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Ação:

Descrição:

Localiza Pedidos

Possibilita a localização dos pedidos conforme parâmetros informados.

Parâmetros

Quando acionado, apresenta a tela Parâmetros Implantação de Pedidos, na qual poderão ser parametrizados dados referentes aos pedidos a serem implantados.

Incluir

Quando acionado, apresenta a tela Implantação de Pedidos – Inclusão, Na qual é possibilitado o cadastro de um pedido de venda.

Eliminar

Quando acionado, o pedido de venda é eliminado. Para isso, o usuário deverá selecionar um pedido com situação diferente de Atendido Total, e então acionar o botão Eliminar.

Efetivar

Quando acionado, é possível completar o pedido para efetuar a efetivação do pedido de venda; verificar se ele possui itens, realizar a avaliação de crédito do cliente, entre outras consistências e funções. É necessário que o usuário selecione o pedido de venda que deseja efetivar.

Suspender

Quando acionado, é possibilitada a suspensão do pedido de venda selecionado. Veja mais informações na descrição da tela "Suspender Pedido - WPD4001".

Reativar

Quando acionado, é possibilitada a reativação do pedido de venda selecionado. Veja mais informações na descrição da tela "Reativar Pedido - WPD4001".

Cancelar

Quando acionado, é cancelado o pedido de venda selecionado. Veja mais informações na descrição da tela "Motivo Cancelamento - WPD4001".

Despesas

Quando acionado, poderão ser incluídas novas despesas e ainda alterar ou excluir as despesas já geradas para o pedido. Ver mais informações na descrição da janela PD4000L.

Nota
titleNota:

Caso o pedido esteja parametrizado para gerar as despesas automaticamente, todos os relacionamentos do cliente que estiverem dentro da validade serão relacionadas relacionados na tela.

Quando o pedido possuir uma natureza de operação de cálculo automático e a despesa estiver parametrizada como percentual, o sistema buscará o valor líquido da nota e aplicará o percentual de despesa sobre o mesmo. Para as despesas parametrizadas como valor, o sistema assumirá o valor informado. 

Link Modificar

Para que os dados do pedido sejam modificados, é necessário acessar o link Modificar que está no campo "Ped Cli", localizado entre os campos Cliente e Sit Ped.

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Implantação de Pedidos – Tela Parâmetros

Objetivo da tela:

Com o acionamento desse botão, é acionada a tela Parâmetros Implantação de Pedidos, onde poderão ser parametrizados Parametrizar os dados referentes aos pedidos a serem implantados. 

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Campo:

Descrição:

Atualizar Código da Mensagem

Código da mensagem é atualizado quando alterada a natureza de operação. 

Atualizar Consumidor Final

Se a natureza de operação for alterada, este campo servirá para o tratamento do campo “Destino da Mercadoria”; será mantido ou não seu conteúdo (consumidor final ou industrialização/comercio).

Se assinalado, o campo acima especificado apresentará o conteúdo segundo a nova natureza de operação. Se não assinalado, independentemente de haver alteração na natureza de operação, este conteúdo do campo “Destino da Mercadoria” será mantido conforme inserido anteriormente. 

Atualização Natureza de Operação

Se a natureza de operação do pedido for alterada, selecionar uma das seguintes opções:

  1. Não atualizar itens.
    Se a natureza de operação do pedido de venda for alterada, esta não será atualizada nos itens do pedido.
  2. Atualizar itens com a mesma natureza.
    Se a natureza de operação for alterada, todos os itens do pedido com a nova natureza de operação serão atualizados.
  3. Atualizar todos os itens.
    Se a natureza de operação for alterada, todos os itens do pedido serão atualizados com a nova natureza. 

Utiliza relação Relação Item x Cliente

Quando assinalado, define que, no pedido de venda, será utilizada a relação "Item X Cliente". 

Gerar Automaticamente

Quando selecionada, define que quando não houver a relação item x cliente já implementada, esta será efetuada automaticamente na implantação do pedido de venda. 

Não Gerar

Quando selecionada, indica que quando não houver a relação item x cliente já implementada, esta não será gerada no momento da implantação do pedido de venda. Neste caso o usuário deve efetuar a implementação deste relacionamento posteriormente por intermédio da função "Atualização Itens Cliente (CD0504)". 

