Versões comparadas

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Integração BackOffice Datasul x

Ciashop

E-commerce

A integração entre o BackOffice Datasul e a Plataforma e-Commerce da Ciashop de E-commerce tem como objetivo realizar a comunicação da loja de comércio eletrônico com o ERP Datasul.

Sistemas Envolvidos

Linha CiashopTabela de Preço

  • Ciashop: Sistema vertical desenvolvido pela Ciashop, empresa do ecossistema TOTVS, que dispõe de módulos e aplicativos voltados para o e-commerce. Com a plataforma Framework Ciashop, é possível montar sua própria loja de comércio eletrônico, integrando esta loja com os principais marketplaces disponíveis no mercado.

Linha Datasul (BackOffice)

  • ERP Datasul: Sistema de BackOffice para gestão de empresas com ênfase no segmento de Manufatura. Disponibiliza módulos de gestão e controle da distribuição com foco nos requisitos comerciais, fiscais e tributários, entre eles: Pedidos de Venda, Faturamento e Embarques.

Integração

A forma de comunicação entre ERP e Ciashop se dará por meio de mensagens enviadas e recebidas de um Web service RESTful. Os Web services RESTful são serviços construídos com o estilo de arquitetura RESTful. A construção de Web services com a abordagem RESTful está surgindo como uma alternativa popular ao uso de tecnologias baseadas em SOAP para implantação de serviços na Internet, por ser mais leve e ter a capacidade de transmitir dados diretamente via HTTP.

Aviso
titleAviso:

Os programas PD0309, PD0310, PD0623, PD0627 e PD0628 estarão disponíveis até a release 12.1.2311 do sistema para utilização com uma loja por modelo de negócio (B2C/B2B). Para suporte a múltiplas lojas por modelo de negócio ou a partir da versão 12.1.2403 deverá ser utilizada a Central de Configurações E-commerce (https://tdn.totvs.com/x/NhvKK).

Sistemas Envolvidos 

Linha VTEX

  • VTEX: Sistema vertical desenvolvido pela VTEX, empresa do ecossistema TOTVS, que dispõe de módulos e aplicativos voltados para o e-commerce. Com a plataforma Framework VTEX, é possível montar sua própria loja de comércio eletrônico, integrando esta loja com os principais marketplaces disponíveis no mercado.

Linha Datasul (BackOffice)

  • ERP Datasul: Sistema de BackOffice para gestão de empresas com ênfase no segmento de Manufatura. Disponibiliza módulos de gestão e controle da distribuição com foco nos requisitos comerciais, fiscais e tributários, entre eles: Pedidos de Venda, Faturamento e Embarques.

Integração

A forma de comunicação entre ERP DATASUL e VTEX se dará por meio de mensagens enviadas e recebidas de um Web service RESTful. Os Web services RESTful são serviços construídos com o estilo de arquitetura RESTful. A construção de Web services com a abordagem RESTful está surgindo como uma alternativa popular ao uso de tecnologias baseadas em SOAP para implantação de serviços na Internet, por ser mais leve e ter a capacidade de transmitir dados diretamente via HTTP.

Escopo

A plataforma Framework VTEX é uma plataforma em que o cliente pode montar sua própria loja de comércio eletrônico.

Para estabelecer a estrutura da loja virtual

Escopo

A plataforma Framework Ciashop é uma plataforma em que o cliente pode montar sua própria loja de comércio eletrônico.

O Ciashop permite que o cliente monte sua própria loja virtual. Para estabelecer a estrutura da loja virtual com seus departamentos e itens postos à venda, o ERP deverá fornecer tais informações. A loja virtual estará integrada com o ERP transmitindo para este os clientes e pedidos cadastrados na loja virtual.

O conceito de Marketplace (MP), no comércio eletrônico, é a utilização de uma loja virtual de terceiros para vender os seus produtos. Sales Hub é um aplicativo disponível para Lojas Framework da Ciashop que concentra diversos marketplaces, tais como Extra e Walmart. Por meio deste aplicativoPor meio deste aplicativo, é possível ofertar os produtos da loja nestes marketplaces e gerenciar os pedidos gerados nestes canais em sua própria loja.

O objetivo da integração é possibilitar a integração dos Estabelecimentos (Filiais), Cadastros de Famílias Comerciais, Itens, Preços do Item, Depósitos e Saldo em Estoque disponível do Datasul para o CiashopE-commerce. Assim como, a integração do recebimento de pedidos de venda oriundos do Ciashop E-commerce e a atualização do status destes pedidos.

Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

Datasul

Versão\release 12.1.2023

Parâmetros de integração ativo: Cadastros Gerais -> Cadastros Gerais -> Cadastros -> Função: Manutenção Cadastros Gerais Parâmetro Global (CD0101 - Aba Integr II)

Parâmetros de configuração da integração ativo: Menu -> Logística -> Pedidos -> Cadastros -> Função: Parâmetros Integração Ciashop

Instalação/Atualização

Vide tópico Pré-requisitos instalação/implantação/utilização.

Datasul

Vide tópico Pré-requisitos instalação/implantação/utilização.

Controle de Versão

O grupo TOTVS, representado por suas marcas, administrará as demandas de evolução das mensagens de integração e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.

Suporte

O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos Ciashop e Backoffice Datasul estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.

Transações/Entidades/Mensagens únicas

Método

ID

Descrição

Origem

Destino

Web Services

Cadastros

01

Família Comercial

Datasul

Ciashop

Departments

02ItensDatasulCiashopProducts03Preço ItemDatasulCiashopPrices04Saldo EstoqueDatasulCiashopVariants05EstabelecimentoDatasulCiashopBranch06DepósitoDatasulCiashopWarehouse

Processos

05

Receber pedidos

Ciashop

Datasul

Orders

06Atualizar situação dos pedidosCiashopDatasul

Orders

07Cancelar PedidoDatasulCiashopOrderstatuses08Atualizar NF-eDatasulCiashopInvoices

Fluxo das Informações

Os cadastros devem ser realizados no ERP Datasul e replicados para o Ciashop, por meio do programa de carga presente no ERP Datasul. Importante ressaltar que, qualquer movimentação na plataforma do Ciashop (inclusão, alteração, eliminação) não é replicada para o ERP Datasul. A operação de eliminação dos registros (referentes aos cadastros) no ERP Datasul, também não integra com o Ciashop.

