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Implantação de Pedido de Venda WEB - WPD4000

Visão Geral do Programa

Objetivo da rotina, como se integra com as demais rotinas do sistema, considerações gerais do programa permitindo ao cliente obter uma visão de como e quando deve ser utilizada.

[Tela 1]

Essa função visa cadastrar pedidos de venda de um item ou de um conjunto de itens, podendo ainda incluir os representantes responsáveis pelo pedido, as condições de pagamento negociadas com o cliente e as antecipações realizadas pelo cliente para o pedido em questão.

Informações
titleImportante:

A funcionalidade Vendor não é tratada na implantação de pedidos de venda WEB. A mesma é tratada somente por intermédio da implantação de pedidos normal. 

Informações
titlePré-requisitos:

São pré-requisitos para a execução desta função:

Função Manutenção de Tabela de Preços (CD1508)

Função Manutenção de Representantes (CD0708)

Função Manutenção de Item (CD0204)

Função Manutenção de Parâmetros de Pedidos de Venda (PD0301)

Implantação de Pedidos

Objetivo da tela:

Permite realizar o registro um pedido de venda de um item ou um conjunto de itens cujas quantidades, datas de entrega e condições de pagamento estão estabelecidas

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da tela.

 

 Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Nome do link.

Descreva a ação que será realizada ao acionar esta ação

 

 

  

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Nome do campo.

Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos.

 

 

 

[Tela 1]

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da tela.

 

 Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Localiza Pedidos

Este botão possibilita a localização dos pedidos conforme parâmetros informados.

Parâmetros

Com o acionamento desse botão, é acionada a janela Parâmetros Implantação de Pedidos, onde poderão ser parametrizados dados referentes aos pedidos a serem implantados. 

Incluir

Com o acionamento desse botão, é acionada a janela Implantação de Pedidos – Inclusão, onde é possibilitado o cadastro de um pedido de venda. 

Eliminar

Com o acionamento desse botão, o pedido de venda é eliminado. Para isso, o usuário deverá selecionar um pedido com situação diferente de Atendido Total, e então acionar o botão Eliminar. 

Efetivar

Com o acionamento deste botão, é possível completar o pedido para efetuar a efetivação do pedido de venda, ou seja, verificar se o mesmo possui itens, realizar a avaliação de crédito do cliente, entre outras consistências e funções. É necessário que o usuário selecione o pedido de venda que deseja efetivar. 

Suspender

Com o acionamento desse botão, é possibilitada a suspensão do pedido de venda selecionado. Veja mais informações na descrição da tela "Suspender Pedido (WPD4001)". 

Reativar

Com o acionamento desse botão, é possibilitada a reativação do pedido de venda selecionado. Veja mais informações na descrição da tela "Reativar Pedido (WPD4001)". 

Cancelar

Com o acionamento desse botão, é cancelado o pedido de venda selecionado. Veja mais informações na descrição da tela "Motivo Cancelamento (WPD4001)". 

Despesas

Com o acionamento desse botão, poderão ser incluídas novas despesas e ainda alterar ou excluir as despesas já geradas para o pedido. Ver mais informações na descrição da janela PD4000L.

Nota
titleNota:

Caso o pedido esteja parametrizado para gerar as despesas automaticamente, todos os relacionamentos do cliente que estiverem dentro da validade serão relacionadas na tela.

Quando o pedido possuir uma natureza de operação de cálculo automático e a despesa estiver parametrizada como percentual, o sistema buscará o valor líquido da nota e aplicará o percentual de despesa sobre o mesmo. Para as despesas parametrizadas como valor, o sistema assumirá o valor informado. 

Link Modificar

Para que os dados do pedido sejam modificados, é necessário acessar o link Modificar que está no campo "Ped Cli", localizado entre os campos Cliente e Sit Ped.

Ação:

Descrição:

Nome do link.

Descreva a ação que será realizada ao acionar esta ação

 

  

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Nome do campo.

Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos.

