Histórico da Página
Índice | ||
---|---|---|
|
...
Falado de solicitação de
...
compras...
...
Xxxxxxxxxxxx
...
...
O flow de solicitação de compra é listado como uma solução paga no recurso Itens da Store do TOTVS Fluig Plataforma a partir da atualização Mist - 1.8.0.
Para adquiri-lo, é necessário entrar em contato com o executivo de soluções de negócio responsável por sua conta.
Com o processo de aquisição finalizado, o acesso à instalação do flow é liberado, sendo necessário instalá-lo para utilizar. Neste caso, basta seguir os passos descritos em Instalar e configurar flow.
Instalação
Depois de adquirir esse flow, ele estará liberado para instalação a partir do recurso Itens da Store.
Requisitos para uso
Para instalar e utilizar esse flow, é necessário:
- ter o TOTVS Fluig Plataforma instalado e parametrizado a partir da atualização Mist - 1.8.0.
Parametrizações
Durante a instalação desse flow, é necessário definir as seguintes parametrizações:
- xxxxxxxxx;
- xxxxxxxxx.
...
Multimedia | ||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
01. No menu lateral do TOTVS Fluig Plataforma, clique em Painel de controle.
02. No agrupador Aplicativos, clique em Itens da Store.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
Por padrão, apenas administradores da plataforma tem acesso ao Painel de controle e, consequentemente ao recurso Itens da Store. Porém, como as permissões podem ser personalizadas, o acesso a esse recurso segue o que foi definido na sua plataforma. |
03. Na área Flows do recurso Itens da Store, localize e clique no flow Solicitação de compra.
04. Clique em Instalar.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
A instalação é iniciada e, quando concluída, uma notificação é emitida. |
05. Com a instalação concluída, clique em Configurar – localizado no quadro do flow.
*** INCLUIR PASSO E CAMPOS DA PRIMEIRA ETAPA ***
07. Clique em Avançar.
08. Em Solicitante, defina as informações necessárias.
...
borderColor | #f2f2f2 |
---|---|
bgColor | #f2f2f2 |
ABRIR SOLICITAÇÃO
Quem poderá abrir uma solicitação
Pessoas que podem abrir solicitação no processo criado por esse flow. As opções disponíveis são:
- Um grupo específico: quando selecionado, determina que todas as pessoas que fazem parte de um determinado grupo podem abrir solicitação;
- Um papel específico: quando selecionado, determina que todas as pessoas que fazem parte de um determinado papel podem abrir solicitação;
- Uma pessoa específica: quando selecionado, determina que apenas uma pessoa específica pode abrir solicitação.
Grupo, papel ou usuário
Grupo, papel ou pessoa que pode abrir solicitações nesse processo, de acordo com a opção que foi selecionada em Quem poderá abrir uma solicitação.
Acompanhamento
Envio de notificação sobre o início da solicitação para as pessoas envolvidas. As opções disponíveis são:
- Notificar responsável: quando assinalado, determina que uma notificação sobre o início da solicitação será enviada ao responsável pela primeira atividade;
- Notificar requisitante: quando assinalado, determina que uma notificação sobre o início da solicitação será enviada ao requisitante/solicitante;
- Notificar gestor: quando assinalado, determina que uma notificação sobre o início da solicitação será enviada ao gestor do processo.
Prazo de conclusão (em horas)
Tempo, em horas, dentro do qual essa atividade deve ser concluída.
COMPLEMENTAR OS DADOS DA SOLICITAÇÃO
Acompanhamento
Envio de notificação sobre o início da atividade de complemento de informações para as pessoas envolvidas. As opções disponíveis são:
- Notificar responsável: quando assinalado, determina que uma notificação sobre o início da atividade de complemento de informações será enviada ao responsável por ela;
- Notificar requisitante: quando assinalado, determina que uma notificação sobre o início da atividade de complemento de informações será enviada ao requisitante/solicitante;
- Notificar gestor: quando assinalado, determina que uma notificação sobre o início da atividade de complemento de informações será enviada ao gestor do processo.
