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  • Rascunho_EDU0013 - Acompanhamento / Encerramento de Projeto de Extensão

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Assunto

Produto:

TOTVS Educacional & Fluig

Versões:

12.1.9

Ocorrência:

 

Ambiente:

Oracle

Passo a passo:

ACOMPANHAMENTO / ENCERRAMENTO DE PROJETO DE EXTENSÃO

Descrição

Foi disponibilizado novo módulo de projetos de “Inovação, Pesquisa e Extensão” no TOTVS Educacional, permitindo ao usuário submeter acompanhamento de projetos de extensão via solicitação (workflow) no FLUIG. Com essa nova funcionalidade, nossos clientes irão ganhar mais agilidade e facilidade ao realizar a apresentação, análise e avaliação utilizando-se do processo de aprovação através de workflow disponibilizando na plataforma FLUIG.

Pré-requisitos para utilizar a funcionalidade de Acompanhamento de Projeto de Extensão:

  • Tabela dinâmica "Produto final obtido (PESQEXT002)" em "TOTVS Serviços Globais | Administração | Tabela dinâmica | Item da tabela dinâmica";
  • Tabela dinâmica "Tipo de arrecadação (PESQEXT011)" em "TOTVS Serviços Globais | Administração | Tabela dinâmica | Item da tabela dinâmica";
  • Tabela dinâmica "Tipo de rúbrica (PESQEXT012)" em "TOTVS Serviços Globais | Administração | Tabela dinâmica | Item da tabela dinâmica";
  • Tabela dinâmica "Público alvo (PESQEXT013)" em "TOTVS Serviços Globais | Administração | Tabela dinâmica | Item da tabela dinâmica";
  • Tabela dinâmica "Linha de extensão (PESQEXT014)" em "TOTVS Serviços Globais | Administração | Tabela dinâmica | Item da tabela dinâmica";
  • Tabela dinâmica "Tipo de edital (PESQEXT018)" em "TOTVS Serviços Globais | Administração | Tabela dinâmica | Item da tabela dinâmica";
  • Pesquisador/Extensionista em "TOTVS Educacional | Atividades acadêmicas | Inovação, pesquisa e extensão";
  • Edital em "TOTVS Educacional | Atividades acadêmicas | Inovação, pesquisa e extensão";
  • Tipo de bolsa em "TOTVS Educacional | Atividades acadêmicas | Inovação, pesquisa e extensão";
  • Tipo de avaliação em "TOTVS Educacional | Atividades acadêmicas | Inovação, pesquisa e extensão";
  • Tipo de ação em "TOTVS Educacional | Atividades acadêmicas | Inovação, pesquisa e extensão";
  • Função em "TOTVS Educacional | Atividades acadêmicas | Inovação, pesquisa e extensão";
  • Motivo de arquivamento em "TOTVS Educacional | Atividades acadêmicas | Inovação, pesquisa e extensão";

Área de conhecimento em "TOTVS Educacional | Atividades acadêmicas | Inovação, pesquisa e extensão";

 

1.     Características do Requisito

1º Passo)

Definir um usuário de acesso para comunicação (via WebServicepara acesso as funcionalidades de extensão na linha RM. Esse usuário deverá ter acesso total nas funcionalidades, pois ele será utilizado para consulta e atualização dos dados nas tabelas no TOTVS Educacional pelo FLUIG (via integração).

Exemplo de usuário do TOTVS Educacional:

Usuário: mestre

Senha: totvs

 

2º Passo)

Acessar o módulo de Globais e conceder acesso total nas novas funcionalidades para o usuário “definido” no passo 1 em: 

Módulo Serviços Globais | Segurança | Perfis | Sistema Educacional | Acesso a Menus | Educacional [03] Atividades acadêmicas | [03.01] Acadêmico | [03.01.21] Inovação, Pesquisa e Extensão”.

 

3º Passo)

Para configurar as notificações referentes ao envio de relatório parcial/final de acompanhamento do projeto de extensão, deve-se realizar a configuração da “Central de Notificações”, que foi uma nova funcionalidade disponibilizada na versão 12.1.8, conforme documentação “http://tdn.totvs.com/display/LRM/DT_Central_Notificacao” na parte "Configuração de ambiente (Fluig e Parâmetros Globais e Contas de Comunicação)".