 

 

 

Cliente

Inserir a faixa de códigos dos clientes referentes aos pedidos de venda a serem considerados na definição de parâmetros. 

Pedido Cliente

Inserir a faixa de números dos pedido de venda, com a numeração do cliente, a serem parametrizados. 

Dt Implantação

Inserir a faixa de data de implantação dos pedidos de venda. 

Situação Pedidos

Selecionar a situação dos pedidos de venda em relação ao status de atendimento.

 

Implantação de Pedidos – Tela Parâmetros

...

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da tela.

 

 Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Nome do link.

Descreva a ação que será realizada ao acionar esta ação

 

 

  

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Nome do campo.

Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos.

 

 

 

[Tela 1]

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da tela.

 

 Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Nome do link.

Descreva a ação que será realizada ao acionar esta ação

 

 

  

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Nome do campo.

Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos.

 

 

 

[Tela 1]

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da tela.

 

 Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Nome do link.

Descreva a ação que será realizada ao acionar esta ação

 

 

  

Com o acionamento desse botão, é acionada a tela Parâmetros Implantação de Pedidos, onde poderão ser parametrizados dados referentes aos pedidos a serem implantados. 

   

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Atualizar Código da Mensagem

Assinalar este campo se desejar que o código da mensagem seja atualizado quando alterada a natureza de operação. 

Atualizar Consumidor Final

Se a natureza de operação for alterada, este campo servirá para o tratamento do campo “Destino da Mercadoria”, ou seja, será mantido ou não seu conteúdo (consumidor final ou industrialização/comercio).

Se assinalado, o campo acima especificado irá apresentar o conteúdo segundo a nova natureza de operação. Se não assinalado, independentemente de haver alteração na natureza de operação, este o conteúdo do campo “Destino da Mercadoria” será mantido conforme inserido anteriormente. 

Atualização Natureza de Operação

Se a natureza de operação do pedido for alterada, selecionar uma das seguintes opções:

  1. Não atualizar itens;
    Se a natureza de operação do pedido de venda for alterada, esta não será atualizada nos itens do pedido.
  2. Atualizar itens com a mesma natureza;
    Se a natureza de operação for alterada, todos os itens do pedido com a nova natureza de operação serão atualizados.
  3. Atualizar todos os itens;
    Se a natureza de operação for alterada, todos os itens do pedido serão atualizados com a nova natureza. 

Utiliza relação Item x Cliente

Quando assinalado, define que, no pedido de venda, será utilizada a relação "Item X Cliente". 

Gerar Automaticamente

Quando selecionada, define que quando não houver a relação item x cliente já implementada, esta será efetuada automaticamente na implantação do pedido de venda. 

Não Gerar

Quando selecionada, indica que quando não houver a relação item x cliente já implementada, esta não será gerada no momento da implantação do pedido de venda. Neste caso o usuário deve efetuar a implementação deste relacionamento posteriormente por intermédio da função "Atualização Itens Cliente (CD0504)". 

Mostrar saldo disponível em Estoque do item

Quando assinalado, define se o programa deverá exibir o saldo em estoque dos itens do pedido de venda. 

Multiplicar qtde Componente pela qtde Configurado/Composto

Quando assinalado, define que se deve multiplicar a quantidade do componente por quantidade configurado/composto. 

Atribuir preço total dos Componentes ao Composto

Quando assinalado, define que o preço total dos componentes será atribuído ao preço do produto composto. 

Atualizar Itens/Entregas atendidos parcialmente

Quando assinalado, indica que os itens atendidos parcialmente serão atualizados.

 

Gerar despesas automaticamente

Quando assinalado, indica que as despesas do pedido serão geradas de forma automática, buscando-as no relacionamento despesa x cliente.

 

Implantação de Pedidos – Tela Inclusão

Objetivo da tela:

Com o acionamento do botão Incluir, é habilitada a tela para a inclusão do pedido de venda.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Cliente

Inserir o código, nome abreviado ou CNPJ do cliente do pedido de venda. 

