Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  1. Ativação do SAT
  2. Associação da assinatura pelo PDV
  3. Backup e limpeza
  4. Consulta lote

01. VISÃO GERAL

Procedimentos para emissão de documentos fiscais eletrônicos SAT na aplicação de PDV.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

...

Informações
iconfalse
Totvs custom tabs box
tabs Ativação SAT, Associação SAT, Backup e limpeza, Consulta lote
ids1,2,3,4
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referencia1

Objetivo

Emitir cupom fiscal eletrônico.


Como funciona

O PDV SAT, trabalha com impressoras não fiscais, pois será emitido apenas um extrato para o cliente e a venda real será eletrônica, transmitida via XML para secretaria a Secretaria da fazendo Fazenda do estadoEstado.


Passo a passo

1) SAT

Dica:  oSAT (Sistema Autenticador e Transmissor) ou seja, é um aparelho que ficará responsável pela assinatura digital do cupom eletrônico e transmiti-lo para secretaria Secretaria do estadoEstado. Hoje, somente o estado Estado de São Paulo aderiu ao SAT.


Aquisição de um SAT
Dica: Hoje no mercado existem vários fabricantes do aparelho SAT, mas na sua funcionalidade todos são iguais, mudando apenas tipo de comunicação, design ou até mesmo a capacidade de armazenamento. A Consinco TOTVS não recomenda marcas, portanto antes de adquirir um SAT consulte se o mesmo já é foi homologado pela Consincoempresa. 


Extrato do CF e SAT
Dica: Para a impressão do extrato de compra do cliente, será necessário a utilização de uma impressora não fiscal. Antes de adquirir uma impressora não fiscal, consulte se a mesma ela é foi homologada pela ConsincoTOTVS.

Estrutura de rede
Dica: O equipamento SAT manterá uma comunicação constante com a Sefaz. Portanto, portanto o mesmo será configurado em sua rede e, para que a comunicação ocorra normalmente deve se atentar , é importante atentar-se a algumas regras de rede, como , ter livre acesso a qualquer endereço pertencente ao domínio “fazenda.sp.gov.br” na porta HTTPS (TCP-443), também . Também terá que ter livre acesso a qualquer endereço pertencente ao domínio “nrp.br” e “ntp.br” na porta NTP (UDP-123). Se atentar as É importante atentar-se às regras de firewalls, Proxys, UTM, IPS ou qualquer outro dispositivo que possa impedir tais comunicações. (Fonte: https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/sat/Paginas/PaginaGuiaDoUsuario.aspx)


Vincular SAT ao CNPJ
Dica: Os aparelhos de SAT deverão ser vinculados aos CNPJs de suas empresas de origem, ou . Ou seja, um SAT que será utilizado na empresa 1 deve ser vinculado ao CNPJ da empresa 1, e assim seguir o vinculo de acordo com cada empresa. A vinculado vinculação do SAT será realizado através do feita por meio do Sistema de Gestão e Retaguarda SAT, esse . Esse acesso poderá ser feito pelo pelo Contribuinte ou Contabilista. Faça o download do manual completo do passo a passo para vinculação clicando aqui.


Ativar o SAT

Dica: A ativação do SAT deve ser feita através do aplicativo fornecido pelo fabricante do equipamento, veja .

Veja os principais passos para utilização:

1º – Ligue o equipamento em uma máquina com sistema operacional windows, instale o driver e o programa de ativação SAT

2º – Acesse o aplicativo de ativação e configure a rede para o SAT

3º – Após configurar a rede, acesse o meno menu de ativação do SAT, preencha todas informações e ativeclique em Ativar. 

4º – Após a ativação acessar , acesse o menu de trocar código de ativação, Trocar e configure um novo código seguindo esse padrão (123456789). Só altere quando a ativação ocorrer com sucesso!

5º – Após trocar o código de ativação, acesse o menu para associar a assinatura. Essa assinatura é gerada pelo PDV e deverá deve ser solicitado via suporte.[/alert]

Pronto, ! O novo SAT foi vinculado, ativado e está pronto para usarser usado!

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia2

Objetivo

Associar a assinatura do SAT no PDV.



Passo a passo

Para associar o SAT, é necessário acessar o Servidor de PDVs no menu Configurações através dos parâmetros, em Configurações de PDVs > DF-e > SAT, onde:

Ambiente - Estar em modo de produção;

Assinatura - Deve ficar em branco;

Código de ativação - Código recebido da ativação, conforme documento na Aba de Ativação;

Código geral de operações - Configurar de acordo com a configuração da retaguarda;

Vincular assinatura -  Deve estar como sim;

Imagem 1


Após as configurações, enviar para o PDV que está com o SAT instalado, através do envio de configurações.

O PDV, ao receber as configurações, fará a associação de chave de assinatura do SAT.


Imagem 2


Aguarde até a conclusão da associação.


Imagem 3


Ao finalizar a associação do SAT, o PDV estará apto pronto  para efetuar vendas com Cupom cupom fiscal eletrônico emitido pelo SAT. 

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia3

Objetivo

Orientar sobre a realização do backup e a limpeza dos XMLs no banco de dados e diretórios da aplicação.



Passo a passo

Configurações de backups e limpezas de arquivos XML.

