Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Campo:

Descrição:

Contador

Inserir o valor contador do equipamento.

Valor do contador pode ser informado igual a zero. Quando informado, deve ser maior que o último contador registrado para o equipamento e irá criar um registro no programa Consulta Histórico Vida Equipamentos (AB0618).

Nota
titleNota:

O campo é desabilitado na inclusão ou alteração de uma OM e quando o Tipo de Ordem for criado para equipamento.

Somente serão validadas Ordens de Equipamento:

  • Na Inclusão: Verifica a parametrização no novo campo “Bloqueia Informar Contador na OM” existente no cadastro de Equipamento, quando o campo estiver assinalado, o campo "Contador" será desabilitado. Quando o campo "Bloqueia Informar Contador na OM" não estiver assinalado, o campo "Contador" será habilitado.
    Ao informar uma tarefa que possua um plano de manutenção, é verificado como o novo parâmetro “Bloqueia Informar Contador na OM” do plano está parametrizado:
       -  Se estiver assinalado, o valor do contado será alterado para “Zero” e depois desabilita o campo “Contador”;
       -  Se não estiver assinalado, o campo “Contador” será habilitado.

  • Na Alteração: verifica se ao menos uma das tarefas da OM possui plano de manutenção informado, verificando como o parâmetro “Bloqueia Informar Contador na OM” do plano está parametrizado:
       - Se estiver assinalado, o valor do contado será alterado para “Zero” e depois desabilita o campo “Contador”;
       - Se não estiver assinalado, o campo “Contador” será habilitado.

Quando o parâmetro “Bloqueia Informar Contador na OM” estiver desmarcado no cadastro de Equipamento e a Ordem possuir alguma tarefa que tenha um plano com o parâmetro “Bloqueia Informar Contador na OM” selecionado, o campo “Contador” será desabilitado e receberá o valor “0”.

Subsistema

Inserir o código e será apresentada a descrição do subsistema relacionado ao componente, quando ordem for do tipo “Componente”. 

Componente

Inserir o código e será apresentada a descrição do componente na qual será realizada a manutenção. Componente informado deve estar fora do equipamento, para que possa ser realizada a manutenção. 

Tipo Manutenção

Inserir o código e será apresentada a descrição do tipo de manutenção principal da ordem de manutenção. Quando informado, serão sugeridas as contas da ordem e despesa.

Se em uma ordem de manutenção são realizados serviços de planos de preventiva e também serviços corretivos, o custo (ou a conta despesa) que irá absorver estes custos será a conta sugerida através do tipo de manutenção que causou a abertura da ordem.

Setor

Inserir o código e será apresentada a descrição do setor da oficina em que o equipamento (ou componente) sofrerá a manutenção. Caso oficina informada seja de terceiros, inserir o setor padrão da oficina. 

Planejador

Inserir o código e será apresentada o nome do planejador (ou responsável) da ordem de manutenção. Quando parametrizado, planejador pode receber e-mail sobre manutenção em componentes em garantia. 

Causa

Inserir o código e será apresentada a descrição da causa de um equipamento, componente ou centro de custos de uma ordem de manutenção. 

Sintoma

Inserir o código e será apresentada o sintoma de um equipamento, componente ou centro de custo de uma ordem de manutenção. 

Contas Ordem

Inserir a conta da ordem de manutenção. Esta conta irá receber os valores de mão de obra, para que na sua valorização possa transferir os custos para a conta despesa.

Conta deve ser do tipo: despesa, sistema e ordem serviço. 

Contas Despesa

Inserir à conta que receberá os custos finais após a valorização da ordem. Conta deve ser: despesa, sistema e consumo. 

Contador Secundário

Inserir o valor contador secundário do equipamento.

Valor do contador pode ser informado igual a zero. Quando informado, deve ser maior que o último contador registrado para o equipamento e irá criar um registro de vida dos equipamentos - AB0618.

Somente será solicitado quando tipo de ordem for “Equipamento” e o equipamento tiver controle de contador secundário. 

