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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais 

Especificação

Produto

Totvs Gestão Educacional

Módulo

EDU

Segmento Executor

Educacional

Projeto1

R_EDU011

IRM1

PCREQ-5423

Requisito1

PCREQ-5424

Subtarefa1

PDR_EDU_EDU011-484

Chamado2

 

Release de Entrega Planejada

12.1.7

Réplica

Não

País

(x  ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

(Obrigatório)

Objetivo

 Recuperação de dados com base em uma data de corte informada pelo MEC, visando o envio de informações pertinentes ao Censo escolar

Definição da Regra de Negócio 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

Especificação de produto :

$/RM/Documentos/Edu-Educacional/Especificações/Matrícula/ Especificação - Matrícula.docx

[Alteração]

“Matrícula e Avaliação”->“Matrículas” (Matrícula no período letivo)

-

Especificação de produto :

$/RM/Documentos/Edu-Educacional/Especificações/Matrícula/ Especificação – Situação de Matrícula.docx

[Alteração]

“Matrícula e Avaliação”->“Matrículas” (acessar o processo “Alterar situação de matrícula”)

-

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  •  

    Permitir o sistema ter uma data de encerramento da matrícula no período letivo, visando guardar uma “fotografia” dos dados no dia “D” (data de corte informado pelo MEC), que poderá ser recuperada, alterada e enviada ao censo escolar em qualquer momento posterior.

    1)  Para tal deverá ser criado um checkbox denominado “Preenche data de encerramento da matrícula para efeitos do Censo” na aba “Status no período letivo” do cadastro de “Situação de matrícula” situado no menu  “Currículo e Oferta” do Totvs Educacional.

    2)  O campo a ser preenchido será criado na base de dados, na tabela SMATRICPL e será chamado de DTMATRICULAENCERRA, do tipo datetime, poderá ser nulo, caso preenchido não poderá ser menor que a data de matrícula. Este campo poderá ser preenchido em distintos momentos, sendo eles:

    • No ato da alteração da situação de matrícula, somente para as situações de matrículas que estiverem com o checkbox acima citado marcado
    • Manualmente na própria tela de matrícula no período letivo situada no menu “Matrícula e Avaliação”->“Matrículas” (Matrícula no período letivo), a permissão desta edição manual deverá ser configurada em “Sistemas Globais”->”Segurança”->”Perfis”(sistema: Educacional), edita-se o perfil, clica-se com o o botão direito do mouse e escolha o seguinte menu: “outras informações”->”Parâmetros educacionais” Item “Permitir alterar a data de encerramento da matricula para efeitos do Censo”.
      • Ou por meio do novo  processo anexado à visão “matricula  no período letivo” denomimando “Altera datas de matrícula para efeitos do Censo”, que deverá ser criado, sendo necessária a permissão para a funcionalidade. (deverá ser exigido o motivo da alteração para avançar no processo,a data de matrícula não poderá ser vazia caso o seu checkbox estiver marcado (vide protótipo de tela), entretanto, a data de encerramento de matrícula poderá ter seu conteúdo vazio, caso o checkbox esteja marcado, entendendo assim que o objetivo seja limpar o mesmo.)

    3) Independente da forma como este campo será preenchido, deverá ser gerado o log desta alteração, e apresentado no anexo “Histórico de alteração de matrícula período letivo”. Sendo assim será necessário a criação da coluna DTMATRICULAENCERRA e DTMATRICULAENCERRAANT na tabela SLOGPLETIVO. 

     4) Será criado no menu “Atividades acadêmicas-> Assistentes”, um processo denomiando “Arquivamento e recuperação de dados do Censo Escolar”, neste será possível  obter os dados do Censo, visualizá-los e alterá-los para que seja gerada a “fotografia”  do dia “D” (data de corte informado pelo MEC). Esta “fotografia” será um arquivo no formato XML sendo salvo na base de dados, que poderá ser consultado, alterado, e recuperado futuramente para geração dos dados a serem enviados ao MEC.

    Com respeito a salvar o arquivo xml, ao gerar os dados do Censo, este será salvo em duas tabelas distintas, sendo elas : SCENSOXMLBASE e SCENSOXMLMANUTENCAO, um novo registro ocorrerá toda vez que o usuário optar por gerar os dados do Censo, obtendo assim uma fotografia em tempos distintos. Caso o usuário simplestemente altere os dados já gerados, o sistema irá apenas criar uma nova versão em XML, gerando um novo registro somente na tabela SCENSOXMLMANUTENCAO, porém referenciando por meio de chave estrangeira a tabela SCENSOXMLBASE para sabermos de onde os dados foram originados. Estes arquivos xml irão aparecer em um treeview na tela “Arquivamento e recuperação de dados do Censo Escolar” situado à esquerda na tela. Ao posicionar em algum nodo de arquivos manutenção do treeview, serão abertas à direita do treeview, várias abas com suas respectivas grades de dados, pertinentes aos assuntos agrupados do Censo.

    5) Será criado no gerador de saídas o layout do Censo, resultando em arquivo txt com os dados a serem enviados para o MEC. Este layout irá obter os dados baseando-se na “fotografia” do dia “D”, ou seja, no arquivo XML gerado conforme especificado no item anterior. Como poderão existir vários registros em ambas tabelas (SCENSOXMLBASE e SCENSOXMLMANUTENCAO), o sistema irá recuperar a última versão do arquivo xml da tabela SCENSOXMLMANUTENCAO, tendo como referência o último registro de SCENSOXMLBASE.

