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Inclusão de Novo Pedido

 

Caminho Básico

...

Inserir o código do item a ser incluso ao pedido.

Nota
titleNota:

Para facilitar a inclusão dos itens, é possível utilizar o botão de pesquisa ao lado do campo código do item. Na tela de pedido de venda, na área de itens, é apresentada a existência de itens relacionados, caso exista. É apresentado nas telas de inclusão rápida do item, de zoom de itens e de inclusão completa de item. Quando existe integração com CRM, são exibidos os campos de campanha e oportunidade no cabeçalho do pedido e o campo campanha no item do pedido.

Visão Geral do Programa

A implantação de pedidos simplificada foi desenvolvida para facilitar e otimizar o processo de implantação de pedidos de venda. Nessa função, destacam-se as facilidades para a implantação dos itens, os quais podem ser implantados diretamente pelo browser.

Inclusão de Novo Pedido

Objetivo da tela:

Cadastrar pedidos de venda, para o qual é possível definir os itens, os representantes responsáveis pelo pedido, as condições de pagamento negociadas com o cliente e as antecipações realizadas pelo cliente para o pedido em questão.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Efetivar

Acionar depois da inclusão de todos os itens do

...

pedido.

Nota
titleNota:

...

Inserir a quantidade do item a ser inclusa no pedido e pressionar a tecla Enter.

Nota
titleNota:

Para incluir mais itens ao pedido, é necessário voltar ao passo 01 até que sejam incluídos todos os itens desejados.

Acionar Efetivar, após inclusão de todos os itens do pedido.

...

titleNota:

...

Ao efetivar o pedido, ele passa pelo processo de avaliação. Caso seja aprovado na avaliação, fica disponível para ser embarcado ou faturado.

...

Caminhos Alternativos

Alterando Informações do Cabeçalho do Pedido

...


Principais Campos e Parâmetros:

 

Inserir o número do pedido do cliente.

Campo:

Descrição:

Item

Código do item a ser incluso ao pedido.

 

Nota
titleNota:

...

Inicialmente esse campo exibe automaticamente o número sequencial do pedido de venda. Esse número pode ser alterado sempre que o usuário possuir permissão, a qual deve ser previamente cadastrada por intermédio do programa Manutenção de Permissões para Usuários (CD0821). Quando da alteração, é possível utilizar caracteres alfanuméricos.

...

Para facilitar a inclusão dos itens, é possível utilizar o botão de pesquisa ao lado do campo código do item. Na tela de pedido de venda, na área de itens, é apresentada a existência de itens relacionados, caso exista. É apresentado nas telas de inclusão rápida do item, de zoom de itens e de inclusão completa de item. Quando existe integração com CRM, são exibidos os campos de campanha e oportunidade no cabeçalho do pedido e o campo campanha no item do pedido.

Referência

Referência do item a ser incluso no pedido.

Nota
titleNota:
Esse campo

...

somente é habilitado quando o item é controlado por referência.
Quantidade

Quantidade do item a ser inclusa no pedido e pressionar a tecla Enter. 

Nota
titleNota:

...

Inicialmente esse campo exibe automaticamente o contato definido no cadastro do cliente. Esse contato pode ser alterado sempre que o usuário possuir permissão, a qual deve ser previamente cadastrada por intermédio do programa Manutenção de Permissões para Usuários (CD0821).

Para incluir mais itens ao pedido, é necessário voltar ao passo 01 até que sejam incluídos todos os itens desejados.

Efetivar

Acionar Efetivar, após inclusão de todos os itens do pedido

...

.

Nota
titleNota:

...

Ao efetivar o pedido, ele passa pelo processo de avaliação. Caso seja aprovado na avaliação, fica disponível para ser embarcado ou faturado.


 

Cabeçalho

Objetivo da tela:

Alterar as informações do cabeçalho do pedido.


Principais Campos e Parâmetros:


 

Campo:

Descrição:

Número Pedido Cliente

Número do pedido do cliente.