Por meio do programaIntegração Batch Ciashop - PD0624, é possível realizar a carga/atualização dos registros em lote, ele pode ser acessado pelo menu do Datasul em: Logística -> Pedidos -> Tarefas.

O sucesso das operações de inclusão e alteração de registros pode ser verificado acessando o programa Monitor Integração Ciashop - PD0625. Por meio deste programa, é possível realizar a consulta do envio dos registros referente aos cadastros de Estabelecimento, Família Comercial, Itens, Preço Item, Depósito, Saldo em Estoque, recepção dos pedidos e atualização da situação dos pedidos.

No programa Categoria x Itens Ciashop - PD0623, é possível definir todas as famílias comercias (Categoria) e seus respectivos itens (Produtos) que serão enviados ao Ciashop. Importante ressaltar que, os itens que serão enviados para o Ciashop precisam obrigatoriamente estarem cadastrados no programa Tabela Preço - CD1508, este cadastro é necessário, pois o preço do produto no Ciashop é o valor informado no campo Preço FOB do programa CD1508. Para que o saldo disponível em estoque do item seja enviado ao Ciashop, é necessário que este possua saldo em estoque disponível, caso o item não possua saldo, é possível realizar o cadastro por meio do programa Transações Diversas Estoque - CE0220.

Para o envio das informações de saldo, será considerado o depósito informado no programa Loja x Estabelecimento Ciashop - PD0310. Já para o envio do preço do item, será considerada a tabela de preço padrão informada no programa Loja Ciashop - PD0309 Obrigatoriamente, todos os itens enviados para o Ciashop deverão estar cadastrados na tabela de preço informada no programa PD0309, assim como deverão estar cadastrados com saldo em estoque para o depósito informado no programa PD0310. Caso o cliente possua o módulo MultiPreço ou MultiCD da Ciashop, será possível parametrizar mais de uma tabela de preço por meio do programa Loja x Tabelas de Preço Ciashop - PD0627 ou parametrizar mais de um depósito por meio do programa  Loja x Depósitos Ciashop - PD0628 para o envio do preço e saldo do item.

Cadastros 

Antes de enviar os cadastros de estabelecimento, item, família comercial, saldo em estoque, depósito e preço item, é necessário ativar a integração por meio do programa Atualização Parâmetro Global - CD0101, aba Integr II, campo Ciashop:

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Realizar a parametrização da loja por meio do programa Loja Ciashop - PD0309:

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Segue detalhamento dos campos: 

  • Código Loja: Informar a loja que será utilizada na integração.
  • Host: O host deverá ser solicitado a Ciashop.
  • Porta Padrão: A porta deverá ser solicitada a Ciashop.
  • Token: O token deverá ser solicitado a Ciashop.
  • Tabela de Preço: Na primeira fase a integração não está tratando múltiplas tabelas de preço. A tabela de preço que for parametrizada no Ciashop, deverá ser a mesma informada neste campo.
  • Nr Último Pedido: Este campo será atualizado conforme a entrada de pedidos oriundos do Ciashop no ERP Datasul. Neste campo estará informado sempre o código do último pedido Ciashop que foi buscado pelo programa PD0624 (Integração Batch Ciashop).
  • Testar Conexão: Este botão permite que se faça um teste da conexão por estabelecimento com a plataforma Ciashop .

Além disso, é necessário realizar a parametrização da loja por estabelecimento por meio do programa Parâmetros Integrações Ciashop - PD0310:

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Segue detalhamento dos campos: 

  • Código Loja: Informar a loja que será utilizada na integração 
  • Estabelecimento: Informar o estabelecimento que será utilizado na integração.
  • Grupo Cliente: O grupo cliente padrão será utilizado para a inclusão de clientes no ERP, durante a implantação do pedido oriundo do Ciashop no ERP Datasul. As informações que serão consideradas são: Natureza, Portador, Modalidade, Representante, Atividade, Tipo Receita/Despesa e Percentual de Desconto. Estas informações podem ser consultadas por meio do programa CD0701 (Manutenção Grupo Cliente).
  • Natureza de operação: Informar neste campo a natureza de operação estadual que será utilizada durante a implantação do pedido de venda no ERP Datasul.
  • Natureza de operação interestadual: Informar neste campo a natureza de operação interestadual que será utilizada durante a implantação do pedido de venda no ERP Datasul.
  • Depósito: Na primeira fase a integração não está tratando múltiplos depósitos. Para consulta do saldo em estoque, será considerado apenas o depósito informado neste campo.

Família Comercial:

Para que a integração do cadastro de Família Comercial seja realizada, é obrigatório:

    Integração Ciashop ativada no programa CD0101.

Além disso, é necessário cadastrar esta família comercial no programa Categoria x Itens Ciashop - PD0623:

  •     Ao cadastrar uma família comercial, todos os itens vinculados a esta família serão automaticamente apresentados em tela.

As famílias comerciais (no contexto Ciashop possuem a descrição de categorias), enviadas do BackOffice Datasul para o Ciashop, poderão ser consultadas no manager do Ciashop, por meio do menu: Categorias e Produtos -> Gerenciar Categorias:

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Item:

Para que a integração do cadastro de itens seja realizada, é obrigatório marcar o parâmetro "Item" no programa Integração Batch Ciashop - PD0624, aba parâmetro:

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Além disso, é necessário definir que este item será considerado na integração com o Ciashop por meio do programa Categoria x Itens Ciashop - PD0623:

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  • A imagem acima é uma demonstração de que os itens TV-4k e TV-LED serão considerados na integração com o Ciashop.
  • Além disso, é necessário cadastrar os itens que serão enviados para o Ciashop na tabela de preço (Tabela Preço - CD1508) que foi informado no programa Loja Ciashop - PD0309.
  • Caso necessário, é possível informar para os itens que serão enviados ao Ciashop o código EAN/GTIN por meio do campo Cód GTIN (TRIB), que está localizado no programa Atualização Itens Faturamento - CD0903, aba Fiscal.

