Páginas filhas
  • Analisando o Monitor de Rastro

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Através do Monitor de Rastro, é possível analisar todo o ciclo de processamento de um determinado documento. Vale lembar que a disponibilidade dos registros dependerá da Configuração  Configuração realizada para a geração do Rastro. 


 

 



A interface de Monitor de Log é composta pelo seguintes componentes:

...

  • Atualizar: Botão de acesso a execução de um Refresh no monitor. O monitor é automaticamente atualizado caso algum processamento tenha sido executado apos a abertura do monitor.
  • Dados WS: Botão de acesso às mensagens de Envio e retorno de um Sub Processo. Ao executar a opção para Sub Processos nos quais não há troca de mensagens, a aplicação retornará um advertência informando a inexistência das mensagens.     
  • Detalhes: Botão de acesso ao Status de execução do Sub  Processo. Exibindo o motivo da Falha e uma possível Sugestão. Para as falhas ocorridas por comportamentos inesperados da aplicação, a sugestão para a correção poderá não ser apresentada justamente por se tratar de um comportamento inesperado. Nesses casos, a situação deverá ser registrada através de um chamado junto a área responsável pelo produto TSS.   
  • Sair: Botão de acesso ao fechamento da interface de Monitor de Log do Documento.

 


Abaixo pode-se acompanhar o fluxo de execução para cada uma das funcionalidades do Monitor de Rastro: 

 


Deck of Cards
effectDuration0.5
idsources
Card
id1
labelAtualização

Caso o registro em questão esteja em processamento, a opção "atualizar", realiza um refresh do monitor com os últimos registros do processamento. Essa funcionalidade elimina a necessidade de sair e entrar novamente na tela de monitoramento:

 


 


Card
id2
labelMensagens WS

Através da opção Dados WS, é possível acessar as mensagens WS de envio e retorno envolvidas no Sub Processo. Para os Sub Processos onde a origem e o Destino partem do próprio TSS, a opção não estará disponível, já que nesses casos não existe troca de mensagens entre a aplicação: 


 

 



A opção "Salvar Log", permite que as mensagens sejam salvas em um aquivo .xml. o nome do arquivo será salvo com o nome do Sub Processo do Log.


 




Observer que nesse caso foi gerado o arquivo "recepcao.xml":


 


Através da tags para comentário XML, podemos identificar a mensagem Enviada e a mensagem recebida pelo Processo.

 

 

 




Card
id3
labelStatus do Sub Processo

A opção detalhes, permite identificar de forma simplificada o motivo da falha na execução do Sub Processo e as possíveis soluções para a correção. Em casos onde a falha tenha ocorrido por excessões inesperadas pela aplicação(ex: error logs ), a solução poderá não estar disponível, devendo neste caso proceder com o processo de abertura de chamado para o caso

 


Sub Processo Executado com Sucesso:

 


Sub Processo Executado com Falha: