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CONTEÚDO
VISÃO GERAL
PREENCHIMENTO DE INFORMAÇÕES DE
CHIACIHA
- EXPORTANDO
EXPORTAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE
TABELAS UTILIZADAS
01. VISÃO GERAL
Após o processo de Alta do paciente é importante que sejam preenchidas as informações que obrigatoriamente devem ser serem encaminhadas para o Ministério da Saúde (MS) pelo Sistema do próprio MS denominado CIHA – Sistema de Comunicação de Informação Hospitalar e Ambulatorial. A Comunicação de Informação Hospitalar e Ambulatorial foi criada para ampliar o processo de planejamento, programação, controle, avaliação e regulação da assistência à saúde permitindo um conhecimento mais abrangente, amplo e profundo dos perfis nosológico e epidemiológico da população brasileira, da capacidade instalada e do potencial de produção de serviços do conjunto de estabelecimentos de saúde do País.
02.
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PREENCHIMENTO DE INFORMAÇÕES DE CIHA
Permissão do Usuário: Deverá previamente configurar o parâmetro
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Existem três opções para o processo de preenchimento dE informações CIHA, abaixo o detalhamento de cada uma das opções:
A primeira opção ocorre no momento em que o usuário clicar no botão de Alta localizado na tela de elaboração de contas, após esse clique, será apresentado um poup-up para informar os dados da alta do paciente e em seguida será apresentado um outro poup-up para preencher as informações do CHIA, conforme print abaixo:
Utilizando a segunda opção, deverá previamente configurar o parâmetro o "Informações Ministério da Saúde - CIHA", abaixo informações de como configura-lo:No TOTVS Gestão Hospitalar, é necessário acessar:
- Cadastros - Segurança e selecione Perfis.
- Selecione o Perfil a ser configurado (Exemplo: DBA).
- Acessa aba Acesso a Menus.
- Clique na opção "- Recolher Tudo" para melhor visualização aos menus.
- Selecione Atendimento - Internação - Informações p/ o Ministério de Saúde e clique Proibir Acesso para não permitir liberação para geração do arquivo.
6. Selecione Atendimento - Pronto Atendimento / Ambulatório - Informações p/ o Ministério da Saúde e clique Proibir Acesso para não permitir liberação para geração do arquivo.
7. Acesse o menu Sistema e clique em Selecionar Coligada para atualizar alterações no sistema.
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Após a configuração do parâmetro no passo anterior, vamos preencher as Informações
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de CIHA:
- No TOTVS Gestão Hospitalar acesse o menu Atendimento/Internação ou ExternoAcesse: RM / Saúde / Hospitais e Clínicas / Atendimento / Recepção / Registro de Atendimento / Informações para o Ministério da Saúde e clique no botão Pesquisa (raioCIHA).
- Será exibida a tela para pesquisa de pacientes e atendimentos.
- Insira os dados para busca do paciente e clique em Pesquisa.
- Clique sobre o paciente desejado, após isso clique em OK, para visualizar os atendimentos relacionados ao paciente.
- Selecione o atendimento desejado e clique em OK.
- de visão com todos os atendimentos já registrados
- Crie um filtro para selecionar os registros adequados para o preenchimento / liberação do registro.
- Dê um duplo clique no paciente/atendimento desejado e será Será exibida a tela para preenchimento das informações para o ministério da saúde.O número do Cartão Nacional de Saúde virá carregado, caso tenha sido registrada, no momento do cadastro do paciente, tanto no atendimento interno, como externo.
- Selecione o Procedimento principal, o diagnóstico principal e o diagnóstico secundário.
- Informe o tipo de alta.
- No menu Anexos, é possível ter acesso aos demais Procedimentos Realizados do CIHA
- Em seguida determine se as informações registradas serão ou não liberadas para geração do arquivo, que será enviado para o ministério da saúde.
- Clique em Grava.
