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  • Nova Integração HCM X TSA

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TEGRAÇÃO HCM X TSA

Contexto de negócio (Introdução)

O objetivo é integrar os módulos de Folha de Pagamento e Controle de Frequência do produto TOTVS Linha Datasul HCM ao TOTVS Segurança e Acesso (TSA), para permitir controlar o acesso dos funcionários por meio do horário de trabalho, horas extras, troca de turno e situações de afastamento. Também receber as marcações feitas em dispositivos de ponto adaptados à Portaria 1510 e dispositivos de refeição.

A importância dessa integração é que, conforme determinação da Portaria 1510, os dispositivos de ponto não podem mais impedir a entrada do funcionário por qualquer razão, então o controle será realizado pelo acesso.

 

Sistemas Envolvidos

Descrição dos sistemas envolvidos no contexto de negócio (e que serão envolvidos na integração).

  • TOTVS Datasul HCM - Módulos Folha de Pagamento e Controle de Frequência
  • TSA (TOTVS Controle de Acesso)

Integração

A integração viabiliza a comunicação de dados entre o HCM e o Controle de Acesso TOTVS (TSA) por intermédio de Webservice. Ela é necessária quando são utilizados os módulos de Folha de Pagamento e Controle de Frequência do HCM e for adquirido o Controle de Acesso da TOTVS (TSA). Este novo modelo foi proposto para substituir a que utiliza as camadas EAI e ESB. Segue abaixo as melhorias a que se propõe:

  • Simplificação do processo de implantação
    • Não utiliza mais as camadas EAI e ESB.
    • Utilização agendamento RPW (ferramenta padrão do Datasul).
  • Melhoria no Monitoramento
    • Ferramentas que auxiliam na identificação e resolução de problemas ocorridos na integração.
  • Melhoria na performance
    • Não necessita de controle de dependência
    • Integra somente informações que impactam no TSA

Arquitetura (Tecnologia):

Premissas:

  • Para realizar o processo de integração entre os produtos é necessário primeiramente realizar o processo de carga de informações para popular a base de dados do TSA com informações iniciais.
  • Processo de integração ocorre:
    • Carga: Síncrono (Online)/Assíncrono (Batch)
    • Movimentação: Assíncrono (Batch)
    • Integração Marcações do TSA para Datasul HCM: Assíncrono (Batch)
  • Deve ser configurado um servidor RPW para a realização de processos Assíncronos.  

 

Escopo

O escopo deste documento é o detalhamento da integração parte produto TOTVS Datasul HCM. Para maiores detalhes sobre o TSA consulte o Guia de Instalação da release mais recente no link http://fluig.totvs.com/portal/p/10097/socialdocs/tsa-community

Responsabilidade dos Produtos:

  • TOTVS linha Datasul HCM: integrar as movimentações realizadas na folha de pagamento e controle de frequência e importar marcações integradas pelo TSA para o sistema Controle de Frequência.
  • TOTVS Seguraça e Acesso (TSA): controlar acesso através de informações integradas e integrar as marcações de ponto para o TOTVS linha Datasul HCM.

Fluxo da integração para o processo de Carga:

Fluxo da Integração para o processo de Movimentação:

Fluxo da Integração para o Processo do Integrador de Movimentos (agendamento RPW):

No fluxo, o  "Realizar Movimentação" ocorre no dia-a-dia através dos processos normais de  folha de pagamento e controle de frequência. A seguir quadro  com a relação de programas executados na linha Datasul HCM que geram movimentos para integração com TSA: 

Programa

Descrição do Programa

Movimentos Tipo de Informação Gerados

PE7120

Manutenção Regras para Exceção Funcionário (REP)

24 - Exceção REP

FP0560

Manutenção Estabelecimento

9 - Estabelecimento

FP0660

Manutenção Centros de Custo

7 - Centro de Custo                             

FP0800

Manutenção Plano de Lotação

1 -  Unidade de Lotação

FP0780

Manutenção Unidade de Lotação

1 -  Unidade de Lotação

FP0720

Manutenção Cargo

2 - Cargo/Nível

FP1420

Manutenção Pessoa Jurídica

5 - Pessoa Jurídica

FP1440

Manutenção de Pessoa Física

2      - Pessoa Física

23 – Imagem Pessoa Física

FP0840

Manutenção Prestador de Serviço

10 - Prestador de Serviço

FP0060

Manutenção Situações

11 - Situação de Afastamento

FP1930

Manutenção Localidade

3 - Localidade

FP1400

Manutenção Turno de Trabalho

6 - Turno Escala    
26 -Feriado Turno Localidade                          

FP1930B

Feriados por Localidade

8 - Feriados                                    

FP1200

Manutenção Feriados Nacionais

8 - Feriados                                    

FP1500

Manutenção Funcionários

12 - Funcionário

FP1510

Manutenção Funcionários Contratos Especiais

12 - Funcionário

FP1350

Alteração Individual de Lotação (Unidade de Lotação, Centro de Custo, Turno e Localidade)

