Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Neste documento estão detalhadas as seguintes informações do Processo BPM:

1)    Objetivo

2)    Benefícios

3)    Ambiente de Negócio

4)    Como Utilizar

5)    Como Instalar

6)    Considerações 

1. Objetivo

Processo BPM de Aprovação Solicitação de Cotação Venda é uma solução desenvolvida sobre a plataforma Fluig e integrada nativamente com ERP RM para permitir que o usuário envie dados da Solicitação de Compra Venda para aprovação através do fluxo de workflow do Fluig e possibilitar que apenas os itens aprovados através do Fluig sejam visualizados durante o processo de inclusão de uma nova Cotação.

 

2. Benefícios

Os principais benefícios na utilização deste processo BPM são:

  • Rastreabilidade;
  • Governança;
  • Aprovação via mobile;

3. Ambiente de Negócio

3.1 Segmento:

Construção e Projeto.

3.2 Áreas de Negócios:

Materias.

3.3 Processo de Negócios:

 

 

Processo Fluig

 

3.4 Atividades do Processo

3.4.1.Inclusão de Movimento 

Ao incluir um novo movimento, caso o tipo de movimento esteja parametrizado para utilizar o Workflow de Aprovação no Fluig para a CotaçãoSolicitação de venda, será incluído um novo Workflow de acordo com os parâmetros definidos.

3.4.2.Alteração de Movimento 

Ao alterar um movimento, caso o tipo de movimento esteja parametrizado para utilizar o Workflow de solicitação de Aprovação venda no Fluig para Faturamentovenda, se o campo Item Utilizado da tabela TITMMOVWFLUIG tenha o seu valor como verdadeiro é criado um novo workflow com a nova quantidade, caso contrário, se o campo Item Utilizado tenha o seu valor como falso será realizado o estorno do Workflow de Aprovação no Fluig e em seguida uma inclusão de um novo Workflow.

  • Caso esteja parametrizado para Agrupamento por Movimento será gerado um novo Workflow com todos os itens que possuam quantidade maior que zero.
  • Caso esteja parametrizado para Agrupamento por Item de Movimento será gerado um novo Workflow para este item. Neste caso os Workflows dos demais itens não serão afetados.
  • Somente serão gerados novos workflows para os itens de movimento que não estão participando de cotação.

3.4.3.Cancelamento de movimento

Ao cancelar um movimento, caso o tipo de movimento esteja parametrizado para utilizar o Workflow de Solicitação de Aprovação Venda no Fluig para a Cotaçãovenda, será realizado o estorno do Workflow de Aprovação no Fluig de acordo com a regra de alteração de movimento.

Ao cancelar um movimento, o campo Item Utilizado da tabela TITMMOVWFLUIG dos itens de movimentos de origem relacionados terão o seu valor alterado para falso. Não haverá alteração nos workflows existentes para o movimento de origem.

 

3.4.4.Estorno de Item Não Recebido

Ao executar o processo de estornar item não recebido o campo Item Utilizado da tabela TITMMOVWFLUIG dos itens de movimentos de origem relacionados terão o seu valor alterado para falso.  Não haverá alteração nos workflows existentes para o movimento de origem.


3.4.5. Inclusão de Cotação

Durante o processo de inclusão de uma nova Cotação, somente serão apresentados Itens de Movimentos que tenham sido aprovados no processo de Workflow de Aprovação no Fluig, nos casos em que o Tipo de Movimento selecionado para a Cotação estejam parametrizados para utilizarem Workflow de Aprovação no Fluig para a Cotação.

Após retornar os itens de movimento disponíveis para serem utilizados na Cotação, será verificado o Estado Final de Aprovação de cada um dos itens de movimento e somente aqueles que possuírem no Fluig algum dos estados finais parametrizados serão exibidos para o usuário selecioná-los para utilização na Cotação que está sendo criada.

O campo Item Utilizado da tabela TITMMOVWFLUIG terá o seu valor alterado para verdadeiro.

 

3.4.6.Cancelamento de Cotação

Ao cancelar uma cotação, o campo Item Utilizado da tabela TITMMOVWFLUIG dos itens de movimentos da cotação que está sendo cancelada terão o seu valor alterado para falso. Não haverá alteração nos workflows existentes para o movimento de origem.

 

3.4.7.Exclusão de Item da Cotação

Ao excluir um item da cotação, o campo Item Utilizado da tabela TITMMOVWFLUIG do item de movimento que está sendo excluído terá o seu valor alterado para falso. Não haverá alteração nos workflows existentes para o movimento de origem.

 

 3.4.8.Workflow de Exemplo

Será disponibilizado um workflow de exemplo para a utilização da Aprovação por Cotação o mesmo terá as etapas: Inicio, Aprovação Automática/Manual, Aprovação, Aprovado e Reprovado.


4. Como Utilizar

4.1 Parâmetro do Tipo de Movimento

 

No parametrizador do Tipo de Movimento serão criados os seguintes parâmetros: 

Aprovação:

Este parâmetro irá definir o tipo de aprovação do Fluig utilizada pelo Tipo de Movimento. As opções disponíveis são: “Não Utiliza”, “Utiliza no Faturamento”, “Utiliza na Cotação” e “Utiliza em Ambos”.