  • Para itens com referência, é necessário que seja informado no campo "tipo de referência" do programa Manutenção Referências Itens - CD1506 a identificação da referência. Por exemplo: Cor, Tamanho e entre outros.

Os itens enviados do BackOffice Datasul para o Ciashop, poderão ser consultados no manager do Ciashop, por meio do menu: Categorias e Produtos -> Catálogos de Produtos:

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Preço/Tabela de Preço:

Para que a integração da atualização do preço do item seja realizada, é obrigatório:

Além disso, é necessário cadastrar os preços para todos os itens que serão enviados para o Ciashop por meio do programa Tabela Preço - CD1508:

 O Preço do item que será considerado ao enviar o registro para o Ciashop, é o valor informado no campo Preço FOB do programa CD1508.

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Os preços enviados do BackOffice Datasul para o Ciashop, poderão ser consultados no manager do Ciashop, por meio do menu: Categorias e Produtos -> Catálogos de Produtos -> Cadastros de Produtos -> Preço e Estoque:

Saldo em Estoque: 

Para que a integração da atualização do saldo em estoque disponível dos itens seja realizada, é obrigatório:

 Integração Ciashop ativada no programa CD0101.

O cadastro de saldo em estoque poderá ser realizado por meio do programa Transações Diversas Estoque - CE0220:

  •  Os itens que serão integrados, deverão estar com saldo em estoque cadastrados para o depósito informado no programa PD0310. Caso o cliente possua o módulo MultiCD da Ciashop, será possível vincular mais de um depósito no programa Loja x Depósitos Ciashop - PD0628 para a busca do saldo em estoque.

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O saldo em estoque enviado do BackOffice Datasul para o Ciashop, poderá ser consultado no manager do Ciashop, por meio do menu: Categorias e Produtos -> Catálogos de Produtos -> Cadastros de Produtos -> Preço e Estoque:Image Removed

Quando a funcionalidade de MultiCD estiver ativa na plataforma Ciashop, é possível consultar os depósitos e suas respectivas quantidades de saldo em estoque, para isso é necessário clicar no lápis localizado ao lado campo Estoque Armazém. 

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Após clicar no lápis, será aberta a tela que apresenta todos os depósitos disponíveis para o item selecionado:  

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Por meio do programa Monitor Integração Ciashop - PD0625, é possível realizar a consulta do envio dos registros referente aos cadastros de Estabelecimento, Família Comercial, Itens, Preço Item, Depósito, Saldo em Estoque, recepção dos pedidos e atualização da situação dos pedidos:

  • Quando um registro for integrado com sucesso, a cor do registro na grade ficará destacada em azul.
  • Quando um registro não for integrado com sucesso, a cor do registro na grade ficará destacada em vermelho.

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Segue o detalhamento dos campos:

  • Loja: Filtra a consulta das mensagens pela faixa de loja.
  • Data do Registro: Filtra a consulta das mensagens pela faixa de data do registro.
  • Documento: Filtra a consulta das mensagens por documento (Todos, Categoria, Item, Preço, Saldo, Pedido, Estabelecimento ou Depósito).
  • Processado: Filtra a consulta das mensagens pela situação do processamento da mensagem (Ambos, processado com sucesso ou não processado com sucesso).
  • Origem: Filtra a consulta das mensagens pela origem da mensagem (Ambos, mensagem recebida – IN ou mensagem enviada - OUT).
  • Check: Realiza a atualização do browse registros de acordo com a parametrização informada.

Segue detalhamento dos botões: 

  • Eliminar: Elimina a mensagem, neste caso, o registro também poderá ser enviado novamente caso não haja um outro registro como registro lido igual “sim” para o mesmo Nr Docto.

  • Buscar Pedido: Quando o tipo do documento for “Pedido” e este ainda não foi importado com sucesso (registro lido igual a “sim”), este poderá ser solicitado novamente ao Ciashop.

  • Atualizar Situação: Quando o tipo do documento for “Pedido”, e possível verificar o status deste pedido no Ciashop por meio deste botão. Caso o pedido esteja como cancelado no Ciashop, este pedido será cancelado automaticamente no ERP Datasul.

  • Detalhar Pedido: Quando o tipo do documento for “Pedido”, e possível verificar maiores informações deste pedido por meio do botão Detalhar Pedido. Ao clicar neste botão, será chamado o programa PD1001 (Pedido Venda).

  • Confirmar Pagamento: Quando o tipo do pagamento for Boleto ou Transferência Bancária, permite ao usuário executar novamente a atualização da situação do pedido para pagamento aprovado. 

    No grid Ocorrências Integração do programa PD0625, é possível detalhar a mensagem de erro com um clique duplo caso necessário.

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    Recepção do Pedido de Venda:

    Para que a recepção do pedido de venda seja realizada é obrigatório:

  • Integração Ciashop ativada no programa Atualização Parâmetro Global - CD0101
  • Vincular o ID da transportadora cadastrada no Ciashop por meio do campo “ID Ciashop” presente no programa Transportadores - CD0402. Caso o ID da transportadora não esteja cadastrado no ERP Datasul, o pedido não será importado com sucesso no ERP Datasul.
  • É necessário cadastrar o nome do canal de origem presente no Ciashop como um representante no ERP Datasul. Por exemplo, se o canal de origem for o Walmart, o Walmart deverá ser cadastrado como sendo um representante no ERP Datasul.
  • Quando a integração for com a Loja do Ciashop, é necessário também que existam métodos de pagamentos cadastrados no programa Cadastro de Métodos de Pagamento Ciashop, de acordo com os métodos de pagamentos que foram disponibilizados na loja, como por exemplo: boleto, transferência bancaria, cartão de crédito ou faturado. Quando a integração for com marketplace, é necessário cadastrar um único método de pagamento, o método de pagamento a ser cadastrado no programa Cadastro de Métodos de Pagamento Ciashop deverá ser o "pagamentoNaoIdentificado" e com o tipo "Faturado".
    Funcionamento dos tipos de métodos de pagamento
    Tipo Método de PagamentoIntegração de Título a ReceberFuncionamentoBoletoNo Pedido de Venda

    Informações obrigatórias: Espécie, Série Fiscal, Portador e Carteira

    Informações opcionais: Cliente e Representante Deverá ser informada um espécie de título do módulo de contas a receber parametrizada com os campos Contabilização = Não e Gera Antecipação = Sim (exemplo abaixo). Image Removed

    Deverá ser informada uma série fiscal cadastrada no programa UTB113AA.

