Histórico da Página
Introdução
O sistema de TOTVS Gestão de Custos 12 utiliza o conceito de “Custeio por Absorção” que visa à apuração dos custos dos produtos ou serviços produzidos pela empresa.
...
Com relação à unidade de produto ou serviço, os cálculos dos custos terão a expressão das unidades de produção pertinentes a cada um dos centros de custos relacionados. Isto significa que, para uma unidade de internação, a referência de custeio se expressará como o custo de uma diária hospitalar ou um paciente-dia, um serviço de diagnóstico à unidade será um exame, enquanto para um ambulatório a unidade de custeio será, por exemplo, uma consulta.
Ambientação
Para acessar o módulo de Gestão de Custos clique na aba TOTVS Linha RM no sistema e em seguida Saúde/Gestão de Custos.
As funcionalidades da barra de ferramentas padrão são:
Incluir: Inclusão de um registro na tela que estiver selecionada. Atalho no teclado: Ctrl + Ins.
Editar: Edição de um registro já salvo que estiver selecionado. Atalho no teclado: Ctrl + Enter.
Excluir: Exclusão de um registro que estiver selecionado. Atalho no teclado: Ctrl + Del.
Atualizar Informações: Atualiza os registros. Tecla no teclado: F5.
Primeiro: Localiza o primeiro registro na tabela da tela que estiver selecionada. Atalho no teclado: Ctrl + Alt + PgUp.
Anterior: Localiza o registro anterior ao atual selecionado na tela. Atalho no teclado: Ctrl + PgUp.
Próximo: Localiza o registro sucessor ao atual selecionado na tela. Atalho no teclado: Ctrl + PgDn.
Último: Localiza o último registro na tabela da tela que estiver selecionada. Atalho no teclado: Ctrl + Alt + PgDn.
Procurar: Aciona um filtro de pesquisa nos registros no qual os parâmetros se diferenciarão de acordo com cada tela. Também exibe a posição do registro selecionado em relação ao total dos registros da tela.
Configurar Colunas: Configura o layout de exibição das colunas e suas informações correspondentes, ocultando-as ou mudando a ordem de exibição.
Exportar: Exporta os dados visualizados para diversos formatos de arquivo, como .CSV, .XLS, .PDF, .XLSX, .TXT, .RTF e publicar na agenda. Essa última opção disponível somente mediante existência de pelo menos uma coluna que tenha como dado o tipo data.
Relatório Simplificado: Gera pré-visualização de um relatório simples para impressão.
Anexos: Anexa vários tipos de dados. Atalho no teclado: Ctrl + A.
Processos: Processa os dados de várias formas. Atalho no teclado: Ctrl + P.
Filtrar: Possibilita incluir, cancelar ou gerenciar os filtros de exibição de registros da tela. Atalho no teclado: Ctrl + F.
Telas de Pesquisa
O botão construtor, ou 3P, representado pelo ícone “Reticências”, é encontrado nas telas que referenciam pré-cadastros, ou seja, telas que utilizam informações que requerem estar previamente cadastradas.
Clique em “Reticências” e a tela de pesquisa abaixo será exibida.
Filtrar por: Os campos que compõe cada cadastro serão listados de acordo com a tela referente em um componente, onde os mesmos poderão ser selecionados para serem usados como parâmetro de pesquisa dentre os registros existentes.
Nesse campo deve ser inserida a informação ou parte dela que será pesquisada, essa informação será pesquisada dentro do campo anteriormente selecionado, e o filtro resultará os registros que a conterem. Para visualizar todos os registros existentes pesquise por “%”.
Importante: Por exemplo, se uma Descrição for inserida para ser pesquisada com o campo Código selecionado como parâmetro de filtro, o algoritmo de busca vai identificar somente o que estiver cadastrado no campo Código e não vai resultar a Descrição informada.
Cada coluna corresponde a um campo que compõe o cadastro em questão.
Cada linha corresponde a um registro do cadastro em questão.