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Causa:
Como é utilizado o Engine de Regras, nas integrações do ERP Datasul com o SIGAGFE (Frete Embarcador) ?
Solução:
Quando é feita a integração do ERP Datasul com o SIGAGFE (Frete Embarcador) ou vice-versa, os seguintes pontos tem chamada para o Engine de Regras (CD0024).
- Notas Fiscais de saída (ERP Datasul para o SIGAGFE).
- Documentos de entrada (ERP Datasul para o SIGAGFE).
- Integração do Documento de Frete (SIGAGFE com o Fiscal do ERP Datasul).
- Integração do Documento de Frete (SIGAGFE com o Recebimento do ERP Datasul - "Apropriar Despesa").
Para utilizar o Engine de Regras, devemos primeiro cadastrar os tipos de operações pelo programa CD0025. Segue abaixo os 4 pontos de integração utilizados pelo SIGAGFE.
- “gfe-nfs” (Nota Fiscal Saída - Engine GFE)
- “gfe-nfe” (Nota Fiscal Entrada - Engine GFE)
- “gfe-fiscal” (Documento Fiscal - Engine GFE - De-Para Natureza Operação)
- “gfe-re” (Apropriar Despesa Documento de Entrada - Engine GFE - De-Para Natureza Operação)
Em seguida cadastramos as regras no CD0024. Abaixo as variáveis usadas em cada ponto de integração.
1. Bloquear/Liberar Nota Fiscal de Saída/Recebimento
“GFE-NFS” - Faturamento:
"cod-estabel"
"serie"
"nome-ab-cli"
"cod-emitente"
"ind-sit-nota" - Situação da Nota Fiscal (1-Calculada, 2-Impressa, 3-Confirmada, 4-Cancelada, 5-Atual CR, 6-Atual OF, 7-Atual Etat.)
"cod-cond-pag"
"esp-docto" - Exemplo: "NFS", "NFE", "NFD", ...
"ind-tip-frete" - Indicador do Tipo de Frete (1-CIF, 2-FOB, 3-CIF REDESP.)
"cidade-cif"
"nome-transp"
(itens)
"it-codigo"
"cod-ean"
"nat-operacaoitem"
Obs: o retorno desta regra de engine deverá sempre ser realizado a partir de uma variável com o mesmo nome do tipo de operação “GFE-NFS” com o retorno igual a “no” quando não for para integrar ou “yes” quando for para integrar.
“GFE-NFE” - Recebimento:
"cod-emitente"
"tipo-frete" - Tipo de Frete (1-CIF, 2-FOB, 3-CIF REDESP.)
"ind-tip-nota" - Tipo da Nota Fiscal (1-Compra, 2-Devolução, 3-Transferência, 4-Entrada Benef, 5-Retorno Benef, 6-Entrada Consig, 7-Fatura Consig, 8-Devolução Consig, 9-Nota de Rateio, 10-Rem. Entrega Futura, 11-Rem. Fat. Antecipado)
"nat-oper"
Obs: o retorno desta regra de engine deverá sempre ser realizado a partir de uma variável com o mesmo nome do tipo de operação “GFE-NFE” com o retorno igual a “no” quando não for para integrar ou “yes” quando for para integrar.
2. Realizar o De-Para do CFOP do Documento de Frete para a Natureza de Operação e Item Fiscal do Datasul
“GFE-FISCAL” - Integração Fiscal:
"cod-estabel"
"cod-emitente"
"cidade"
"estado"
"nat-operacao"
"cod-acesso-cte"
"it-cd-trib-iss" – Código da Tributação de ISS (1-Tributado, 2-Isento, 3-Outros, 4-Reduzido, 5-Diferido)
"it-aliquota-iss"
"it-cd-trib-icm" – Código da Tributação de ICMS (1-Tributado, 2-Isento, 3-Outros, 4-Reduzido, 5-Diferido)
"it-aliquota-icm"
“tipo” – Tipo de Documento (1 – Entrada com ICMS, 3 – Serviço)
“item” – Item Fiscal do Documento de Frete (apenas variável de retorno)
“GFE-RE” - Nota Fiscal de Rateio (Apropriação de Despesa):
"nat-operacao"
"cod-servico"
"aliquota-icm"
Segue abaixo um exemplo de uma regra que deverá Bloquear a integração de Nota Fiscal de Saída com frete do tipo FOB
Segue abaixo um exemplo de uma regra que deverá alterar a CFOP 2353 para a Natureza de Operação 235305 quando o tipo de imposto for Tributado e a alíquota de ICMS igual a 12%
Além disso, podemos utilizar o CD0026 para simular as regras cadastradas.
Neste exemplo abaixo estamos testando a regra da Natureza de Operação 2353, alíquota de 12% e Tipo de ICMS Tributado
Neste exemplo abaixo estamos testando a regra de Nota Fiscal de Saída com frete do tipo FOB