Nota
titleNota:
Inicialmente, esse campo exibe automaticamente o número sequencial do pedido de venda. Esse número pode ser alterado sempre que o usuário possuir permissão, a qual deve ser previamente cadastrada por intermédio do programa Manutenção de Permissões para Usuários - CD0821. Quando da alteração, é possível utilizar caracteres alfanuméricos.
Número Pedido Representante

Número do pedido do representante quando este possuir controle diferente da numeração sugerida pelo sistema EMS.

Nota
titleNota:
Esse campo não está disponível para o papel cliente.
Nome Contato

Nome do contato no cliente.

Nota
titleNota:
Inicialmente, esse campo exibe automaticamente o contato definido no cadastro do cliente. Esse contato pode ser alterado sempre que o usuário possuir permissão, a qual deve ser previamente cadastrada por intermédio do programa Manutenção de Permissões para Usuários - CD0821.
Natureza de Operação

Natureza de operação a ser utilizada como padrão para os itens.

Nota
titleNota:
Inicialmente, esse campo exibe a natureza de operação padrão do cliente. Caso a empresa trabalhe com canal de vendas, o sistema apresenta a natureza cadastrada para o canal de vendas informado. Quando da manutenção da natureza de operação de um pedido já cadastrado, o sistema poderá ou não exportar a alteração para os itens do pedido, conforme definido nos parâmetros do pedido. Para as naturezas que não geram faturamento, o sistema não solicitará condição de pagamento, e também não efetuará avaliação de crédito (a não ser que a natureza esteja parametrizada para remessa em consignação). Por intermédio da natureza informada no cabeçalho, o pedido de venda assumirá o código da mensagem associada a esta natureza.

...

Destino Mercadoria

Destino da mercadoria.

Nota
titleNota:

As opções disponíveis são:

  • Comércio/Indústria: Quando for selecionado Comércio /Industria, a base de cálculo de ICMS será somente os valores da mercadoria.
  • Consumo próprio/Ativo: Para Consumo Próprio/Ativo, a base será o total da nota fiscal, ou seja, o valor mercadoria acrescido do IPI.

...

Canal de Venda.

Canal de venda.

Nota
titleNota:
Inicialmente, esse campo exibe o canal de venda padrão do cliente. Esse campo não está disponível para o papel cliente.

  

Condição de Pagamento

Condição

...

de pagamento do pedido de venda.

Nota
titleNota:

Inicialmente, esse campo exibe a condição de pagamento definida para o cliente. Por intermédio da tabela de condições de pagamento, o sistema permite que se cadastre várias formas de pagamento, especificando, entre outras coisas, o número de parcelas, e o percentual de cada parcela. Assim, no momento da implantação do pedido de venda, o usuário poderá optar por qualquer uma das condições que foram previamente cadastradas. Caso nenhuma das condições existentes satisfaça a necessidade do cliente no momento, o usuário poderá informar uma condição de pagamento especial. Para isto, o código da condição deverá ser zero. Ao informar o código zero, o sistema habilitará a pasta Condição de Pagamento e permitirá que o usuário informe uma condição especial, informando datas e percentuais (ou valores) específicos para o pedido de venda em questão. A condição de pagamento especial é definida na implantação avançada de pedido. Veja mais detalhes no caminho alternativo Definição da condição de pagamento especial.  Esse campo não está disponível para o papel cliente.

...

Data Preço Flutuante

Data base do preço flutuante.

Nota
titleNota:

Esta informação será utilizada na formação do preço de venda, no momento da implantação do item no pedido de venda, quando for utilizado o conceito de Preço Flutuante. Este campo somente será apresentado se o módulo Grãos estiver implantado.

...

Local de EntregaLocal de entrega das mercadorias do pedido.

...

Data Entrega

Data de entrega das mercadorias.

Nota
titleNota:
Inicialmente, esse campo exibe a data atual. A data de entrega, informada, será utilizada como padrão para os itens do pedido, a qual poderá ser alterada diretamente no item. Quando da manutenção da data de entrega de um pedido já cadastrado o sistema poderá ou não ser exportado para os itens do pedido, conforme parâmetros definidos para o pedido.

...

Período de Atendimento

Faixa de datas para definir o período de atendimento do pedido de venda.