Configuração do ambiente

 

  1. Configurar o Oauth Provider 

Exemplo de configuração Oauth Provider 

1 . Configurar o Oauth App (pode-se utilizar qualquer conjunto de caracteres para definição do Consumer Key e Consumer Secret)

 Para mais detalhes sobre o passo 2 e 3 consulte o documento "Cadastrar aplicativo no Fluig" pelo link: http://tdn.totvs.com/display/public/fluig/Fluig+API#FluigAPI-CadastraraplicativonoFluig

 

OBS: sobre os dados de Consumer Key e Consumer Secret

RM.exe

Ambiente | Parâmetros | Globais
 

Parâmetros Globais e Contas de Comunicação

  1. Acessar a guia Ambiente -> Parâmetros -> Globais
  2. Aba: Integração Fluig definir:
  3. Endereço do servidor do Fluig
  4. Id da empresa do Fluig
  5. Usuário administrador do Fluig
  6. Senha do usuário administrador do Fluig
  7. Aba: Integração oAuth definir:

  1. Chave de consumo: é a chave consumer key definida na etapa da configuração do fluig.
  2. Chave secreta: é a chave consumer secret definida na etapa da configuração do fluig.
  3. Salvar os parâmetros

 

  1. Acessar a guia Gestão -> Fontes e verificar se a fonte de comunicação com o Fluig está cadastrada. Caso não encontre entre em contato com o suporte da TOTVS.

Exemplo de Fonte de Comunicação

Dll da fonte de comunicação : RM.Lib.Communication.Server.dll

Classe da fonte de comunicação : RM.Lib.Communication.Server.SocialNetworks.RMSByYouNetworkProvider

Acessar a guia Gestão -> Contas -> Contas individuais e criar um novo registro

  1. Código da fonte de comunicação: vincular a fonte relacionada ao Fluig
  2. Utilizar "Usar esta conta como remetente"
  3. Identificação na rede social: informar o usuário mestre do Fluig
  4. Obter credenciais: ao clicar neste botão será exibida a tela de login do Fluig onde deve ser informado o usuário administrador e sua senha
  5. As credenciais serão obtidas e o campo Descrição será preenchido com o nome do usuário administrador.

Inserir o codigo da fonte de comunicação criado rescentemente .

Em Identificação – Inserir o usuário administrador do FLUIG

Por ultimo : Clicar em ( Obter Credenciais )

Inserir usuario e senha , em seguida ( Acessar )

Credencial cadastrada com sucesso

Conta de comunicação configurada

Salvar o registro

 Além das configurações realizadas nos passos acima, deve-se realizar o cadastro das mensagens conforme descrito abaixo: Acessar o cadastro de mensagens de notificação, disponibilizado em “TOTVS Educacional | Atividades Acadêmicas | Central de Notificações | Mensagens de notificação”:

  Mensagem de relatório parcial de acompanhamento

 Informar os dados da mensagem para relatório parcial: 

  •  Aba “E-mail”: 

                    - Esta mensagem será enviada com o objetivo de: Enviar notificação ao coordenador do projeto sobre envio de relatório parcial de acompanhamento 

- Tags Disponíveis: Clicando nessa opção, pode-se inserir algumas tags pré-definidas para serem inseridas no texto da mensagem e que serão substituídas pelos registros correspondentes. 

- Assunto da mensagem: Deve-se informar o assunto da mensagem de e-mail; 

- Ativar envio por e-mail: Deve-se marcar esse campo, caso deseje enviar e-mail ao coordenador do projeto para envio de relatório parcial; 

- Texto: Deve-se criar o texto que será enviado por e-mail para o coordenador do projeto para envio do relatório parcial;  

  • Aba “Notificações Fluig”:  

- Ativar notificação via Fluig: Deve-se marcar esse campo, caso deseje enviar uma notificação ao coordenador do projeto para envio do relatório parcial dentro do fluig; 

- Texto: Deve-se criar o texto que será enviado por notificação no fluig para o coordenador do projeto para envio do relatório parcial; 

 

Mensagem de relatório final de acompanhamento 

Informar os dados da mensagem para relatório final: 

  •  Aba “E-mail”: 

 - Esta mensagem será enviada com o objetivo de: Enviar notificação ao coordenador do projeto sobre envio de relatório final de acompanhamento 

- Tags Disponíveis: Clicando nessa opção, pode-se inserir algumas tags pré-definidas para serem inseridas no texto da mensagem e que serão substituídas pelos registros correspondentes. 

