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Chave

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PCMSO x PPRA 12.1.15

Informações Gerais

Linha de Produto:

RM

Segmento Executor:Construção e Projetos

Módulo:

SSO - Segurança e Saúde Ocupacional

Rotina:


Rotina

Nome Técnico

Informe a rotina.

Informe o nome técnico da rotina.

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

Informe a(s) rotina(s) envolvidas.

Informe o nome técnico da(s) rotina(s) envolvidas.

 

 

Chamado:

n / a

Requisito (ISSUE): n / a

País:

( x ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros:

n / a

1 - Objetivo

Permitir ligação sistêmica entre o PPRA e o PCMSO. Neste contexto é possível associar exames aos riscos, podendo gerar os exames pendentes conforme a configuração/associação estabelecida.

2 - Definição da Regra de Negócio

2.1 - Req.5 - Parâmetro "Origem para Exames Pendentes"

Permite escolher como são gerados os exames pendentes, podendo ser uma associação direta de perfis de exames ou a partir do PPRA.


2.1.1 - Objetivo

Conseguir mudar a origem das informações para geração de exames pendentes de acordo com a forma que o cliente desejar.


2.1.2 - Critérios

    • As opções são exibidas em “radio group” chamado "Origem para Exames Pendentes", com os itens “Associação de perfis de exames” e “Associação no PPRA”;

    • Por padrão, o parâmetro deverá ser do tipo “Associação de perfis de exames”;

    • O parâmetro está incluído em um agrupador chamado “Exames".

    • Quando a opção deste radio é alterada, uma mensagem é exibida com os dizeres: “Atenção: A partir da mudança deste parâmetro, todos os exames pendentes serão gerados a partir destas definições. Os exames pendentes já gerados serão mantidos.”.

2.2 - Req.1 - Cadastro de Associações de PCMSO x PPRA 

Permite associar os perfis de exames a riscos, níveis de riscos, reconhecimentos/avaliações e funcionários.

2.2.1 - Objetivo

Estabelecer a necessidade de realização de exames conforme exposição ao risco e nível de risco.

2.2.2 - Critérios

    • Acionado por meio de um botão no menu do SSO;
    • É obrigatório escolher um tipo de vínculo para que o cadastro habilite os campos: Risco, Nível de risco, Reconhecimento/Avaliação e Funcionário;

    • De acordo com o tipo de vínculo escolhido, serão habilitados os campos, da seguinte maneira:

      • Risco: obrigatório informar o campo Risco e limpa/desabilita Nível de Risco, Reconhecimento/Avaliação e Funcionário;

      • Nível de Risco: obrigatório informar os campos Risco e Nível de Risco e limpa/desabilita Reconhecimento/Avaliação, Funcionário;

      • Reconhecimento/Avaliação de Risco: obrigatório informar Risco e Reconhecimento/Avaliação e limpa/desabilita Nível de Risco e Funcionário;

      • Funcionário: obrigatório informar o campo Funcionário e desabilita Risco, Nível de Risco e Reconhecimento/Avaliação.

    • Perfil de Exame tem o preenchimento obrigatório;

    • O Tipo de Vínculo só pode ser alterado na inclusão de novos registros;

    • Não é permitido vincular um mesmo Perfil de Exame mais de uma vez para um mesmo item. Por exemplo: se eu já vinculei o perfil de exame “Audiométrico” ao Risco “Ruído”, não deverá permitir vincular novamente o perfil para o Risco “Ruído”. Entretanto, se houver um vínculo entre o perfil de exame “Audiométrico” com o tipo de Vínculo Nível de Risco, com o Risco “Ruído” e um nível qualquer, é diferente do vínculo por Risco e permitirá a associação;

    • Na visão do cadastro é possível ordenar, agrupar e filtrar por Risco, Nível de Risco, Funcionário e Perfil de Exame.

2.3 - Req.2 - Assistente de Associação de PCMSO x PPRA

Permite associar grandes quantidades de perfis de exames a riscos, níveis de riscos e funcionários com facilidade e poucos cliques.

2.3.1 - Objetivo

Conseguir associar riscos a perfis de exames em momentos que houver muita necessidade de entrada de informações, como implantação de sistema ou mudança de riscos.

2.3.2 - Critérios

    • Acionado por meio de um botão no menu do SSO;

    • Na primeira etapa do assistente, o usuário deve escolher se deseja fazer a associação de perfis de exames para riscos/níveis, reconhecimento/avaliação de riscos ou para funcionários. OBS: É considerado somente avaliação de riscos, filtrando e desconsiderando "reconhecimento";

    • Na etapa seguinte, é oferecido ao usuário um lookup multirecords para que ele selecione riscos, reconhecimento/avaliação de riscos ou funcionários que deseja fazer associações de perfis de exames;

    • Na próxima etapa, a tela deve é dividida em duas partes, onde temos:

      • Perfis associados: treeview que mostra risco/nível do risco, reconhecimento/avaliação de riscos ou funcionários, de acordo com as escolhas das etapas anteriores. Para cada risco, nível, reconhecimento/avaliação de riscos ou funcionário exibido, é incluído um “nó” para cada perfil de exame a ele associado;

      • Perfis de exames: exibidos os perfis de exame cadastrados no sistema.

