Versões comparadas
Chave
- Esta linha foi adicionada.
- Esta linha foi removida.
- A formatação mudou.
Índice:
Índice | ||
---|---|---|
|
Objetivo:
O objetivo deste documento é apresentar as funcionalidades da Planilha RM.
Introdução:
No módulo de Planilhas da aplicação existem duas funcionalidades distintas:
A primeira, denominada de Planilha .Net. Integra com o Microsoft Excel, consumindo recursos de Consulta SQL e Fórmula, além de uma API de integração para leitura e gravação de informações neste formato.
A segunda, objeto desta documentação e denominada de Planilha RM. É uma planilha eletrônica independente da instalação do Microsoft Excel, que permita a consulta de informações da Base de Dados através de Consultas SQL cadastradas e a manipulação destes resultados através de funções sobre as linhas e colunas. Sendo que cada um dos Tipos de Planilha possui um designer diferente para manipulação das planilhas criadas.
Janela de Visão do Cadastro de Planilhas:
A visão de Planilhas é fundamentalmente uma árvore com as planilhas cadastradas de forma hierárquica, permitindo ao usuário editar, criar e excluir planilhas de acordo com as permissões de segurança do sistema.
Além de todas as funcionalidades padrões existentes em todas as visões, esta em específico, possui três:
- Exportação de Planilha: permite exportar uma planilha cadastrada no banco de dados para o formato XLS
- Importação de Planilha: permite importar uma planilha salva no formato XLS para o cadastro de planilhas
- Geração de Planilhas em Lote.
Janela de Edição do Cadastro de Planilhas:
A edição de Planilhas é a janela responsável pelo cadastro das informações referentes à uma planilha. Os campos disponíveis para alteração estão dispostos a seguir:
- Nome: Alfanumérico que representa o nome da planilha na base de dados;
- Tipo: Define se a planilha é Excel ou uma Planilha RM;
- Observação: Alfanumérico para descrever as informações contidas dentro da planilha e o seu propósito;
- Grupo de Planilhas: Define o Grupo ao qual a planilha pertence para efeitos de segurança; (Para maiores informações consulte: Grupos de Relatório)
- Nível de Acesso: Define qual o Nível mínimo de Acesso necessário para visualizar e alterar a planilha;
- Planilha Mestre: Define qual a planilha Mestre/Pai para hierarquização e exibição na visão em forma de árvore;
- Versão: Versão em que a planilha foi criada;
- Visível a todas as coligadas: Define se a planilha vai estar visível independente da coligada que estiver selecionada no contexto.
Image Modified
Janela de Designer da Planilha RM:
A janela de designer da Planilha RM irá disponibilizar as seguintes funcionalidades:
AGRUPAMENTO SALVAR:
- Salvar Planilha: Salva a planilha carregada no Banco de Dados. Este botão não é visível caso a planilha não tenha sido carregada do Banco de Dados.
- Salvar como Excel: Salvar um cópia da planilha no formato Excel.
- Visualizar Impressão: Visualiza a planilha em modo de impressão.
- Imprimir: Imprime a planilha.
Aviso | ||
---|---|---|
| ||
Consultas SQL e Stored Procedures não são exportadas. |
AGRUPAMENTO OPERAÇÕES:
- Colar: Transfere para a planilha os valores que estão na sua areá de transferência
- Recortar: Recorta o conteúdo da(s) célula(s) selecionada(s) para a Área de Trabalho
- Copiar: Copia o conteúdo da(s) célula(s) selecionada(s) para a Área de Trabalho
- Pincel: Copia o formato da seleção corrente para a área de trabalho.
- Operações:
- Adicionar Linha: Adiciona uma nova linha à planilha
- Remover Linha: Remove a linha selecionada da planilha
- Adicionar Coluna: Adiciona uma nova coluna à planilha
- Remover Coluna: Remove a coluna selecionada da planilha
- Adicionar página: Adiciona uma nova página à planilha
- Remover página: Remove a página selecionada da planilha
- Renomear página: Renomeie a página selecionada da planilha
- Bloquear/Desbloquear página: Bloqueia a planilha, não permitindo nenhum tipo de edição.
