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  • Nova Integração HCM X TSA

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NTEGRAÇÃO HCM X TSA

Contexto de negócio (Introdução)

O objetivo é integrar os módulos de Folha de Pagamento e Controle de Frequência do produto TOTVS Linha Datasul HCM ao TOTVS Segurança e Acesso (TSA), para permitir controlar o acesso dos funcionários por meio do horário de trabalho, horas extras, troca de turno e situações de afastamento. Também receber as marcações feitas em dispositivos de ponto adaptados à Portaria 1510 e dispositivos de refeição.

A importância dessa integração é que, conforme determinação da Portaria 1510, os dispositivos de ponto não podem mais impedir a entrada do funcionário por qualquer razão, então o controle será realizado pelo acesso.

 

Sistemas Envolvidos

Descrição dos sistemas envolvidos no contexto de negócio (e que serão envolvidos na integração).

  • TOTVS Datasul HCM - Módulos Folha de Pagamento e Controle de Frequência
  • TSA (TOTVS Controle de Acesso)

Integração

A integração viabiliza a comunicação de dados entre o HCM e o Controle de Acesso TOTVS (TSA) por intermédio de Webservice. Ela é necessária quando são utilizados os módulos de Folha de Pagamento e Controle de Frequência do HCM e for adquirido o Controle de Acesso da TOTVS (TSA). Este novo modelo foi proposto para substituir a que utiliza as camadas EAI e ESB. Segue abaixo as melhorias a que se propõe:

  • Simplificação do processo de implantação
    • Não utiliza mais as camadas EAI e ESB.
    • Utilização agendamento RPW (ferramenta padrão do Datasul).
  • Melhoria no Monitoramento
    • Ferramentas que auxiliam na identificação e resolução de problemas ocorridos na integração.
  • Melhoria na performance
    • Não necessita de controle de dependência
    • Integra somente informações que impactam no TSA

Arquitetura (Tecnologia):

Premissas:

  • Para realizar o processo de integração entre os produtos é necessário primeiramente realizar o processo de carga de informações para popular a base de dados do TSA com informações iniciais.
  • Processo de integração ocorre:
    • Carga: Síncrono (Online)/Assíncrono (Batch)
    • Movimentação: Assíncrono (Batch)
    • Integração Marcações do TSA para Datasul HCM: Assíncrono (Batch)
  • Deve ser configurado um servidor RPW para a realização de processos Assíncronos.  

Limitações:

  • A integração de turno é a única que não é automática, a cada alteração de turno/jornada e intervalos é necessário realizar a integração de turno através do botão Atualizar na pasta Turma do programa FP1400 - Manutenção de turnos ou através do programa FP1404 - Atualização do Turno Controle de Acesso.

 

 

Escopo

A integração é composta por quatro etapas principais:

  • Configuração: necessário a configuração da integração atráves do programa de monitor (botão Configuração) informar como será realizada a carga, qual o servidor RPW
  • Carga 
  • Movimentação
  • Monitoramento

 

 

 

Fluxo da integração para o processo de Carga:

Image Added

Fluxo da Integração para o processo de Movimentação:

Image Added

Fluxo da Integração para o Processo do Integrador de Movimentos (agendamento RPW):

Image Added

No fluxo, o  "Realizar Movimentação" ocorre no dia-a-dia através dos processos normais de  folha A integração dos processos de folha de pagamento e controle de frequência ocorrem através dos seguintes . A seguir quadro  com a relação de programas executados na linha Datasul HCM que geram movimentos para integração com TSA

Programa

Descrição do Programa

Movimentos Tipo de Informação Gerados

PE7120

Manutenção Regras para Exceção Funcionário (REP)

24 - Exceção REP

FP0560

Manutenção Estabelecimento

9 - Estabelecimento

FP0660

Manutenção Centros de Custo

7 - Centro de Custo                             

FP0800

Manutenção Plano de Lotação

1 -  Unidade de Lotação

FP0780

Manutenção Unidade de Lotação

1 -  Unidade de Lotação

FP0720

Manutenção Cargo

2 - Cargo/Nível

FP1420

Manutenção Pessoa Jurídica

5 - Pessoa Jurídica

FP1440

Manutenção de Pessoa Física

2      - Pessoa Física

23 – Imagem Pessoa Física

FP0840

Manutenção Prestador de Serviço

10 - Prestador de Serviço

FP0060

Manutenção Situações

11 - Situação de Afastamento

FP1930

Manutenção Localidade

3 - Localidade

FP1400

Manutenção Turno de Trabalho

6 - Turno Escala    
26 -Feriado Turno Localidade                          

FP1930B

Feriados por Localidade

8 - Feriados                                    

FP1200

Manutenção Feriados Nacionais

8 - Feriados                                    

FP1500

Manutenção Funcionários

12 - Funcionário

FP1510

Manutenção Funcionários Contratos Especiais

12 - Funcionário

FP1350

Alteração Individual de Lotação (Unidade de Lotação, Centro de Custo, Turno e Localidade)

