra-se no contrato correto.

Obs.: Para beneficiários com contrato tipo Pessoa Jurídica a ordem busca dos dados é: CEI e CNPJ cadastrados no Contrato (BQC), CEI e CNPJ do cliente (SA1) informado no contrato.

Para contratos do tipo pessoa física essa crítica não deve aparecer.

Campo AfetadoB3K_CNPJCO, B3K_CEICON
Origem do dadoBQC_CNPJ, BQC_CEINSS, A1_CGC, A1_CEINSS

...

Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo Afetado
Origem do dadoCrítica Central:
Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

...

B060
Crítica ANS

...

1602

...

Descrição

CNPJ ou CEI da empresa contratante, um deles deve existir para plano coletivo

Preencher um dos campos (CNPJ ou CEI).

Solução

Verificar se os campos do cadastro da empresa estão preenchidos corretamente.

Verificar se os campos do cadastro do cliente (SA1) informado no contrato/empresa estão preenchidos corretamente.

Verificar se o beneficiário encontra-se no contrato correto.

Obs.: Para beneficiários com contrato tipo Pessoa Jurídica a ordem busca dos dados é: CEI e CNPJ cadastrados no Contrato (BQC), CEI e CNPJ do cliente (SA1) informado no contrato.

Para contratos do tipo pessoa física essa crítica não deve aparecer.

Campo AfetadoB3K_CNPJCO, B3K_CEICON
Origem do dadoBQC_CNPJ, BQC_CEINSS, A1_CGC, A1_CEINSS
Crítica Central:B061
Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

    B061

Crítica ANS

    1603

Descrição 

...

1603
Descrição

CNPJ ou CEI da empresa contratante não deve existir para plano individual ou familiar

Não preencher os campos CNPJ e CEI.

Solução

Verificar se o tipo de contrato do beneficiário está informado corretamente.

Campo AfetadoB3K_CNPJCO, B3K_CEICON
Origem do dadoBQC_CNPJ, BQC_CEINSS, A1_CGC, A1_CEINSS

...

Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo Afetado
Origem do dadoCrítica Central:
Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

...

B062
Crítica ANS

...

1604

...

DescriçãoCNPJ da empresa contratante inválido.
Solução

Verificar se os campos do cadastro da empresa estão preenchidos corretamente.

Verificar se os campos do cadastro do cliente (SA1) informado no contrato/empresa estão preenchidos corretamente.

Verificar se o beneficiário encontra-se no contrato correto.

Obs.: Para beneficiários com contrato tipo Pessoa Jurídica a ordem busca dos dados é: CNPJ cadastrados no Contrato (BQC), CNPJ do cliente (SA1) informado no contrato.

Para contratos do tipo pessoa física essa crítica não deve aparecer.

Campo AfetadoB3K_CNPJCO
Origem do dadoBQC_CNPJ, A1_CGC
Crítica Central:B063
Crítica ANS1704
DescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

    B063

Crítica ANS

    1704

Descrição 

CEI da empresa contratante inválido.

Solução

...

CEI da empresa contratante inválido.
Solução

Verificar se os campos do cadastro da empresa estão preenchidos corretamente.

Verificar se os campos do cadastro do cliente (SA1) informado no contrato/empresa estão preenchidos corretamente.

Verificar se o beneficiário encontra-se no contrato correto.

Obs.: Para beneficiários com contrato tipo Pessoa Jurídica a ordem busca dos dados é: CEI cadastrado no Contrato (BQC), CEI do cliente (SA1) informado no contrato.

Para contratos do tipo pessoa física essa crítica não deve aparecer.

Campo AfetadoB3K_CEICON
Origem do dadoBQC_CEINSS, A1_CEINSS
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

...

B064
Crítica ANS

...

1801

...

DescriçãoCampo de Identificação de beneficiário titular é obrigatório para beneficiário dependente.
Solução

Verificar se na família existe um beneficiário com o tipo de usuário (BA1_TIPUSU) igual ao informado no parâmetro MV_PLCDTIT.

Verificar se na família existe um beneficiário com o grau de parentesco (BA1_GRAUPA) igual ao informado no parâmetro MV_PLTRTIT.

Verificar se o campo na BA1 está corretamente preenchido, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar.

Desta forma os dados irão ser reenviados para a Central de Obrigações.