    Deverão ser informados um portador e carteira cadastrados e compatíveis com o banco emissor do boleto proveniente da plataforma Ciashop.

    Quando o título a receber integrado for liquidado integralmente, o pedido de venda será liberado para faturamento e será criada uma antecipação para o cliente com origem PEDVDA vinculada ao respectivo pedido.

    O titulo a receber proveniente do faturamento (nota fiscal) também será integrado ao módulo de contas a receber e será liquidado automaticamente na integração, usando a antecipação gerada na liquidação da baixa do título do boleto.

    Esta liquidação automática poderá ser desativada no programa ACR009AA, desmarcando a opção "Abater Antecip PEDVDA Automaticamente" (abaixo).

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    Importante: Para pagamento com métodos de pagamento "Boleto", a plataforma da Ciashop informa o número bancário (nosso número). Desta forma, é possível usar a rotina de retorna de cobrança escritural para liquidas os títulos.

    Transferência BancáriaNo Pedido de VendaO funcionamento do tipo de método de pagamento "Transferência Bancária" é idêntica ao tipo de método de pagamento "Boleto" descrito acima. A única diferença é que a plataforma não informa o número bancário (porque não existe) e as liquidações deverão ser feitas manualmente no módulo de Contas a Receber.Cartão de CréditoNa Nota FiscalNo tipo de método de pagamento "Cartão de Crédito", o risco de crédito é assumido pela Administradora de Cartão, portanto, o pedido entra liberado para faturamento e os títulos são integrados a partir da nota fiscal. Além do módulo de Contas a Receber, as vendas com cartão de crédito são integradas com o módulo de Cobranças Especiais que controlará o parcelamento da venda e o percentual de comissão retida pelas administradoras. Informações obrigatórias: Portador, Carteira, Administradora e Bandeira. O cadastro de Administradora/Carteira deverá ser feito no programa ACR002AA. Informação opcional:Representante.FaturadoNa Nota FiscalNo tipo de método de pagamento "Faturado", o pedido deverá ter seu crédito aprovado para liberá-lo para faturamento e o título a receber será integrado a partir do faturamento (nota fiscal). Este deverá ser o tipo de método de pagamento quando se estiver trabalhando com Marketplaces, em que este recebe os valores do consumidor final e os repassa periodicamente para a empresa vendedora. Informações obrigatórias: Portador e Carteira Informação opcional: Cliente e Representante.

    A recepção do pedido de venda é realizada por meio do parâmetro "Pedido Venda" no programa Integração Batch Ciashop (PD0624), aba parâmetro:

    • Por meio do programa Monitor Integração Ciashop - PD0625, será possível verificar se o pedido foi importado com sucesso ou não, em caso de falha, será possível realizar a importação desse pedido novamente por meio do botão "Buscar Pedido", localizado no programa PD0625.
    • No programa Loja Ciashop - PD0309, existe o campo Nr Último Pedido, sempre que a recepção do pedido de venda for executada, o pedido a ser solicitado ao Ciashop, sempre será o número do último pedido + 1, ou seja, caso no campo Nr último Pedido esteja armazenado o valor 20, será solicitado ao Ciashop todos os pedidos que possuírem o número de pedido superior ao 20.
    • Para a recepção de novos pedidos, utilizar o programa Integração Batch Ciashop - PD0624 para pedidos que já foram importados do Ciashop, mas que por algum motivo não foram incluídos com sucesso, utilizar o botão "Buscar Pedido" do programa Monitor Integração Ciashop - PD0625.
    • No programa  Consulta Informações do Pedido de Venda - PD1001, na aba "Geral", é possível consultar no campo Pedido Repres o número do pedido de venda no Ciashop. E na aba "Sit", no campo Mét. Pgt, o método de pagamento que foi utilizado para este pedido.
       

    Os pedidos disponíveis no Ciashop, poderão ser consultados no manager do Ciashop, por meio do menu: Minhas Vendas -> Gerenciar Pedidos -> Listagem de Pedidos:

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    Atualização da situação do Pedido de Venda: 

    Para a atualização da situação do pedido de venda, é obrigatório:

    •  Integração Ciashop ativada no programa CD0101. 

    A atualização da situação do pedido de venda é realizada por meio do parâmetro "Atualizar situação dos Pedidos " no programa Integração Batch Ciashop - PD0624, aba parâmetro:

  • Por meio do programa Monitor Integração Ciashop - PD0625, também será possível atualizar a situação do pedido caso necessário por meio do botão "Atualizar Situação", localizado no programa  PD0625.
  • Manutenção Loja E-commerce (PD0309)

    Atualização Parâmetros faturamento (FT0301) > O campo "ICMS Incluso no Preço" deverá estar marcado. O preço de tabela integrado para o e-commerce já possui o ICMS incluso. 

    Natureza Operação > O campo "Consumidor final" da aba ICMS deverá estar marcado. Os cálculos de impostos são aplicados para vendas com natureza de operação voltada ao consumidor final (pessoa física / pessoa jurídica).

    Pagamento via cartão de crédito > Necessário que o modulo de Cobranças Especiais (SCO) esteja implantado.

    Instalação/Atualização

    Vide tópico Pré-requisitos instalação/implantação/utilização.

    Datasul

    Vide tópico Pré-requisitos instalação/implantação/utilização.

    Controle de Versão

    O grupo TOTVS, representado por suas marcas, administrará as demandas de evolução das mensagens de integração e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

    Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.

    Suporte

    O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos VTex e Backoffice Datasul estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

    Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.

