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  • DI - Compras Logix x Portal de Compras Paradigma - WBC

Versões comparadas

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NTEGRAÇÃO <NOME DO REQUISITO> X <VERTICAL/MÓDULO YYY>

Contexto de negócio (Introdução)

Com a integração entre o módulo de Compras do Logix, e o Portal de Compras Paradigma (WBC – Web Business Center), que será responsável pela cotação de itens com diversos fornecedores, é possível agregar volumes de compras para cotação de preço, dentre outras vantagens. A integração proporciona uma automação da área de compras, pois todo o processo de respostas de cotações é realizado pelos próprios fornecedores que já estão cadastrados no portal de compras da Paradigma. Neste portal podem ser feitas avaliações desses fornecedores por outros clientes, como qualidade do produto e prazo de entrega.

  A geração de ordens de compra será realizada no Logix, e serão enviadas para o portal de acordo com a necessidade, para o tratamento pelo portal de compras. O processo de cotação e escolha dos vencedores é realizada no portal, sendo o pedido de compra gerado pelo Logix e posteriormente enviado para o portal de compras da Paradigma, solicitando assim o aceite do Fornecedor vencedor da cotação.

Existe ainda um segundo fluxo nesta integração, onde o comprador pode realizar todo o processo até a geração do pedido de compra dentro do ERP e enviar então apenas o pedido para o portal, solicitando o aceite do Fornecedor.(Necessário Verificar como ficará as tags de cotação que o portal envia quando a cotação é feita pelo portal)

Além da integração de transações de negócio (ordens de compra, cotação e pedido) são integrados uma série de cadastrados

para equalizar os dados utilizados entre os dois sistemas.

Esta integração se dará utilizando Mensagem Única/EAI2 e suas transações como síncronas.

Sistemas Envolvidos

Descrição dos sistemas envolvidos no contexto de negócio (e que serão envolvidos na integração).

  • Suprimentos Logix, módulo de compras.
  • Parceiro - Portal de Compras Paradigma - WBC

Escopo

Descreva, dado o contexto, qual o escopo de atuação da integração. Cite as áreas/perfis de usuários e funções impactadas. Se existe uma parte do contexto de negócio que a integração não tenta resolver, deixe explícito.

 

Defina exatamente o que a integração FAZ, o que ela NÃO FAZ e a sua finalidade.

[O conteúdo poderá estar disponível na ferramenta PMS – Painel de Gestão de Projetos, opção Plano do Projeto]

 

Como são os processos os que serão integrados, mas com uma visão geral e não só o ponto de integração caso contrário a homologação [ou outro que pegar o documento] não saberá do que se trata no sistema vertical, de forma sucinta, como funciona e o(s) ponto(s) de integração.

 

Citar a responsabilidade de cada produto.

 

Descrever com mais detalhes sobre o que será integrado (mas não ser especialista nas entidades/processos, pois suas particularidades serão descritas posteriormente) incluindo diagramas, prints, imagens, etc o que for interessante para auxiliar o entendimento.

 

Interessante aqui a inclusão de diagramas, imagens, lógicas, fluxo(s) do(s) processo(s) o que considerar interessante e agregador ao documento e ao escopo.

Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

Versões mínimas de produto Logix:

  • Logix – Versão 12 ;
  • Pacote de liberação - 12.1.12;

Pré-requisitos:

Instalação/Atualização

Configuração das transações do EAI Logix:

 

  • Executar o programa EAI10000 (Monitor EAI)
    • Acesse o menu Configuração > Aplicativo Hospedeiro. Clique no botão “Buscar novos adapters” para carregar os adapters existentes no RPO, de acordo com as novas configurações. Lembrando que os adapters são as funções responsáveis pelo tráfego de mensagens entre os sistemas.
    • Acesse o menu Configuração > Aplicativos Externos. Clique no botão “Incluir” e na opção “Configuração”:
      • Selecione a Classe Canal “EAIChannelParadigma”
      • Informe a “url” do webservice da Paradigma
      • Preencha o campo “textformat” com 1
      • Clique em “Confirmar” na tela de Configuração e na tela de criação do Aplicativo Externo

Acesse novamente o menu Configuração > Aplicativo Hospedeiro. Clique no botão “Modificar” e no ícone referente as “Rotas” de cada uma das mensagens abaixo, para habilitar o trafego das mensagens entre os webservices do Logix e da Paradigma

 

