Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Implementação do processo JDPRISM

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Versões:11.8

Segmento:

Varejo

Módulo:

Auto-Peças (SIGAPEC)

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Deman Diária PRISMOFINJD31

Config JDPRISM DPM

OFINJD35

Cons. Imp. JDPRISMOFINJD44
Migra Dados PRISMAOFINJD45

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

Parts Data (DPE)

OFINJD06

Gestão PMMOFINJD32

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

Todos

Sistema(s) Operacional(is):

Windows®/Linux®.
Endereço(s) do(s) Pacote(s):11.80: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=644289

Descrição

Este documento visa definir e nortear todo o processo padrão das rotinas do sistema TOTVS Protheus para utilização do serviço JDPrism ou JDPrisma aliado ao serviço DPM (Dealer Parts Management) disponibilizado pela John Deere aos seus concessionários. A implementação do JDPRISM visa automatizar a utilização de algumas rotinas, ou seja, sem a necessidade de intervenção humana na execução de processos pertinentes ao DPM no Protheus, tais como DPM Orders (OFINJD07) e DPM Transfers (OFINJD08). Após a realização de todas as parametrizações necessárias para executar corretamente o JDPrism, o concessionário passará a receber as sugestões de compras e transferências através do JDPrism e não mais pelo Protheus e e-mail/ Excel. Desta forma, haverá maior ganho em produtividade e assertividade em todo o processo DPM, fazendo com que o mesmo seja mais ágil e transparente para a concessionária.

Responsabilidade de Implementação

Conforme alinhado com a John Deere, a implementação pode ser realizada de duas formas:

  • Implementação pela equipe TOTVS DMS: caso o concessionário opte por contratar a equipe TOTVS DMS para realizar a implementação do JDPRISM, um recurso exclusivo será direcionado para configurar o ambiente, realizar testes e validações e por fim implementar a solução em ambiente de produção. Caso deseje solicitar este serviço, envie um e-mail para [email protected] solicitando um orçamento de implementação do JDPRISM.
  • Implementação pelo próprio concessionário: nesta opção o próprio concessionário estará responsável pela implementação do JDPRISM, sem nenhum apoio específico ou exclusivo a esta tarefa, contando com a documentação detalhada desta implementação. Caso surjam dúvidas ou não-conformidades, o concessionário fará uso do fluxo de atendimento padrão da TOTVS, que é abertura de tickets no portal do cliente. Os tickets não terão tratativa diferenciada, obedecendo as regras de SLA (prazo) padrão.

Após definir a responsabilidade de implementação, informe a John Deere sobre esta definição.

Abaixo o fluxo representando as opções de implementação do JDPRISM:

Importante

Caso o concessionário deseje atualizar o sistema com esta melhoria sem implementar o JDPRISMA, o mesmo NÃO deverá seguir os passos de implementação conforme documento PDF na seção Procedimentos de Utilização. Os passos a serem realizados são:

  1. Execução do compatibilizador UPDOFIUA conforme mais abaixo;
  2. Executar a rotina Migra Dados PRISMA (OFINJD45);
  3. Configurar no schedule:
    1.  Remoção/exclusão da rotina Demanda Diária (OFINJD12) de sua execução diária;
    2. Inclusão da rotina Deman Diária PRISM (OFINJD31) para execução diária. Desta forma, a rotina Deman Diária PRISM (OFINJD31) irá substituir a rotina Demanda Diária (OFINJD12) na execução diária para obtenção dos dados do DPM.

Antes de executar o compatibilizador UPDOFIUA é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.


Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.


Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!


  1. Em TOTVS Smart Client, digite U_UPDOFIUA no campo Programa Inicial
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

Config JDPRISM DPM

OFINJD35

Cons. Imp. JDPRISMOFINJD44Migra Dados PRISMAOFINJD45

Procedimento para Utilização

  1. Foi criado um manual detalhado para implementação do JDPRISM no link a seguir. Utilize-o como Procedimento para Utilização:
    OFINJD35 - JDPRISM.pdf
    View file
    nameOFINJD35 - JDPRISM.pdf
    height250