Utilizando a terceira opção, acesse o menu Utilitários\ Rotinas \ Automatizado de Informações CIHA
Temos a opção do filtro por Unidade, convenio e o período desejado.
O correlacionamento pode ser feito de duas maneiras distintas, abaixo detalhamento das duas maneiras de se fazer:
1) Caso não tenha um relacionamento previamente cadastrado, de um duplo clique no paciente, vai abrir a tela de
Informações para o Ministério da saúde, onde incluímos o procedimento realizado.
2) Caso o relacionamento já esteja previamente vinculado, acesse a opção “Preencher automaticamente informações de
CIHA” Sistema carrega os dados previamente fornecidos no TOTVS Gestão Hospitalar.
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- Salvar/OK.
Aba Identificação: Informações principais da execução como procedimento principal, CIDs, quantidade e tipo de Alta;
Anexo: Procedimentos Realizados do CIHA
Correlação: Essa opção possibilita a automatização do preenchimento de informações de CIHA, para esse processo, deverá previamente fazer a correlação de itens com a tabela SUS, caso não tenha esse relacionamento, o processo de automatização não irar encontrar o item na tabela SUS, abaixo passos para fazer a correlação:
Acesse a tela de RM / Saúde / Hospitais e Clínicas / Cadastro / Uso Geral / Outros Cadastros / Correlação de Itens com a tabela SUS:
Nesta funcionalidade você poderá vincular o Cod . tabela do Convênio, Cod.Proc. SUS, Cod. Proc Convênio:
03. EXPORTAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE
1. No RM Saúde Utilitários>Exportar informações para Ministério da Saúde
2. Informe a Unidade de Faturamento, Status do Envio CIHA e Competência.
3. Clique em Consultar para exibir os atendimentos.
4. Ao listar os atendimentos, alguns podem está com o Status liberados, porém com algumas informações pendentes, neste caso o sistema informar na coluna Dados a informação incompletos, indicando que existem pendências no registro. Expandindo a informação será possível visualizar qual a pendência para ser resolvida.
5. Caso será necessário realizar a exportação, todos os itens com pendência deverão ser corrigidos ou marcado para Não Liberar. Para isso selecione o registro e execute a ação de Não Libera.
6. Caso precise liberar algum atendimento que esteja com o Status Não Liberado, basta executar a consulta informando o Status Não Liberado, na listagem selecione o registro que deseja liberar e execute a ação Liberar.
7. Em algumas situações, se faz necessário exportar algum registro de outra competência que não tenha sido exportado anteriormente. Para isso, o usuário poderá executar a ação Incluir Atendimentos.
8. A consulta poderá ser realizada através do Código do Paciente, Nome do Paciente, CPF. Os campos Data Inicio e Data Final, são obrigatórios para consulta. Após Identificar o atendimento para ser incluído, basca clicar no ícone + para adicionar o registro para exportação.
9. Após adicionar o atendimento, aparecerá na lista para ser exportado. Na imagem abaixo utilizei o campo Filtrar para identificar o paciente de forma mais rápida.
Com o campo filtrar podemos realizar a busca por CPF, Nome Paciente, Data de Encerramento do Atendimento e Código do Paciente.
10. O arquivo só poderá ser exportado caso não haja nenhuma pendência nos registros que estão com o status Liberado.
Caso algum registro esteja pendente, o sistema emitirá a seguinte mensagem e não será possível realizar a exportação.
11. Após correção dos registros, ao clicar em Exportar CIHA, o arquivo deverá ser gerado no diretório de instalação do RM /Atual/CIHA.
Para exportação não se faz necessário selecionar os registros, TODOS os registros dentro do filtro informado deverão ser exportados.
12. Após exportados, os registros ficarão com o Status Finalizados e poderá ser consultado utilizando o Filtro Status Finalizado.
04. TABELAS UTILIZADAS
- SZATENDIMENTO
- SZCADGERAL
- SZPACIENTE
- SZPARCIALATEND
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