Mostrar saldo disponível Saldo Disponível em Estoque do item

Quando assinalado, define se o programa deverá exibir o saldo em estoque dos itens do pedido de venda. 

Multiplicar qtde Qtde Componente pela qtde Qtde Configurado/Composto

Quando assinalado, define que se deve multiplicar a quantidade do componente por quantidade configurado/composto. 

Atribuir preço total dos Componentes ao Composto

Quando assinalado, define que o preço total dos componentes será atribuído ao preço do produto composto. 

Atualizar Itens/Entregas atendidos parcialmenteAtendidos Parcialmente

Quando assinalado, indica que os itens atendidos parcialmente serão atualizados.

Gerar despesas automaticamenteDespesas Automaticamente

Quando assinalado, indica que as despesas do pedido serão geradas de forma automática, buscando-as no relacionamento despesa x cliente.

...

Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Cliente

CcódigoCódigo, nome abreviado ou CNPJ do cliente do pedido de venda. 

Tipo Inclusão

Tipo de inclusão do pedido. Os tipos disponíveis são:

  • Inclusão Normal: O pedido de vendas não assumirá os campos parametrizados no cadastro dos clientes, sendo que os mesmos deverão ser cadastrados.
  • Inclusão Facilitada: Possibilita a inclusão rápida de um pedido de venda assumindo campos parametrizados no cadastro de clientes. 

Pedido Cliente

Exibe automaticamente o número Número sequencial do pedido de venda, sendo que esta informação pode ser alterada.

Nota
titleNota:
Quando alterada a informação deste campo é possível utilizar caracteres alfanuméricos. 

Estabelecimento

Código do estabelecimento padrão, conforme parametrização do módulo. Essa informação pode ser alterada no momento de implantação de cada pedido de venda. 

Canal Venda

Canal de vendas padrão, conforme parametrização do cliente. Essa informação pode ser alterada no momento de implantação de cada pedido de venda.

Nota
titleNota:
Essa não é uma informação obrigatória no pedido de venda. No entanto, quando a empresa trabalha com canal de vendas, o mesmo é cadastrado nas funções "Manutenção de Naturezas de Operação (CD0606)", e é informado, automaticamente, no momento do cadastro do pedido de venda.

Natureza Operação

Natureza de operação padrão conforme parametrização do cliente. Essa informação pode ser alterada no momento de implantação de cada pedido de venda.

Nota
titleNota:

Se a empresa trabalhar com canal de vendas, o sistema informará a natureza cadastrada para o canal de vendas informado.

A partir da natureza de operação informada, o sistema determina se a venda é interna (dentro do estado) ou externa (fora do estado).

Se a venda for interna, o sistema bloqueará a implantação do pedido de venda, caso o primeiro caractere da natureza de operação seja diferente de 5.

Para vendas interestaduais, haverá bloqueio se o primeiro caractere for diferente de 6.

Já no caso de uma exportação, o sistema só permitirá utilizar uma natureza 7 quando se tratar de um pedido de venda para cliente estrangeiro ou trading.

Para as naturezas que não geram faturamento, o sistema não solicitará condição de pagamento, e também não efetuará avaliação de crédito (a não ser que a natureza esteja parametrizada para remessa em consignação). Por intermédio da natureza informada no cabeçalho, o pedido de venda assumirá o código da mensagem associada a esta natureza.

Cond Pagto

Código da condição de pagamento padrão, conforme parametrização do cliente. Essa informação pode ser alterada no momento de implantação de cada pedido de venda.

Nota
titleNota:

Se a empresa trabalhar com canal de vendas, o sistema informa a condição de pagamento cadastrada para o canal de vendas, informado no pedido de venda. Portanto, quando se cadastra um cliente, é importante saber qual é a condição de pagamento mais utilizada por ele, ou seja, qual a condição de sua preferência.

Por intermédio da tabela de condições de pagamento, o sistema permite que se cadastre várias formas de pagamento, especificando, entre outras coisas, o número de parcelas, e o percentual de cada parcela. Assim, no momento da implantação do pedido de venda, o usuário poderá optar por qualquer uma das condições que foram previamente cadastradas. Caso nenhuma das condições existentes satisfaça a necessidade do cliente no momento, o usuário poderá informar uma condição de pagamento especial. Para isto, o código da condição deverá ser zero. Ao informar o código zero, o sistema habilitará a pasta "Condição de Pagamento" e permitirá que o usuário informe uma condição especial, informando datas e percentuais (ou valores) específicos para o pedido de venda em questão.