- Assunto da mensagem: Deve-se informar o assunto da mensagem de e-mail; 

- Ativar envio por e-mail: Deve-se marcar esse campo, caso deseje enviar e-mail ao coordenador do projeto para envio de relatório final; 

- Texto: Deve-se criar o texto que será enviado por e-mail para o coordenador do projeto para envio do relatório final; 

  •  Aba “Notificações Fluig”: 

 - Ativar notificação via Fluig: Deve-se marcar esse campo, caso deseje enviar uma notificação ao coordenador do projeto para envio do relatório final dentro do fluig; 

- Texto: Deve-se criar o texto que será enviado por notificação no fluig para o coordenador do projeto para envio do relatório final;

 

4º Passo) 

Acessar os parâmetros do sistema para configurar a central de notificações para relatórios (parcial/final) do projeto, disponibilizado no menu “Módulo Educacional | Configurações | Parâmetros | 15 – Educacional | 15.05 – Integração | 15.05.10 - Fluig”.

  • Acad. Social – Geral 
    Código da conta de comunicação: Informe a conta de comunicação utilizada para integração com o fluig. Para mais informações de cadastro dessa conta, acesse a documentação disponível em http://tdn.totvs.com/display/public/LRM/DT_Academia_Social na seção “Configuração de ambiente”; 

Notificações 

Gerar estrutura de notificação do Educacional no Fluig? Verifique se os eventos de notificação foram gerados no fluig, ou seja, se a coluna “Gerado?” está com o valor “sim” não será necessário essa configuração, pois já foi realizada. Caso esteja com o valor “não”, deve-se marcar o parâmetro “Gerar estrutura de notificação do Educacional no Fluig” e avançar o parametrizador para que o sistema configure o fluig com os novos eventos de notificação.

Acessar os parâmetros do sistema para configurar o módulo de extensão, disponibilizado no menu “Módulo Educacional | Configurações | Parâmetros | 15 – Educacional | 15.08 – Pesquisa e Extensão”.

  • Pesquisa e Extensão 2 / 4

 

  • Dias e meses para aviso de envio de relatório parcial/final do projeto: Informe os dias que deseja avisar (e-mail ou notificação do fluig) aos coordenadores dos projetos de extensão para enviar os relatórios (parcial e final) de acompanhamento dos projetos. Exemplo: 10,15,20,26 e os meses que serão enviados os avisos para Parcial e Final.

OBS: A matrícula do Fluig tem que ser a mesma do código Usuário RM para que as notificações sejam enviadas para o FLUIG.

 

  • 5º Passo)

    Acessar o arquivo de configuração do “RM.Host” (RM.Host.exe.config ou RM.Host.Service.exe.config) e incluir as tags conforme imagem abaixo, caso não existam no arquivo.

  • JobServer3Camadas: O valor dessa tag deverá ser “true” para possibilitar o agendamento de Jobs pela funcionalidade do módulo de Globais.
  • DefaultDB: O valor dessa tag deverá ter o valor do alias utilizado na linha RM para conexão (no exemplo acima, o alias se chama “CorporeRM”), assim será possível acessar o banco de dados RM pelo acesso via WebServices.
  • HTTPPort: O valor dessa tag deverá ter o valor da porta utilizada para acesso ao WebService dos serviços da linha RM. Por padrão, utilizamos a porta 8051, conforme mostra a imagem acima.

 Outra configuração necessária para agendamento de Jobs, será no “Gerenciamento de Alias” (no momento do login no RM) para habilitar o processamento de Jobs. Neste cadastro, acessar a aba “Serviços” e marcar o parâmetro “Habilitar Processamento de Job”.

Caso tenha alterado as configurações do arquivo, deve-se parar o serviço e iniciar novamente para que as alterações possam estar disponíveis. Essas configurações serão necessárias para enviar “notificação” aos coordenadores do projeto sobre o envio de relatórios (parcial/final) no acompanhamento do projeto de extensão e pesquisa.

