Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

A geração da ECF pela Linha RM busca, automaticamente, informações contábeis e as informações da apuração dos tributos IRPJ e CSLL desde que corretamente parametrizados. 

 

Como habilitar a opção ECF no sistema?

Para habilitar a opção ECF acesse o aplicativo RM Liber:  Rotinas Legais | Rotinas Federais | ECF (Opção 04.03.15 – ECF), e libere a permissão. Não esqueça de ajustar o Perfil de segurança dos usuários que irão trabalhar com a rotina.

 

Caso a opção ECF não apareça no menu Rotinas Federais, pode estar faltando executar algum script?

Sim, será necessário verificar se o Script ExecSql.RMLIBER.ECF.TotvsScript.zip foi executado sem erros e se o sistema está corretamente atualizado para a verão 11.82.38 ou superior.

Lembre-se: na versão 12.1 NÃO é necessária a execução do script.

 

Na Integração Entre Sistemas é obrigatório marcar a integração entre todos os sistemas\coligadas?

Para fins da ECF, é necessário habilitar a integração “RM Saldus x RM Liber” para que as informações contábeis sejam geradas. No mais, as integrações são definidas na implantação do sistema, de acordo com os processos da empresa.

 

Para geração da ECF obrigatoriamente tem que ter o Saldus e o Liber integrados?

Não, porém caso o Saldus não esteja integrado com o Liber não serão gerados os blocos/registros de informações provenientes da contabilidade, por exemplo, Blocos J (Plano de Contas e Referenciamento) e K (Saldos contábeis).

Será necessário utilizar o processo de escrituração de Movimentos do RM Nucleus para o RM Liber?

Não, a geração da ECF será realizada a partir das informações do RM Saldos, através das contas contábeis parametrizadas no Evento Tributário.

Onde que é feito a parametrização da rotina Escrituração Contábil Fiscal?

A parametrização para geração da ECF é feita em: Cadastros | Filial | Anexos | Parâmetros – ECF.

Para auxílio na parametrização acesse: http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/FIS/FIS.AnexoFilialParametrosECF.aspx

O encerramento do período foi realizado antes da atualização do sistema para geração da ECF, será necessário reabrir os períodos para as configurações da rotina?

Sim, será necessário abrir os períodos de apuração, ajustar a parametrização dos Eventos Tributários no que for preciso. Depois disso, os períodos de apuração devem ser encerrados novamente.

Existem empresas que não recolhem CSLL por ter conseguido esse direito por decisão judicial. Elas terão problemas na geração da ECF?

Não, para empresas que não recolhem o CSLL não será apresentado erro ao gerar a rotina.

O sistema oferece algum recurso para migrar a DRE versão Delphi e eventos tributários ou será cadastrado tudo novamente?

A DRE deve ser criada na nova ferramenta de Demonstrações Contábeis.

Para mais informações consulte o link: http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/CTB/CTB.DemonstracaoContabil.aspx

Já os eventos tributários dos tributos IRPJ e CSLL que já foram criados em Delphi foram migrados para a nova plataforma, assim não será necessário cadastrar as informações novamente apenas ajustar com as novas informações solicitadas.