Campo AfetadoB3K_CODTIT
Origem do dadoBA1_GRAUPA, BA1_FILIAL, BA1_CODINT, BA1_CODEMP, BA1_MATRIC, BA1_TIPUSU, BA1_TIPREG, BA1_DIGITO, BA1_MATANT
Crítica Central:B065
Crítica ANS1803
DescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

    B065

Crítica ANS

    1803

Descrição 

...

Campo de Identificação de beneficiário titular não pertence a um titular.

Preencher o campo Código Beneficiário Titular com um Código válido.

Solução

Verificar se na família existe um beneficiário com o tipo de usuário (BA1_TIPUSU) igual ao informado no parâmetro MV_PLCDTIT.

Verificar se na família existe um beneficiário com o grau de parentesco (BA1_GRAUPA) igual ao informado no parâmetro MV_PLTRTIT.

Verificar se os campos na BA1 estão corretamente preenchidos, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar.

Desta forma os dados irão ser reenviados para a Central de Obrigações.

Campo AfetadoB3K_CODTIT
Origem do dadoBA1_GRAUPA, BA1_FILIAL, BA1_CODINT, BA1_CODEMP, BA1_MATRIC, BA1_TIPUSU, BA1_TIPREG, BA1_DIGITO, BA1_MATANT

...

Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo Afetado
Origem do dadoCrítica Central:
Crítica ANS
DescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

...

B066
Crítica ANS

...

1804

...

Descrição

Campo de Identificação de beneficiário titular não deve existir no cadastro para beneficiário titular.

Não preencher o campo Código Beneficiário Titular.

Solução

Verificar se na família existe um beneficiário com o tipo de usuário (BA1_TIPUSU) igual ao informado no parâmetro MV_PLCDTIT.

Verificar se na família existe um beneficiário com o grau de parentesco (BA1_GRAUPA) igual ao informado no parâmetro MV_PLTRTIT.

Verificar se os campos na BA1 estão corretamente preenchidos, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar.

Desta forma os dados irão ser reenviados para a Central de Obrigações.

Campo AfetadoB3K_CODTIT
Origem do dadoBA1_GRAUPA, BA1_FILIAL, BA1_CODINT, BA1_CODEMP, BA1_MATRIC, BA1_TIPUSU, BA1_TIPREG, BA1_DIGITO, BA1_MATANT
Crítica Central:B081
Crítica ANS


DescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

    B081

Crítica ANS

Descrição 

            Conteúdo do campo Código Município IBGE está incorreto

...

Conteúdo do campo Código Município IBGE está incorreto

A regra busca na tabela BID se o Código informado é válido.

Solução

Verificar se o campo na BA1 está corretamente preenchido, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar.

Desta forma os dados irão ser reenviados para a Central de Obrigações.

Verifique se o relacionamento entre a BA1 e a BTS está feito corretamente.

Verifique se o campo origem de endereço (BA1_ORIEND) está indicando a origem do endereço correta do beneficiário.

Verificar se os Códigos de município estão corretamente cadastrados na tabela BID.

Campo AfetadoB3K_MUNICI
Origem do dadoBA1_MUNRES

...

Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo Afetado
Origem do dadoCrítica Central:
Crítica ANS
DescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

Crítica Central

...

B001
Crítica ANS

...

3001

...

Descrição

...

CCO é obrigatório.

Para as movimentações Retificação, Cancelamento, Reativação e Mudança contratual o preenchimento do CCO é obrigatório.

Solução

Verificar se o campo na BA1 está corretamente preenchido, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar.

Desta forma os dados irão ser reenviados para a Central de Obrigações.

Caso a inclusão do beneficiário não tenha sido acatada pela ANS ainda, a movimentação desejada (Retificação, Cancelamento, Reativação e Mudança contratual) deverá aguardar até que o CCO seja atualizado.

Campo AfetadoB3K_CODCCO
Origem do dadoBA1_CODCCO
Crítica Central:B076
Crítica ANS3001
DescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

B076

Crítica ANS

            3001

Descrição 

            CCO inválido

...

CCO inválido

Para as movimentações Retificação, Cancelamento, Reativação e Mudança contratual o CCO é obrigatório e deve ser preenchido com 12 caracteres.

Solução

Verificar se o campo na BA1_ CODCCO está corretamente preenchido, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar.

Desta forma os dados irão ser reenviados para a Central de Obrigações.

Caso a inclusão do beneficiário não tenha sido acatada pela ANS ainda, a movimentação desejada (Retificação, Cancelamento, Reativação e Mudança contratual) deverá aguardar até que o CCO seja atualizado.

