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  • 336 - Alterar Pedido de Venda - DR.

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titleDescrição das abas da rotina 336

Ação:

Descrição: Principais campos da rotina 336.

 Aba Filtros (F4)

 


Utilizada para filtrar os dados do pedido de venda. No cabeçalho, existem diferentes opções para filtrar o pedido, como por exemplo, por filial, intervalo de valores do pedido, da hora, por período de venda, etc. É possível também filtrar baseado na Posição do Pedido, Status do Cliente, Cliente com Crédito, Motivo do Bloqueio e Frete.

Observação: no filtro Filial, é possível selecionar mais de uma filial para pesquisa dos pedidos, porém, é necessário possuir mais de uma filial cadastrada.

As informações filtradas nessa aba são exibidas nas duas planilhas disponíveis na rotina, para uso de todas as abas, sendo que, na primeira, serão exibidas as informações do pedido e, na segunda, as informações dos itens, quando o pedido for selecionado na planilha superior.

Para alterar a posição do pedido, será necessário clicar duas vezes sobre o pedido. É exibida mensagem: Pedido XXXXX. Cliente XXXXX. Deseja alterar a posição do Pedido de Venda?. Ao tentar alterar a posição do pedido de venda, caso o parâmetro 2325 - Valor mínimo pedido de venda da nova rotina 132 - Parâmetros da Presidência, aba Parâmetros por Filial, esteja marcado, a rotina efetuará a seguinte validação: alterará a posição do pedido, somente se o valor atendido for igual ou maior que o valor informado no parâmetro, caso informe o valor mínimo.  Caso o valor atendido seja menor que o valor informado para o parâmetro, é exibida a mensagem: Pedido com valor abaixo do mínimo permitido para a filial! Valor mínimo: XX,XX e o processo é abortado.

Observação: a posição dos itens é exibida na planilha em diversas cores, identificadas por legendas.

Aba Restrições de Pesquisa (F5)

Utilizada para filtrar os dados, através de diferentes opções de filtro, inclusive por rota. Nesta aba, contam ainda as sub-abas:

  • Principais: composta pelos filtros Cliente, UF, Produto, Marca, Supervisor, RCA, Praça, Rota, Emitente, Cobrança, Pl. Pagto., Transp., Cliente Princ. e a caixa Cliente (utilizada para selecionar a classe de venda e a classificação ABC do cliente), composta pelas opções Classe Venda e Classificação ABC (definida na rotina 302 - Cadastrar Cliente na opção 2 - Dados Cadastrais).





  • Secundárias: composta pelas caixas: Origem Pedido, Prioridade Sep., Dia da Semana (Rota), Restrição Trasnp. e Agrupamento. Consta ainda a caixa Rastreabilidade , caso marque a opção Pedidos com Vínculo de Rastreabilidade são habilitados para preenchimento os campos: Pedido master, Controle de embarque, Nº proforma, Nº invoice, Nº negociação e Nº transação entrada.

    Observação: caso marque a opção Pedidos com Entrada de Mercadoria, serão exibidos pedidos que apresentem item que tenha entrada na quantidade total do estoque, faz parte de rastreabilidade e está pendente de liberação.
Aba Ordenação (F6)

 

Utilizada para ordenar os dados das planilha Pedido e Itens, possuindo também as opções para impressão: Ordenação (Pedido e Itens) e a caixa Relatórios, com as opções: Pedidos liberados e Log de alteração de pedido. Nesta tela, está disposto o botão Imprimir, onde será possível imprimir e customizar os relatórios. Para isto, será necessário marcar a permissão de acesso 19 - Permitir Criar/Editar Layout de Relatório, da rotina 530 - Permitir Acesso a Rotina.