Prazo de conclusão (em horas)
Tempo, em horas, dentro do qual a atividade de complemento de informações deve ser concluída.
ANALISAR SERVIÇO
Acompanhamento
Envio de notificação sobre o início da análise do serviço para as pessoas envolvidas. As opções disponíveis são:
- Notificar responsável: quando assinalado, determina que uma notificação sobre o início da análise do serviço será enviada ao responsável por ela;
- Notificar requisitante: quando assinalado, determina que uma notificação sobre o início da análise do serviço será enviada ao requisitante/solicitante;
- Notificar gestor: quando assinalado, determina que uma notificação sobre o início da análise do serviço será enviada ao gestor do processo.
Prazo de conclusão (em horas)
Tempo, em horas, dentro do qual a análise do serviço deve ser concluída.
compras permite aos seus colaboradores abrir pedidos de compras de forma otimizada, podendo informar qual item será comprado, direcionando para as devidas aprovações da gestão e área de compras. Permite realizar o cadastro de itens e o centro de custo que consumirá no processo.
Depois de adquirido, instalado e configurado, ele cria um processo igual a qualquer outro processo padrão da plataforma, ou seja, a abertura de solicitações é a partir do recurso Iniciar solicitação.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
|
Dica |
---|
Este flow segue as leis gerais de proteção de dados - LGPD. O tratamento de dados pessoais realizado, possibilita que o administrador do Fluig faça a anonimização de dados, caso deseje ou seja solicitado. Para isso, basta acessar: Painel de controle > Segurança e acesso > Anonimizar e exportar dados pessoais. |
Como adquirir
...
O flow de solicitação de compras é listado como uma solução paga no recurso Store do TOTVS Fluig Plataforma a partir da atualização Mist - 1.8.0-230523.
Para adquiri-lo, é necessário entrar em contato com o executivo de soluções de negócio responsável por sua conta.
Com o processo de aquisição finalizado, o acesso à instalação do flow é liberado, sendo necessário instalá-lo para utilizar. Neste caso, basta seguir os passos descritos em Instalar e configurar flow.
Instalação
...
Depois de adquirir esse flow, ele estará liberado para instalação a partir do recurso Store.
Requisitos para uso
...
Para instalar e utilizar esse flow, é necessário:
- Ter o TOTVS Fluig Plataforma instalado e parametrizado a partir da atualização Mist - 1.8.0-230523.
Parametrizações
...
Durante a instalação desse flow, é necessário definir as seguintes parametrizações:
- Geral: onde são definidos os dados gerais do processo, como gestor e prazos de expiração e de aviso;
- Responsáveis: onde são definidos os responsáveis e o SLA de cada atividade;
- Cadastros: onde são definidas as opções que serão selecionadas durante a abertura de solicitação do processo que, nesse caso, são os tipos de ocorrência;
- Revisão: onde são listados os principais dados do processo que será criado para conferência.
Instalar e configurar flow Âncora instalar instalar
instalar | |
instalar |
...
Multimedia | ||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
01. No menu lateral do TOTVS Fluig Plataforma, clique em Painel de controle.
02. No agrupador Aplicativos, clique em Store.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
É possível ainda acessar diretamente pelo ícone da Store localizado no menu lateral, para ir diretamente para os aplicativos. Por padrão, apenas administradores da plataforma tem acesso ao Painel de controle e, consequentemente ao recurso Store. Porém, como as permissões podem ser personalizadas, o acesso a esse recurso segue o que foi definido na sua plataforma. |
03. Na área Flows do recurso Store, localize e clique no flow Solicitação de compra.
04. Clique em Configurar.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
A instalação é iniciada e, quando concluída, uma notificação é emitida. |
05. Na etapa Geral, em Dados gerais, defina as informações de apresentação e identificação.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
Código identificador do processo Nome do processo Descrição Categoria Pessoa gestora do processo
Grupo, papel ou pessoa específica Prazo de expiração (em horas) Prazo de aviso (em horas) |