Informação enviada

Transação

Versão

Sentido Mensagem

Ordem de Compra

request

1.008

Envia ordem de compra

Cotação

quotation

1.002

Recebe cotação

Pedido de Compra

order

3.003

Envia pedido de compra/ Recebe confirmação do aceite do fornecedor

Cancelamento ordem de compra

cancelrequest

1.000

Recebe cancelamento da integração

Fornecedor

customervendor

2.000

Envia / recebe

Empresa

company

2.001

Envia

Transportador

carrier

2.000

Envia

Item (Produto)

item

3.001

Envia

Relacionamento item (produto) x Fornecedor

productsupplierrelationship

2.003

Envia

Moeda

currency

2.000

Envia

Usuário (Comprador)

user

4.002

Envia

Condição de Pagamento

paymentcondition

2.001

Envia

Datasul

Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.

Logix

Parâmetros gerais:

 Utiliza a integração com Portal de Compras Paradigma

→ Conversor: SUP01685

→ LOG00086 (Parâmetros) – utiliza_portal_paradigma– (“N”)

Parâmetro que indica se serão integrados com o Portal de Compras Paradigma os dados dos cadastros de Unidade de Medida, Fornecedor, Estabelecimento, Transportador, Item (Produto), Relacionamento Item

(Produto) x Fornecedor, Moeda, Usuário e Condição de Pagamento.

Para que a integração entre o Logix e o Portal Paradigma funcione, este parâmentro deverá estar habilitado.

 

Permite recebimento para pedidos recusados pelo fornecedor no Portal?

→ Conversor: SUP01726

→ LOG00086 (Parâmetros) – permite_rec_ped_recus_portal– (“1”)

Opções:

1 - Bloqueia recebimento: Realiza o bloqueio no recebimento manual (SUP3760) e importações Totvs Colaboração (SUP34203), Importação de notas (SUP0552), EDI (SUP0001).

2 - Alerta no recebimento manual: Emite um alerta no recebimento manual (SUP3760) somente, para as demais rotinas realiza o bloqueio.

3 - Não considera: Não considera a recusa de pedido do Portal, permite incluir nota fiscal normalmente, manual (SUP760) e importações Totvs Colaboração (SUP34203), Importação de notas (SUP0552), EDI (SUP0001).

 

Parâmetros por Fornecedor:

 Efetuar comunicação via Portal de Compras?

→ VDP10000 – folder Fornecedor > Comunicação (SUP20132)

Este parâmetro é gravado na tabela “sup_par_fornecedor”, parâmetro “forn_portal_compras” parâmetro_booleano = “S”.

Este parâmetro estará visível na tela de Comunicação apenas quando o parâmetro geral “utiliza_portal_paradigma” estiver habilitado.

A partir do momento que o parâmetro “forn_portal_compras” estiver habilitado para o fornecedor, toda modificação, ou carga inicial, ele será integrado com o Portal de Compras. 

Protheus

Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.

RM

Insira aqui as informações pertinentes ao RM.

Controle de Versão

O grupo TOTVS representado por suas marcas irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.

Suporte

O grupo TOTVS representado por suas marcas irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.

Transações/Entidades/Mensagens únicas

Os cadastros utilizados como base para a integração são enviados do Backoffice Logix para o portal Paradigma, através de mensagens XML do sistema de mensageria única TOTVS (EAI). O envio das informações pode ser realizado em lote (carga inicial) através do programa FIN00000 ou no momento de cada manutenção (inclusão, alteração) nas respectivas telas de cadastro do Logix. No Logix não é realizado o envio da mensagem de exclusão.

Cadastros

Empresa

Identificador da Mensagem: Company

Versão: 2.001

Módulo Produção: Logix

Tipo de Envio: Síncrona

Adapter: EAIHELPERCOMPANY2

Principais funções de envio: LOG00083– Item (v. 11.00 ou superior)

 FIN00000 – Carga Inicial (através da função LOG0022 - Carga Inicial de Empresas para sistemas externos.)                                           

Usuário (Comprador)

Identificador da Mensagem: USER

Versão: 4.002

Módulo Produção: Logix

Tipo de Envio: Síncrona

Adapter: EAIHELPERUSER4

Principais funções de envio: SUP20174– Item (v. 11.00 ou superior)

FIN00000 – Carga Inicial (através da função log00006 - Carga inicial de Usuários para sistemas externos.)

                                             

Nota: Como no ERP não possui a obrigatoriaedade de informar o e-mail no cadastro de usuário, essa validação será realizada pela Paradigma, sendo retornado um erro, caso não seja enviado o registro de e-mail para o usuário.