Aba Opções de Tela (F7)

 

Utilizada para parametrizar os dados de acordo com a necessidade ou políticas comerciais da empresa. Nesta aba, estão dispostas as caixas: Gerar novo pedido com itens faltantes, Gerar falta, Imprimir Rel. Conversão de Estoque, Recalcular CMV ao liberar Pedido, Somente PCADMIN (com as opções Gravar Log. reserva ou que grava os passos executados na reserva de estoque no arquivo txt e a opção Travar Lib. de Ped. que em caso de falha na reserva de estoque não é permitida a liberação do pedido), Conversão de Estoque de caixa para unidade, Gerar mensagem para o RCA ao alterar posição e Prazo padrão para o período de pesquisa.

São exibidas ainda as opções Abrir tela de alterar quantidade com <Enter> sobre grid de itens, Questionar usuário se deseja alterar a posição do pedido de pendente para bloqueado, Não excluir pedido quando todos os itens não possuírem estoque e Liberar apenas itens com toda a quantidade pedida disponível em estoque.

Aba Relatórios (F8)

 

Utilizada para emitir relatório de itens que sofreram conversão de estoque, de acordo com os Tipos relatório: Conversão Embalagem, Substituição Produtos ou Produtos Alternativos. É possível realizar a consulta filtrando por Filial, Pedido, Produto ou Período de acordo com a necessidade do usuário. Esse relatório pode ser utilizado como uma autorização para movimentar o estoque (retirando, no momento da expedição, do produto pai para o produto filho).

Constam ainda as caixas Ordenação com as opções: Código, Produto, Código da seção/produto e Descrição da seção / produto e a caixa Visualizar Relatório: por Pedido ou por Produto.

 

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Ação:

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Descrição: Principais campos da rotina 336.

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 Aba Filtros (F4)

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Utilizada para filtrar os dados do pedido de venda. No cabeçalho, existem diferentes opções para filtrar o pedido, como por exemplo, por filial, intervalo de valores do pedido, da hora, por período de venda, etc. É possível também filtrar baseado na Posição do Pedido, Status do Cliente, Cliente com Crédito, Motivo do Bloqueio e Frete.

Observação: no filtro Filial, é possível selecionar mais de uma filial para pesquisa dos pedidos, porém, é necessário possuir mais de uma filial cadastrada.

As informações filtradas nessa aba são exibidas nas duas planilhas disponíveis na rotina, para uso de todas as abas, sendo que, na primeira, serão exibidas as informações do pedido e, na segunda, as informações dos itens, quando o pedido for selecionado na planilha superior.

Para alterar a posição do pedido, será necessário clicar duas vezes sobre o pedido. É exibida mensagem: Pedido XXXXX. Cliente XXXXX. Deseja alterar a posição do Pedido de Venda?. Ao tentar alterar a posição do pedido de venda, caso o parâmetro 2325 - Valor mínimo pedido de venda da nova rotina 132 - Parâmetros da Presidência, aba Parâmetros por Filial, esteja marcado, a rotina efetuará a seguinte validação: alterará a posição do pedido, somente se o valor atendido for igual ou maior que o valor informado no parâmetro, caso informe o valor mínimo.  Caso o valor atendido seja menor que o valor informado para o parâmetro, é exibida a mensagem: Pedido com valor abaixo do mínimo permitido para a filial! Valor mínimo: XX,XX e o processo é abortado.

Observação: a posição dos itens é exibida na planilha em diversas cores, identificadas por legendas.

Cabeçalho da tela principal da rotina:

 

Campo:

Descrição

Pesquisar

Utilizado para pesquisar os pedidos de vendas com seus respectivos itens.

Cobrança

Utilizado para alterar a cobrança do pedido de venda. Ex: alteração de cheque em trânsito para cheque à vista. Basta confirmar e o pedido terá uma nova cobrança.

Observação: caso o parâmetro 1304 - Verificar Lim. Crédito do Cliente na Cobrança D esteja como Sim, na rotina 132, será validado o limite de crédito do cliente para as cobranças D - Dinheiro, DH - Dinheiro em trânsito e cobranças definidas como Cartão. Ao alterar a cobrança, caso o cliente do pedido não possua crédito, é exibida a mensagem: Erro ao Atualizar Cobrança do Pedido. Erro: Pedido com valor acima do crédito disponível. e a operação será abortada.

Será necessário cadastrar quatro cobranças, sendo uma em D - Dinheiro, em DH - Dinheiro em transito, Cartão e a última diferente das três recém cadastradas.

Cobr. Todos os pedidos

Utilizado para alterar a cobrança de todos os pedidos de venda apresentados na planilha, através de uma segunda tela que é exibida ao clicar esse botão.

Observações:

  • Caso o parâmetro 1248 - Permitir Alterar Cobrança na Venda da rotina 132 esteja marcado como Sim e a permissão 58 - Não Permitir alterar Cobrança da rotina 530 – Permitir Acesso à Rotina esteja selecionada, os botões Cobrança e Cobr. Todos Pedidos serão desabilitados para realização de alterações;
  • Caso o parâmetro 1248 esteja marcado como Sim e a permissão não esteja selecionada, o botão será habilitado;
  • Caso o parâmetro 1248 esteja marcado como Não e a permissão esteja selecionada, o botão será desabilitado;
  • Caso o parâmetro 1248 esteja marcado como Não e a permissão não esteja selecionada, o botão será desabilitado.
Comissão ItensUtilizado para alterar o percentual de comissão de itens a ser aplicado na comissão de itens, através de uma segunda tela que é exibida ao clicar esse botão.
Cliente AutorizadoUtilizado para realizar impressão da nota em nome de outro cliente previamente autorizado. Para habilitá-lo, será necessário atribuir permissão de acesso permissão 41 – Permitir Alterar o Cliente Autorizado na rotina 530 – Permitir Acesso a Dados.
Data PrevisãoUtilizado para alterar a data de previsão do faturamento, através de uma segunda tela que é exibida ao clicar esse botão.
Desconto 

Utilizado para alterar ou incluir o percentual (%) da taxa de desconto ou acréscimo, a ser aplicada sobre o preço de todos os itens do pedido de venda, através de uma segunda tela (Aplicar % Desconto a Todos os Itens do Pedido) que é exibida ao clicar esse botão.

Ao aplicar um desconto no pedido e este desconto ultrapassar o limite do saldo de conta corrente do RCA, é exibido um pop-up com o limite disponível na conta do RCA. Esta informação tem a finalidade de facilitar a visualização do saldo disponível do RCA, sem a necessidade do usuário acessar a rotina 356 - Wizard de Conta Corrente de RCA para visualizar o saldo disponível do RCA.

Desconto Financ.

Utilizado para liberar pedidos que sejam gravados com desconto financeiro. Para habilitá-lo, será necessário atribuir permissão de acesso 16 - Permitir Liberar Pedido com Desconto Financeiro na rotina 530.

Observação: caso o parâmetro 2322 - Gravar valor de desconto financeiro, da rotina 132 esteja marcado, a rotina gravará o valor informado, ou seja, é aplicado um valor de desconto para o pedido independentemente do valor do pedido. Será necessário trabalhar com o conta corrente Financeiro (rotina 132).

Despesas RodapéUtilizado para inclusão de outras despesas. Para habilitá-lo, será necessário selecionar o parâmetro 1473 - Aceita Incluir Despesas no Rodapé da NF na rotina 132.
 Entrega/Obs.

Utilizada para alterar ou incluir observações referentes a entrega do pedido. Ao clicar este botão é exibida Alterar Observações e Transportadoras, com as seguintes abas:

  • Observações (possui os campos Observações do Pedido;
  • Observações de Entrega;
  • Frete Despacho - CIF, FOB ou Gratuito;
  • Prioridade de Entrega - Alta, Média ou Baixa;
  • Transportadora (possui os campos Transportadora Padrão e Transportadora Redespacho;
  • Exportação (possui os campos UF Embarque (selecionar o Estado do embarque da mercadoria) e Local Embarque);
  • Bonificação (Caixa Custo da bonificação que possibilita a definição do responsável pela despesa; opções Empresa (referente a própria filial do pedido);
  • Fornecedor e RCA (campo de pesquisa Tipo BNF (habilitado quando a opção Fornecedor estiver selecionada) que possibilita a pesquisa ou informação do tipo de bonificação e Fornec. BNF.