13 - Histórico Lotação                                                   
15 - Histórico Localidade                       
16 - Histórico Turno
17 - Histórico de Centro de Custo                        

FP1300

Altera Unidade de Lotação coletiva

13 - Histórico Lotação                                                   
   

FP1310

Altera lotação Centro de Custo coletiva

17 - Histórico Centro de Custo                  

FP1360

Alteração de Lotação/Turno

16 - Histórico Turno

FP1390

Alteração de Localidade coletiva

15 - Histórico Localidade

FP1600

Histórico Situação de Afastamento

18 - Histórico Afastamento

FP1620

Manutenção Salários – Individual

14 - Histórico Cargo                            

FP1840

Transferência de Funcionário de estabelecimento e empresa

12 - Funcionário                                

FP1850

Transferência Coletiva de Funcionário

12 - Funcionário                                

FP8340

Elimina Alterações Salariais do Período

14 - Histórico Cargo  

FP1920

Eliminação Coletiva Calendário

21 - Exceção - Calendário Func/Localidade

FP1940

Manutenção Calendário Localidade

21 - Exceção - Calendário Func/Localidade

pe3000

Manutenção Autorizações

19 - Exceção - Autorização

PE3040

Geração Coletiva de Autorizações

19 - Exceção - Autorização

PE3030

Importa Autorização Horas

19 - Exceção - Autorização

PE3050

Eliminação Coletiva de Autorizações

19 - Exceção - Autorização

PE3100

Altera Jornada de Trabalho

20 - Exceção - Alteração Jornada

PE3120

Alteração Coletiva Jornada Trabalho

20 - Exceção - Alteração Jornada

PE3140

Eliminação Alteração Coletiva Jornada Trabalho

20 - Exceção - Alteração Jornada

PE3900

Empréstimo Turno/Turma/Intervalo

25 - Empréstimo de Turno

PE3910

Empréstimo Coletivo Turno/Turma/Intervalo

25 - Empréstimo de Turno

PE3930

Eliminação empréstimo coletiva Turno

25 - Empréstimo de Turno

PE1940

Manutenção Calendário Funcionário

21 - Exceção - Calendário Func/Localidade

PE1920

Eliminação calendário funcionário

21 - Exceção - Calendário Func/Localidade

PE3130J

Calendário Funcionário via Acerto de Divergências

21 - Exceção - Calendário Func/Localidade

FR5030

Gera Programação Rescisão

12 - Funcionário

FR5040

Manutenção de Programação de Rescisão

12 - Funcionário

FR0040

Manutenção de Programação de Férias

18 - Histórico Afastamento                      

FR0340(FR0300)

Geração de Programação de Férias Coletivas

18 - Histórico Afastamento                      

RS0745(RS0027)

Gerar pessoa física

4 - Pessoa Física

Como são os processos os que serão integrados, mas com uma visão geral e não só o ponto de integração caso contrário a homologação [ou outro que pegar o documento] não saberá do que se trata no sistema vertical, de forma sucinta, como funciona e o(s) ponto(s) de integração.

 

Citar a responsabilidade de cada produto.

 

Descrever com mais detalhes sobre o que será integrado (mas não ser especialista nas entidades/processos, pois suas particularidades serão descritas posteriormente) incluindo diagramas, prints, imagens, etc o que for interessante para auxiliar o entendimento.

 

Interessante aqui a inclusão de diagramas, imagens, lógicas, fluxo(s) do(s) processo(s) o que considerar interessante e agregador ao documento e ao escopo.

Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

Relacione quais são os pré-requisitos (técnicos ou de negócio) para a integração. Este tópico não deve incluir informações da implantação normal do módulo, mas apenas informações específicas da integração. É como se este tópico já partisse do princípio que o módulo que será integrado já está normalmente instalado.