    Segue a estrutura destas duas tabelas:

     SCENSOXMLBASE

    CREATE TABLE [dbo].[SCENSOXMLBASE](
    [CODCOLIGADA] [dbo].[DCODCOLIGADA] NOT NULL,
    [CODFILIAL] [smallint] NULL,
    [ANOBASE] [varchar](4) NOT NULL,
    [IDARQUIVOXMLBASE] [int] NOT NULL,
    [ARQUIVOXMLBASE] [dbo].[MEMO] NOT NULL,
    [RECCREATEDBY] [varchar](50) NULL,
    [RECCREATEDON] [datetime] NULL,
    [RECMODIFIEDBY] [varchar](50) NULL,
    [RECMODIFIEDON] [datetime] NULL,
    [NOMEARQEXTERNO] [varchar](40) NOT NULL,
    CONSTRAINT [PKSCENSOXMLBASE] PRIMARY KEY CLUSTERED
    (
    [CODCOLIGADA] ASC,
    [IDARQUIVOXMLBASE] ASC )

     

    SCENSOXMLMANUTENCAO

    CREATE TABLE [dbo].[SCENSOXMLMANUTENCAO](
    [CODCOLIGADA] [dbo].[DCODCOLIGADA] NOT NULL,
    [CODFILIAL] [smallint] NULL,
    [IDARQUIVOXMLBASE] [int] NOT NULL,
    [IDARQUIVOXMLMANUTENCAO] [int] NOT NULL,
    [ARQUIVOXMLMANUTENCAO] [dbo].[MEMO] NOT NULL,
    [RECCREATEDBY] [varchar](50) NULL,
    [RECCREATEDON] [datetime] NULL,
    [RECMODIFIEDBY] [varchar](50) NULL,
    [RECMODIFIEDON] [datetime] NULL,
    [OFICIAL] [varchar](1) NULL,
    [NOMEARQEXTERNO] [varchar](40) NULL,
    CONSTRAINT [PKSCENSOXMLMANUTENCAO] PRIMARY KEY CLUSTERED
    (
    [CODCOLIGADA] ASC,
    [IDARQUIVOXMLBASE] ASC,
    [IDARQUIVOXMLMANUTENCAO] ASC

    FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

    Opcional

    Protótipo de Tela

     

    <Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

     

    Protótipo 01

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Opcional

    Fluxo do Processo

     

    <Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

    Opcional

    Dicionário de Dados

     

    Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

      

    Índice

    Chave

    01

    <FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

    02

    <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

    03

    <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

    Campo

    <AAA_PERESP>

    Tipo

    <N>

    Tamanho

    <6>

    Valor Inicial

    <Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

    Mandatório

    Sim (  ) Não (  )

    Descrição

    <Referência Mínima para Cálculo>

    Título

    <Ref.Calc.>

    Picture

    <@E999.99>

    Help de Campo

    <Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

     

    (Opcional)

    Grupo de Perguntas

     

    <Informações utilizadas na linha Protheus>.

     

    Nome: FINSRF2

    X1_ORDEM

    01

    X1_PERGUNT

    Emissão De

    X1_TIPO

    D

    X1_TAMANHO

    8

    X1_GSC

    G

    X1_VAR01

    MV_PAR01

    X1_DEF01

    Comum

    X1_CNT01

    '01/01/08'

    X1_HELP

    Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

     

    (Opcional)

    Consulta Padrão

    <Informações utilizadas na linha Protheus>

     

    Consulta: AMB

    Descrição

    Configurações de Planejamento

    Tipo

    Consulta Padrão

    Tabela

    “AMB”

    Índice

    “Código”

    Campo

    “Código”; ”Descrição”

    Retorno

    AMB->AMB_CODIGO

     

    (Opcional)

    Estrutura de Menu

     

    <Informações utilizadas na linha Datasul>.

     

    Procedimentos

     

    Procedimento

     

     

     

    Descrição

    (Max 40 posições)

    (Max 40 posições)

    (Max 40 posições)

    Módulo

     

     

     

    Programa base

     

     

     

    Nome Menu

    (Max 32 posições)

    (Max 32 posições)

    (Max 32 posições)

    Interface

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    Registro padrão

    Sim

    Sim

    Sim

    Visualiza Menu

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Release de Liberação

     

     

     

     

     

     

    Programas

     

    Programa

     

     

     

    Descrição

    (Max 40 posições)

    (Max 40 posições)

    (Max 40 posições)

    Nome Externo

     

     

     

    Nome Menu/Programa

    (Max 32 posições)

    (Max 32 posições)

    (Max 32 posições)

    Nome Verbalizado[1]

    (Max 254 posições)

    (Max 254 posições)

    (Max 254 posições)

    Procedimento

     

     

     

    Template

    (Verificar lista de opções no man01211)

    (Verificar lista de opções no man01211)

    (Verificar lista de opções no man01211)

    Tipo[2]

    Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

    Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

    Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

    Interface

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    Categoria[3]

     

     

     

    Executa via RPC

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Registro padrão

    Sim

    Sim

    Sim

    Outro Produto

    Não

    Não

    Não

    Visualiza Menu

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Query on-line

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Log Exec.

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Rotina (EMS)

     

     

     

    Sub-Rotina (EMS)

     

     

     

    Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

     

     

     

    Compact[4]

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Home[5]

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Posição do Portlet[6]

    0 – Top Left

    1 – Top Right

    2 – Bottom Left

    3 – Bottom Right

    0 – Top Left

    1 – Top Right

    2 – Bottom Left

    3 – Bottom Right

    0 – Top Left

    1 – Top Right

    2 – Bottom Left

    3 – Bottom Right

    Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

     

     

     

     

    Cadastro de Papéis

    <O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

    <Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

     

    Código Papel

    (máx 3 posições)

    Descrição em Português*

     

    Descrição em Inglês*

     


    [1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

    [2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

    [3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

    [4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

    [5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

    [6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

     Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.