    Transações/Entidades/Mensagens únicas

    Método

    ID

    Descrição

    Origem

    Destino

    API

    Cadastros

    01

    Família Comercial

    E-commerce

    Datasul

    apiBusinessFamilyPublic

    02Itens (Root)E-commerceDatasulapiProductPublic
    03

    Itens (Referência)

    Itens (Root/SKU)

    E-commerceDatasul

    apiProductSkuPublic

    apiProductRootSkuPublic

    04Preço ItemE-commerceDatasulpriceItemPublic
    05Tabela Preço E-commerceDatasulpriceTablePublic
    06Saldo EstoqueE-commerceDatasulstockBalancePublic

    Processos

    01

    Receber pedidos

    E-commerce

    Datasul

    apiOrdersPublic

    02Receber clientesE-commerceDatasul

    apiCustomerPublic

    03Cancelar PedidoE-commerceDatasulapiOrdersPublic
    04Atualizar NF-eE-commerceDatasulapiInvoicePublic

    Fluxo das Informações

    Os cadastros devem ser realizados no ERP Datasul e replicados para o E-commerce, por meio do TOTVS Connector. Importante ressaltar que, qualquer movimentação na plataforma do E-commerce (inclusão, alteração, eliminação) não é replicada para o ERP Datasul.

    No programa Categoria x Itens E-commerce - PD0623, é possível definir todas as famílias comercias (Categoria) e seus respectivos itens (Produtos) que serão enviados ao E-commerce.

    Importante ressaltar que, os itens que serão enviados para ao E-commerce precisam obrigatoriamente estarem cadastrados no programa Tabela Preço - CD1508, este cadastro é necessário, pois o preço do produto no E-commerce é o valor informado no campo Preço FOB do programa CD1508. E a tabela de preço ao quais os itens estão vinculados devem estar cadastradas no programa Loja x Tabelas de Preço E-commerce - PD0627 ou para versões superiores a 12.1.2311 utilizar o cadastro da Central de Configurações E-commerce

    Para que o saldo disponível em estoque do item seja enviado ao E-commerce, é necessário que este possua saldo em estoque disponível, caso o item não possua saldo, é possível realizar o cadastro por meio do programa Transações Diversas Estoque - CE0220. E necessário também cadastrar o depósito por meio do programa  Loja x Depósitos - E-commerce - PD0628 ou para versões superiores a 12.1.2311 utilizar o cadastro da Central de Configurações E-commerce, para o envio do saldo do item. Somente será enviado para o e-commerce o saldo em estoque disponível para depósitos associados a loja e para itens que foram destacados para serem enviados para o e-commerce, conforme configurado na Central de Configurações E-commerce

    Conceito de Grade por ROOT x SKU ao invés de Grade por Referência

    Controle do saldo em estoque

    Para melhor assertividade no controle dos estoques, o cliente deverá considerar uma das opções abaixo:

    - Clientes que trabalham com alocação lógica no pedido devem ter um depósito exclusivo para vendas na Loja ou Marketplace, não poderão trabalhar com mais de um depósito.

    - Clientes que trabalham com alocação física automática – o sistema já irá fazer o tratamento correto. 

    - Clientes que trabalham com alocação física manual –  a alocação será feita de forma automática para os pedidos com origem igual ao E-commerce. 

    - Os clientes que forem implantar a integração com E-commerce e não trabalharem com alocação no pedido terão que marcar o parâmetro para alocação física – manual e o parâmetro “Realocação Física/Lógica” deverá igual a Não Obrigatória. Desta forma não irá impactar na rotina atual, ou seja, não irá impactar a implantação de pedidos cuja a origem seja diferente de E-commerce e, para os pedidos com origem E-commerce o tratamento para baixa do estoque será feita de forma correta.

    Cadastros 

    Para ativar a integração, acessar a rotina Atualização Parâmetro Global - CD0101, aba Integr II,  e marcar o campo E-commerce:

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    Realizar as parametrizações na Central de Central de Configurações E-commerce, essa rotina nova em HTML substituí alguns dos cadastros descritos mais abaixo que não estão mais disponíveis à partir da 12.1.2307.

    1) Cadastro e Consulta de múltiplas lojas:

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    2) Parâmetros Gerais E-commerce:

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    2) Configuração dos parâmetros da Loja e associação dos Estabelecimentos, Tabelas de Preço, Depósitos, Categorias/Itens e Clientes (Esse somente para lojas no modelo de negócio B2B) :

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    Realizar a parametrização da loja por meio da funcionalidade Loja E-commerce - PD0309, disponível somente até 12.1.2311 (Substituído pela Central de Configurações E-commerce):

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    Segue detalhamento dos campos: 

    • Código Loja: Código da Loja.
    • Nome Loja: Descrição da loja.
    • Grupo Cliente: O grupo cliente padrão será utilizado para a inclusão de clientes no ERP, durante a implantação do pedido oriundo do E-commerce no ERP Datasul. As informações que serão consideradas são: Natureza, Portador, Modalidade, Representante, Atividade, Tipo Receita/Despesa e Percentual de Desconto. Estas informações podem ser consultadas por meio do programa CD0701 (Manutenção Grupo Cliente).
    Nota
    titleNota:
    Para evitar divergência entre o número de parcelas das duplicatas emitidas pelo faturamento com pedidos emitidos com método de pagamento Boleto, Transferência ou Cartão de Crédito, é pré requisito que no grupo de cliente usado no e-commerce tenha a condição de pagamento do tipo à vista. 

    • Completa Pedido: Define se o pedido oriundo do E-commerce entrará no ERP Datasul completo.
    • Assume número do pedido da loja: Altera o número do pedido cliente para o número do pedido da loja.
    • Não permite entrada do pedido se a sugestão automática não encontrar regra: Ao marcar essa opção, se algum item do pedido não tiver sua natureza de operação alterada por alguma natureza da regra da sugestão automática de natureza de operação, o pedido não entrará no ERP, sendo rejeitado com a mensagem: 57382 - Natureza operação não encontrada com a sugestão automática.

    Obs.: Esse erro será apresentado no log do Connector. Após inserir regra que atenda o item rejeitado, o pedido será reprocessado e integrado.

    • Crédito: Indica o crédito que novos clientes implantados a partir da integração irão possuir no sistema. Este campo possui a mesma funcionalidade do campo Crédito da funcionalidade Informações Crédito Clientes (CM0102). 