06. Clique em Avançar.
07. Na etapa Responsáveis, em Solicitante, defina a pessoa responsável por abrir a solicitação e aplique as regras necessárias.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
1 - ABRIR SOLICITAÇÃO Quem poderá abrir uma solicitação
Grupo, papel ou usuário específico Acompanhamento
2 - RECEBER E VALIDAR SERVIÇO/PRODUTO RECEBIDO Acompanhamento
Prazo de conclusão (em horas) |
08. Na etapa Responsáveis, em Gestor do centro de custo, defina as configurações necessárias a atividade de aprovação, conforme o centro de custo.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
1 - ANALISAR CENTRO DE CUSTO DA SOLICITAÇÃO Acompanhamento
Prazo de conclusão (em horas) |
09. Na etapa Responsáveis, em Compras, defina em cada atividade os responsáveis e como o setor de compras deve realizar o atendimento da solicitação.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
1 - ANALISAR SOLICITAÇÃO Quem poderá analisar a solicitação?
Acompanhamento
Prazo de conclusão (em horas) 2 - REALIZAR COMPRA Quem será o responsável por realizar a compra?
Atividade Acompanhamento
Prazo de conclusão (em horas) 3 - VERIFICAR PROBLEMA Quem será o responsável por verificar problema
Atividade Acompanhamento
Prazo de conclusão (em horas) |
10. Clique em Avançar.
11. Na etapa Cadastros, em Centro de custo, defina os centros de custo e seus responsáveis.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
Código: código que identifica o centro de custo de itens. Não é possível gerar códigos repetidos. Após concluído o processo de instalação, ele não poderá ser editado ou excluído. Nome do centro de custo: definir um nome para o centro de custo. Gestor do centro de custo: definir um gestor responsável pelo centro de custo. Para adicionar um novo centro de custo, basta acionar o item + Adicionar novo centro de custo. |
12.Na etapa Cadastros, em Estabelecimento, defina a denominação dos estabelecimentos (matriz, franquias e filiais) de sua empresa ou organização.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
Para adicionar um novo estabelecimento, basta acionar o item + Adicionar novo estabelecimento. |
13.Na etapa Cadastros, em Itens de compra, defina os tipos de itens que os solicitantes podem pedir.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
Código: código que identifica o produto. Não é possível gerar códigos repetidos. Após concluído o processo de instalação, ele não poderá ser editado ou excluído. Nome do item: definir um nome para item. Unidade de medida: definir a unidade de medida a ser utilizada. Para adicionar mais itens, defina a quantidade que deseja e acione Confirmar. |
14. Clique em Avançar.
15. Na etapa Revisão, em Dados do processo, confira as principais informações do processo que será criado.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
Se necessário, clique em Voltar até a etapa desejada para ajustar alguma configuração. |
16. Clique em Instalar .
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
Ao finalizar a instalação, um processo com o nome e na categoria definidos na configuração é listado no recurso Iniciar solicitações. |
Editar flow
...
Multimedia | ||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
01. No menu lateral do TOTVS Fluig Plataforma, clique em Painel de controle.
02. No agrupador Aplicativos, clique em Store.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
Por padrão, apenas administradores da plataforma tem acesso ao Painel de controle e, consequentemente ao recurso Store. Porém, como as permissões podem ser personalizadas, o acesso a esse recurso segue o que foi definido na sua plataforma. |
03. Na área Flows do recurso Store, localize o flow Solicitação de compras.
04. Clique em Configurar – localizado no quadro do flow.
05. Altere as informações desejadas em cada etapa e avance até a última.
06. Clique em Atualizar .
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
O processo será atualizado com as alterações efetuadas e sua versão será incrementada. |
Atualizar flow
...
Quando houver atualizações disponíveis, o indicativo
será exibido no flow para informar que ele pode ser atualizado. Estado colour Yellow title atualizar
01. No menu lateral do TOTVS Fluig Plataforma, clique em Painel de controle.
02. No agrupador Aplicativos, clique em Store.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
Por padrão, apenas administradores da plataforma tem acesso ao Painel de controle e, consequentemente ao recurso Store. Porém, como as permissões podem ser personalizadas, o acesso a esse recurso segue o que foi definido na sua plataforma. |
03. No recurso Store, localize e clique no flow de Solicitação de compras.
04. Clique em Atualizar.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
Para pode utilizar as informações e melhorias da atualização liberada será necessário acessar o configurador do processo clicando em Configurar e passar pelas etapas Geral, Responsável, Cadastros e na etapa Revisão clicar no botão Atualizar. Ao clicar em atualizar, uma nova versão do processo será criada com todas as correções e melhorias. As solicitações que estão em andamento continuarão com as configurações da versão antiga. Apenas as novas solicitações que forem abertas terão as configurações da nova versão do processo. Ao realizar estes passos, as novidades e correções serão liberadas para o flow Solicitação de compras. |
Processo criado
...
Ao finalizar a instalação do flow, o processo criado é listado juntamente com os demais processos existentes na plataforma, tanto no recurso Configurar processos quanto no Iniciar solicitações.
As características do processo criado por esse flow são detalhadas a seguir.
Diagrama
...
O diagrama define como o processo funciona, quais atividades o compõem e qual o caminho que a solicitação segue até a sua conclusão.
Este é o diagrama do flow de solicitação de compras:
Atividades
...
As atividades que compõem o processo são:
Estado | ||
---|---|---|
|
Solicitante abre o processo, preenche as informações necessárias e envia a solicitação.
Estado | ||
---|---|---|
|
O gestor aprova ou reprova a solicitação de compras.
Essa aprovação ou reprovação pode ser feita via Approval.
Se reprovado, avança para a atividade de Cancelar. Se aprovado, avança para a atividade "Analisar solicitação de compra".
Estado | ||
---|---|---|
|
O responsável da área de compras deverá verificar se os itens escolhidos, centro de custo e demais informações estão corretas e de acordo com a política da empresa, para então aprovar ou reprovar.
Essa aprovação ou reprovação pode ser feita via Approval.
Se reprovado, avança para a atividade de Cancelar. Se aprovado, avança para a atividade "Realizar compra".
Estado | ||
---|---|---|
|
O responsável realiza a compra e coloca informações que considera relevantes.
Ao avançar o processo, avança para a atividade "Receber e validar o produto/serviço"
Estado title Receber e validar produto/serviço
O solicitante é responsável por validar o produto ou serviço que foi comprado, verificando se as necessidades iniciais foram atendidas e se foram entregues em boa qualidade, para então aprovar ou reprovar a compra recebida.
Essa aprovação ou reprovação pode ser feita via browser.
Se reprovado, avança para a atividade "Verificar problema".
Se aprovado, avança para a atividade "Finalizar".
Estado title Verificar problema
O responsável pela compra recebe o retorno do solicitante e verifica qual é o problema, informando as providências tomadas.
Ao avançar, o processo retorna para a atividade "Receber e validar produto/serviço".
Estado title Verificar Receber e validar o produto/serviço
O solicitante é responsável por validar se o problema reportado foi resolvido, verificando se as necessidades inicias foram atendidas, podendo aprovar ou reprovar a compra recebida novamente.
Essa aprovação ou reprovação pode ser feita somente via browser.
Se reprovado, avança para a atividade "Verificar problema".
Se aprovado, avança para a atividade "Finalizar".
Nessa atividade de retorno, deve conter os campos preenchidos na atividade "Verificar problema".
Nessa atividade deve habilitar os campos de validação dos itens, para edição.
Estado | ||||
---|---|---|---|---|
|
O processo é finalizado.
Restrições
...
O flow de solicitação de compra possui as seguintes restrições:
- Não permite ser integrado a outros sistemas;
- Não permite personalização, tais como, adicionar campos ao formulário, alterar o diagrama, adicionar ou remover atividades.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
|
Abrir solicitação
...
Multimedia | ||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
É necessário que o flow Solicitação de compras esteja instalado e devidamente parametrizado para abrir uma solicitação. Os usuários que podem abrir solicitação são os que foram definidos na configuração do flow, no campo "Quem poderá abrir uma solicitação?".