Quando integrado o usuário com o portal pela primeira vez, é gerada uma senha para acesso no portal que é enviada por e-mail para o endereço informado no cadastro de usuário do erp (por isso é importante que essa informação esteja correta). Quando o usuário acessar o portal pela primeira vez, é solicitada a alteração da senha.

 

Item

Identificador da Mensagem: Item (produto)

Versão: 3.001

Módulo Produção: Logix

Tipo de Envio: Síncrona

Adapter: EAIHELPERITEM3

Principais funções de envio: MAN9922 – Item (v.102)

MAN10021 – Item (v.12)

FIN00000 – Carga Inicial (através da função MAN72006 - Carga Inicial de Itens para sistemas externos.)

                                                                                        

Fornecedor

Identificador da Mensagem: Customervendor

Versão: 2.000

Módulo Produção: Logix

Tipo de Envio: Síncrona

Adapter: EAIHELPERCUSTOMERVENDOR2

Principais funções de envio: VDP10000 – Item (v. 11.00 ou superior)

FIN00000 – Carga Inicial (através da função - vdp90066 - Carga Inicial de Fornecedores/Transportadores para sistemas externos.)                                            

Nota: Como no ERP não possui a obrigatoriaedade de informar o e-mail no cadastro, essa validação será realizada pela Paradigma, sendo retornado um erro, caso não seja enviado o registro de e-mail. Assim da mesma forma para o campo “contato” na tela principal do VDP10000.

Caso o cadastro do fornecedor esteja cadastrado com o tipo “Fornecedor/Transportadora”, então será enviado a mensagem “CustomerVendor” e “Carrier”.

 

Transportador

Identificador da Mensagem: Carrier

Versão: 2.000

Módulo Produção: Logix

Tipo de Envio: Síncrona

Adapter: EAIHELPERCARRIER2

Principais funções de envio: VDP10000 – Item (v. 11.00 ou superior)

FIN00000 – Carga Inicial (através da função - vdp90066 - Carga Inicial de Fornecedores/Transportadores para sistemas externos.)                                           

 

Relacionamento item (produto) x Fornecedor

Identificador da Mensagem: productsupplierrelationship

Versão: 2.003

Módulo Produção: Logix

Tipo de Envio: Síncrona

Adapter: EAIHELPERPRODUCTSUPPLIERRELATIONSHIP2

Principais funções de envio: SUP21011 – Item (v. 11.00 ou superior)

FIN00000 – Carga Inicial (através da função sup00007 - Carga Inicial de Item x Fornecedor para sistemas externos. )                                          

Nota: Somente serão enviados para o portal, os relacionamentos de item x fornecedor de fornecedores que possuírem integração com o portal de compras.

 

Moeda

Identificador da Mensagem: currency

Versão: 2.000

Módulo Produção: Logix

Tipo de Envio: Síncrona

Adapter: EAIHELPERCURRENCY2

Principais funções de envio: FIN30008 – Item (v. 11.00 ou superior)

FIN00000 – Carga Inicial (através da função con00002 - Carga inicial de Moedas para sistemas externos. )                                             

 

Condição de Pagamento

Identificador da Mensagem: paymentcondition

Versão: 2.001

Módulo Produção: Logix

Tipo de Envio: Síncrona

Adapter: EAIHELPERPAYMENTCONDITION2

Principais funções de envio: CON10008– Item (v. 11.00 ou superior)

FIN00000 – Carga Inicial (através da função fin85119 - Carga inicial de Condições de Pagamento para sistemas externos. )                                            

 

Unidade de Medida

Identificador da Mensagem: unitofmeasure

Versão: 2.001

Módulo Produção: Logix

Tipo de Envio: Síncrona

Adapter: EAIHELPERUNITOFMEASURE2

Principais funções de envio: MAN10013– Item (v. 11.00 ou superior)

FIN00000 – Carga Inicial (através da função man72005- Carga Inicial de Unidades de Medida para sistemas externos.)                                      

 

Processos

Envio ordem de compra

Identificador da Mensagem: request

Versão: 1.008

Módulo Produção: Logix

Tipo de Envio: Síncrona

Adapter: EAIHELPERREQUEST1

Principais funções de envio: SUP34093

Obs.: Também chamado em programas que alteram a ordem de compra.

Recebimento Cotação

Identificador da Mensagem: quotation

Versão: 1.002

Módulo Produção: Logix

Tipo de Envio: Síncrona

Adapter: EAIHELPERQUOTATION1

Principais funções: Recebe xml do portal com o fornecedor e ordem de compra designada, e grava nos programas de designação.

 

Envio pedido de Compra

Identificador da Mensagem: order

Versão: 3.003

Módulo Produção: Logix

Tipo de Envio: Síncrona

Adapter: EAIHELPERORDER3

Principais funções de envio: SUP34095, SUP22001

Obs.: Também chamado em programas que alteram o pedido de compra.

 

Recebimento Aceite/Recusa Pedido de Compra

Identificador da Mensagem: order

Versão: 3.003

Módulo Produção: Logix

Tipo de Envio: Síncrona

Adapter: EAIHELPERORDER3

Principais funções de envio: Recebe xml do portal onde a tag <funcmsgorder> = “42” indica que o pedido foi aceito no portal, e no caso do <funcmsgorder> = “43” indica que foi recusado no portal.

 

Recebimento cancelamento requisição

Identificador da Mensagem: cancelrequest

Versão: 1.000

Módulo Produção: Logix

Tipo de Envio: Síncrona

Adapter: EAIHELPERCANCELREQUEST1

Principais funções: Recebe xml do portal com o número da ordem de compra retirando o vínculo de integração entre os sistemas.

 

  • Notas:

◦     O envio dos cadastros em lote, via FIN00000, pode ser realizado para todos os registros da base cadastral, assim como podem ser utilizados critérios de seleção dos registros.

◦     O tráfego das mensagens, seu status e possíveis erros podem ser verificados através do Monitor do EAI (EAI10000).

◦     Para cada mensagem (xml) enviado, é um registro integrado, ou seja, caso tenha dez registro de unidade de medida, e deseja enviar os dez, para cada registro será enviado uma mensagem (xml), assim, será enviado dez xml sequencialmente.

◦     Quando é encerrado uma cotação no portal que contém diversas ordens de compra, será enviado uma mensagem (xml) com todas as ordens de compras que componham a cotação no portal. No Logix cada ordem de compra terá seu próprio número de cotação, mas todas terão vínculo com a numeração de cotação do portal.

 

 

 

Fluxo das Informações

 

Para cada fluxo de informação descreva, se necessário, alterações de comportamento que o respectivo produto irá sofrer. Por exemplo: quando o Logix recebe o PEDIDO de OUTRO ERP, este pedido não poderá ser alterado no Logix.

Liste quais as entidades integradas e como é o mapeamento entre as diferentes estruturas. Por exemplo: Classe no sistema A vira categoria no sistema B, o campo X é refletido no campo Y etc.

Liste quais transações/operações a integração fará com as entidades relacionadas. Exemplo: Insert de PEDIDO, Insert, update de ITEM, buscar saldo em estoque do ITEM no dia X ou buscar dados do FUNCIONÁRIO.

Fluxo de integração de Cadastro

  1. Usuário inclui ou altera um cadastro no ERP;
  2. Dados do Cadastro incluído ou alterado são enviados para a Paradigma;
  3. Dados de retorno do processamento do cadastro na Paradigma (sucesso ou erro) são enviados ao ERP;
  4. Busca o fornecedor do Clic business para a sua base de fornecedores;
  5. Dados do fornecedor são envidas para o ERP;
  6. Se o cadastro for executado com sucesso, o código do fornecedor é atualizado no portal.

Image Added

 

Considerações do fluxo de integração de Cadastro:

 1.       Usuário inclui ou altera um cadastro no ERP

Usuario inclui ou altera cadastro conforme sua necessidade no ERP (Processo padrão).

 2.       Dados do Cadastro incluído ou alterado:

Para equalização dos dados cadastrais entre os dois sistemas (Logix e Paradigma) deverá ser realizada a integração de alguns cadastros. A integração desses cadastros sempre parte do ERP para a Paradigma, (com exceção do Fornecedor que poderá vir também do portal de compras) e ocorre quando há uma inclusão ou alteração de um registro. Também há a possibilidade de realizar a carga inicial destes cadastros, utilizando o Programa FIN00000.

  • Dados do Cadastro enviados para o Paradigma:

    Informação Enviada

    Programa

    Transação

    Versão

    Unidade de Medida

    MAN10013

    unitofmeasure

    2.001

    Fornecedor

    VDP10000

    customervendor

    2.000

    Empresa

    LOG00083

    company

    2.001

    Transportador

    VDP10000

    carrier

    2.000

    Item (Produto)

    MAN10021

    item

    3.001

    Relacionamento item (produto) x Fornecedor

    SUP21011

    productsupplierrelationship

    2.003

    Moeda

    FIN30008

    currency

    2.000

    Usuário (Comprador)

    SUP20174

    user

    4.002

    Condição de Pagamento

    CON10008

    paymentcondition

    2.001

    Observação para os cadastros de destaque:

    Empresa: O cadastro de empresa integrado na paradigma, fica cadastrado como empresa compradora, assim nenhum registro do Logix gerará uma empresa administradora na Paradigma.

     

    Fornecedor: O cadastro de Fornecedo integrado na Paradigma, fica cadastrado como empresa Vendedora.

    Quando integrar um fornecedor no Portal, é gerada uma senha para o acesso no portal com o número do cnpj. Quando o fornecedor acessar o portal pela primeira vez, é solicitada a alteração da senha.

    O Cadastro de fornecedor e transportador é o mesmo, então para enviar como fornecedor, é verificado o tipo de cadastro no VDP10000 folder “3-Fornecedor” campo “Tipo”.

    Obs1: O portal Paradigma, realiza a validação de cadastro de e-mail e contato do fornecedor, e caso não esteja preenchido no momento do envio do cadastro, será retornado uma mensagem com erro.

    Obs2: Somente serão integrados com o portal, os fornecedores que forem parametrizados para esse fim, esse controle está disponível para o usuário no cadastro de fornecedor Folder “Comunicação”.

    Obs3.: A código da cidade enviada é com base na tabela “obf_cidade_ibge”

     

    Transportador: O cadastro de Transportador integrado na Paradigma, fica cadastrado como empresa Transportadora. O Cadastro de fornecedor e transportador é o mesmo, então para enviar como transportador, é verificado o tipo de cadastro no VDP10000 folder “3-Fornecedor” campo “Tipo”

    Obs1: O portal Paradigma, realiza a validação de cadastro de e-mail e contato do fornecedor, e caso não esteja preenchido no momento do envio do cadastro, será retornado uma mensagem com erro.

     

    Usuário (Comprador): Serão integrados os usuários de materiais que sejam compradores. Para isso irá considerar somente usuário cadastrados como comprador, que são os utilizados pelo setor de compras.

    Obs1: O portal Paradigma, realiza a validação de cadastro do e-mail do usuário (LOG05050) que será integrado, e caso não esteja preenchido no momento do envio do cadastro, será retornado uma mensagem com erro.

    Obs2: Quando incluído um usuário do ERP como comprador e integrado com o portal pela primeira vez, é gerada uma senha para acesso no portal que é enviada por e-mail para o endereço informado no cadastro de usuário do ERP. Quando o usuário acessar o portal pela primeira vez, é solicitada a alteração da senha.

     

    Relacionamento item (produto) x Fornecedor: Este cadastro integrado na Paradigma, fica cadastrado como Produto x Empresa. Ao integrar esse relacionamento para a Paradigma, além do relacionamento entre Produto e Empresa, é criado também no portal, o relacionamento entre Categoria e Empresa, essa categoria no Portal é os cadastro de Grupo controle de estoque no cadastro do item.

    Obs1: Somente serão enviados para o portal os relacionamentos de item x fornecedor, os fornecedores que possuírem integração com o portal de compras(cadastro fornecedor folder “comunicação”).

     1.       Dados de retorno do processamento do cadastro na Paradigma (sucesso ou erro)

    O processo com o tipo de transação da mensagem é Sincrona. Na própria mensagem única é retornado o código de erro, que para efetivação da inclusão ou alteração, somente se ocorrer com sucesso no portal.

     2.       Busca o fornecedor do Clic Business para a sua base de fornecedores:

    No portal há uma grande quantidade de fornecedores cadastrados. Caso algum fornecedor que não esteja cadastrado no ERP, e tenha acesso a cotação que está em andamento no portal, faça sua cotação e tenha o melhor preço, e assim seja considerado como melhor preço, ao encerrar uma cotação no portal é verificado se para aquele fornecedor há o “DEPARA” no portal para a empresa do ERP. Caso não há é considerado como um fornecedor novo, assim será enviado uma mensagem com os dados do fornecedor cadastrado na Paradigma para o ERP, realizando assim o cadastro do novo fornecedor vencedor da cotação, ao cadastrar com sucesso, irá retornar para o portal o código incluído no ERP, para o cadastro do “DEPARA”.

     3.       Dados do Fornecedor na Paradigma:

    Conforme mencionado no item anterior, com base nos dados cadastrado na Paradigma, é enviado as informações do fornecedor para o ERP. Assim o Fornecedor será cadastrado no ERP.

     4.       Atualiza código Fornecedor:

    Ao integrar um novo fornecedor no erp, é retornado o código do ERP para portal Paradigma, realizar o cadastro do “DEPARA”.

     

Cadastros

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

<Transação/Entidade>

Identificador da Mensagem: <mensagem>

Versão: <versão>

Módulo <marca 1>: <BackOffice – Gestão xxxxxxx>

Módulo <marca 2>: <SIGAXXX>

Tipo de Envio: <Assíncrona/Síncrona>

 

Mensagem Padrão

PROTHEUS

RM

Tabela

Campo

Tabela

Campo

Code

CTO990

CTO_SIMB

GMOEDA

SIMBOLO *

Description

CTO990

CTO_DESC

GMOEDA

DESCRICAO

Symbol

CTO990

CTO_SIMB

GMOEDA

SIMBOLO

 

Notas:

Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (integração) de acordo com cada marca

 

Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.

Processos

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

<Transação/Processo>

Tipo de Fluxo: Protheus -> RM

Mensagem: Request_1_000

Versão: 1.000

Descrição de todo o comportamento e funcionamento do processo. Breve contexto, origem, regras, integração (geração da mensagem, envio, recebimento no destino), o quê supostamente irá ocorrer no destino, retorno, impacto, consequências, o que foi afetado, como conferir, validar, etc o retorno.

 

Acrescentar um diagrama do processo.

A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (desta integração) de acordo com cada marca

 

Notas:

Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

 

Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita. 

Limitações / Restrições Gerais

Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:

  • ERP1 envia ITEM cadastrado para o ERP2

ERP1 somente enviará o ITEM se este estiver em uma das famílias cadastradas no parâmetro FAMILIA_INTEGRACAO.

 

Se o tipo de valorização do estoque for FIFO.

  • ERP2 envia PEDIDO cadastrado para o ERP1

O pedido recebido no ERP1 vindo do ERP2 estará bloqueado para alteração.

 

Como fazer (opcional)

Descreva os passos que viabilizem a integração.

Exemplo:

Os passos para viabilizar a integração são:

  • No Logix ou no Protheus efetue o cadastro das seguintes informações: Clientes, fornecedores, transportadores, cidades, cotação de moeda e unidades de medida.
  • No Logix cadastrar um novo depositante e efetuar toda a parametrização necessária para a operação de WMS.
  • No Logix cadastrar um novo produto que seja controlado pelo WMS, para o depositante cadastrado anteriormente.
  • No Logix efetuar um processo de recebimento para o produto cadastrado anteriormente, utilizando uma nota fiscal provisória (tipo “A”).
  • No Protheus consultar a nota fiscal de recebimento que foi registrada no Logix, validando as informações recebidas.
  • No Logix efetuar um processamento de regularização fiscal, efetuando a cobertura dos produtos recebidos anteriormente.
  • No Protheus verificar se foi efetuado corretamente o relacionamento entre os dois documentos.
  • No Logix efetuar um processo de expedição para o novo produto cadastrado, até o momento do envio da mensagem de integração de pedido de venda.
  • No Protheus efetuar o faturamento do pedido de venda recebido.
  • No Protheus verificar se a nota fiscal gerada contém todas as informações necessárias para o segmento de operador logístico (armazém geral).
  • No Protheus efetuar a escrituração fiscal das notas fiscais, verificando se as regras da legislação deste segmento foram respeitadas.
  • No Logix é possível consultar o número do pedido de venda gerado para as notas fiscais de retorno simbólico e conta/ordem no programa WMS6333 (Consulta de Documentos). Para os processos de faturamento de serviço o número do pedido está disponível no programa WMS6411 (Movimentos a Faturar).

 

Situações comuns (opcional)

Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.

Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.

Exemplo 1:

Tratamento de erros de integração (Produto A)

 

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

 

Tratamento de erros de integração (Produto B)

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

 

 

Exemplo 2:

Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:

Exemplo:

Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração

Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:

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WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw

ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51

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Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService. 

Checklist de suporte da aplicação

Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.

Instalação/Configuração

Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.

 

Checklist de Verificações:

Relacione itens de verificações para que o atendente possa:

  • Identificar o funcionamento da integração;
  • Identificar a ocorrências de problemas;
  • Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
  • Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio.

Anexos