Conforme explicado no link DT 1 - Solicitação, Confirmação e Conciliação da Antecipação de Recebíveis e Dúvidas FAQ - Perguntas e Respostas, no que diz respeito aos tipos de operações existentes no fluxo de antecipação, a grande maioria das operações possuem os lançamentos de conciliação (operação 20). Aqui não é diferente, uma vez que os lançamentos de conciliação da recompra também serão lançados via atualização manual ou automática. Esses dados de processamento, conforme demonstrados abaixo, encontram-se gravados na tabela PCEXECUCAOTECHFIN.
OBS: Lembrando que tanto essa etapa de conciliação, como qualquer outra etapa, seguirá o mesmo preceito explicado no link DT 1 - Solicitação, Confirmação e Conciliação da Antecipação de Recebíveis, aba Conciliação da Antecipação, uma vez que o cliente deve ter limite suficiente no dia, para que os lançamentos de conciliação "retorne" para a rotina de integração 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin. Após o processamento da rotina 1294, será gerada quatro movimentações financeiras: 1ª 1º - Banco Provisório: Duas movimentações de D-Débito (receita), sendo um no valor líquido do título e outra no valor da taxa da contrapartida da taxa daquele título, dentro do banco e moeda transitória. Isso só é a contrapartida dos lançamentos de C-Crédito (despesa) realizados na operação 8 - Recompra, conforme explicado anteriormente.
2ª 2º - Banco Parceiro: Duas movimentações de C-Crédito (despesa), sendo um no valor líquido do título e outra no valor da taxa da contrapartida da taxa daquele título, dentro do banco e moeda parceiro. Isso só é a contrapartida dos lançamentos de D-Débito (receita) realizados na operação 20 - Conciliação da Antecipação, uma vez que esse valor já havia sido antecipado e confirmado o seu repasse para o Parceiro.
Como de praxe, toda movimentação envolvendo o processo de recompra, também alimentará dados na tabela PCTRANSACAOANTECIPA. Nota-se os mesmos 4 registros de movimentação que vimos na PCMOVCR (Rotina 604) referente a movimentação de recompra do título, com o código de Operação 20 - Conciliação da Recompra. Nota-se também nessa tabela de log que há outras informações, ilustrando o tipo de movimentação que ocorreu e o tipo de lançamento.
Já na tabela PCHISTANTECIPA pode-se ver com mais detalhes, quais operações de atualização e inserção que são feitas dentro das tabelas do ERP Winthor. Conforme ilustrado abaixo, é feito uma Alteração na tabela PCPREST, onde que essa alteração é realizada na cobrança do título, voltando o título para a cobrança original, uma vez que ele foi recomprado (devolvido). Já na tabela PCMOVCR, é feito Inserções de movimentação de numerários, dentro do banco/moeda transitória e do parceiro, conforme cadastrado e parametrizado anteriormente.
Por fim, como se trata de uma operação de devolução do título, por falta de pagamento na data de vencimento, há taxa para essa operação. Essa taxa entra como Despesa para o Parceiro, uma vez que o título foi Recomprado. Como se trata de uma despesa, esse valor é movimentado em uma conta gerencial que é parametrizado, conforme mostrado no link DT 4 - Configuração de Parâmetros de Integração. Essa conta é informada no campo Conta Taxa Recompra. Sendo assim é lançado o mesmo valor da taxa na tabela PCLANC, sendo ele igual ao lançamento de taxa no banco/moeda Parceiro.
|