13 - Histórico Lotação                                                   
15 - Histórico Localidade                       
16 - Histórico Turno
17 - Histórico de Centro de Custo                        

FP1300

Altera Unidade de Lotação coletiva

13 - Histórico Lotação                                                   
   

FP1310

Altera lotação Centro de Custo coletiva

17 - Histórico Centro de Custo                  

FP1360

Alteração de Lotação/Turno

16 - Histórico Turno

FP1390

Alteração de Localidade coletiva

15 - Histórico Localidade

FP1600

Histórico Situação de Afastamento

18 - Histórico Afastamento

FP1620

Manutenção Salários – Individual

14 - Histórico Cargo                            

FP1840

Transferência de Funcionário de estabelecimento e empresa

12 - Funcionário                                

FP1850

Transferência Coletiva de Funcionário

12 - Funcionário                                

FP8340

Elimina Alterações Salariais do Período

14 - Histórico Cargo  

FP1920

Eliminação Coletiva Calendário

21 - Exceção - Calendário Func/Localidade

FP1940

Manutenção Calendário Localidade

21 - Exceção - Calendário Func/Localidade

pe3000

Manutenção Autorizações

19 - Exceção - Autorização

PE3040

Geração Coletiva de Autorizações

19 - Exceção - Autorização

PE3030

Importa Autorização Horas

19 - Exceção - Autorização

PE3050

Eliminação Coletiva de Autorizações

19 - Exceção - Autorização

PE3100

Altera Jornada de Trabalho

20 - Exceção - Alteração Jornada

PE3120

Alteração Coletiva Jornada Trabalho

20 - Exceção - Alteração Jornada

PE3140

Eliminação Alteração Coletiva Jornada Trabalho

20 - Exceção - Alteração Jornada

PE3900

Empréstimo Turno/Turma/Intervalo

25 - Empréstimo de Turno

PE3910

Empréstimo Coletivo Turno/Turma/Intervalo

25 - Empréstimo de Turno

PE3930

Eliminação empréstimo coletiva Turno

25 - Empréstimo de Turno

PE1940

Manutenção Calendário Funcionário

21 - Exceção - Calendário Func/Localidade

PE1920

Eliminação calendário funcionário

21 - Exceção - Calendário Func/Localidade

PE3130J

Calendário Funcionário via Acerto de Divergências

21 - Exceção - Calendário Func/Localidade

FR5030

Gera Programação Rescisão

12 - Funcionário

FR5040

Manutenção de Programação de Rescisão

12 - Funcionário

FR0040

Manutenção de Programação de Férias

18 - Histórico Afastamento                      

FR0340(FR0300)

Geração de Programação de Férias Coletivas

18 - Histórico Afastamento                      

RS0745(RS0027)

Gerar pessoa física

4 - Pessoa Física

 

 

 

Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

  1. Instalação e configuração do TSA: necessário que o TSA esteja instalado e o serviço iniciado para que possa configurar e iniciar a integração.

  2. Configuração de servidor RPW para Integração das Marcações: configurar um servidor RPW para Integração das Marcações provenientes do TSA para o HCM. Para realização desta configuração acessar a documentação do programa btb012aa no menu do produto TOTVS.

  3. Configuração de servidor RPW para Integração dos Movimentos do HCM para o TSA: configurar um servidor RPW para Integração de Movimentos gerados para o TSA. Para realização desta configuração acessar a documentação do programa btb012aa no menu do produto TOTVS.

  4. Validação de informações para a Carga: o processo de validação de informações tem como objetivo verificar inconsistências na base de dados do cliente. É necessário que estas inconsistências sejam resolvidas para que o processo de carga possa ser realizado. Para executar o processo de validação, deve-se acessar o programa FP8875 - Carga TSA e pressionar o botão “Dispara Validação Informações”. Ao final do processo, este programa emitirá um relatório contendo as inconsistências encontradas. Para maiores detalhes das acões a serem todas acessar o manual de referência do programa FP8875.