- Definir Senha: Permite definir uma senha para a planilha. Com a definição da senha, quando outros usuários abrirem essa planilha será solicitada a digitação da senha correta para que seja possível fazer qualquer alteração
AGRUPAMENTO FONTE:
- Seleção de Fonte: Define qual o nome da fonte usado na(s) célula(s) selecionada(s)
- Bordas:
- Borda Inferior: Aplica a borda Inferior na(s) célula(s) selecionada(s)
- Borda Superior: Aplica a borda Superior na(s) célula(s) selecionada(s)
- Borda da Esquerda: Aplica a borda Esquerda na(s) célula(s) selecionada(s)
- Borda da Direita: Aplica a borda Direita na(s) célula(s) selecionada(s)
- Sem borda: Remove todas as bordas da(s) célula(s) selecionada(s)
- Todas as Bordas: Aplica as bordas Inferior, Superior, Esquerda, Direita, Horizontal e Vertical na(s) célula(s) selecionada(s)
- Borda de Contorno: Aplica as bordas Inferior, Superior, Esquerda e Direita na(s) célula(s) selecionada(s)
- Seleção do Tamanho da Fonte: Define qual o tamanho da fonte usado na(s) célula(s) selecionada(s)
- Negrito: Aplica ou remove o estilo Negrito na fonte usada na(s) célula(s) selecionada(s)
- Itálico: Aplica ou remove o estilo Itálico na fonte usada na(s) célula(s) selecionada(s)
- Sublinhado: Aplica ou remove o estilo Sublinhado na fonte usada na(s) célula(s) selecionada(s)
- Seleção de Cor da Fonte: Define qual a cor da fonte usado na(s) célula(s) selecionada(s)
AGRUPAMENTO ALINHAMENTO:
- Alinhamento Vertical Superior: Alinha o conteúdo da(s) célula(s) selecionada(s) no canto Superior
- Alinhamento Vertical Central: Alinha o conteúdo da(s) célula(s) selecionada(s) centralmente
- Alinhamento Vertical Inferior: Alinha o conteúdo da(s) célula(s) selecionada(s) no canto Inferior
- Alinhamento Horizontal Esquerdo: Alinha o conteúdo da(s) célula(s) selecionada(s) à Esquerda
- Alinhamento Horizontal Central: Alinha o conteúdo da(s) célula(s) selecionada(s) centralmente
- Alinhamento Horizontal Direito: Alinha o conteúdo da(s) célula(s) selecionada(s) à Direita
- Quebrar texto automaticamente: Tornar todo o conteúdo de uma célula visível, exibindo-o em várias linhas
- Mesclar / Desfazer Mesclagem: Associa/Desassocia um conjunto de células selecionadas em uma maior
AGRUPAMENTO VISÕES E VARIÁVEIS:
- Visões de Dados:
- Reexecutar Consultas SQL da célula: Reexecuta todas as consultas SQL associadas à todas as células
- Visualizar Consulta SQL da Célula: Visualiza o texto da Consulta SQL associado a uma determinada célula
- Associar Consulta SQL à Célula: Associa uma Consulta SQL a uma determinada célula, fazendo com que seu resultado seja apresentado nas células adjacentes à direita (colunas) e abaixo (linhas). Uma Consulta SQL associada à uma célula pode conter parâmetros que referenciem outras células. Além disso, os parâmetros também podem referenciar variáveis do Contexto, como Cód. Coligada, Cód. Filial, Id. do Projeto, Cód. Sistema, etc.
- Desassociar Consulta SQL à Célula: Remove a consulta SQL de uma determinada célula
- Ordem de Execução das Consultas SQL na Planilha: Define a ordem em que as Consultas SQL associadas às células da planilha serão executadas
- Reexecutar todas as consultas SQL da planilha: Reexecuta todas as consultas SQL vinculadas a planilha
- Recalcular Automaticamente: Recalcula todas as consultas SQL vinculadas a planilha.
- Associar Variável à Célula: Permite vincular variáveis de execução do TOTVS Obras e Projetos à planilha.
BARRA DE FÓRMULAS:
A barra de Fórmulas permite a edição da fórmula associada à célula.
As fórmulas utilizadas na Planilha RM são as mesmas utilizadas no Excel, para consulta-las clique aqui.