Histórico da Página
Relatórios Estatística Folha de Pagamento - FP2304
Visão Geral do Programa
Emitir as informações Estatísticas da Folha de Pagamento geradas a partir das informações dos cálculos realizados.
O relatório é dividido basicamente em quatro partes:
A primeira parte relata informações sobre os funcionários: admitidos no mês, demitidos, afastados e que retornaram, o turnover (Rotatividade), o absenteísmo e horas gerais (normal, extra, falta e ferias).
- A segunda parte, relata informações gerais como: faixa etária, sindicatos, periculosidade, insalubridade e distribuição por faixa salarial. Nesta parte também estão os valores da folha como: nominal realizado, bruto realizado, liquido realizado, custos da empresa em geral.
- A terceira parte, trata de uma "Listagem por Mão de Obra", onde os custos da empresa são informados por Mão de Obra. (conforme seleção).
- A quarta parte, trata de uma "Listagem Por Departamento", onde os custos da empresa são informados por Departamento. (conforme seleção). Nesta seleção serão informados os valores para:
- Absenteísmo é uma porcentagem das horas faltas do mês sobre as horas trabalhadas.
- Nominal Realizado - quanto à empresa pagaria para seus funcionários.
- Bruto Realizado - quanto a empresa pagou para seus funcionários (ver detalhes sobre esta informação no Manual de Referência de Cadastros Gerais - Processo Informações Funcionários – Função Manutenção Funcionários – Pasta Cadastral – Campo Tipo Estatística).
Considerações
Como são calculadas as informações contidas nesta estatística (por tipo de informação):
1. Funcionários Início do Mês: Número de funcionários ativos no início do mês da estatística
1.1.Admissões
Funcionários Orçados: Para os funcionários cadastrados no mês, é verificado se o campo Orçado (sim/não) está preenchido, para verificar se a admissão estava prevista;
Funcionários Não Orçados: Idem anterior;
Funcionários Substituídos: Idem anterior;
Transferências: São verificadas as situações de entrada por transferência;
1.2.Rescisões
Iniciativa Funcionário: São verificadas as situações de rescisão por pedido do funcionário;
Iniciativa Empregador: São verificadas as situações de rescisão por parte da empresa;
Transferências: São levantadas as situações de saída por transferência ocorridas no mês;
1.3. Afastamentos
São levantadas as situações de afastamento ocorridas no mês.
1.4. Funcionários Final do Mês
Este número é composto pelo funcionário no início do mês + (admissões + entrada por transferência) - (rescisões + saída por transferência)
2. Horas
Normais Diurnas
Extras Diurnas
Normais Noturnas
Extras Noturnas
Estes valores são definidos pelo usuário, na pasta de digitação a fim de classificar os eventos que compuseram o pagamento de verbas de horas para os funcionários.
3. Folha de Pagamento
Enc.Sociais C/ Vinc: São demonstrados os valores das guias de encargos sociais dos funcionários que possuem vínculo empregatício;
Enc.Sociais S/ Vinc: São demonstrados os valores das guias de encargos sociais dos prestadores de serviço, empregadores e outros funcionários sem vínculo empregatício;
Bruto Realizado: Refere-se aos valores pagos aos funcionários, a título de remuneração no mês (salário + horas extras + adicionais e outras remunerações)
Nominal Realizado: Refere-se aos valores que deveriam ser pagos aos funcionários, sem adicionais no mês (somente salário base).
4. Informações Gerais
4.1. Funcionários por Faixa Etária
Masculino
Feminino
Total
Verificado no cadastro de funcionários.
4.2. Sindicalizado
Funcionários Sindicalizados
Funcionários Não Sindicalizados
Verificado no cadastro de funcionários
4.3. Estudante
Funcionários Estudantes
Funcionários Não Estudantes
Verificado no cadastro de funcionários
4.4. Insalubridade
Verificado no cadastro de funcionários, a quantidade por sindicato e faixa de insalubridade.
4.5. Periculosidade
Verificado no cadastro de funcionários, a quantidade por sindicato e faixa de periculosidade.
5. Distribuição de Salários Por Faixa Salarial
É verificado conforme cadastro de funcionários a localização do mesmo nas faixas de salário mínimo, conforme o valor de salário mínimo informado nas tabelas de folha de pagamento.
Tipo Mão de Obra
É verificada a quantidade de pessoas por tipo de mão-de-obra registrado no cadastro de funcionários da folha de pagamento.
No relatório o funcionário é contado como retorno, quando o mesmo está voltando naquele mês de um afastamento. Não será considerada a quantidade de dias do afastamento, nem se o afastamento foi pago pela empresa ou pelo INSS.
O número de funcionários no final do mês não será diminuído quando houverem funcionários afastados. Somente em casos de rescisões.
Estatística Folha de Pagamento - Pasta Seleção
Objetivo da tela: | Emitir as informações Estatísticas da Folha de Pagamento geradas a partir das informações dos cálculos realizados. |
Outras Ações/Ações Relacionadas:
Ação: | Descrição: |
Estabelecimento Inicial | Início da faixa para seleção do estabelecimento. |
Estabelecimento Final | Término da faixa para seleção do estabelecimento. |
Sindicato Inicial | Código de início da faixa para seleção do Sindicato do funcionário. |
Sindicato Final | Código de término da faixa para seleção do Sindicato do funcionário. |
Unidade de Lotação Inicial | Código de início da faixa para seleção da Unidade de Lotação do funcionário. |
Unidade de Lotação Final | Código de término da faixa para seleção da Unidade de Lotação do funcionário. |
Centro de Custo Inicial | Código de início da faixa de seleção do Centro de Custo do Funcionário. |
Centro de Custo Final | Código de término da faixa de seleção do Centro de Custo do Funcionário. |
Estatística Folha de Pagamento - Pasta Classificação
Objetivo da tela: | Definir o tipo de classificação (ordem) de impressão das informações do relatório. |
Estatística Folha de Pagamento - Pasta Parâmetros
Objetivo da tela: | Definir os parâmetros necessários a impressão das informações do relatório. |
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição: |
Mês/Ano de Referência | Mês/Ano de Referência para a composição dos dados do relatório. Deve-se atentar que o Mês/Ano de referência devem ter movimentos calculados neste período. |
Estatística Folha de Pagamento - Pasta Digitação
Objetivo da tela: | Definir os Eventos Analíticos que farão composição (relação) das informações relacionadas aos funcionários para o relatório de Estatística da Folha de Pagamento. |
Principais Campos e Parâmetros:
Campo: | Descrição: | ||
Tipo de Eventos | Selecionar o Tipo de Evento para o qual serão relacionados os Eventos Analíticos que farão composição para a formação dos dados estatísticos do relatório. Opções:
A partir da Seleção do Tipo de Evento que se deseja efetuar o relacionamento, os Botões de Movimentação dos Eventos (Inserir e Retirar) efetuarão a composição destas informações.
|
Pré-requisito:
Tarefas Cálculo Folha Normal - FP3020