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Objetivo

O módulo Gestão de Contratos gerencia os contratos de compras e vendas que a empresa mantém com seus fornecedores e clientes possibilitando controlar e acompanhar todos os processos de contratação de produtos e/ou serviços detalhando suas especificações:

  • Controle dos indicadores econômicos que serão aplicados nos contratos e das cauções de negociações comerciais.
  • Manutenção dos valores dos índices financeiros que serão utilizados nos cálculos de reajustes de contratos, correção de valores caucionados, composição de fórmulas de reajustes etc.
  • Controle dos tipos de contratos de compras e vendas existentes na empresa que serão utilizados para definir os descritivos dos contratos.
  • Controle das revisões dos contratos de compras e vendas vigentes conforme a necessidade da geração dos reajustes contratuais em um período definido ou composto por diversos índices.
  • Controle das planilhas que definem o detalhamento de um contrato, ou seja, os itens contidos nele (produtos ou serviços do contrato).
  • Controle de cauções negociadas no contrato para assegurar o cumprimento das obrigações dos fornecedores ou clientes junto à empresa (recebimento, troca, baixa e abatimento de cauções).
  • Cadastramento das multas contratuais e fórmulas de cálculo utilizadas pelas medições de planilhas de contratos.
  • Geração e controle de cronogramas financeiros que apresentam o montante do contrato dividido em parcelas por período, provendo ao departamento financeiro uma forma de planejar o desembolso que ocorrerá.
  • Geração de cronogramas físicos que possibilita controlar o desembolso financeiro baseado na estrutura física do contrato, permitindo o planejamento físico dos gastos e a automatização da medição do contrato.
  • Geração de cronogramas contábeis relacionados às parcelas dos contratos de compras e vendas para agilizar a contabilização das despesas ou receitas, permitindo a apropriação contábil das parcelas que contém períodos diferentes das datas previstas no cronograma financeiro.
  • Acompanhamento dos contratos por meio de medições indicando os percentuais (quantidades) realizados ou recebidos dos fornecedores/clientes e seus respectivos valores. Assim, possibilita automatizar o processo de compra ou venda.
  • Controle das alterações dos contratos por meio de revisões mantendo uma cópia das informações originais.
  • Aprovação das revisões dos contratos.
  • Controle de Alçada por níveis de hierarquia na aprovação das medições de contrato.

Na página principal da rotina, estão disponíveis as opções:

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelFluxos

Fluxo Operacional

 

Fluxo de Integração

Card
defaulttrue
id2
labelIntegrações

Gestão de Contratos e Compras

A integração com o módulo de Compras contempla a administração de informações atribuídas aos cadastros de Solicitantes, Compradores, Aprovadores, Grupos de Compras, Grupos de Aprovação, Solicitações de Compras, Pedidos de Compras etc.


Gestão de Contratos e Estoque e Custos

Possibilita o controle de materiais movimentados e armazenados, além, da administração do custo que abrange este processo.


Gestão de Contratos e Faturamento

A integração contempla agilizar as funcionalidades acerca de processos que envolvem a geração de receita, emissão de documentos de saída, relacionamento com departamento Fiscal, emissão de faturas/duplicatas, geração de contas a receber, controle de orçamentos, carteira de pedidos etc.


Gestão de Contratos e Financeiro

Permite o acompanhamento de eventos que resultam na entrada ou desembolsos de recursos pelo uso do Fluxo de Caixa e que possibilita ao administrador a tomada de decisões em tempo real, garantindo assim, o controle de títulos e valores de clientes e de fornecedores.


Gestão de Contratos e Contabilidade

Proporciona automação completa no controle dos lançamentos contábeis, bem como, atende o Regime de Competência dos Exercícios Contábeis de acordo com a Legislação vigente. Entre os diversos instrumentos utilizados pela administração, é importante destacar o papel da Contabilidade para captar, registrar, acumular, resumir, medir e interpretar os fenômenos que afetam a situação patrimonial, financeira e econômica de qualquer empresa, seja qual for seu ramo de atividade ou sua forma jurídica.