Tipo Inclusão

Selecionar o tipo de inclusão do pedido. Os tipos disponíveis são:

  • Inclusão Normal: O pedido de vendas não assumirá os campos parametrizados no cadastro dos clientes, sendo que os mesmos deverão ser cadastrados.
  • Inclusão Facilitada: Possibilita a inclusão rápida de um pedido de venda assumindo campos parametrizados no cadastro de clientes. 

Pedido Cliente

Exibe automaticamente o número sequencial do pedido de venda, sendo que esta informação pode ser alterada.

Nota
titleNota:
Quando alterada a informação deste campo é possível utilizar caracteres alfanuméricos. 

Estabelecimento

Exibe o código do estabelecimento padrão, conforme parametrização do módulo. Essa informação pode ser alterada no momento de implantação de cada pedido de venda. 

Canal Venda

Exibe o canal de vendas padrão, conforme parametrização do cliente. Essa informação pode ser alterada no momento de implantação de cada pedido de venda.

Nota
titleNota:
Essa não é uma informação obrigatória no pedido de venda. No entanto, quando a empresa trabalha com canal de vendas, o mesmo é cadastrado nas funções "Manutenção de Naturezas de Operação (CD0606)", e é informado, automaticamente, no momento do cadastro do pedido de venda.

Natureza Operação

Exibe a natureza de operação padrão conforme parametrização do cliente. Essa informação pode ser alterada no momento de implantação de cada pedido de venda.

Nota
titleNota:

Se a empresa trabalhar com canal de vendas, o sistema informará a natureza cadastrada para o canal de vendas informado.

A partir da natureza de operação informada, o sistema determina se a venda é interna (dentro do estado) ou externa (fora do estado).

Se a venda for interna, o sistema bloqueará a implantação do pedido de venda, caso o primeiro caractere da natureza de operação seja diferente de 5.

Para vendas interestaduais, haverá bloqueio se o primeiro caractere for diferente de 6.

Já no caso de uma exportação, o sistema só permitirá utilizar uma natureza 7 quando se tratar de um pedido de venda para cliente estrangeiro ou trading.

Para as naturezas que não geram faturamento, o sistema não solicitará condição de pagamento, e também não efetuará avaliação de crédito (a não ser que a natureza esteja parametrizada para remessa em consignação). Por intermédio da natureza informada no cabeçalho, o pedido de venda assumirá o código da mensagem associada a esta natureza.

Cond Pagto

Exibe o código da condição de pagamento padrão, conforme parametrização do cliente. Essa informação pode ser alterada no momento de implantação de cada pedido de venda.

Nota
titleNota:

Se a empresa trabalhar com canal de vendas, o sistema informa a condição de pagamento cadastrada para o canal de vendas, informado no pedido de venda. Portanto, quando se cadastra um cliente, é importante saber qual é a condição de pagamento mais utilizada por ele, ou seja, qual a condição de sua preferência.

Por intermédio da tabela de condições de pagamento, o sistema permite que se cadastre várias formas de pagamento, especificando, entre outras coisas, o número de parcelas, e o percentual de cada parcela. Assim, no momento da implantação do pedido de venda, o usuário poderá optar por qualquer uma das condições que foram previamente cadastradas. Caso nenhuma das condições existentes satisfaça a necessidade do cliente no momento, o usuário poderá informar uma condição de pagamento especial. Para isto, o código da condição deverá ser zero. Ao informar o código zero, o sistema habilitará a pasta "Condição de Pagamento" e permitirá que o usuário informe uma condição especial, informando datas e percentuais (ou valores) específicos para o pedido de venda em questão.

 

Suspender Pedido

Objetivo da tela:

Com o acionamento do botão Suspender na tela Implantação de Pedidos

 

Principais Campos e Parâmetros:

Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos

Campo:

Descrição:

Código Motivo

Inserir o código da descrição do motivo da suspensão do pedido de venda. 

Data

Exibe a data corrente como data de suspensão do pedido de venda

Nome do campo.

.

 

...