Caso seja selecionado a opção de “Não Utiliza”, a aprovação pelo Fluig estará desabilitada. Caso seja selecionado a opção “Utiliza no Faturamento”, a aprovação pelo Fluig será habilitada para que somente itens aprovados no Fluig possam ser faturados. Para a opção de “Utiliza na Cotação”, a aprovação pelo Fluig será habilitada para que somente itens aprovados no Fluig possam ser selecionados ao se criar uma nova cotação. A opção “Utiliza em Ambos” será utilizada quando se deseja utilizar as duas aprovações, no Faturamento e na Cotação.

Parâmetros referentes a Aprovação no Faturamento:

Processo:

Este parâmetro irá definir o processo do Fluig que será utilizado para a inclusão do Workflow. 

Lista de Estados Finais de Aprovação:

Este parâmetro irá definir todos os estados de aprovação final possíveis para o processo selecionado. Não será possível informar estados repetidos nesta lista.

Agrupamento:

Este parâmetro irá definir o tipo de agrupamento utilizado. As opção disponíveis são: “Movimento”, “Item de Movimento”.

Caso seja selecionado a opção de “Movimento”, será gerado um único workflow por movimento, contendo os dados de todos os itens de movimento. Uma vez aprovado este workflow todos os itens estarão liberados para serem utilizados. Caso seja selecionado a opção de “Item de Movimento” será gerado um workflow para cada item de movimento, possibilitando ao usuário que cada item seja aprovado de forma individual.

Parâmetros referentes a Aprovação na Cotação:

Processo:

Este parâmetro irá definir o processo do Fluig que será utilizado para a inclusão do Workflow.

Lista de Estados Finais de Aprovação:

Este parâmetro irá definir todos os estados de aprovação final possíveis para o processo selecionado. Não será possível informar estados repetidos nesta lista.

Agrupamento:

Este parâmetro irá definir o tipo de agrupamento utilizado. As opção disponíveis são: “Movimento”, “Item de Movimento”.

Caso seja selecionado a opção de “Movimento”, será gerado um único workflow por movimento, contendo os dados de todos os itens de movimento. Uma vez aprovado este workflow todos os itens estarão liberados para serem utilizados. Caso seja selecionado a opção de “Item de Movimento” será gerado um workflow para cada item de movimento, possibilitando ao usuário que cada item seja aprovado de forma individual.

Formato do texto que será enviado para o campo Observação do Fluig: 

Ao incluir um novo workflow no Fluig, independente do Agrupamento utilizado, “Movimento” ou “Item de Movimento”, serão enviadas as seguintes informações:

  • Dados do Movimento: Identificador, Número, Código do Centro de Custo, Valor Líquido.
  • Dados do Item de Movimento: Nome Fantasia, Código da Unidade, Quantidade, Preço Unitário.

Observação: O campo Observação, no Método de Inclusão de Workflow, o StartProcess, não tem um tamanho definido.

 

Visão do Movimento e Itens de Movimento:

Será possível filtrar os Movimentos aprovados e não aprovados de acordo com os botões que estarão disponíveis na Visão do Movimento.

 

Na visão do Movimento será disponibilizado um anexo de consulta dos Itens de Movimento onde haverá as informações de Id. Do Fluig, Status Atual do Workflow e Status de Aprovação.

 

Parâmetros do Tipo de Movimento 

Caminho: Contexto “Gestão de Estoque, Compras e Faturamento” à Aba “Ambiente” à Menu “Parâmetros”.

 

 


5. Como Instalar

5.1 Fluig

a)    Instalar o ambiente de Desenvolvimento Fluig 

Para realizar a instalação do Processo BPM é preciso ter instalado o TDS (TOTVS Developer Studio) e o plugin do FLUIG para o mesmo. Para instalar o TDS e o plugin do FLUIG visite esta página que contém detalhes para tal: http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=73078179.

 

b)    Buscar os Arquivos para Instalação do Processo BPM 

 

c)    Abrir o Arquivo do Instalação do Processo BPM no TDS 

No link estão as instruções de como fazer a abertura do arquivo do processo BPM dentro do TDS.

http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action;jsessionid=D2A6F7626B6B8CB061A77A89F9693875?pageId=128681226#ExpediçãodeProcessosdeWorkflowpeloFluigStudio-ExpediçãodeprocessodeworkflowpelopluginFluignoTDS.)

 

d)    Componentes dos Processos BPM

 

ec)    Envio do Processo BPM para o Fluig

Uma vez instalado TDS deve de importar o Processo BPM para o TDS para manipularmos e posteriormente importá-lo para o servidor Fluig do cliente. Para importar o Workflow siga os passos explicados nesta página:http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action;jsessionid=D2A6F7626B6B8CB061A77A89F9693875?pageId=128681226#ExpediçãodeProcessosdeWorkflowpeloFluigStudio-ExpediçãodeprocessodeworkflowpelopluginFluignoTDS.  


5.2 ERP RM

a)    Configurar nos parâmetros globais do sistema

Para a utilização da integração do Nucleus com o Fluig é necessário configurar em Parâmetros Globais o Servidor, Usuário, Senha e Id da Empresa para a integração do Nucleus (TOTVS Gestão de Estoque Compras e Faturamentos) com o Fluig.

 

6.Considerações 

Informamos que é de suma importância conhecimento técnico para implantação do componente no Fluig. Caso necessite, sugerimos aquisição de horas de consultoria para auxiliar na Implantação desses componentes junto ao canal TOTVS que lhe atende ou através da Fluig Store. 

Todos os produtos comercializados e distribuídos na Fluig Store possuem como pré-requisito a plataforma Fluig para funcionamento.  

Para mais informações sobre a integração Fluig x RM consulte: http://tdn.totvs.com/display/public/rm/Fluig+-+Framework.