Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

PIMS CS

Módulo

 CUSTAG

Segmento Executor

Agroindústria

Projeto1

 A_AGR_DES_CAN001

IRM1

 PCREC-5097

Requisito1

PCREQ-5098

Subtarefa1

 PDR_AGR_CAN001-112

Chamado2

 

Release de Entrega Planejada

12.1.89

Réplica

 

País

( x ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

Objetivo

Reescrever e refatorar a rotina de processamento de custos do CUSTAG em linguagem Java na plataforma PIMSServer para obter maior performance em comparação ao processo atual desenvolvido em Centura. 

Definição da Regra de Negócio

 A rotina de processamento de custos é divida em fases de processamento, cada fase é uma sub-rotina e contém um objetivo. Logo a especificação será detalhada em fases.

 Fase 0 – Pré-Processamento

 A fase do pré-processamento consiste em fazer checagens previas do processamento que de acordo com certas parametrizações é necessário abortar o processo. Sobre as funções existentes torna-se necessário apenas reescreve-las em java, incluindo a chamada de “Amortização de Entressafra”, que é necessária ser executada no pré-processamento dos custos.

 

 Fase 1 - Gerando histórico de produção de operações (P, A)

 Essa fase é dividida em duas etapas, a primeira é o histórico de produção de operações P e depois A. Ambas as seleções principais são parecidas, mudando apenas o flag de PLC_ENTR.FG_TIPO, logo é possível refatorar os SQL’s e junta-los para tornar as duas etapas em apenas uma. Ao realizar a inserção de dados é necessário usar a inserção em lote disponível na tecnologia java, ela torna a inserção de dados muito rápida.

Fase 2 - Gerando histórico de produção por c. custo equipto / mdo

 Responsável por gerar o histórico de produção dos centros de custo do tipo equipamento e de mão-de-obra a partir da captação de entradas, é dividida em três etapas, na primeira é realizada a produção de centros de custo do tipo equipamento, depois de mão-de-obra fixa e mão-de-obra rural, e por ultimo o histórico de origens IP em PLC_ENTR onde não existam em PLCCCEQ. Manter as etapas nessa estrutura, mas é necessário refatorar as duas primeiras etapas, ambos SQL’s trazem os dados dia-a-dia, tornando necessário realizar uma checagem se o registro já existe em PLCCCEQ para executar uma atualização no registro. Isso deixa essas etapas lentas, para resolver esse problema é preciso retirar o agrupamento dos registros por data e sempre gravar o ultimo dia do processamento, já que não é necessário manter o histórico dia-a-dia. Realizar a inserção dos dados em lote.

 

 

Fase 3 - Gerando histórico de valores primários e a ratear por conta

 Essa fase não necessita de nenhuma refatoração, apenas reescreve-la e realizar a inserção em lote.

 

 Fase 4 - Gerando histórico de valores primários ( PLCCCEQ )

 Essa fase parte da PLCCCEQ e calcula os valores diretos de centros de custo do tipo F e R para gravar em PLCPRIM, não é possível refatorar SQL’s, apenas as funções e suas estruturas internas, como reaproveitamento de código, por exemplo, a verificação de registros existentes em PLCPRIM, ela aparece quatro vezes no código, é possível torna-la genérica e usa-la nessas três situações. Incluir a inserção de dados em lote.

 

Fase 5 - Gerando bases de rateio calculadas

 Fase que recupera as bases de rateio calculadas e calcula o seu fator. É possível refatorar os SQLs e funcionalidades que recuperam e calculam o fator, como essa fase está dividida em etapas, é necessário juntar os SQLs e reaproveitar as funcionalidades que estão reescritas no código e que são iguais para essas etapas.

 

Fase 6 - Gerando rateio de contas para centro de custo

 Essa fase ira ratear as contas em centro de custo, necessário realizar alguns ajustes na estrutura do código, recuperar as bases de rateio no momento da execução da seleção principal, tornando o processo mais rápido.

 

Fase 7 - Gerando contas derivadas

 Fase que deve gerar as contas derivadas a partir de CTA_CSTO.CD_CTA_ORI em PLCPRIM.CD_CONTA, reescrever a rotina e incluir a inserção e atualização de dados em lote.

 

Fase 8 - Calculando pré-rateio bases calculadas e definidas

 Reescrever a rotina que faz checagens e monta as tabelas PLCPRERAT e PLCPREVAL que serão a origem dos dados para rateio.