Realizar configurações através dos parâmetros, em Configurações do Monitor > DF-e > CFe, onde:

Dias de XML no banco de dados - A quantidade de dias que o XML fica armazenado no banco de dados, quando . Ao limpar do o banco de dados, será excluído do diretório de XML.

Diretório de backup XML -  Caminho do diretório de backup do XML (. Só será feito feita a limpeza se o diretório estiver com o caminho configurado).


Imagem 1 

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia4

Objetivo

Monitoramento do status de comunicação, integração das vendas mais acompanhamento do processamento no ambiente da Sefaz, vendas represadas e exportadas pelo equipamento SAT.


Importante

Recomendamos que a consulta dos documentos emitidos para a Sefaz seja feita diariamenteOrientar sobre a consulta de lotes e relatórios de CF-e emitido para a Sefaz.


Passo a passo

Recurso para conferência de CF-e emitidos e transmitidos a Sefaz

1. A aplicação do AcruxMonitior possui o relatório “CF-e cupom fiscal eletrônico” para ser realizado diariamente analise dos CF-e emitidos pelo PDV e transmitido pelo equipamento SAT do estabelecimento, essa conferência é necessário afim de identificar se algum documento emitido pelo SAT realmente foi transmitido pelo próprio equipamento.


Pré-requisitos.

Obter a chave de segurança Sefaz.Como gerar a chave de segurança para colocar nos parâmetros necessários:

Acesse o site SGR SAT  Secretaria da Fazenda - Governo do Estado de São Paulo.

Acesse o sistema com o perfil de Contribuinte e selecione o Certificado Digital instalado na máquina.


Imagem 1


Selecione o CNPJ da empresa

Acione o botão [Sistema] no menu superior e selecione a opção [Gerar Chave de Segurança]


Imagem 2


A chave gerada pode ser utilizada usada no cadastro de empresas do Gestão da gestão DF-e para obténção a obtenção dos lotes de CF-e junto a SEFAZà Sefaz.


Comunicação do equipamento com a Sefaz

É necessário o acesso do equipamento do SAT à internet. Caso o SAT fique sem conexão de internet por 15 dias,  entrará em bloqueio autônomo. 

Para acompanhar o status do SAT, acessar o Acrux Monitor, através do caminho:

Informações > Status SATs.


Image Added

Imagem 3


Processo de comunicação e exportação para a Sefaz

Ao finalizar a venda, no momento em que o PDV gera o documento fiscal, ele envia o XML  para o dispositivo do SAT, que fará a validação e arquivará essas informações em um lote com outros documentos gerados para posteriormente serem enviados à Sefaz.  

Caso o equipamento não esteja conectado à internet, o lote não será enviado até que o aparelho restabeleça a conexão.

Há riscos de danos ao equipamento do SAT e de a venda não ser enviada. Sugerimos, neste caso entrar, em contato com o fabricante e verificar a possibilidade de recuperação e, posteriormente, entrar em contato com a Sefaz para obter os procedimentos para atender e efetuar o envio do lote que não aconteceu.


Como consultar status das vendas


1. A aplicação do AcruxMonitior possui o relatório “CF-e cupom fiscal eletrônico”. Ele permite que sejam feitas diariamente análises dos CF-e emitidos pelo PDV e transmitidas pelo equipamento SAT do estabelecimento. Essa conferência é necessária a fim de identificar se algum documento emitido pelo SAT realmente foi transmitido pelo próprio equipamento.


2. Para que a consulta seja realizada feita junto a à Sefaz, é necessário necessária a parametrização em “configuração do AcruxMonitor > Df-e > CfCF-e > chave de segurança” (conforme gerada acima), sendo necessário. Também é o necessário configurar uma chave de segurança por empresa.

A. Será checado o retorno dos cupons emitidos de acordo com a quantidade de dias configurados, a cada duas horas, e através . Através do relatório "CF-e cupom fiscal eletrônico", consulte o retorno da Sefaz.


Imagem 34


3. Liberar permissão ao usuário ou grupo que realizará fará a análise diária do relatório "CF-e cupom fiscal eletrônico".


Imagem 45


4. Necessário É necessária a analise análise diária desse relatório para obter informações de retorno da Sefaz referente aos CFe emitidos pelo sistema junto com o equipamento SAT.

Image RemovedImagem 5


Para acessar o relatório:

Relatórios > visualizador de relatórios:


Image Added

Imagem 6


Parâmetros

Image Added

Imagem 7


Image Added

Imagem 8



Retornos da Sefaz


1 - Processado com Sucesso

2 - Processado com Alerta

3 - Invalidado

  • 3-1 Adiar transmissão do CF-e
  • 3-2 Cupom cancelamento rejeitado
  • 3-3 Erro não catalogado
  • 3-4 Duplicidade de CF-e-SAT - CF-e-SAT já esta cancelado na base de dados da SEFAZ
  • 3-5 Duplicidade de CF-e-SAT - Rejeição: Diferença de dias entre a data de emissão e de recepção maior que o prazo legal
  • 3-6 Assinatura difere do calculado
  • 3-7 Diferença de dias entre a data de emissão e de recepção maior que o prazo legal - Rejeição: Versão do leiaute do CF-e-SAT não é válida
  • 3-8 Duplicidade de CF-e-SAT
  • 3-9 Diferença de dias entre a data de emissão e de recepção maior que o prazo legal



Composition Setup
deck.tab.inactive.background = #FFFFFF
deck.tab.active.background = #FF9900  

...