  5. Atualização do campo Crachá  TSA (FP1500/FP1510): para que ocorra a integração do crachá do funcionário com o TSA, é necessário que o campo Crachá TSA localizado nos programas Manutenção de Funcionário (FP1500) e Manutenção Funcionário Contrato Especial (FP1510), pasta Lotação, seja atualizado. Este procedimento deverá ser realizado antes do processo de carga/movimentação. Para a realização deste processo, é necessário acessar o programa FP8875 - Carga TSA. Para maiores detalhes sobre procedimento acessar o manual de referencia do programa FP8875.O processo de atualização carga e integração de crachá somente é possível para funcionários. Para prestadores pessoa física, o crachá deverá ser informado no TSA.

  6. Atualização Atualizando Data de Fim de Validade do Prestador de Serviço: com o objetivo de enviar somente os prestadores ativos na carga de prestador de serviço no processo de implantação, é necessário que seja informada o campo Data Fim Validade na Manutenção Prestador e Serviço (FP0840), pasta Cadastrais. O processo de carga considera “Inativo” o prestador que estiver com a data de fim de validade igual ou menor que a data do dia. Exemplo: caso a carga de informação esteja sendo realizada do dia 25/03/2013 e a data fim de validade de esteja cadastrada com o 25/03/2013 ou menor, o sistema não realizada a carga deste prestador para o TSA. 
Importante:
 Atentar para o formato do campo Crachá TSA tanto na atualização do campo Crachá TSA via programa de carga quanto pela admissão do funcionário. Sempre informar o crachá com o formato que ele é utilizado no TSA, por exemplo, se o formato é 8 dígitos, deve ser informado 00000523.
 O processo de atualização carga e integração de crachá somente é possível para funcionários. Para prestadores pessoa física, o crachá deverá ser informado no TSA. Para clientes que utilizam o módulo MSA, é possível exportar os crachás de prestador de serviço pelo programa de carga (prghur/spp/carga_inf_control_aces.r), botão Exportar crachá MSA. O arquivo de exportação conterá tanto os crachás de funcionário quando os crachás de prestador de serviço. Caso já tenha sido realizada a carga de funcionários com os seus devidos crachás pelo processo de integração, ao importar os crachás novamente pelo processo de importação do TSA, se os crachás de funcionários do arquivo de importação forem iguais aos da carga este serão desconsiderados

  1. Atualização de Turnos para Inativos: no TSA, os turnos são utilizados para controlar o acesso de funcionários considerando os períodos de suas jornadas, assim como, é possível restringir acesso a turnos específicos em feriados determinados. Na maioria das empresas, muitos turnos são criados e deixados de utilizar com o passar do tempo ocasionando a carga de informação desnecessária e baixa desempenho no processo de carga de feriados. Para que seja realizada a carga de somente turnos “Ativos” para o TSA, é necessário inativar o Turno pelo programa de Manutenção de Turno Trabalho (FP1400), pasta Gerais, campo Inativo. O processo de carga considera um turno “Inativo” quando este estiver com o campo Inativo marcado, a data da inativação for igual ou inferior ao dia atual e não possuir funcionário relacionado a esse turno. O excesso de intervalos que não são utilizados relacionados as jornadas x turnos que também acarretam em problemas de performance que podem dificultar a integração. Neste caso é necessário criar um novo turno com somente os intervalos mínimos necessário para as jornadas, realizar o processo de transferência dos funcionários para esse novo turno e inativar o turno anterior.

  2. Parametrização de Funcionários Exceção REP: essa funcionalidade permite que funcionários sem vínculo empregatício com a empresa e do tipo contrato especial não sejam enviados para os equipamentos REP. Pelo programa Manutenção Regras para Exceção REP (PE7120) é possível parametrizar os funcionários que serão considerados como Exceção REP no TSA. No momento que é realizada a carga de informação ou atualização de um funcionário, o sistema verifica se este se encaixa nas regras cadastradas e envia um código que indica que o funcionário é do tipo “Exceção REP”, caso contrário, envia um código que indica que o funcionário é do tipo “Funcionário”. Caso a parametrização seja feita posteriormente a implantação a cada alteração da parametrização são enviadas mensagens para atualização de todos os funcionários das empresas que integram com o TSA.