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Campo:

Descrição:

Código Motivo

Inserir o código Código da descrição do motivo da suspensão do pedido de venda. 

Data

Exibe a data Data corrente como data de suspensão do pedido de venda.

 

Reativar Pedido

Objetivo da tela:

Realizar o acionamento do botão "Reativar" na tela Implantação de Pedidos.

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Campo:

Descrição:

Repres Principal

Representante que efetuou a venda propriamente dita. Este representante é identificado como representante direto ou representante principal.

Na implantação do pedido de venda, o representante direto é aquele que está associado ao cliente do pedido de venda. Caso a empresa utilize canal de vendas, o representante informado é aquele cadastrado para o canal de vendas indicado no pedido de venda.

A partir do representante direto, automaticamente, serão registrados, no pedido de venda, os representantes indiretos.

O registro dos representantes indiretos é feito do seguinte modo:

  • Quando se registra o representante principal, o programa acessa a tabela dos representantes, checa a existência do mesmo e verifica qual é o representante indireto associado a este. Ao localizar o representante indireto, o sistema busca o mesmo na tabela de representantes e verifica qual é o representante indireto associado ao mesmo. 

Pedido Repres

Número do pedido do representante quando este possuir controle diferente da numeração sugerida pelo sistema Datasul-EMS. 

Contato

Nome de contato do cliente do pedido de venda. 

Dt Entrega

Data de entrega do pedido de venda. O sistema sugere a data corrente, porém essa pode ser alterada. 

Entrega Orig

Data de entrega original do pedido de venda. O sistema sugere a data corrente, porém essa pode ser alterada. 

Cli Remes Triang

Nome do cliente para o qual a mercadoria será enviada a título de remessa triangular. 

Destino Mercadoria

Define o destino da mercadoria. Selecionar uma das opções:

  • Comércio/Indústria: Quando for selecionado Comércio /Industria, a base de cálculo de ICMS será somente os valores da mercadoria.
  • Consumo próprio/Ativo: Para Consumo Próprio/Ativo, a base será o total da nota fiscal, ou seja, o valor mercadoria acrescido do IPI. 

Entrega

Endereço de entrega padrão do cliente implementado na função Atualização Clientes (CD1510), pasta Prog Entrega. Essa informação pode ser alterada. 

Rota

Rota a ser utilizada na entrega dos itens constantes do pedido de venda implantado.

Nota
titleNota:

A rota exibida é a rota implementada no endereço de entrega do cliente. Caso não exista endereço de entrega, o sistema assume a rota implementada no relacionamento estabelecimento x cliente.

Transportador

Nome do transportador padrão do cliente. 

UF/Placa

Código da unidade de federação e o número da placa do veículo de transporte das mercadorias. 

Transp Redesp

Nome da transportadora de redespacho padrão do cliente. 

Cidade/CIF

Nome da cidade até a qual a empresa responsabiliza-se pelo frete. Na impressão de notas fiscais, o sistema imprime o frete, que é de responsabilidade do destinatário se não houver informações neste atributo. Tal informação será verificada para  sugerir para sugerir o preço de tabela CIF ou FOB, e utilizada nos cálculos somente quando a nota fiscal for de exportação.

Nota
titleNota:

Nas notas fiscais de exportação, quando for informada a "Cidade CIF", o programa sempre irá deduzir o valor das despesas informadas do valor da mercadoria. Caso não seja informada a "Cidade CIF", o programa não realizará tal tratamento.

Se houver necessidade de informar a "Cidade CIF" após a geração da nota fiscal, isto poderá ser feito por intermédio da função "Manutenção de Notas Fiscais (FT0502)", processo Manutenção de Notas Fiscais, Manual de Referência de Faturamento.

Essa informação também é utilizada para determinar a junção de pedidos de venda na rotina de Pré-Faturamento.

Mensagem

Código de mensagem que será posteriormente impressa na nota fiscal. 

Portador/Mod

Código do portador padrão e modalidade de cobrança padrão do cliente. Caso o usuário deseje, pode alterá-los para o pedido de venda em questão, tanto pelo módulo de Pedidos de Venda quanto pelo de Faturamento.

Nota
titleNota:

Essa informação é importante para agilizar o processo Contas a Receber.

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Campo:

Descrição:

Período Vigência

Faixa de datas para o período de vigência para o atendimento do pedido de venda. O sistema sugere a data corrente como data inicial e o último dia do mês como data final, porém estas informações podem ser alteradas.

Nota
titleNota:

Este campo é documental e utilizado somente para pedidos de venda de espécie de Programação de Entrega, ou seja, que utilizam contrato de fornecimento.

Período Atendimento

Faixa de datas para o período de atendimento do pedido de venda. O sistema sugere a data corrente como data inicial e o último dia do mês como data final, porém estas informações podem ser alteradas.

Nota
titleNota:

Nesse atributo, se não informada uma data, indica que é para o sistema desconsiderar essa data. Caso seja informada uma data, causará bloqueio no cálculo de notas (caso não haja Pré-Faturamento) ou na geração de embarque para o pedido de venda (Pré-Faturamento) se a data de faturamento previsto estiver fora da faixa parametrizada.

Estab Atdmento

Código do estabelecimento de atendimento do pedido de venda. Essa informação é utilizada pelo módulo de Multiplanta do Datasul-EMS, quando utilizado o conceito de Central de Vendas.

Estab Controle

Código do estabelecimento que efetuará o controle da carteira de pedidos.

Tipo Pedido

Tipo de pedido de venda. Este é um campo livre para classificação/indicação própria do usuário. 

Prioridade

Prioridade do pedido de venda.

Nota
titleNota:

A prioridade pode variar de 0 a 99 sendo que, ao ser implantado o pedido de venda, assume a prioridade de menor importância que é 99.

Com este atributo, o usuário pode estabelecer quais pedidos de venda devem ser alocados primeiro no estoque, nos casos em que haja insuficiência de saldo, para atender a todas as ordens.

Já no Pré-Faturamento e no cálculo de notas, a opção “digita” dos programas possibilitará a verificação dos pedidos de venda segundo a prioridade cadastrada, porém, o usuário não é obrigado a seguir a sequência de faturamento apresentado pelo programa

Libera Nota

Quando assinalado, permite identificar se para o pedido de venda em questão haverá liberação do cálculo de nota fiscal, caso não haja saldo suficiente em estoque para atender o pedido de venda.

Nota
titleNota:

Somente será possível identificar este campo caso o parâmetro “Libera Nota sem Saldo Estoque” esteja identificado para considerar este parâmetro.

Possui Antecipação

Quando assinalado, define se o cliente possui ou não antecipação.

Nota
titleNota:

Caso o cliente já tenha efetuado um pagamento antecipado à empresa, o sistema permite que se informe o valor que foi antecipado. Com essa informação, o faturamento, no momento de gerar as duplicatas que darão origem aos títulos no contas a receber, utilizará o código de antecipado para a duplicata. Assim, quando for gerado o titulotítulo, já se saberá que o mesmo possui uma antecipação no contas a receber, cabendo ao usuário do módulo proceder a atualização manual do titulo título e da antecipação correspondente. Quando se fatura parcialmente um pedido de venda cujo valor da nota seja inferior ao antecipado, o sistema gera a duplicata com código de antecipado e altera o valor antecipado no pedido de venda deixando apenas o saldo não utilizado. Como o faturamento prevê a possibilidade de junção de pedido de venda, mas não possui histórico para informar de quais pedidos de venda foram adquiridos os valores de antecipação, no caso de haver cancelamento de uma nota com antecipação, o valor antecipado não será reincorporado no pedido de venda, sendo que tal procedimento deve ser realizado manualmente.

Faturamento Parcial

Quando assinalado, identifica se o pedido de venda poderá ou não ser faturado parcialmente.

% Canc Saldo

Percentual máximo do total do pedido de venda permitido para cancelamento do saldo dele.

O percentual informado é proveniente da função "Atualização de Clientes - WCD1510".

Cobrança Desp

Tipo de cobrança de despesas. Este parâmetro indica como os valores de despesas e de impostos serão rateados entre as duplicatas.