Gestão de Contratos e Gestão de Serviços

A Integração Gestão de Contratos com Gestão de Serviços atende as necessidades resultantes da prestação de Serviço de Locação de Equipamentos. A integração consolida a geração da base instalada e a ordem de serviço para instalação da base de forma automática no Gestão de Serviços sempre que um contrato com um ou mais itens da planilha, configurados para gerar base instalada, tiver seu status alterado para vigente.


Gestão de Contratos e Planejamento e Controle Orçamentário

Ocorre por meio das rotinas Planilhas, Aprovação de Revisõese Medições/Entregas e tem como objetivo efetuar as atualizações automáticas do controle orçamentário nos processos de manutenção das planilhas e contratos.

Card
id3
labelCalendário Contábil

Atende o processo de fechamento contábil e permite que o usuário da contabilidade faça também o bloqueio da movimentação nos módulos de Compras, Estoque e Custos e Gestão de Licitações de forma unificada, garantindo assim a sua integridade.

O sistema possui como funcionalidade de bloqueio de período o parâmetro MV_ATFBLQM e o bloqueio pelo calendário contábil complementará esse mecanismo.

As funcionalidades do ativo serão bloqueadas da seguinte forma:

ParâmetroCalendárioMovimentação
BloqueadoBloqueadoBloqueado
BloqueadoAbertoBloqueado
AbertoBloqueadoBloqueado
AbertoAbertoAberto

No módulo de Gestão de Contratos, as rotinas bloqueadas e datas de referência para bloqueio são:

DescriçãoData de Referência para bloqueio
CauçãoData de Cadastro
ContratoData Prevista
MediçõesData de Execução

 

 

Configurações

O sistema Microsiga Protheus® utiliza em suas rotinas configurações padronizadas ou específicas chamadas de parâmetros. Ele é uma variável que atua como elemento chave na execução de determinados processamentos e, de acordo com seu conteúdo, é possível obter diferentes resultados.
Todas as variáveis são iniciadas pelo prefixo MV_ e agem sobre diversas operações, como por exemplo, o MV_JUROS que define um padrão para a taxa de financiamento negociada com os fornecedores durante a negociação do processo de cotação.
O módulo de Gestão de Contratos utiliza vários parâmetros, sendo que, alguns deles também são comuns a outros módulos e, caso sejam alterados, o novo conteúdo é considerado para todos os envolvidos.
Existem parâmetros que são apenas configurações genéricas, como: configuração de periféricos (impressoras), datas de abertura, nomenclaturas de moedas etc.

Informações
titleNota

Os parâmetros iniciados com números, após o prefixo MV_, devem ser consultados no item #.
O conteúdo dos parâmetros pode ser alterado na rotina Parâmetros do módulo Configurador.

 

Os parâmetros utilizados no módulo de Gestão de Contratos do Microsiga Protheus® são:

 

Atualizações

As opções de Menu disponíveis são:

Cadastros

Produtos

    • Unidade de Medida
    • Grupos
    • Produtos
    • Indicadores
    • Complementos

Movimentações

    • Tipos de Entrada e Saída

Segurança

    • Permissões
    • Documentos X Situações
    • Aprovadores
    • Grupos de Aprovação

Financeiro

    • Condição de Pagamento
    • Naturezas
    • Moedas
    • Bancos
    • Índices Econômicos
    • Histórico de Índices

Contábeis

    • Centros de Custo
    • Lançamentos Padrões

Compra e Venda

    • Fornecedores
    • Clientes
    • Vendedores
    • Localização Física

Tipos

    • Contratos
    • Planilhas
    • Cauções
    • Descontos
    • Documentos
    • Ocorrências
    • Paralisações
    • Revisões
    • Multa e Bonificação

Fórmulas

Messenger

Bando do Conhecimento

Contratos

Manutenção

Cauções

Documentos

Avaliações

Medições

Aprovações

Compras

Vendas

Financeiro

 

Consultas

As opções de Menu disponíveis são:

 

Relatórios

As opções de Menu disponíveis são: