Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

NOME DO REQUISITO

Características do Requisito

Linha de Produto:

Totvs Gestão Educacional

Segmento:

Educacional

Módulo:

EDU

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Arquivamento e recuperação dos dados do Educacenso.

Recuperação de dados no dia "D" do Censo do ensino básico 

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

“Matrícula e Avaliação”->“Matrículas” (Matrícula no período letivo)

“Matrícula e Avaliação”->“Matrículas” (Matrícula no período letivo)

“Matrícula e Avaliação”->“Matrículas” (acessar o processo “Alterar situação de matrícula”)

“Matrícula e Avaliação”->“Matrículas” (acessar o processo “Alterar situação de matrícula”)

Cadastros Iniciais:

Relacione os cadastros necessários que precisam ser preenchidos antes da utilização desse requisito.

Parâmetro(s):

Informe os parâmetros utilizados.

Ponto de Entrada:

Informe o ponto de entrada relacionado (link).

Chamados relacionados

Informe o(s) chamado(s) relacionado(s).

Requisito (ISSUE): Informe o requisito relacionado (Issue).

País(es):

Informe o(s) Pais(es).

Banco(s) de Dados:

Informe o(s) Banco(s) de Dados utilizado(s).

Tabelas utilizadas:

Informe as tabelas utilizadas.

Sistema(s) operacional(is):

Informe o(s) sistema(s) operacional(is) utilizados.

Versões/Release:

Informe as versões.

  

Descrição

 Permitir o ao usuário obter uma “fotografia” dos seus dados e arquivar a mesmaarquiva-los, em distintas linhas do tempo para futuro envio ao Educacenso.

 

 

 

 

Procedimento para Utilização

A geração dos dados Educacenso a serem que devem ser enviados ao MEC, sofreu uma reformulação, permitindo o ao cliente obter uma “fotografia” dos seus dados em distintas linhas do tempo. Evitando assim, que a volaticidade volatilidade dos dados ao longo do tempo, mascare a real situação da época requerida. Sendo assim, devemos seguir alguns passos:

1º Passo)  Como premissa, foi Foi criado o campo “data de encerramento de matrícula para efeitos do Educacenso” na matrícula do período letivo, que juntamente com a “data de matrícula” , irão seguir uma lógica de filtro , feito por meio da data de corte informada pelo MEC.  A data de corte deverá estar compreendida entre a “data de matrícula” e a “data de encerramento de matrícula para efeitos do Educacenso”, sendo que esta última poderá ser nula. Segue a cláusula que será acrescida às consultas do banco de dados, tangendo possibilitando buscar os alunos e suas respetivas turmas, esta lógica se aplica da seguinte forma:

(:DATACORTE >= SMATRICPL.DTMATRICULA AND :DATACORTE <= SMATRICPL. DTMATRICULAENCERRA) OR (:DATACORTE >= SMATRICPL.DTMATRICULA  AND SMATRICPL. DTMATRICULAENCERRA  IS NULL)

2º Passo)  Ambos os campos,  “data de matrícula” e “Data de encerramento para efeitos do  Educacenso” poderão ser alterados por meio de permissão, configurada em “Sistemas Globais” ->” Segurança” ->” Perfis” (sistema: Educacional), editadeve-se editar o perfil , clica-se com o e através do botão direito do mouse escolhendo escolher o seguinte menu: “outras informações” ->” Parâmetros educacionais”. 

  • “Permitir alterar a data de matricula no período letivo”
  • “Permitir alterar a data de encerramento da matricula para efeitos do Educacenso no período letivo”.

3º Passo) Escolher   Nas  Nas parametrizações do Totvs TOTVS Educacional , se faz necessário estar devidamente cadastradas deve-se definir as consultas que serão usadas para a extração dos dados do Educacenso. Para isso, devemos importar as consultas MEC.2016.00.00, MEC.2016.00.10, MEC.2016.20.00, MEC.2016.30.00, MEC.2016.40.00, MEC.2016.50.00, MEC.2016.51.00, MEC.2016.60.00, MEC.2016.70.00, MEC.2016.80.00, da seguinte forma:

  • No ato da importação, sugere-se importar para todas as coligadas.
  • Atentar para a aba parâmetros, e clicar em “Fixo”, para que o código da consulta sql fique extamente exatamente com o mesmo nome da consulta importada.
  • Após importação de todas consultas citadas acima, verificar se as mesmas estão devidadente devidamente parametrizadas em “Configurações”-> “Parâmetros” -> “Secretaria” -> “Geral 5/5”

4º Passo) Assim como feito nos anos anteriores, deverá ser executado o processo pelo menu: “Atividades acadêmicas” -> “Assitentes”“Assistentes”->  “Preparação do arquivo para o Educacenso”.