    Além disso, é necessário realizar a parametrização da loja por estabelecimento por meio do programa Loja x Estabelecimento E-commerce - PD0310, disponível somente até 12.1.2311 (Substituído pela Central de Configurações E-commerce):

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    Segue detalhamento dos campos: 

    • Código Loja: Informar a loja que será utilizada na integração 
    • Estabelecimento: Informar o estabelecimento que será utilizado na integração.
    • Natureza de operação: Informar neste campo a natureza de operação estadual que será utilizada durante a implantação do pedido de venda no ERP Datasul.
    • Natureza de operação interestadual: Informar neste campo a natureza de operação interestadual que será utilizada durante a implantação do pedido de venda no ERP Datasul.
    • Natureza Operação Brinde: Informar neste campo uma natureza de operação estadual que será utilizada durante a implantação do pedido de venda de brinde no Datasul.

    • Natureza Interestadual Brinde: Informar neste campo uma natureza de operação interestadual que será utilizada durante a implantação do pedido de venda de brinde no Datasul. 

    • Tipo Op. Venda: Caso esteja habilitada a funcionalidade de sugestão automática da natureza de operação, durante a implantação do pedido de venda, será realizada a sugestão da natureza de operação de acordo com a regra que foi parametrizada para o tipo de operação de venda informada neste campo. Documentação: DPED0082 - Sugestão Automática da Natureza de Operação


    Família Comercial:

    Para que a integração do cadastro de Família Comercial (Categoria no contexto E-commerce) seja realizada, é obrigatório:

    •     Integração E-commerce ativada no programa CD0101.

    Além disso, é necessário cadastrar esta família comercial no programa Categoria x Itens E-commerce - PD0623, disponível somente até 12.1.2311 (Substituído pela Central de Configurações E-commerce):

    •     Ao cadastrar uma família comercial (Categoria no contexto E-commerce), todos os itens vinculados a esta família serão automaticamente apresentados em tela.

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    As famílias comerciais (no contexto E-commerce possuem a descrição de categorias), enviadas do ERP Datasul para o E-commerce, poderão ser consultadas no manager do E-commerce, por meio do menu: Produtos → Catálogo → Categorias:

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    Item:

    Para que o itens do ERP Datasul sejam enviados para o E-commerce, é obrigatório que o item esteja informado no programa Categoria x Itens E-commerce - PD0623, no GRID inferior direito do programa:

    Nota
    titleImportante

     Esse cadastro está disponível somente até 12.1.2311, á partir da 12.1.2307 foi substituído pela Central de Configurações E-commerce.

    Caso a emprese opte por utilizar o conceito de grade Root/SKU, desconsiderar as informações de cadastro por referência para os itens, nesse caso, deve ser utilizado o cadastro de Root/SKU, conforme mencionado mais abaixo. Verifique a configuração do parâmetro Empresa utiliza o conceito de ROOT x SKU para os itens com grades?, na central de configurações E-commerce mencionado acima.


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    • A imagem acima é uma demonstração de que os itens 900100, 900101, 900102, 900103, 900104, 900105,900107, 900200 e 900201 serão considerados na integração com o E-commerce. 
    • O item FORNOELETRICO não estará sendo considerado na integração com o E-commerce, pois o GRID inferior esquerdo é somente para apresentar todos os itens que estão vinculados a categoria selecionada, no GRID inferior direito são os itens que foram selecionados para integração.
    • Caso necessário, é possível informar para os itens que serão enviados ao E-commerce, o código EAN/GTIN por meio do campo Cód GTIN (TRIB), que está localizado no programa Atualização Itens Faturamento - CD0903, aba "Fiscal". As dimensões do item podem serem informadas na aba "Inf Complem".

    • Para itens com referência, o código EAN/GTIN e suas respectivas dimensões são informadas no programa Manutenção Referências Itens - CD1506 por meio do botão "Informações Adicionais Referências Item". 
    • Para relacionar itens controlados por referência, primeiramente é necessário que as referências tenham sido vinculadas ao item no programa Manutenção Referências Itens - CD1506, caso contrário, ao tentar relacionar um item uma mensagem será exibida: "Código 57422, Existem item(s) que possui tipo de controle de estoque por referência, mas não foi encontrado nenhuma referência vinculada no programa Manutenção Referências Item(CD1506)".

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    Utilizando o conceito de Root/SKU ao invés do conceito padrão por Referência:

    Por meio do Cadastro Root E-commerce é possível informar as grades para associação dos itens e os itens por grade. 

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    Informando os itens por grade (Root):

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    Os itens enviados do ERP Datasul para o E-commerce, poderão ser consultados no manager do E-commerce, por meio do menu: Produtos → Catálogo → Produtos e SKUs:

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    Preço/Tabela de Preço:

    Para que a integração da atualização do preço do item seja realizada, é obrigatório:

    Além disso, é necessário cadastrar os preços para todos os itens que serão enviados para o E-commerce, por meio do programa Tabela Preço - CD1508:

    •  O Preço do item que será considerado ao enviar o registro para o E-commerce, é o valor informado no campo Preço FOB do programa CD1508.

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    Os preços enviados do BackOffice Datasul para o E-commerce, poderão ser consultados no manager do E-commerce, por meio do menu: Produtos → Preços → Lista de preços:

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    Saldo em Estoque: 

    Para que a integração da atualização do saldo em estoque disponível dos itens seja realizada, é obrigatório:

    •  Integração E-commerce ativada no programa CD0101.

    O cadastro de saldo em estoque poderá ser realizado por meio do programa Transações Diversas Estoque - CE0220:

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    O saldo em estoque que foi enviado do ERP Datasul para o E-commerce, poderá ser consultado no manager do E-commerce, por meio do menu: Pedidos → Estoque & entrega → Gerenciar inventário:

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    Recepção do Pedido de Venda:

    Para que a recepção do pedido de venda seja realizada é obrigatório:

    • Integração E-commerce ativada no programa Atualização Parâmetro Global - CD0101
    • Vincular o ID da transportadora cadastrada no E-commerce por meio do campo “ID E-commerce” presente no programa Transportadores - CD0402, na aba "Fretes". Caso o ID da transportadora não esteja cadastrado no ERP Datasul, o pedido não será importado com sucesso no ERP Datasul.
    • É necessário cadastrar o intermediador (marketplace onde foi realizada a compra do pedido), como um representante no ERP Datasul. Por exemplo, se o pedido foi realizado no marketplace da "Loja A", a "Loja A" deverá ser cadastrada como sendo um representante no ERP Datasul. 
    • Necessário também que existam métodos de pagamentos cadastrados no programa Cadastro de Métodos de Pagamento E-commerce (mpd.html.paymentmethodecommerce), de acordo com os métodos de pagamentos que foram disponibilizados no e-commerce, como por exemplo: boleto, transferência bancária, cartão de crédito ou faturado. 
    • Acesse a documentação Parametrização - Premissas para verificar as premissas necessárias para integração e-commerce.