    • Para associar um perfil a riscos, níveis, reconhecimento/avaliação de riscos ou funcionários, o usuário deve clicar no perfil de exame e arrastar para o item desejado. Ao soltar o botão do mouse, é criado um nó referente ao perfil de exame;

    • Para remover um vínculo, basta selecioná-lo na treeview e pressionar DELETE;

    • Não é possível incluir um perfil já cadastrado para o item;

    • Se a associação for por Risco/Nível Risco:

      • É permitido associar o perfil tanto ao risco, quanto diretamente aos Níveis de Risco (último nível da árvore);

      • Ao arrastar o perfil de exame para a raiz da árvore, este perfil é associado aos riscos selecionados. Não são criadas associações aos sub-ítens Nível de Risco.

    • Se a associação for por Reconhecimento/Avaliação:

      • Não é permitido associar o perfil diretamente ao risco, somente às Avaliações/Reconhecimentos (último nível da árvore);

      • Ao arrastar o perfil de exame para a raiz da árvore, este perfil é associado à todas as Avaliações/Reconhecimentos (último nível da árvore). Não são criadas associações diretas aos riscos;

      • Ao passar o mouse em cima do ítem na árvore, é apresentado mensagem tooltip com dados complementares (controle de medição, data início e fim da medição).

    • Se for vinculado algum perfil de exame que contenha exame do tipo “Mudança de Função”, antes de avançar a etapa, é exibido um alerta informando o usuário que na próxima execução da geração de exames pendentes, todos os funcionários expostos àquele perfil terão a pendência gerada;

    • Ao executar o processo, são criados e excluídos registros de vínculo entre os riscos/níveis/reconhecimento/avaliação de riscos/funcionários e perfis de exame de acordo com as escolhas feitas pelo usuário;

    • Após a execução, está disponível um log contendo informações sobre todos os vínculos que foram criados ou removidos durante a execução do assistente;

    • Para fins de esclarecimento, este assistente terá o funcionamento semelhante ao atual Assistente de Associação de Perfil.

2.4 - Req.3 - Alertas para Exames do tipo "Mudança de Função"

Alerta sobre impactos de exames do tipo "Mudança de Função" em perfis de exames.

2.4.1 - Objetivo

Conseguir ter ciência que da próxima vez que o assistente de geração de exames pendentes for executado, todas as pessoas expostas ao perfil terão a pendência gerada. Observação: Para o SSO, "Mudança de Função" é qualquer inclusão de um novo exame no perfil de um funcionário. Portanto, mesmo se não houve alteração na função ou seção, mas houve a necessidade de um novo exame, é necessário gerar gerado exames pendentes com o motivo mudança de função.

2.4.2 - Critérios

    • No cadastro de perfis de exames, sempre que entrar um novo exame do tipo “mudança de função”, é alertado ao usuário que na próxima execução da geração de exames pendentes, todos os funcionários expostos àquele perfil terão a pendência gerada;

    • No cadastro de Associações PCMSO x PPRA, sempre que forem associados perfis de exames que contenham exames do tipo “mudança de função”, é alertado ao usuário que devido à existência de um exame do tipo “mudança de função”, na próxima execução da geração de exames pendentes, todos os funcionários expostos àquele perfil terão a pendência gerada.

2.5 - Req.8 - Visualização de Exames associados ao PPRA

Permite visualizar listagem de exames associados ao PPRA.

2.5.1 - Objetivo

Conseguir visualizar todos os exames que estão associados ao PPRA, bem como o tipo de vínculo, risco, nível e perfil de exame.

2.5.2 - Critérios

    • Anexo em Reconhecimento/Avaliação de Riscos que exibe todos os exames associados bem como sua origem (risco, nível) e o perfil de exame a que está associado;

    •  Este anexo serve apenas para visualização. Não há nenhum tipo de edição dos dados exibidos, nem inclusão ou exclusão de registros.

2.6 - Req.6 - Geração de Exames Pendentes 

Permite gerar exames pendentes para os funcionários considerando as novas possibilidades de associações de exames aos riscos, níveis e rec/aval. 

2.6.1 - Objetivo

Conseguir ter o correto controle de pendência de exames.

 

2.6.2 - Fluxo Geração Exame Admissional


Fluxo Geração Exame Admissional


2.6.3 - Fluxo Geração Exame Periódico


Fluxo Geração Exame Periódico

2.6.4 - Fluxo Geração Exame Demissional


Fluxo Geração Exame Demissioal


2.6.5 - Fluxo Geração Exame Mudança de Função


Fluxo Geração Exame Mudança de Função

2.6.6 - Fluxo Geração Exame Retorno ao Trabalho


Fluxo Geração Exame Retorno ao Trabalho

















 

<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Incluir as telas do sistema com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento - É o Detalhamento das Story linkadas no Epic>.

 

<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

(Opcional)

Procedimento para Utilização


<Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações;

Localização da rotina no menu;

Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;

Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação

Se necessário, utilizar prints de tela>.

Procedimento para Configuração

(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
    (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

 

Tipo:

Informe o Tipo do parâmetro

Cont. Por.:

Informe o Conteúdo padrão

Descrição:

 

 

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

Menu

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Submenu

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Nome da Rotina

Informe o Título da rotina

Programa

Informe o Fonte da rotina

Módulo

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Tipo

Informe a Função

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

 

 

...