 

Fase 9 - Rateando bases calculadas e definidas

 Essa fase irá ratear os valores de base calculada e definida que foram previamente montados na fase 8. É necessário adaptar a chamada do RATEIO32.DLL via ambiente PIMSServer, essa fase utiliza a leitura e escrita de arquivos de texto, logo é preciso criar essa funcionalidade no PIMSServer.

 

Fase 10 - Gerando histórico de valores secundários

 Nessa fase serão gerados os dados de valores secundários e primários a partir de PLCPRIM e PLCRAT, é preciso refatorar essa rotina para não realizar uma checagem se o registro já existe em PLCSEC e realizar a inserção de dados em lote.

 

Fase 11 - Gerando histórico de operações - recursos por operação

 Rotina que gera a tabela PLCOPER, é preciso reformular o SQL para trazer na seleção principal as produções das operações quando o tipo do componente não for ‘Q’. Programar a inserção dos registros em lote para ter um maior desempenho.

 

Fase 12 - Gerando histórico de operações - recursos de equipamentos

 Essa fase é responsável por gerar o histórico de equipamentos na PLCOPER a partir de PLC_ENTR, deve-se reescrever a rotina em java, de acordo com a regra de negócio não é possível eliminar as atualizações em PLCOPER, mas é possível identificar na seleção principal quais registros devem sofrer atualizações  ou serem inseridos no banco. Após realizar essa checagem, devem-se realizar as atualizações e inserções em lote.

Fase 13 - Calculando valor unitário de componentes do tipo equipamento

Fase 14 - Calculando valor unitário de componentes do tipo mdo rural

Fase 15 - Calculando valor unitário de componentes do tipo mdo fixa

 Ambas as fases serão apenas reescritas, o objetivo é calcular o valor unitário de cada tipo de componente, após encontrar esse valor é preciso realizar uma atualização em lote de todos os registros.

Fase 16 - Calculando componentes do tipo derivado

 Essa rotina gera componentes derivados a partir dos componentes de PLCOPER, na rotina atual é feita uma seleção dos registros de PLCOPER e registro a registro é verificado se ele contém componente derivado, alterar e reescrever a rotina para na seleção principal de registros recuperarem apenas componentes que contenham componentes derivados.

Fase 17 - Atualizando valores de rateio (médio)

 Recuperar valores médios de PLCOPER de componentes do tipo ‘Q’ e atualizar em PLCRAT, efetuando as atualizações em lote.

Fase 18 - Valorizando mão-de-obra de manutenção automotiva

 Reescrever a rotina para selecionar registros em PLCOPER onde o componente seja do tipo ‘F’ e inseri-los na tabela CST_MDO_MANUT.

 

Fase 19 - Calculando pré-rateio bases auto-definidas

Fase 20 - Rateando bases auto-definidas

Fase 21 - Gerando histórico de valores secundários por base auto-definida

Fase 22 - Calculando pré-rateio bases pós auto-definidas

Fase 23 - Rateando bases pós auto-definidas

Fase 24 - Gerando histórico de valores secundários por base pós auto-definida

Todas essas fases devem seguir o mesmo modelo das fases 8, 9 e 10 apenas atentando as regras que cada uma tem, como a validação de rateio de base auto-definida enviando para calculada/definida.

 

Fase 25 - Deletando registros de componentes com base de rateio definida/pós auto-definida

 Fase que gera log dos componentes que tem centro de custo relacionado a bases definida e pós auto-definida, esses registros serão apagados de PLCOPER.

 

Fase 26 – Gerando valores adquiridos - parte 1

Fase 27 - Gerando valores adquiridos - parte 2

 Em ambas as rotinas atuais são feitas seleções por centro de custo e para cada centro de custo é feita uma busca de valores em cada origem de valor adquirido, é necessário refatorar as seleções principais para recuperar todas as origens de valores adquiridos de uma só vez e realizar a inserção de todos os valores em lote.

 

Fase 28 - Rateio de valores indiretos a equipamentos

 Reescrever a rotina atual de rateio de valores indiretos de equipamentos e incluir a chamada da rotina de rateio configurável.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[Processamento de Custos]

[Alteração]

[Processamento -> Custos]

-

    

 

 

 

 

 

 

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.