Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  1. Visão Geral
  2. Configuração de parâmetros
  3. Campos Obrigatórios
  4. Validações
  5. Exemplo de utilização
    1. Mudança Convênio/Plano/Subplano
    2. Mudança Unidade Atendimento/Faturamento
  6. Tabelas utilizadas

01.

...

VISÃO GERAL

Esta implementação possibilita o controle na alteração do convênio, plano e subplano ou  da unidade de atendimento e faturamento, de um atendimento com base no perfil de acesso do usuário.

Aviso
titleAtenção! Realizamos uma melhoria durante migração da rotina

Durante a migração da rotina de Mudança de Categoria, foi realizada uma melhoria nos lançamentos de "Honorários" e "DTSs".

A rotina da nova MDI possui o seguinte comportamento:

  •  Quando a rotina não encontra a configuração de preço no convênio de destino para "Honorário", "DTS", o sistema irá estornar o item e criar uma mensagem de pendência na Parcial".

Dessa forma, fica sob responsabilidade do Faturista o tratamento mais adequado aos lançamentos na parcial que não puderam ser precificados, se deverá realizar a configuração do preço do item ou manter o seu estorno. Para mais informações, consultar nossa documentação da rotina Pendências na Conta.

A rotina da MDI antiga possuía o seguinte comportamento:

  •  A rotina NÃO permitia a mudança quando não encontrava a configuração de preço no convênio de destino para "MATMED". 
  •  A rotina ESTORNAVA o lançamento de forma sumária quando não encontrava a configuração de preço no convênio de destino para "Honorário" e "DTS" e os informava em um relatório ao término do processamento no quadro "Lançamentos não transferido para nova categoria".

A melhoria ocorreu por conta dos seguintes problemas identificados na rotina antiga e reportados por diversos clientes, sendo elas:

  1.  Os lançamentos ESTORNADOS pela rotina da Mudança de Categoria se misturavam com os demais itens que de FATO foram estornados na conta.
  2.  Os lançamentos estornados só eram exibidos no relatório ao término do processamento da rotina e se o mesmo NÃO fosse salvo ou impresso, perdiam-se as informações.
  3. O setor da Internação poderia realizar a mudança e não informar quais estornos foram realizados para o setor do Faturamento.
  4. A falta da inclusão dos itens estornados para correta cobrança gerava prejuízo financeiro ao Hospital.

02. CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

  1. Acesse Serviços Globais/ Segurança / Perfis.
  2. Selecione um perfil.
  3. Acesse Anexos / Parâmetros RM Saúde.
  4. Acesse a aba Geral 2.
  5. O controle de mudança de categoria por perfil realiza as mudança com base na origem da categoria do registro e no destino da categoria desejada, conforme as seguintes configurações:
    1. Origem:
      1. Ambos: Os registros selecionados para realizar a mudança podem ser tanto da categoria Convênio como Particular.
      2. Convênio: Os registros selecionados para realizar a mudança podem ser apenas da categoria Convênio.
      3. Particular: Os registros selecionados para realizar a mudança podem ser apenas da categoria Particular.
    2. Destino:
      1. Ambos: A nova categoria selecionada para a mudança do registro pode ser tanto Convênio como Particular.
      2. Convênio: A nova categoria selecionada para a mudança do registro pode ser apenas do tipo Convênio.
      3. Particular: A nova categoria selecionada para a mudança do registro pode ser apenas do tipo Particular.

Image RemovedImage Added

Image RemovedImage Added

03. CAMPOS OBRIGATÓRIOS

...

  1. O comportamento desta funcionalidade irá variar conforme parametrização realizada conforme a sessão CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS.
  2. Neste exemplo a parametrização segue as configurações abaixo:

Image RemovedImage Added


04. VALIDAÇÕES

...

05. EXEMPLOS DE UTILIZAÇÃO

No menu Atendimento > Internação > Outros > Registro de Atendimento Mudança de Categoria

ou  Faturamento > Particular e Convênios > Outros > Mudança de Categoria,

Deverá ser escolhido:

  • Um tipo de mudança: 
    • Categoria/Plano/Subplano 
    • Unidade Atendimento/ Faturamento
  • Um atendimento, em seguida selecionar a parcial inicial que sofrerá alteração, sendo que todas as parciais posteriores também serão alteradas.

Image RemovedImage Added

        a. Mudança Categoria/Plano/ Subplano 

...

  • Informe pelo menos o Convênio e Plano
  • O subplano, só será exibido se existir para plano selecionado.

Image RemovedImage Added

        b.  Mudança Unidade Atendimento/ Faturamento

...

  • Informe a Unidade de Atendimento e Faturamento.

Image RemovedImage Added


Clique no botão avançar para executar o processo, se o processo for executado com sucesso será exibido a tela abaixo com os passos da alteração.

Image RemovedImage Added

Após a mudança o sistema irá:

...