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    • A política comercial cadastrada no manager E-commerce deverá estar cadastrada no ERP Datasul, a política comercial poderá ser consultada no manager do E-commerce, por meio do menu: CONFIGURAÇÕES DA LOJA → Políticas Comerciais, e a política comercial do E-commerce deverá ser vinculada a uma tabela de preço no ERP Datasul por meio do botão "Políticas Comerciais" do programa CD1508:

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    • No programa  Consulta Informações do Pedido de Venda - PD1001, na aba "Geral", é possível consultar no campo Pedido Repres o número do pedido de venda no VTex. E na aba "Sit", no campo Mét. Pgt, o método de pagamento que foi utilizado para este pedido.


    Funcionamento dos tipos de métodos de pagamento

    1. Tipo Método de PagamentoIntegração de Título a ReceberFuncionamento
      BoletoNo Pedido de Venda

      Será integrado um título a receber por pedido de venda com origem "PEDVDA".

      Informações obrigatórias: Espécie, Série Fiscal, Portador e Carteira

      Informações opcionais: Cliente e Representante Deverá ser informada um espécie de título do módulo de contas a receber parametrizada com os campos Contabilização = Não e Gera Antecipação = Sim (exemplo abaixo). Image Added

      Deverá ser informada uma série fiscal cadastrada no programa UTB113AA.

      Deverão ser informados um portador e carteira cadastrados e compatíveis com o banco emissor do boleto proveniente da plataforma VTex.

      Quando o título a receber integrado for liquidado integralmente, o pedido de venda será liberado para faturamento e será criada uma antecipação para o cliente com origem PEDVDA vinculada ao respectivo pedido.

      O título a receber proveniente do faturamento (nota fiscal) também será integrado ao módulo de contas a receber e será liquidado automaticamente na integração, usando a antecipação gerada na liquidação da baixa do título do boleto.

      Esta liquidação automática poderá ser desativada no programa ACR009AA, desmarcando a opção "Abater Antecip PEDVDA Automaticamente" (abaixo).

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      Importante: Para pagamento com métodos de pagamento "Boleto", a plataforma da VTex informa o número bancário (nosso número). Desta forma, é possível usar a rotina de retorno de cobrança escritural para liquidar os títulos.

      Transferência BancáriaNo Pedido de VendaO funcionamento do tipo de método de pagamento "Transferência Bancária" é idêntica ao tipo de método de pagamento "Boleto" descrito acima. A única diferença é que a plataforma não informa o número bancário (porque não existe) e as liquidações deverão ser feitas manualmente no módulo de Contas a Receber.
      Cartão de CréditoNa Nota FiscalNo tipo de método de pagamento "Cartão de Crédito", o risco de crédito é assumido pela Administradora de Cartão, portanto, o pedido entra liberado para faturamento e os títulos são integrados a partir da nota fiscal. Além do módulo de Contas a Receber, as vendas com cartão de crédito são integradas com o módulo de Cobranças Especiais que controlará o parcelamento da venda e o percentual de comissão retida pelas administradoras. Informações obrigatórias: Portador, Carteira, Administradora e Bandeira. O cadastro de Administradora/Carteira deverá ser feito no programa ACR002AA. Informação opcional: Representante.
      FaturadoNa Nota FiscalNo tipo de método de pagamento "Faturado", o pedido de venda deverá ter seu crédito aprovado para liberá-lo para faturamento e o título a receber será integrado a partir do faturamento (nota fiscal). Este deverá ser o tipo de método de pagamento quando se estiver trabalhando com Marketplaces, em que este recebe os valores do consumidor final e os repassa periodicamente para a empresa vendedora. Informações obrigatórias: Portador e Carteira Informação opcional: Cliente e Representante.

      Importante:

      Estorno de títulos a receber e cancelamento de pedido de venda:

      Para títulos a receber integrados a partir do pedido de venda (Boleto e Transferência Bancária) é possível estornar os títulos não pagos por meio do programa ACR546AA (abaixo). Este programa estornará os títulos a receber e cancelará o pedido de venda. Esta opção foi criada para facilitar o controle dos pagamento com boleto e transferência bancária, pois ocorre frequentemente que o cliente desiste da compra e não efetua o pagamento. Selecionar a opção "Somente títulos origem PEDVDA".

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    Os pedidos disponíveis no E-commerce, poderão ser consultados no manager do E-commerce, por meio do menu: Pedidos → Gerenciamento de pedidos → Todos os pedidos:

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    Atualização da situação do Pedido de Venda: 

    Para a atualização da situação do pedido de venda, é obrigatório:

    •  Integração E-commerce ativada no programa CD0101. 

    A atualização da situação do pedido de venda no E-commerce é realizada em dois momentos:

    • Pedidos cancelados no ERP Datasul
    • Pedidos faturados no ERP Datasul

    A situação dos pedidos disponíveis no ERP Datasul, poderão ser consultados no manager do E-commerce, por meio do menu: Pedidos → Gerenciamento de pedidos → Todos os pedidos, selecionar um dos pedidos listados para que seja possível verificar a situação do pedido selecionado:

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    Envio da Nota Fiscal para o E-commerce:

    Após o envio da nota fiscal para o E-commerce, o fluxo do pedido no E-commerce é atualizado para "Faturado" e é possível consultar em FATURA o número da nota fiscal e o seu respectivo valor:

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    Pedido cancelado no ERP Datasul: 

    Após o cancelamento do pedido no ERP Datasul, o pedido será cancelado também no E-commerce:

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    Limitações / Restrições Gerais