01. No menu lateral do TOTVS Fluig Plataforma, clique em Processos.
02. Clique em Iniciar solicitações.
03. Localize e clique no processo de solicitação de compras.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
O nome do processo e a categoria na qual ele se encontra são os que foram definidos durante a instalação e configuração. |
04. Em Dados gerais, preencha as informações referente aos responsáveis pela abertura e pela solicitação do atual processo.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
Usuário de abertura Data Usuário solicitante E-mail do solicitante Estabelecimento/Filial Centro de custo Gestor aprovador do centro de custo E-mail do gestor Endereço do solicitante Complemento |
05. Em Itens, preencha os dados referente aos itens de compra necessários para o solicitante.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
Item de compra Quantidade Unidade de medida Para adicionar mais itens, acione + Adicionar novo item. |
06. Em Justificativa, preencha com motivo da compra dos itens e as possíveis informações complementares.
07. Se necessário, acesse as abas Histórico e Anexos – localizadas na parte superior – para complementar a solicitação com comentários ou documentos.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
Informações mais detalhadas sobre as demais opções existentes podem ser obtidas em Iniciar solicitações. |
08. Clique em Enviar.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
Sua solicitação será aberta e pode ser acompanhada pela Central de tarefas → Minhas solicitações. |
HTML |
---|
<!-- Hotjar Tracking Code for http://tdn.totvs.com/display/fb -->
<script>
(function(h,o,t,j,a,r){
h.hj=h.hj||function(){(h.hj.q=h.hj.q||[]).push(arguments)};
h._hjSettings={hjid:1280165,hjsv:6};
a=o.getElementsByTagName('head')[0];
r=o.createElement('script');r.async=1;
r.src=t+h._hjSettings.hjid+j+h._hjSettings.hjsv;
a.appendChild(r);
})(window,document,'https://static.hotjar.com/c/hotjar-','.js?sv=');
</script> |
09. Em Analista, defina as informações necessárias.
Editar flow
Multimedia name Editar flow Abertura de chamado.mp4 width 100% autostart true height 5%
01. No menu lateral do TOTVS Fluig Plataforma, clique em Painel de controle.
02. No agrupador Aplicativos, clique em Itens da Store.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
Por padrão, apenas administradores da plataforma tem acesso ao Painel de controle e, consequentemente ao recurso Itens da Store. Porém, como as permissões podem ser personalizadas, o acesso a esse recurso segue o que foi definido na sua plataforma. |
03. Na área Flows do recurso Itens da Store, localize o flow Solicitação de compra.
04. Clique em Configurar – localizado no quadro do flow.
05. Altere as informações desejadas em cada etapa e avance até a última.
06. Clique em Atualizar .
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
O processo será atualizado com as alterações efetuadas e sua versão será incrementada. |
Atualizar flow
01. No menu lateral do TOTVS Fluig Plataforma, clique em Painel de controle.
02. No agrupador Aplicativos, clique em Itens da Store.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
Por padrão, apenas administradores da plataforma tem acesso ao Painel de controle e, consequentemente ao recurso Itens da Store. Porém, como as permissões podem ser personalizadas, o acesso a esse recurso segue o que foi definido na sua plataforma. |
03. No recurso Itens da Store, localize e clique no flow de Solicitação de compra.
04. Clique em Atualizar.
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
As novidades e correções liberadas para o flow serão aplicadas na sua instalação. |
Processo criado
Ao finalizar a instalação do flow, o processo criado é listado juntamente com os demais processos existentes na plataforma, tanto no recurso Configurar processos quanto no Iniciar solicitações.
As características do processo criado por esse flow são detalhadas a seguir.
Diagrama
O diagrama define como o processo funciona, quais atividades o compõem e qual o caminho que a solicitação segue até a sua conclusão.
Este é o diagrama do flow de solicitação de compra:
Atividades
Restrições
O flow de solicitação de compra possui as seguintes restrições:
- xxxxxxxxxxxxxx
- xxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Painel | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
|
...