OM Origem

Exibe a ordem de manutenção do equipamento motorizado de Origem. 

Entrada

Inserir a data e hora de entrada do equipamento (ou componente) na oficina. Uma ordem de manutenção pode ser aberta com antecedência (conforme programação de parada). A data de entrada identifica o momento em que o equipamento parou para manutenção.

O cálculo de disponibilidade do equipamento é realizado através da data de entrada do equipamento na oficina (e não pela data de abertura da ordem. 

Previsão de Término

Inserir a data e hora de previsão de término do serviço no equipamento. Quando informado corretamente, permite que os serviços sejam gerenciados, analisando as tarefas vencidas, a vencer e dentro do prazo (ver Gerenciador da Manutenção (MV0613)). 

Estabelecimento

Inserir o código do estabelecimento relacionado à ordem de manutenção. Quando informado o código da oficina, será sugerido o estabelecimento conforme o já cadastrado na oficina.

Somente será permitida a alteração de um estabelecimento quando ordem de manutenção estiver com o estado “Não Iniciada”.

Os lançamentos de uma Nota Fiscal (ou requisição de materiais) somente poderão ser realizados para o estabelecimento informado na ordem de manutenção. 

Unidade Negócio

Inserir a unidade de negócio da ordem de manutenção mecânica.

A Unidade de Negócio será sugerida e transferida da seguinte forma para Ordem de Manutenção, conforme o tipo da Ordem:

  • Ordem de Equipamento: Será buscada a unidade de negócio do Histórico de Atividade do Equipamento, que tenha sua data de cadastro menor ou igual a data de abertura da Ordem.
  • Ordem de Componente: Será buscada a unidade de negócio do cadastro de Componentes.
  • Ordem de Centro de Custo: Não será sugerida a unidade de negócio, isto é, deverá ser solicitada ao usuário, tendo o mesmo a opção de utilizar um programa de zoom de pesquisa. 
Informações
titleImportante:

A validação é realizada apenas se a função de Unidade de Negócio estiver ativa no EMS.

Por intermédio do botão Matriz Unidade Negócio, é possível visualizar a Matriz de Unidade de Negócio existente no período do Evento.

Usuário Abertura

Exibe o nome do usuário que realizou a abertura da ordem de manutenção. 

Usuário Alteração

Exibe o nome do usuário que realizou a última alteração na ordem de manutenção.

 


Matriz Unidade Negócio

Objetivo da tela:

Essa tela é apresentada ao acionar o botão Matriz Unidade Negócio, na tela Abertura Ordem Manutenção – Pasta Dados.

Nesta tela será realizada a manutenção da matriz de unidade de negócio, tendo como pré-requisito existir a unidade de negócio principal cadastrada.

...

Objetivo da tela:

Essa tela é apresentada ao acionar os botões Incluir ou Alterar, da pasta Tarefas, na tela Ordem de Manutenção.

Nota
titleNota:

As tarefas das ordens são importantes pois é através delas que o funcionário irá apontar as horas reportadas. Também é verificando as tarefas que o sistema irá exibir o histórico das manutenções nos equipamentos e calcular o período médio entre cada intervenção.

As tarefas das ordens podem ser criadas automaticamente, conforme a detecção de planos de manutenção vencidos e/ou eventos programados para o equipamento.

Quando criada, uma tarefa é registrada como ”Não Iniciada”. Porém após o primeiro reporte de horas, este estado é modificado para “Iniciada”. Quando terminada a ordem de manutenção (ou informado o término da tarefa no reporte de horas dos funcionários) o estado da tarefa da ordem é alterado para “Terminada”. Uma tarefa terminada permite o reporte de horas, porém o status continuará como “terminada”. Uma tarefa não iniciada poderá ser “cancelada” por meio da Função do programa Encerramento Ordem Manutenção (MV0304), para posterior análise estatística de cancelamento de tarefas.

Uma tarefa cancelada pode, com a ordem de manutenção ainda não terminada, retornar ao status de “Não Iniciada” caso cancelamento tenha ocorrido de forma indevida.

