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Caminho Básico

  1. Inserir o código e o nome abreviado do cliente.

    Nota
    titleNota:

    Por padrão o sistema sugere o próximo número sequencial para o cadastro, podendo esse ser alterado. 

  2. Inserir a razão social do cliente.

    Nota
    titleNota:
    É necessário que essa informação esteja corretamente informada, sendo que o sistema não efetua validação sobre esse campo e o mesmo é utilizado para geração de vários documentos como notas fiscais e boletos.

      

  3. Inserir o ramo de atividade do cliente.

    Nota
    titleNota:

    Existem dois (2) ramos de atividades que possuem tratamento diferenciado no sistema. Esses tratamentos são:

    • Rural: Quando o ramo de atividade do cliente pessoa jurídica for igual a Rural, o sistema permite ao usuário informar a inscrição estadual com letras.

    • Simplificado: Quando o ramo de atividade do cliente for pessoa física e o ramo de atividade igual a Simplificado, a inscrição estadual cadastrada na pasta Fiscal desse cadastro será gerada em arquivo magnético por intermédio do programa Arquivo Fisco Conforme Convênio ICMS 31/99 e 69/02 (OF0735).

  4. Inserir o endereço de e-mail do cliente.
  5. Inserir o endereço da home page do cliente.
  6. Inserir a data de implantação do cliente.

    Nota
    titleNota:
    Inicialmente o sistema sugere a data atual.

      

  7. Inserir a natureza de classificação do cliente.

    Nota
    titleNota:

    As opções disponíveis são:

    • Pessoa Física: Quando selecionado, indica que o cliente informado é uma pessoa física.

    • Pessoa Jurídica: Quando selecionado, indica que o cliente informado é uma pessoa jurídica.

    • Estrangeiro: Quando selecionado, indica que o cliente informado é de um país diferente do país da empresa. Esses clientes são normalmente os utilizados quando da importação de produtos.

    • Trading: Quando selecionado, indica que o cliente informado é uma empresa de comercialização ou entidade comercial exportadora.

  8. Inserir o número correspondente ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ou Cadastro de Pessoa Física (CPF) do cliente.

    Nota
    titleNota:

    O preenchimento desse campo é obrigatório caso o campo CGC Obrigatório, localizado no programa Parâmetros Globais (CD0101), estiver selecionado.

  9. Selecionar o grupo de clientes a ser relacionado ao cliente.
  10. Selecionar a pasta Endereço.
  11. Inserir os dados de endereço do cliente. 

    Nota
    titleNota:
    O endereço deve ser corretamente informado permitindo que o mesmo seja validade para o processo de emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), que é integrado junto a SEFAZ.

      

  12. Selecionar a pasta Telefones.
  13. Inserir os telefones e ramais de contato do cliente.
  14. Selecionar a pasta Observações.
  15. Inserir observações pertinentes ao cliente.
  16. Acionar Salvar.

 

Falando de Cadastro de Clientes...

Permite o cadastramento dos clientes a serem movimentados no sistema.

Quando houver atualizações em algum dos campos abaixo, será gerado histórico para alteração no arquivo do SPED Fiscal:

  • Nome Completo;
  • País;
  • CPF;
  • CNPJ;
  • Inscrição Estadual;
  • Logradouro;
  • Número do endereço;
  • Bairro.