5º Passo)Entrar em:  “Atividades  Acessar a funcionalidade “Atividades acadêmicas” -> “Assitentes”“Assistentes”->  “Arquivamento e recuperação dos dados do Educacenso”.

6º Passo) Esta tela funcionalidade será responsável por “tirar as distintas fotografias” dos dados do censo, gerando uma versão base. O usuário poderá gerar uma a versão “base” oriunda a partir dos dados da base de dados, ou gerar uma versão a partir de uma outra versão “base” já gerada. Para gerar uma versão “base”, o usuário deverá informar Neste processo deverá ser informada a “data de corte” informada definida pelo MEC e clicar no botão “Gerar arquivo base”. Será gerado um Um arquivo XML “base” , e mostrado em será gerado e exibido no canto esquerdo da tela no formato de uma visão em árvore no canto esquerdo da tela .

7º Passo) Em seguida o O usuário poderá alterar os dados desta versão “base”, selecionando-a mesma e clicando no botão “Ler arquivo”, onde que carregará os dados serão carregados em tabelas distintas ao lado direito da visão em árvore.

8º Passo)Pelo fato dos  Os campos “data de matrícula” e “data de encerramento da matrícula para efeitos do Educacenso” na matrícula do período letivo , poderem serem alterados sofrer alteração mediante permissão, desta forma podem ocorrer casos em que o usuário altere a natureza dos os cadastros , possibilitando que algum um determinado aluno tenha mais de uma turma nos dados referente ao registro 80. Para estes casos, existe o botão “Considerar último registro de matrícula”, que permitirá somente a permanência da última matricula feita pelo sistema. Esta verificação será feita pelo o a partir do campo físico da tabela SMATRICPL.RECCREATEDON.

9º Passo) O botão “Remover item”, exclui uma ou várias linhas marcadas pelo checkbox, caso o usuário exclua algum item do registro 30, todos os filhos serão excluídos, ou seja, os itens dos registros 40, 50 e 51. Assim ocorre também para o registro 60 e seus filhos, 70 e 80.

10º Passo) Após fazer os devidos ajustes nos dados nestas tabelas, o usuário deverá salvar esta manutenção, clicando no botão “Salvar nova versão XML”, onde será gerado um novo arquivo XML e apresentado na treeview. Preservando sempre a versão anterior intacta.

11º Passo) O usuário poderá gerar várias versões de manutenção, porém deverá definir qual será a versão oficial, para que o Gerador de Saídas identifique o mesmo, na hora de gerar o arquivo TXT definitivo, a ser enviado para o MEC. A forma de definir a versão oficial, é selecionando a mesma e clicando no botão “XML oficial”.

12º Passo) Será permitido excluir todos os arquivos de Manutenção gerados, com exceção do arquivo Base. Para tal, deverá ser selecionada a versão e clicar no botão “Excluir arquivo”.

13º Passo) Uma vez definido  Definido o arquivo XML oficial, iremos partir para a geração do o usuário poderá gerar o arquivo txt que será enviado para o MEC. Sendo assim, mudaremos o módulo em questão, ou seja, de “Educacional” iremos para Para a geração do arquivo o usuário deverá acessar o módulo “Integração” , e neste acessaremos o seguinte e a funcionalidade disponível no menu: “Gerador de Saídas” -> “Layouts”. Caso Nos casos em que o Layout “Educacenso” ainda não tenha sido importado o Layout “Educacenso”, o usuário deverá fazê-lo por meio do menu anexo à própria visão de Layouts, sendo este: “Processos” -> “Importar Layout”.

14º Passo) Uma vez importado, clicamos no layout a ser gerado, e executamos Após importação do layout, deve-se executar a geração por meio do menu anexo à própria visão de Layouts, sendo este: “Processos” -> “Geração de Saídas”.

15º Passo) Este processo irá requerer três parâmetros, sendo eles: Código coligada, código filial e ano base.

O conteúdo destes campos será por exemplo:  1 para código coligada, 1 para código filial e 2015 para ano base. O arquivo final será gerado em uma pasta de nome “saídas” criada no mesmo diretório da aplicação, no seguinte formato de nome :

EducaCenso-AAAAMMDDhhmmss, onde, AAAA (ano), MM (mês), DD(dia), hh(hora), mm(minutos), ss(segundos).

Exemplo: EducaCenso-20150720115856

 

Vídeo

  • Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.

** Canal do youtube e software de vídeoem definição.

 

Título do Vídeo:

Disponibilizado pelo Marketing.

Introdução:

Disponibilizado pelo Marketing.

Passo a Passo:

Capturar diretamente do sistema.

Finalização:

Disponibilizado pelo Marketing.