O reporte de horas dos funcionários da manutenção na Função no programa Reporte Horas (MV0302) permite que sejam criadas tarefas não cadastradas para a ordem, seguindo a sequência de tarefas já criadas e registrando o status “Iniciada”.

Há outro programa que permite selecionar e criar tarefas para uma ordem de manutenção que é Função Gerenciador da Manutenção (MV0613).

Quando uma tarefa é criada e usuário informou “Dias de Retorno” maior que zero na Função no programa Parâmetros Manutenção Mecânica (MV0101), será verificada a última vez que foi realizada manutenção no subsistema informado. Caso tenha sido em um período menor que o informado em parâmetros, será apresentada uma mensagem para o usuário informando que a tarefa criada é de retrabalho.

...

Campo:

Descrição:

Tarefa

Inserir o número da tarefa da ordem de manutenção, podendo ser alterada pelo usuário no momento da criação.

O código da tarefa da ordem não precisa ter o mesmo valor da tarefa do plano de manutenção. Quando uma tarefa da ordem representar uma tarefa de um plano de manutenção, irá registrar (automaticamente), qual tarefa do plano que está sendo realizada.

Nota
titleNota:

Não é permitido incluir/alterar tarefas que tenham plano de manutenção com data de validade menor que a data de entrada do equipamento na oficina.

Ordem

Exibe o número da ordem de manutenção do equipamento. 

Plano Manutenção

Inserir o código e será apresentada a descrição do plano de manutenção relacionado à tarefa.

Através do botão direito do mouse pode-se selecionar o tipo de plano, que pode ser:

  • Planos do equipamento: Utilizado quando o plano da ordem está diretamente vinculado ao equipamento.

  • Planos do Componente: Utilizado quando o plano estiver vinculado ao componente que será realizada a manutenção. (mais detalhes, ver: Função Planos Plano de Manutenção (MV0105)).

Devido o fato do plano poder estar vinculado ao equipamento da ordem (quando ordem for do tipo componente), ou ainda plano poder estar vinculado a um componente relacionado ao equipamento (quando ordem também do tipo equipamento), é necessário que se informe o plano através do programa de pesquisa, para que o modelo relacionado ao mesmo seja localizado.

Quando informado um plano de manutenção com indicador “Gera Tarefas” selecionado, para cada tarefa do plano será criada uma tarefa na ordem de manutenção.

Se indicador do plano “Gera Tarefasnão estiver selecionado, será criada na ordem somente uma tarefa, relacionada ao evento e subsistema cadastrado no plano de manutenção.

Nota
titleNota:

Não é permitido incluir/alterar planos de manutenção com data inicial maior que a data de entrada do equipamento na oficina.

Evento

Inserir o código e será apresentada a descrição do evento relacionado à tarefa. O Código informado não pode pertencer a um grupo de evento do tipo “Custos” ou “Motivo de Parada”. Quando solicitado o plano de manutenção, será sugerido o código do evento que será realizado. 

Quantidade

Inserir a quantidade de itens que serão realizadas as manutenções.

Este atributo tem a finalidade de refinar o processo de comparação de tempo real x tempo padrão.

Se usuário inserir neste atributo quantidade um valor igual a 2, as horas totais gastas na tarefa serão divididas por 2, para chegar a um tempo real que pode ser comparado com o padrão. 

Subsistema

Inserir o código e será apresentada a descrição do subsistema que sofrerá a manutenção. Quando ordem de manutenção for do tipo “Componente”, o subsistema da primeira tarefa criada será o subsistema informado na abertura da ordem de manutenção. 

Tipo Manutenção

Inserir o código e será apresentada a descrição do tipo de manutenção da tarefa da ordem. Será sugerido o tipo de manutenção da abertura da ordem, porém para fins de estatística, o tipo pode ser informado.

Desta forma, pode-se abrir uma ordem para “Manutenção Preventiva”, mas criar uma tarefa de “Manutenção Corretiva” para uma tarefa em específico, caso seja necessário. 