Campo AfetadoB3K_CODCCO
Origem do dadoBA1_CODCCO

...

Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo Afetado
Origem do dadoCrítica Central:
Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

B068
Crítica ANS

...

1214

...

Descrição

Data de Contratação deve ser anterior ou igual a menor data existente no cadastro: Data Histórico ou Data Cancelamento ou Data Reativação ou Data de Inclusão. Se não tiver havido mudança contratual.

Esta crítica indica que as datas de movimentação do beneficiário não estão na correta ordem.

Solução

Verificar se há um bloqueio ou desbloqueio antes da data de inclusão do beneficiário.

Verificar se o campo na BA1_DATINC está corretamente preenchido, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar.

Desta forma os dados irão ser reenviados para a Central de Obrigações.

Campo AfetadoB3K_DATINC
Origem do dadoBA1_DATINC
Crítica Central:B075
Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

B075

Crítica ANS

            1014

Descrição 

...

1014
DescriçãoData de Contratação não pode ser posterior a 01/01/1999, pois o beneficiário é titular e o plano existente é SCPA e 'Individual ou Familiar'.
Solução

Verificar se o campo na BA1_DATINC está corretamente preenchido.

Verificar se a forma de contratação do plano e o tipo de plano (RPS ou SCPA) estão informados corretamente no cadastro do produto saúde.

Abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar.

Desta forma os dados irão ser reenviados para a Central de Obrigações.

Campo AfetadoB3K_DATINC
Origem do dadoBA1_DATINC, BI3_SUSEP, BI3_SCPA, BII_TIPPLA, BI6_SEGSIP
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

B067
Crítica ANS

...

1209

...

DescriçãoNuma mudança contratual a data de Contratação deve ser posterior a maior data existente no cadastro: Data de Reativação ou Data de Contratação inicial do plano.
Solução

Verificar se a data da transferência realizada é menor que a data de contratação ou que a data de reativação do beneficiário.

Campo AfetadoB3K_DATINC
Origem do dadoBQQ_DATINC

...

Crítica Central:
Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica
Central:
Crítica ANS
DescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

B005
Crítica ANS

...

2003

...

DescriçãoData de Reativação é obrigatória.
Solução

Verificar se a data de desbloqueio foi informada na movimentação de

...

desbloqueio.

Campo AfetadoB3K_DATREA
Origem do dadoBCA_DATA, BC3_DATA
Crítica Central:

Campo Afetado

B3K_DATREA

Origem do dado

BCA_DATA, BC3_DATA

...

B006
Crítica ANS

...

2004

...

DescriçãoData de Reativação deve ser posterior ou igual a Data de Cancelamento existente no cadastro em Reativação.
Solução

Verificar se a data de desbloqueio foi informada na movimentação de desbloqueio e se é maior que a última data de bloqueio do beneficiário.

Campo AfetadoB3K_DATREA
Origem do dadoBCA_DATA, BC3_DATA
SoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescrição

Crítica Central

B074
Crítica ANS

...

2008

...

DescriçãoData de Reativação deve ser posterior ou igual a maior data informada ou existente no cadastro: Data de Cancelamento (se registro ativo) ou Data Histórico (se registro estiver inativo) ou Data de Contratação.
Solução

Verificar se a data de desbloqueio foi informada na movimentação de desbloqueio e se é coerente com as demais movimentações do beneficiário. Algumas restrições entre movimentações:

- A data de inclusão deve ser a primeira na linha do tempo. Não pode existir movimentação com data anterior a data de inclusão.

- As movimentações de bloqueio e desbloqueio devem ser intercaladas e o histórico iniciando com um bloqueio. Exemplo: Bloqueio, Desbloqueio, Bloqueio, Desbloqueio, etc. Não pode existir dois bloqueios ou dois desbloqueios seguidos.

Campo AfetadoB3K_DATREA
Origem do dadoBCA_DATA, BC3_DATA
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

B077, B011
Crítica ANS

...

3210

...

DescriçãoCódigo de motivo de cancelamento informado não permite retificação.
Solução

Dentro do cadastro de motivos de bloqueio (Usuário, Família ou Subcontrato), verificar se o campo Bloqueio ANS está preenchido.

Esta crítica indica que o campo código do motivo de Cancelamento foi preenchido com um dos valores:

44 – ‘Óbito’,

45 - ‘Transferência de Carteira’,

46 -  Inclusão Indevida’,

47 - ‘Fraude ou 48 - ‘Portabilidade’.

Portanto a ANS não permite reativar o beneficiário.

...

Campo AfetadoB3K_MOTBLO
Origem do dadoBCA_MOTBLO, BC3_MOTBLO, BG3_BLQANS, BG1_BLQANS, BQU_BLQANS
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

B007
Crítica ANS

...

3101

...

DescriçãoData de cancelamento é obrigatória.
Solução

Na movimentação de bloqueio, informe a data do cancelamento.

...

Campo AfetadoB3K_DATBLO
Origem do dadoBCA_DATBLO, BC3_DATBLO

...

Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:
Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

B009
Crítica ANS3201

...

DescriçãoCódigo de motivo de cancelamento é obrigatório.
Solução

Dentro do cadastro de motivos de bloqueio (Usuário, Família ou Subcontrato), verificar se o campo Bloqueio ANS está preenchido.

Valores válidos:

...

41 - Rompimento do contrato por iniciativa do beneficiário.

42 - Desligamento da empresa (para planos coletivos)

43 - Inadimplência.

44 - Óbito. *

46 - Inclusão indevida de beneficiários. *

47 - Fraude (art. 13 da Lei 9.656/98). *

48 - Por portabilidade de carência. *

...

*Motivos de bloqueio que não permitem reativação ou mudança contratual.

Campo AfetadoB3K_MOTBLO
Origem do dadoBCA_MOTBLO, BC3_MOTBLO, BG3_BLQANS, BG1_BLQANS, BQU_BLQANS

...

Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:
Crítica ANS
DescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

B010
Crítica ANS

...

3202

...

DescriçãoCódigo de motivo de cancelamento não existe no sistema.
Solução

Dentro do cadastro de motivos de bloqueio (Usuário, Família ou Subcontrato), verificar se o campo Bloqueio ANS está preenchido.

Valores válidos:

            41 - Rompimento do contrato por iniciativa do beneficiário.

42 - Desligamento da empresa (para planos coletivos)

43 - Inadimplência.

44 - Óbito. *

46 - Inclusão indevida de beneficiários. *

47 - Fraude (art. 13 da Lei 9.656/98). *

48 - Por portabilidade de carência. *

...

*Motivos de bloqueio que não permitem reativação ou mudança contratual.

Campo AfetadoB3K_MOTBLO
Origem do dadoBCA_MOTBLO, BC3_MOTBLO, BG3_BLQANS, BG1_BLQANS, BQU_BLQANS
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo Afetado
Origem do dado

Crítica Central

B071
Crítica ANS

...

2011

...

DescriçãoData de cancelamento deve ser posterior ou igual a maior data informada ou existente no cadastro: Data Histórico ou Data de Reativação (registro estiver inativo) ou Data de Contratação.
Solução

Verificar se a data de bloqueio foi informada na movimentação de desbloqueio e se é coerente com as demais movimentações do beneficiário. Algumas restrições entre movimentações:

- A data de inclusão deve ser a primeira na linha do tempo. Não pode existir movimentação com data anterior a data de inclusão.

- As movimentações de bloqueio e desbloqueio devem ser intercaladas e o histórico iniciando com um bloqueio. Exemplo: Bloqueio, Desbloqueio, Bloqueio, Desbloqueio, etc. Não pode existir dois bloqueios ou dois desbloqueios seguidos.

Campo AfetadoB3K_DATBLO
Origem do dadoBCA_DATA, BC3_DATA
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

B072
Crítica ANS

...

2012

...

DescriçãoData de Cancelamento deve ser anterior ou igual a menor data informada ou existente no cadastro: Data de Reativação (se registro estiver ativo) ou Data do último cancelamento.
Solução

Verificar se a data de bloqueio foi informada na movimentação de desbloqueio e se é coerente com as demais movimentações do beneficiário. Algumas restrições entre movimentações:

- A data de inclusão deve ser a primeira na linha do tempo. Não pode existir movimentação com data anterior a data de inclusão.

- As movimentações de bloqueio e desbloqueio devem ser intercaladas e o histórico iniciando com um bloqueio. Exemplo: Bloqueio, Desbloqueio, Bloqueio, Desbloqueio, etc. Não pode existir dois bloqueios ou dois desbloqueios seguidos.

Campo AfetadoB3K_DATBLO
Origem do dadoBCA_DATA, BC3_DATA