 

Entre os tópicos deste tópico podemos citar:

  • Versões mínimas de produtos.
  • Módulos ou programas que geram informações necessárias a integração. Muitas vezes a integração partirá de informações que somente são trabalhadas em um determinado programa ou processo, que deverá estar em uso no cliente.
  • Ferramentas que são necessárias a integração, como: EAI, ESB, servidor de WebService etc.
  • Aspectos legais nos quais as partes envolvidas na integração devem estar inseridas, caso as informações envolvidas sejam utilizadas para o cumprimento de alguma lei específica.
  • Requisitos de hardware ou Software, como servidores, link de internet, capacidade de armazenamento e memória, sistema operacional.

Instalação/Atualização

Este tópico tem por objetivo orientar a instalação da integração, visando o seu funcionamento completo. Instalação de produtos ou ferramentas necessárias podem referenciar outros documentos existentes, desde que estejam disponíveis no repositório de documentação da TOTVS ou sejam enviados junto com o documento da integração em si. As informações mínimas necessárias para teste tópico são:

  • Procedimentos que devem ser observados quando um dos produtos for atualizado.
  • Configuração necessária que deve ser realizada em arquivos de configuração ou programas de parâmetros etc.
  • Arquivos diversos que devem ser mantidos em determinados locais para o funcionamento da integração, exemplo: xml, xsd.
  • Atualizações necessárias em banco de dados ou instruções para que elas sejam feitas.
  • Processos, módulos ou programas que precisam ser instalados ou atualizados. Deve ser definida a versão mínima necessária dos programas envolvidos.
  • Ferramentas, servidores ou serviços que precisam ser disponibilizados e configurados, o que pode gerar necessidade de novo hardware ou aumento de capacidade. Exemplo: serviço de WebService.
  • Instruções para habilitar a comunicação da ferramenta EAI entre as partes, quais rotas devem ser definidas ou como as transações devem ser habilitadas.

 

Observação: evite o uso de Prints de telas, facilitando, assim, o trabalho de tradução e versionamento deste documento.

Controle de Versão

O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.

Suporte

O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos RM Conector e Backoffice Protheus estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.

Fluxo das Informações

 

Para cada fluxo de informação descreva, se necessário, alterações de comportamento que o respectivo produto irá sofrer. Por exemplo: quando o Logix recebe o PEDIDO de OUTRO ERP, este pedido não poderá ser alterado no Logix.

Liste quais as entidades integradas e como é o mapeamento entre as diferentes estruturas. Por exemplo: Classe no sistema A vira categoria no sistema B, o campo X é refletido no campo Y etc.

Liste quais transações/operações a integração fará com as entidades relacionadas. Exemplo: Insert de PEDIDO, Insert, update de ITEM, buscar saldo em estoque do ITEM no dia X ou buscar dados do FUNCIONÁRIO.

Cadastros

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

 

Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.

Processos

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

<Transação/Processo>

Tipo de Fluxo: Protheus -> RM

Mensagem: Request_1_000

Versão: 1.000

Descrição de todo o comportamento e funcionamento do processo. Breve contexto, origem, regras, integração (geração da mensagem, envio, recebimento no destino), o quê supostamente irá ocorrer no destino, retorno, impacto, consequências, o que foi afetado, como conferir, validar, etc o retorno.

 

Acrescentar um diagrama do processo.

A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (desta integração) de acordo com cada marca

 

Notas:

Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

 

Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita. 

Limitações / Restrições Gerais

Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:

  • ERP1 envia ITEM cadastrado para o ERP2

ERP1 somente enviará o ITEM se este estiver em uma das famílias cadastradas no parâmetro FAMILIA_INTEGRACAO.

 

Se o tipo de valorização do estoque for FIFO.

  • ERP2 envia PEDIDO cadastrado para o ERP1

O pedido recebido no ERP1 vindo do ERP2 estará bloqueado para alteração.

 

Situações comuns (opcional)

Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.

Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.

Exemplo 1:

Tratamento de erros de integração (Produto A)

 

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

 

Tratamento de erros de integração (Produto B)

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

 

 

Exemplo 2:

Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:

Exemplo:

Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração

Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:

-------------------------------------------------------------------------------

WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw

ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51

-------------------------------------------------------------------------------

 

Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService. 

Checklist de suporte da aplicação

Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.

Instalação/Configuração

Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.

 

Checklist de Verificações:

Relacione itens de verificações para que o atendente possa:

  • Identificar o funcionamento da integração;
  • Identificar a ocorrências de problemas;
  • Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
  • Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio.

Anexos