Setor

Inserir o código e será apresentada a descrição do setor da oficina na qual será realizada a manutenção. Por padrão, será sugerido o setor da abertura da ordem, porém o mesmo pode ser alterado.

É utilizado na Função no programa Gerenciador da Manutenção (MV0613), onde é possível analisar as tarefas pendentes por setor. 

Causa

Inserir o código e será apresentada a descrição da causa da tarefa de uma ordem de manutenção. 

Sintoma

Inserir o código e será apresentada a descrição do sintoma da tarefa de uma ordem de manutenção. 

Reformado

Inserir o código e será apresentada a descrição do componente reformado.

Somente será habilitado quando a ordem de manutenção for do tipo “Componente” e o evento informado for do tipo “Troca Vida Componente”.

Quando informado o evento do tipo “troca vida componente”, será gerado no encerramento da ordem de manutenção, Função Apontamento Movimento Componente programa Movimentação Componentes (CO0301), apontamento do tipo reforma e o componente será atualizado, gerando uma nova vida.

Exemplo: Se o componente se encontrar na vida igual a 1 (novo), esta será encerrada e será criada a vida 2 para este componente. 

Situação (reformado)

Inserir o código e será apresentada a descrição da situação do componente reformado, podendo ser “Estoque Reformado”. Esta situação permanecerá no componente até que seja aplicado em algum componente.

Este campo somente será habilitado quando ordem de manutenção for do tipo “Componente” e o evento informado for do tipo “Troca Vida Componente”. 

Retirado

Inserir o código e será apresentada a descrição do componente retirado do equipamento. Este atributo será habilitado quando as três opções abaixo forem verdadeiras:

  • Ordem de manutenção for do tipo “Equipamento”;

  • Evento for do tipo “Troca Componente”;

  • Subsistema for do tipo “Componente”.

Com um duplo clique do mouse sobre este atributo, será habilitado um programa de pesquisa de componentes, apresentando somente os componentes relacionados ao equipamento da ordem de manutenção.

A consistência para saber se permite gravar o componente retirado em branco (ou não) está parametrizada na Função Parâmetros Manutenção Mecânica (MV0101) – Pasta Página 3.

Quando informado o componente retirado, será criado no momento do encerramento da ordem de manutenção, um apontamento na Função Apontamento Movimento Componente no programa Movimentação Componentes (CO0301), informando a retirada do equipamento.

Ao gravar tarefa na ordem, será verificado se componente se encontra em garantia. Caso esteja, será apresentada uma mensagem avisando ao usuário sobre o valor da garantia do componente, podendo também enviar e-mail (conforme cadastro parâmetro manutenção mecânica). 

Situação (retirado)

Inserir o código e será apresentada a descrição da situação do componente retirado e somente será habilitado quando informado código do componente retirado.

Quando um componente é retirado do equipamento, pode uma situação “Reclamar Garantia”, ou “Disponível para Avaliação” ou ainda uma situação que desativa o componente (caso o mesmo não seja mais utilizado). 

Colocado

Inserir o código e será apresentada a descrição do componente colocado no equipamento.

Este atributo somente será habilitado quando as três opções abaixo forem verdadeiras:

  • Ordem de manutenção for do tipo “Equipamento”;

  • Evento for do tipo “Troca Componente”;

  • Subsistema for do tipo “Componente”.

Com um duplo clique do mouse sobre este atributo, será habilitado um programa de pesquisa de componentes apresentando os componentes que se encontram fora de equipamentos.

A consistência para saber se permite gravar o componente colocado em branco (ou não) está parametrizada na Função no programa Parâmetros Manutenção Mecânica (MV0101) – Pasta Pagina 3.

Quando informado o componente colocado, será criado no momento do encerramento da ordem de manutenção, um apontamento na Função Apontamento Movimento Componente informando colocação no equipamento. 

Situação (colocado)

Exibe o código da situação do componente, que irá assumir a situação do equipamento na qual se encontra. 