  3. Ajuste da Imagem da Pessoa Física: é possível integrar imagem da pessoa física com o TSA pelo programa de carga e do cadastro de pessoa física (FP1440). No entanto, é necessário o ajuste do arquivo de imagem de pessoas físicas cujo tamanho do arquivo seja maior que 500KB. O programa FP8875 - Carga TSA permite tanto realizar a carga quanto emitir um relatório das imagens que serão integradas com TSA. Neste relatório é possível visualizar as pessoas físicas cujo arquivo de imagem está acima de 500 KB. O processo de carga de imagem não impede a carga de informações para o TSA, entretanto, as imagens que não foram ajustadas para o tamanho de 500KB não serão integradas.

Atenção:

  • A integração está disponível na versão 12.1.10 no produto TOTVS linha Datasul HCM.
  • O TSA deverá estar pelo menos na versão 12.1.9.
  • Caso servidor seja Linux, este não poderá ser configurado com Quantidade de Execuções acima de 1 no programa btb012aa – Manutenção de Servidor de Execução.
  • Atentar para não configurar a empresa no servidor RPW, pois isso acarretará em somente integrar informações daquela empresa. 

 

Instalação/Atualização

Primeiramente realizar a Configuração da Integração, através do acesso ao programa FP8870 - Monitor TSA, botão configuração. Para maiores detalhes acessar o manual de referência deste programa.

Após o processo de configuração pressione botão "Verificar Conexão TSA e RPW" e verificar o status na tela do Monitor. O Status do TSA e do RPW devem estar como ativos para iniciar a integração com TSA . Quadro a seguir demonstra os possíveis Status e suas soluções:

Conexão

Status

Consequência

Solução

TSA

Não Configurado

Movimentos com situação "Retorno com Erro" e o tipo de erro Conexão

Configurar a URL Webservice no programa de configuração.

TSA

Erro Conexão

Movimentos com situação "Retorno com Erro" e o tipo de erro Conexão

Verificar se o serviço do TSA está ativo ou se a URL foi informada corretamente

TSA

Erro HTTPSYS

Movimentos são integrados com o TSA porém o Status do TSA fica com essa informação

Significa que a instalação do PROGRESS está com algum problema. Necessário realizá-la novamente

RPW

Não Configurado

Carga: não é afetada pois a carga é online
Movimentação: os movimentos ficam como aguardando envio. Somente é possível integrar executando o programa manualmente

Selecionar o Servidor RPW no programa de configuração

RPW

Desativado

Carga: não é afetada pois a carga é online
Movimentação: os movimentos ficam como aguardando envio. Somente é possível integrar executando o programa manualmente

Indica que o RPW encontra-se desativado. Necessário ativar para que a integração possa ocorrer com TSA

RPW

Ativo - Sem Agendamento

Carga: não é afetada pois a carga é online
Movimentação: os movimentos ficam como aguardando envio. Somente é possível integrar executando o programa manualmente

Criar agendamento ou para o RPW pois não foi encontrado

RPW

Ativo - Empresa

Somente movimentos da empresa configurada são integrados

Significa que uma empresa foi informada na configuração do RPW.  A empresa não deve ser informada no cadastro do RPW

Após a verificação da ativação da integração é necessário realizar o processo de carga para a atualização inicial das informações na base de dados do TSA.

Acessar  o programa FP8875 - Carga TSA através do botão Carga do programa FP8870 - Monitor TSA ou pelo menu do produto. Para maiores detalhes sobre o funcionamento do programa acessar ao Manual de Referência do programa. 

Atenção:

Para clientes que já utilizam a integração com TSA via EAI/ESB não é necessário realizar o processo de carga, somente selecionar a opção "Realizando Movimentação" no programa de configuração. Após verificar que as informações estão sendo geradas na fila do Monitor,  deverá ser parado o Serviço do ESB. 

 

Controle de Versão

O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.

Suporte

O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos RM Conector e Backoffice Protheus estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.

Fluxo das Informações

 

Para cada fluxo de informação descreva, se necessário, alterações de comportamento que o respectivo produto irá sofrer. Por exemplo: quando o Logix recebe o PEDIDO de OUTRO ERP, este pedido não poderá ser alterado no Logix.

Liste quais as entidades integradas e como é o mapeamento entre as diferentes estruturas. Por exemplo: Classe no sistema A vira categoria no sistema B, o campo X é refletido no campo Y etc.

Liste quais transações/operações a integração fará com as entidades relacionadas. Exemplo: Insert de PEDIDO, Insert, update de ITEM, buscar saldo em estoque do ITEM no dia X ou buscar dados do FUNCIONÁRIO.