 

 

[Tela 1]

Reativar Pedido

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da tela.

 

 Outras Ações/Ações Relacionadas:

Com o acionamento do botão Reativar na tela Implantação de Pedidos

 

Principais Campos e Parâmetros:

CampoAção:

Descrição:

Nome do link.

Descreva a ação que será realizada ao acionar esta ação

 

 

Código Motivo

Inserir o código da descrição do motivo da reativação do pedido de venda. 

Data

Exibe a data corrente como data de reativação do pedido de venda.

 

Cancelar Pedido

Objetivo da tela:

Com o acionamento do botão Cancelar na tela Implantação de Pedidos

   

Principais Campos e Parâmetros:

Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos

Campo:

Descrição:

Código Motivo

Inserir o código da descrição do motivo da reativação do pedido de venda. 

Data

Exibe a data corrente como data de reativação do pedido de venda

Nome do campo.

.

 

...

 

 

[Tela 1]

PD4000L

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da telaCom o acionamento do botão Despesas na Tela Implantação de Pedidos, será apresentada esta tela, onde o usuário poderá visualizar as despesas correspondentes ao pedido de venda selecionado.

 

 Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Nome do link.

Descreva a ação que será realizada ao acionar esta ação

Incluir

Com o acionamento deste botão será permitida a inclusão de novas despesas para o pedido, por intermédio da janela PD4000M. Ver maiores detalhes na descrição da janela PD4000M. 

Alterar

Com o acionamento deste botão será permitida a alteração dos percentuais ou valores das despesas do pedido, por intermédio da janela PD4000M. Ver maiores detalhes na descrição da janela PD4000M. 

Eliminar

Com o acionamento deste botão será excluído o registro selecionado.

 

  

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Nome do campo.

Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos.

 

 

 

Desp

Exibe o código da despesa relacionada ao pedido. 

Descrição

Exibe a descrição da despesa relacionada ao pedido. 

% Desp

Exibe o percentual da despesa em relação ao pedido, quando a mesma tiver sido cadastrada como percentual. 

Vl Desp

Exibe o valor da despesa em relação ao pedido, quando a mesma tiver sido cadastrada como valor.

 

PD4000M

...

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da Com o acionamento do botão Incluir ou Modificar na tela PD4000M, será apresentada esta tela.

 

  

Principais Campos e Parâmetros Outras Ações/Ações Relacionadas:

AçãoCampo:

Descrição:

Nome do link.

Descreva a ação que será realizada ao acionar esta ação

 

 

  

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Nome do campo.

Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos.

 

 

 

...

Despesa

Selecionar o código da despesa relacionada ao pedido. 

% Despesa

Informar o percentual da despesa selecionada para o pedido em questão.

Nota
titleNota:

Esse campo será habilitado quando a despesa tiver sido cadastrada como percentual na função Cadastro de Despesas (CD1070). 

Valor Despesa

Informar o valor da despesa selecionada para o pedido em questão.

Nota
titleNota:

Esse campo será habilitado quando a despesa tiver sido cadastrada como valor na função Cadastro de Despesas (CD1070).

 

Implantação de Pedidos – Dados do Pedido

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da tela.

...

Campo:

Descrição:

Nome do campo.

Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos.

 

 

 

[Tela 1]

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da tela.

...

Campo:

Descrição:

Nome do campo.

Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos.

 

 

 

[Tela 1]

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da tela.

...

Campo:

Descrição:

Nome do campo.

Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos.

 

 

 

[Tela 1]

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da tela.

...

Campo:

Descrição:

Nome do campo.

Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos.

 

 

 

[Tela 1]

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da tela.

...

Campo:

Descrição:

Nome do campo.

Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos.

 

 

 

[Tela 1]

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da tela.

...

Campo:

Descrição:

Nome do campo.

Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos.

 

 

 

[Tela 1]

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da tela.

...

Campo:

Descrição:

Nome do campo.

Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos.

 

 

 

[Tela 1]

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da tela.

...

Links dos principais conceitos e processos.