Localização

Exibe a localização do componente que está sofrendo a manutenção. Este atributo é necessário quando há mais de um componente registrado para o mesmo subsistema no mesmo componente.

Exemplo:

Quando se retira uma das duas baterias existentes em um equipamento, pode-se informar através da localização, qual bateria está sofrendo a manutenção.

Garantia Dias

Inserir a garantia em dias fornecida para esta tarefa.

Quando realizada uma reforma em um componente, a garantia será gravada diretamente no cadastro do componente. Porém esta garantia pode ser registrada para qualquer tipo de serviço.

Para cada tarefa criada em uma ordem de manutenção, é verificada se existe alguma tarefa anterior para o mesmo subsistema que fornecia garantia. Neste caso, caso o período de garantia ainda não tenha sido expirado, será apresentada uma mensagem de alerta ao usuário, para que tome as devidas providências.

Nota
titleNota:

A garantia de componentes será a validade em dias conforme a data informada no parâmetro 45 da Função do programa Cadastro Parâmetros Frota (AB0101).

Garantia Percurso

Inserir a garantia fornecida para esta tarefa de acordo com o percurso do equipamento.

Quando realizada uma reforma em um componente, a garantia será gravada diretamente no cadastro do componente. Porém esta garantia pode ser registrada para qualquer tipo de serviço.

Para cada tarefa criada em uma ordem de manutenção, é verificada se existe alguma tarefa anterior para o mesmo subsistema que fornecia garantia. Neste caso, caso o período de garantia ainda não tenha sido expirado, será apresentada uma mensagem de alerta ao usuário, para que tome as devidas providências.

Estimativa Uso (dias)

Inserir a estimativa de uso do componente em dias.

Este atributo somente será habilitado quando a ordem de manutenção for de Reforma de componente. A estimativa de uso será gravada para a vida nova criada para o componente e será utilizada no cálculo de desperdícios e economias. 

Estimativa Uso (percurso)

Inserir a estimativa de uso dos componentes conforme o percurso rodado.

Este atributo somente será habilitado quando a ordem de manutenção for de Reforma de componente. A estimativa de uso será gravada para a vida nova criada para o componente e será utilizada no cálculo de desperdícios e economias.

...

Informações
titleImportante:

O diretório em que os arquivos relacionados à ordem de manutenção serão gravados está descrito no cadastro de catálogos informado em Função no programa Parâmetros Manutenção Mecânica (MV0101).

...

Objetivo da tela:

Essa tela é apresentada ao acionar a pasta Materiais, na tela Ordem Manutenção.

Por intermédio dessa tela são consultados todos os materiais necessários para a execução das tarefas dos planos de manutenção relacionados à ordem.

Informações
titleImportante:

O botão Requisitar só está habilitado caso o sistema esteja realizando integração com estoque (realizada através do parâmetro 11 - Tipo Integração EMS da Função do programa Cadastro Parâmetros Frota (AB0101)). Ao Acionar o botão requisitar será aberta a Função aberto o programa Solicitação Material / Compra por Ordem (CD0738).

  

Principais Campos e Parâmetros: 

...

Conteúdos Relacionados: 

Conceito

Segurança por Estabelecimento – Frotas

 

Veja também

Integração para Geração de Ordens

Função Apontamento Movimento Componente Movimentação Componentes (CO0301)

Função Cadastro Parâmetros Frota (AB0101)

Função Consulta Histórico Vida Equipamentos (AB0618)

Função Encerramento Ordem Manutenção (MV0304)

Função Gerenciador da Manutenção (MV0613)

Função Consulta Histórico de Vida do Equipamento Equipamentos (AB0618)

Função Impressão Ficha OM Emissão Ordem Manutenção (MV0501)

Função Manutenção Oficinas Oficina (MV0102)

Função Manutenção Parâmetros Manutenção Mecânica (MV0101)Função

Parâmetros Manutenção Mecânica (MV0101)

Função Planos Plano de Manutenção (MV0105)

Função Reporte Horas (MV0302)

Função Solicitação Material / Compra por Ordem (CD0738)