    Para todas as abas, constam os botões Confirmar e Fechar.
Emitir Utilizado para emitir o relatório dos pedidos apresentados na planilha, com os dados do cliente, valor da venda, observações, etc.
Extrato Utilizado para analisar os dados do cliente (aba Financeiro), através do link de acesso rápido com a rotina 1203 - Extrato de clientes, ao clicar nesse botão. O usuário deve possuir permissão de acesso na rotina 530 para utilizar essa rotina.
Liberar Todos

Utilizado para liberar todos os pedidos bloqueados, desde que já tenham passado por uma análise prévia. A cor dos itens é alterada de vermelho para azul, referente à posição do pedido.

Observação: caso o usuário queira liberar/bloquear apenas um pedido, ele poderá clicar duas vezes sobre o pedido selecionado. Para este caso, não é necessário a utilização do botão Liberar todos. A cobrança e o plano de pagamento poderão ser validados não permitido a alteração no pedido de venda caso exista restrição de venda cadastrada na rotina 391 - Cadastrar Restrições de Venda. Desta forma, ao tentar liberar um pedido, ao efetuar duplo clique sobre o mesmo na planilha, é exibida mensagem sobre a restrição, onde não será permitido finalizar o processo.

Validações.

 

 

  
  
  

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Utilizada para filtrar os dados, através de diferentes opções de filtro, inclusive por rota. Nesta aba, contam ainda as sub-abas:

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Utilizada para ordenar os dados das planilha Pedido e Itens, possuindo também as opções para impressão: Ordenação (Pedido e Itens) e a caixa Relatórios, com as opções: Pedidos liberados e Log de alteração de pedido. Nesta tela, está disposto o botão Imprimir, onde será possível imprimir e customizar os relatórios. Para isto, será necessário marcar a permissão de acesso 19 - Permitir Criar/Editar Layout de Relatório, da rotina 530 - Permitir Acesso a Rotina.

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Utilizada para parametrizar os dados de acordo com a necessidade ou políticas comerciais da empresa. Nesta aba, estão dispostas as caixas: Gerar novo pedido com itens faltantes, Gerar falta, Imprimir Rel. Conversão de Estoque, Recalcular CMV ao liberar Pedido, Somente PCADMIN (com as opções Gravar Log. reserva ou que grava os passos executados na reserva de estoque no arquivo txt e a opção Travar Lib. de Ped. que em caso de falha na reserva de estoque não é permitida a liberação do pedido), Conversão de Estoque de caixa para unidade, Gerar mensagem para o RCA ao alterar posição e Prazo padrão para o período de pesquisa.

São exibidas ainda as opções Abrir tela de alterar quantidade com <Enter> sobre grid de itens, Questionar usuário se deseja alterar a posição do pedido de pendente para bloqueado, Não excluir pedido quando todos os itens não possuírem estoque e Liberar apenas itens com toda a quantidade pedida disponível em estoque.

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Utilizada para emitir relatório de itens que sofreram conversão de estoque, de acordo com os Tipos relatório: Conversão Embalagem, Substituição Produtos ou Produtos Alternativos. É possível realizar a consulta filtrando por Filial, Pedido, Produto ou Período de acordo com a necessidade do usuário. Esse relatório pode ser utilizado como uma autorização para movimentar o estoque (retirando, no momento da expedição, do produto pai para o produto filho).

Constam ainda as caixas Ordenação com as opções: Código, Produto, Código da seção/produto e Descrição da seção / produto e a caixa Visualizar Relatório: por Pedido ou por Produto.

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Principais Campos e Parâmetros:

 

Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos.

Campo:

Descrição

Nome do campo.

  

 

 

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