 

 

Procedimento para Utilização

Depois que todos os passos acima forem configurados, o workflow de acompanhamento do projeto de extensão estará disponível no fluig, conforme descrito abaixo:

Acompanhamento de projeto de extensão disponível em: “Fluig | Processos | Iniciar Solicitações | Processos disponíveis | Educacional | Inovação, Pesquisa e Extensão | Extensão | Acompanhamento do projeto de extensão

Assim que o usuário pesquisador (coordenador do projeto) estiver algum projeto de extensão com situação “Em execução” (submeteu o projeto de extensão e foi aprovado), ele poderá acessar o fluig e cadastrar seu acompanhamento do projeto de extensão informando os dados do formulário. Quando o usuário informar todos campos obrigatórios do formulário e aceitar os termos para submissão de acompanhamento da proposta de extensão, o fluxo poderá seguir dois caminhos a saber:

Caso seja uma “solicitação extraordinária” (solicitação de mudança no projeto original para dados da “equipe” e/ou “plano de trabalho”), a solicitação será encaminhada para a atividade “Avaliar solicitação extraordinária”, pois todas solicitações de mudança no projeto original serão avaliadas pelo papel de “Reitoria”, que irá definir se a mudança será aprovada ou reprovada, mas caso seja aprovado, os dados (equipe e/ou plano de trabalho) serão alterados no projeto original.

Caso seja um “acompanhamento” (relatório parcial/final), a solicitação será encaminhada para a atividade “Avaliar acompanhamento”, que será de responsabilidade do presidente de comissão do edital informado na proposta do projeto. Ou seja, quando o usuário da secretaria do TOTVS Educacional realizar o cadastro do edital de projetos de extensão (TOTVS Educacional | Atividades acadêmicas | Inovação, pesquisa e extensão | Edital), ele deverá definir quem será o presidente de comissão de avaliação do edital (TOTVS Educacional | Atividades acadêmicas | Inovação, pesquisa e extensão | Edital | Anexo Comissão de avaliação). Assim, todos acompanhamentos de projetos para um edital não externo, serão encaminhados diretamente para o pesquisador/extensionista cadastrado na comissão do edital como “presidente”. Este usuário deverá realizar a avaliação do acompanhamento (tanto para relatório parcial quanto para final), e poderá solicitar uma retificação das informações, encaminhando a atividade “Retificar”, onde o coordenador do projeto deverá realizar as alterações e encaminhar novamente para o presidente da comissão, que poderá reprovar ou aprovar a solicitação encaminhando a solicitação para a atividade “Aprovado”. Caso seja um relatório parcial, a solicitação será finalizada e o coordenador do projeto poderá enviar novo acompanhamento de projeto de extensão. Em contrapartida, caso seja um relatório final, a solicitação será encaminhada para a atividade “Aprovação final”, que será de responsabilidade do papel de “Reitoria”, que poderá definir quatro saídas para o andamento da solicitação, são elas:

  • Retificar: Caso o usuário com papel de reitoria encaminhe para essa atividade, o fluxo será encaminhado para o solicitante (usuário que solicitou o acompanhamento do projeto) para que ele possa realizar as devidas alterações no acompanhamento, e posteriormente retornar para o usuário que solicitou a retificação do acompanhamento. 
  • Reprovado: Caso o usuário com papel de reitoria encaminhe para essa atividade, o fluxo será encerrado e o acompanhamento receberá a situação de reprovado, tendo o coordenador do projeto solicitar um novo acompanhamento de relatório final para seu projeto de extensão. 
  • Emitir certificado: Caso o usuário com papel de reitoria encaminhe para essa atividade, o usuário com papel de “Secretaria” deverá assumir a tarefa e acessar o TOTVS Educacional para a geração dos certificados inseridos no sistema em “TOTVS Educacional | Atividades acadêmicas | Certificados”. Depois que todos certificados forem emitidos, ele deverá encaminhar o fluxo para a atividade “Validar certificados”, que será executado pelo usuário que executou a atividade de “Aprovação final” anteriormente. Com os certificados validados, o responsável pela atividade deverá encaminha o fluxo para a atividade “Projeto encerrado”, conforme descrito abaixo. 
  • Projeto encerrado: Caso o usuário encaminhe para essa atividade, o acompanhamento do projeto será “aprovado” e o projeto de extensão terá sua a situação alterada para “Encerrado”, finalizando o fluxo e o projeto de extensão.

Coordenador de Projeto iniciando um Acompanhamento

Acompanhamento – Relatório Final e Parcial

Logando com Reitor – Presidente da comissão do Edital

Aprovando o acompanhamento

Selecionando opção .. Emitir Certificado

Encerrando Projeto

 

Observações: