Pré-requisitos Não se aplica.
Descrição do processo
Paramento por cartão de crédito – Processo de Ajuste de Transações nas caixas de cor rosa.
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Detalhamento do processo
O processo de Ajuste de Transações (nativo) realiza a comunicação junto às operadoras de e-commerce utilizadas no TOTVS Gestão Financeira, selecionando as transações de pagamentos via cartão de crédito ou débito cujo status precisam ser ajustados. De acordo com o retorno da operadora, pode ser necessário processar uma baixa ou cancelar (não contemplado neste escopo) uma baixa.
No cenário do Educacional, o processo de pagamento por cartão de crédito consiste na execução de duas operações distintas: - Efetuar a transação na operadora;
- Realizar a baixa do título no SGE.
O passo 2 só será realizado quando o passo 1 for executado com sucesso. No entanto, pode acontecer de a transação da operadora ser efetuada com sucesso e ocorrer algum problema ao realizar a baixa do lançamento no SGE, deixando o lançamento em aberto e marcado como Pagamento Pendente. Para essas situações, existe o processo de Ajuste de Transações, que identifica os lançamentos no RM que estão com a situação de Pagamento Pendente e consultam o status de suas transações junto à operadora, realizando assim a baixa do lançamento financeiro no RM. Esse processo realiza apenas a baixa de lançamentos por transações já efetivadas (pagas).
Neste momento, o processo de Exportação de Pagamento com Cartão no SGE – Baixa de Lançamentos será acionado, enviando os dados da baixa realizada para o Protheus e registrando o envio no Monitor de Log.
- Estorno / Cancelamento de Transação:
No processo nativo, o cancelamento de uma baixa realizada por cartão de crédito pode ser solicitado até 7 dias pelo aluno, ou pela instituição (cobrou errado, por exemplo). Nestes casos, é executado um processo no TOTVS Financeiro chamado Solicitação de Cancelamento da transação, que envia a solicitação de cancelamento da transação à operadora. Posteriormente, o processo de Ajuste de Transações recebe o retorno das solicitações feitas pelo processo anterior, atualizando os status das transações para Pagamento Cancelado e efetua o cancelamento da baixa do lançamento.
A FIERGS optou por não utilizar o caminho acima para realização de cancelamentos de pagamentos. Qualquer operação de cancelamento/estorno do pagamento feito por cartão de crédito deverá ser tratada diretamente com a Operadora Rede (financeiro). O volume desse tipo de operação é baixo e, quando acontecer, será tratado manualmente. Poderá ser necessário cancelar o contrato e cancelar ou não transação (direto com a Rede/Protheus), de acordo com cada situação.
Portanto, se acontecer o cancelamento de uma baixa de lançamento pago por cartão de crédito no RM (ou qualquer outra forma de pagamento), essa informação NÃO será enviada ao Protheus.
O acesso ao menu de cancelamento de baixa pode ser restringido através do controle nativo de acesso à menus por perfil de usuário.
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