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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

Datasul

Módulo

Framework

Segmento Executor

Tecnologia

Projeto1

PDR_LD_FRW001

IRM1

PCREQ-3617

Requisito1

PCREQ-6063

Subtarefa1

PDR_LD_FRW001-84

Release de Entrega Planejada

12.1.8

Réplica

Não se aplica.

País

(X) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

Não se aplica.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 


Objetivo

 

Fornecer uma alternativa de como as alterações realizadas no Identity são sincronizadas com o Datasul quando estes estiverem integrados.

Atualmente, após ativar a integração entre Identity e Datasul, operações de provisionamento como habilitar um usuário para utilizar o Datasul, inclui-lo em um grupo de segurança do Datasul ou atribuir um item de menu ao mesmo são executadas exclusivamente no Identity, sendo necessário replicar estas alterações no Datasul para manter a consistência dos dados.

Esta replicação se dá com o Identity "empurrando" (modo push) as alterações para o Datasul através de requisições HTTP usando o padrão REST. Como o Identity localiza-se na "nuvem", torna-se imprescindível que o Datasul esteja acessível a partir da internet, o que obriga aos clientes exporem o servidor de aplicação do Datasul.

Obviamente, esta exposição exige um cuidado maior com segurança de acesso (ajustes das políticas de acesso com liberação de portas especificas no firewall, por exemplo), o que nem sempre é possível ou aceitável pelos clientes. Neste cenário, a alternativa é fazer com que o Datasul consulte o Identity, "puxando" (modo pull) as alterações realizadas e efetivando-as do seu lado.


Definição da Regra de Negócio

 

O novo modelo de sincronização, em oposição à atual técnica de pushing (empurrar, em português), utiliza a técnica de pulling (puxar), que consiste em requisições periódicas do Datasul ao Identity, com o objetivo de consultar uma fila de operações pendentes. Havendo itens nesta fila, o Datasul as recupera, efetivando-as no banco de dados. Por fim, sinaliza para o Identity que a operação foi replicada com sucesso, e este remove a operação pendente da fila.

As operações realizadas no Identity serão encaminhadas para duas filas: do de aplicativo e de usuários. A fila de aplicativos aplicativo conterá operações como:

  • Criação de papel (grupo de segurança) no aplicativo;
  • Alteração de papel do aplicativo;
  • Eliminação de papel do aplicativo;
  • Habilitar consulta rápida ou item de menu no papel do aplicativo;
  • Desabilitar consulta rápida ou item de menu no papel do aplicativo.

A fila de usuários conterá operações como:

  • Associar (provisionar) um usuário ao aplicativo;
  • Desprovisionar um usuário do aplicativo;
  • Associar um usuário a um papel do aplicativo;
  • Desassociar um usuário de um papel do aplicativo;
  • Associar uma empresa do aplicativo a um usuário;
  • Desassociar uma empresa do aplicativo de um usuário.

Em relação a fila de usuários, será possível consultar previamente a lista de usuários que possuem operações pendentes no Identity. Com esta lista, o Datasul poderá buscar apenas as operações de um usuário específico, quando necessário.

A recuperação das operações pendentes nas filas ocorrerá de duas formas:

  • Periodicamente, em intervalos de 15 segundos para a fila do aplicativo, e intervalos de 30 segundos, para a fila de usuários;
  • Quando o usuário acessar o Datasul;

A recuperação periódica iniciará assim que o servidor de aplicação do Datasul (JBoss) for iniciado, caso o modo "pull" esteja ativado. Os valores dos intervalos são sugestões iniciais, que podem ser alteradas pelo usuário administrador. Serão recuperadas as operações de ambas as filas. Ao recuperar as operações da fila de usuários, serão trazidas de todos os usuários.

A recuperação das operações no momento do acesso ao Datasul também se dará para ambas as filas. Entretanto, para a fila de usuários, serão consideradas apenas as operações do usuário que está acessando o Datasul.

A ativação do modo "pull" se dará, primeiramente, pela configuração do aplicativo no Identity, o qual passará a enviar as operações para as filas citadas, em vez de fazer requisições diretas ao Datasul. No lado do Datasul, a ativação do modo "pull" se dará ocorrerá atualizando as configurações realizadas no Identity através do Fluig Configurator, pelo recurso "one click configuration". Com isso, o serviço de busca das operações é iniciado, respeitando a periodicidade definida.

O serviço de busca das operações, no lado do Datasul, pode ser interrompido a qualquer tempo, editando o parâmetro correspondente no Fluig Configurator. Porém, isso não altera a parametrização do lado do Identity, que continuará enfileirando as operações realizadas. Para desativar o modo "pull" no Identity, será necessário alterar o parâmetro correspondente nas configurações do aplicativo. Em contrapartida, a desativação do modo "pull" do lado do Identity, fará com que as operações sejam enviadas diretamente ao Datasul (modo "push"), que as receberá sem maiores problemas, enquanto, paralelamente, o serviço de busca de operações se manterá ativo, fazendo pesquisas periódicas sem trazer qualquer dado.

<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

Opcional

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 


[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

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