Cadastros

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

 

Limitações/Restrições

  • Atentar para o formato do campo Crachá TSA tanto na atualização do campo Crachá TSA via programa de carga quanto pela admissão do funcionário. Sempre informar o crachá com o formato que ele é utilizado no TSA, por exemplo, se o formato é 8 dígitos, deve ser informado 00000523.

  • A URL raiz não é a URL de acesso ao TSA, procure pela JBoss Web Services Console, utilizando a URL do servidor + Porta, conforme abaixo:

  • A execução da carga deve ser realizada seguindo a ordem de informação relacionada no browse do programa de carga.
  • O processo de carga de informações deverá ser realizado uma a uma; cada carga de informação deve ser iniciada e finalizada antes de iniciar a próxima.
  • E antes de iniciar a próxima carga é necessária a conferência da quantidade de informação integrada com o TSA.
  • Este processo de conferência é realizado comparando a quantidade de registros integrados do relatório de carga da informação com a quantidade de registros atualizados da informação no TSA, acessando o Monitor de Integração Informações
  • E a mais adiante um exemplo do relatório de carga com a quantidade de registros enviados para o TSA. A quantidade deverá ser a mesma. Caso contrário o arquivo log do TSA deverá ser consultado para verificar os erros ocorridos. As demais informações estão na linha “Validações Dados” do TSA é deve-se proceder da mesma forma para conferir as quantidades.
  • No caso de Feriados X Dias Não Trabalhados, é necessária uma conferência mais detalhada de informações. Abaixo é demonstrada a tela do Monitor de Consulta com as informações de Dias não trabalhados integrados por dia e com a somatória de localidades e turnos relacionados ao dia.
  • A integração de turno é a única que não é automática, a cada alteração de turno/jornada e intervalos é necessário realizar a integração de turno através do botão Atualizar na pasta Turma do programa FP1400 - Manutenção de turnos ou através do programa FP1404 - Atualização do Turno Controle de Acesso.

Processos

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

<Transação/Processo>

Tipo de Fluxo: Protheus -> RM

Mensagem: Request_1_000

Versão: 1.000

Descrição de todo o comportamento e funcionamento do processo. Breve contexto, origem, regras, integração (geração da mensagem, envio, recebimento no destino), o quê supostamente irá ocorrer no destino, retorno, impacto, consequências, o que foi afetado, como conferir, validar, etc o retorno.

 

Acrescentar um diagrama do processo.

A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (desta integração) de acordo com cada marca

 

Notas:

Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

 

Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita. 

Limitações / Restrições Gerais

Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:

  • ERP1 envia ITEM cadastrado para o ERP2

ERP1 somente enviará o ITEM se este estiver em uma das famílias cadastradas no parâmetro FAMILIA_INTEGRACAO.

 

Se o tipo de valorização do estoque for FIFO.

  • ERP2 envia PEDIDO cadastrado para o ERP1

O pedido recebido no ERP1 vindo do ERP2 estará bloqueado para alteração.

 

Situações comuns (opcional)

  • A URL raiz não é a URL de acesso ao TSA, procure pela JBoss Web Services Console, utilizando a URL do servidor + Porta, conforme abaixo:

  • A execução da carga deve ser realizada seguindo a ordem de informação relacionada no browse do programa de carga.
  • O processo de carga de informações deverá ser realizado uma a uma; cada carga de informação deve ser iniciada e finalizada antes de iniciar a próxima.
  • E antes de iniciar a próxima carga é necessária a conferência da quantidade de informação integrada com o TSA.
  • Este processo de conferência é realizado comparando a quantidade de registros integrados do relatório de carga da informação com a quantidade de registros atualizados da informação no TSA, acessando o Monitor de Integração Informações
  • E a mais adiante um exemplo do relatório de carga com a quantidade de registros enviados para o TSA. A quantidade deverá ser a mesma. Caso contrário o arquivo log do TSA deverá ser consultado para verificar os erros ocorridos. As demais informações estão na linha “Validações Dados” do TSA é deve-se proceder da mesma forma para conferir as quantidades.
  • No caso de Feriados X Dias Não Trabalhados, é necessária uma conferência mais detalhada de informações. Abaixo é demonstrada a tela do Monitor de Consulta com as informações de Dias não trabalhados integrados por dia e com a somatória de localidades e turnos relacionados ao dia.