  • Primeira Duplicata: Quando selecionada esta opção, os valores totais de despesas são inseridos apenas na primeira duplicata.
  • Rateio entre todas as Duplicatas: Quando selecionada esta opção, define que o total das despesas é dividido igualmente pela quantidade de títulos da nota fiscal.
  • Rateio entre todas com IPI na Primeira: Quando selecionada esta opção, os valores de despesas são divididos igualmente entre os títulos da nota, mas o valor do IPI é incluído apenas na primeira duplicata.
  • Apenas IPI na Primeira e Rateio nas Restantes: Quando esta opção for selecionada, define que somente o valor de IPI fica inserido da primeira duplicata e que os valores de despesas são divididos igualmente entre as outras duplicatas que não a primeira.
Nota
titleNota:

Vale ressaltar que este parâmetro interfere apenas nos cálculos dos valores das duplicatas:

  • Ao se cadastrar um pedido de venda, o programa informa o tipo de cobrança cadastrado para o cliente conforme a função "Atualização de Clientes (CD1510)".

Exemplo:
Se um pedido de venda possui uma condição de pagamento de 5 parcelas, sendo todas elas iguais, cada parcela terá 20% do valor do pagamento.

As parcelas serão realmente iguais somente quando as despesas forem rateadas de modo igual também, ou seja, quando utilizar opção “Rateio entre Todas”.

Caso o IPI for calculado na primeira, poderá ser verificado que o valor da primeira parcela será maior do que o das outras.

Nr Processo Exp

Número do processo de exportação.

Itinerário

Código do itinerário de atendimento do processo de exportação.

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Campo:

Descrição:

Observação

Texto de observação para o pedido quando  necessárioquando necessário

Condições de Redespacho

Texto referente às condições de Redespacho das  mercadorias das mercadorias do pedido de venda, quando houver. 

Condições Especiais

Texto referente às condições especiais do pedido  pedido de venda quando houver.

Implantação de Pedidos – Totais

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Objetivo da tela:

Visualizar os descontos concedidos ao item do pedido selecionado.

Os descontos apresentados nesta tela referem-se ao total dos descontos calculados, pesquisados na matriz cadastrada na função "Manutenção de Tabelas de Descontos - CD1558", quando o módulo Descontos e Bonificações estiver implantado, ou na "Manutenção de Tabelas de Preços - CD1508", quando o módulo não estiver implantado.  

 

Principais Campos e Parâmetros:

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Campo:

Descrição:

Representante

Código do representante do pedido de venda. Em caso de alteração, esse campo não poderá ser modificado. 

% Comissão

Percentual de comissão do representante. Esse percentual pode ser modificado. 

Comissão Emissão

Percentual da comissão a ser creditado ao representante do pedido de venda, no ato de emissão de título resultante de venda. Esse percentual pode ser modificado.

Exemplo:
Se para um representante foi especificado 10% de comissão sobre as vendas e, se o percentual da comissão, a ser creditado na emissão, foi de 50%, o direito efetivo do representante, nesse momento, corresponde a 5% sobre o valor do titulo título (isto é: 10% x 50% = 5%), os restantes 50% de comissão serão creditados por ocasião do pagamento do título. Supondo-se que, numa nota de 10.000,00 reais cuja base de cálculo seja 9.400,00, o percentual de comissão 1%, e a comissão na emissão seja 45%, tal representante tem o direito a uma comissão total de 94,00, sendo que, na emissão, o representante receberá 45% desse valor ou seja 42,30.

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Campo:

Descrição:

Sequência

Número sequencial para a condição de pagamento. Essa informação pode ser alterada. 

Cód Vencto

Define a condição de vencimento. Selecionar uma das  das opções:

  • Dias da Data.
  • À vista.
  • Antecipado.
  • Contra entrega.
  • Fora dezena.
  • Fora quinzena.
  • Fora mês.
  • Fora semana.
  • Apresentação.

Dt Vencimento

Data de vencimento da antecipação. 

Percentual Pagamento

Percentual a ser aplicado sobre o valor total do pedido para pagamento antecipado. 

Dias Vencimento

Número de dias do vencimento da antecipação. 

Valor Parcela

Valor da parcela a ser paga antecipadamente. 

Observação

Observações ou comentários específicos quanto à condição especial de pagamento.

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