    • Ao eliminar um registro no E-commerce, este registro não será eliminado automaticamente no ERP Datasul.
    • Itens vinculados ao E-commerce não poderão ter seus códigos e/ou unidades de medidas alteradas pelo programa CD0205 - Alteração Códigos Unidades Itens. Isso porque não altera o código do item na tabela item-integr-loja. Ficando o registro nela com o código do item antigo "perdido". Caso seja necessário alteração de um item E-commece recomendamos a criação de um novo item com o novo código no sistema. Em última instância, caso não seja possível criar um novo item, deverá ser desvinculado do E-commerce e realizada a alteração pelo CD0205.
  • Na primeira carga da atualização da situação do pedido, será atualizada a situação de todos os pedidos que já foram importados no BackOffice Datasul, nas próximas atualizações será respeitado a data e o horário gravado nos campos Data e Horário do programa Integração Batch Ciashop - PD0624, aba Parâmetro. Ou seja, será solicitado ao Ciashop, somente os pedidos que foram incluídos ou sofreram atualizações depois da data e horário apresentados no programa PD0624.
  • Se por algum motivo, for necessário executar a atualização da situação do pedido com uma data inferior a que está sendo apresentado em tela, utilizar o parâmetro "Atualizar Situação dos Pedidos a partir de", preenchendo também a data e horário para a busca ser realizada com sucesso.

    A situação dos pedidos disponíveis no Ciashop, poderão ser consultados no manager do Ciashop, por meio do menu: Minhas Vendas -> Gerenciar Pedidos -> Listagem de Pedidos. Ou por meio do programa Monitor Integração Ciashop - PD0625 no BackOffice Datasul, coluna "Situação":

    Envio da Nota Fiscal para o Ciashop:

    O envio da nota fiscal para o Ciashop é realizado após o uso autorizado da Nota Fiscal que foi originada a partir de um pedido de venda oriundo do Ciashop :

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    No momento do envio da nota fiscal para o Ciashop será atualizado a situação do pedido para Empacotado.

    Os dados da nota fiscal poderá ser consultada no manager do Ciashop, por meio do menu: Minhas Vendas -> Gerenciar Pedidos -> Informações do Pedido:

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    Ao clicar no botão Editar, será possível consultar maiores informações da Nota Fiscal:

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    Envio da URL de rastreamento para o Ciashop: 

    Para a atualização da situação do pedido de venda, é obrigatório:

    •  A nota fiscal deverá ter sido gerada a partir de um pedido de venda oriundo do Ciashop. 

    O envio da URL de rastreamento para o Ciashop é realizado por meio do botão "Rastreamento" no programa Manutenção Notas Fiscais - FT0502, Aba Inf Gerais:

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    Ao clicar no botão Rastreamento, informar a URL de rastreamento, ao clicar no botão "OK", esta URL será enviada para o Ciashop:

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    Após informar a URL no Datasul, será atualizado no Ciashop o status do pedido para Enviado.

    A URL de rastreamento poderá ser consultada no manager do Ciashop, por meio do menu: Minhas Vendas -> Gerenciar Pedidos -> Listagem de Pedidos -> Visualização do Pedido:

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    Consulta Pedido de Pagamento Ciashop:

    Permite consultar as informações do pagamento do pedido de todos os pedidos de vendas que são oriundos da integração com o Ciashop:

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    Limitações / Restrições Gerais

    • Ao eliminar um registro no Ciashop, este registro não será eliminado automaticamente no BackOffice Datasul.
    • Caso o item possua algum caractere especial no nome, o caractere especial será retirado durante o envio para o Ciashop. No Ciashop o item será apresentado sem caracteres especiais.

    Erros de integração:

    CódigoErroRota de IntegraçãoSituaçãoRelação55117Categoria não cadastrada na Ciashop!DATASUL > CIASHOPO item enviado está relacionado a uma Família Comercial (Categoria) não cadastrada na Ciashop.Pedido de Vendas55118Categoria já existe em outro relacionamento!DATASUL > CIASHOPA Família Comercial (Categoria) enviada para Ciashop já está relacionada como "pai" ou como "filho" de outra Categoria.Pedido de Vendas55119Item já integrado na Ciashop!DATASUL > CIASHOPO item já foi integrado na Ciashop!Pedido de Vendas55120Categoria já foi integrada na Ciashop!DATASUL > CIASHOPA Família Comercial (Categoria) já foi integrada na Ciashop!Pedido de Vendas55121Integração sem sucesso!

    DATASUL >

    CIASHOP

    A Integração referente a(o) não ocorreu devido a caracteres especiais não permitidos.Pedido de Vendas55122URL já integrada na Ciashop!

    DATASUL >

    CIASHOPA URL já foi integrada na Ciashop.Pedido de Vendas55123Preço não atualizado na Ciashop!

    DATASUL >

    CIASHOP

    O Preço não foi atualizado porque o item não foi integrado na Ciashop.Pedido de Vendas55124Erro no Saldo em Estoque!

    DATASUL >

    CIASHOPNão existe Saldo em Estoque para o item no(s) Depósito(s) parametrizado(s) para Integração com a Ciashop.Pedido de Vendas55125Erro no Saldo em Estoque para o Estabelecimento!

    DATASUL >

    CIASHOPNão existe Saldo em Estoque para o item parametrizados para Integração com a Ciashop.Pedido de Vendas55126Erro no Saldo em Estoque!

    DATASUL >

    CIASHOPNão existe Saldo em Estoque disponível para o item em nenhum dos Depósitos parametrizados para Integração com a Ciashop.Pedido de Vendas55127Saldo em Estoque permanece inalterado!

    DATASUL >

    CIASHOPO Saldo em Estoque do Item permanece inalterado desde o último envio para o Ciashop.Pedido de Vendas55128Item não Cadastrado!

    DATASUL >

    CIASHOPO Item não está cadastrado na Tabela de Preço Padrão utilizada para integração com a Ciashop.Pedido de Vendas55220Código EAN Inválido!

    DATASUL >

    CIASHOPFavor verificar se o código EAN está informado no cadastro do item, CD0903, pasta Fiscal, campo "Cod. GTIN (Trib)".  Este código deve ser único por item, ou seja, o mesmo código EAN não poderá estar associado a mais de um item.Pedido de Vendas55250Referência deve conter um tipo!

    DATASUL >

    CIASHOPPara itens com referência deve ser informado o tipo da referência no programa CD1506 (Manutenção Referência Item).Pedido de Vendas