Nota
titleNota:

Nesse atributo, se não informada uma data, indica que é para o sistema desconsiderar esta data. Caso seja informada uma data, causará bloqueio no cálculo de notas (caso não haja Pré-Faturamento) ou na geração de embarque para o pedido de venda (Pré-Faturamento) se a data de faturamento previsto estiver fora da faixa parametrizada.

Desconto

...

Percentual de desconto a ser calculado sobre o valor total do pedido de venda.

Nota
titleNota:

Esse campo não está disponível para o papel cliente.

...

Desconto Cliente

Desconto

...

cliente.

Nota
titleNota:
Esse campo não está disponível para o papel cliente.

...

Tipo de Pedido

Tipo de pedido. 

Nota
titleNota:

Este é um campo livre para classificação/indicação própria do usuário. Esse campo não está disponível para o papel cliente.

...

Prioridade

Prioridade do pedido de venda.

Nota
titleNota:

A prioridade pode variar de 0 a 99 sendo que, ao ser implantado o pedido de venda, assume a prioridade de menor importância que é 99. Com este atributo, o usuário pode estabelecer quais pedidos de venda devem ser alocados primeiro no estoque, nos casos em que haja insuficiência de saldo, para atender a todas as ordens. Já no Pré-Faturamento e no cálculo de notas, a opção “digita” dos programas possibilitará a verificação dos pedidos de venda segundo a prioridade cadastrada, porém, o usuário não é obrigado a seguir a sequência de faturamento apresentado pelo programa. Esse campo

...

  

...

 

Definição dos Parâmetros de Pedidos

...

titleNota:

...

não está disponível para o

...

 

...

papel cliente.

...

Parâmetros

Objetivo da tela:

Definir os parâmetros de pedidos.

Nota
titleNota:

Essa opção não está disponível para o papel cliente.

...

 


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Saldo

...

Determinar se para o item incluso no pedido deve ou não ser apresentado o saldo disponível do item em estoque.

Nota
titleNota:

Somente os depósitos de produtos acabados são considerados para exibição do saldo disponível.

Quantidade

Determinar se para o item a quantidade deve ou não ser arredondada para a quantidade múltipla do lote.

Nota
titleNota:
Quando assinalado, indica que o sistema

...

arredondará de forma automática (mostrando uma mensagem em tela) as quantidades informadas no pedido de venda para a quantidade múltipla do item quando o mesmo estiver parametrizado para utilizar Lote Múltiplo.

...

Referência

Determinar se na inclusão dos Itens que forem controlados por referência nos Pedidos de Venda, a

...

última referência informada será ou não trazida de forma automática para o item do pedido, com o objetivo de agilizar o processo de implantação.

Último Item

Determinar se na inclusão dos Itens, o último item informado será ou não trazido de forma automática para o pedido com o objetivo de agilizar o processo de implantação.

Multiplicar a Quantidade do Componente

Determinar se o sistema deve ou não multiplicar a quantidade do componente (itens filhos da estrutura), pela quantidade informada para o produto configurado/composto.

Preço Total Componentes

Determinar se o preço total dos componentes será ou não atribuído ao preço do produto composto.

Itens Atendidos Parcialmente

Determinar se os itens atendidos parcialmente serão ou não atualizados.

Nota
titleNota:

Toda alteração no cabeçalho do Pedido de Venda (

...

exemplo: data de entrega), que seja exportada para os itens do pedido e afete a tabela de preços, os itens atendidos parcialmente serão ou não recalculados, de acordo com a parametrização deste campo.

Cotação de Vendas

Determinar se a cotação de vendas será ou não reaberta se o pedido de venda for cancelado.

...

Parâmetros - Atualizações

Objetivo da tela:

Atualizar os parâmetros de pedidos.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Atualização da Natureza de Operação

Determinar qual a reação do sistema quando

...

ocorre a atualização da natureza de operação no cabeçalho do pedido.

Nota
titleNota:

As opções disponíveis são:

...

  • Não atualizar itens: Indica que quando a natureza de operação do pedido de venda for alterada, esta não será atualizada nos itens do pedido.

...

  • Atualizar itens com a mesma referência: Indica que quando a natureza de operação for alterada, todos os itens do pedido de venda que possuírem natureza de operação igual a natureza original do pedido de venda serão atualizados.

...

  • Atualizar todos os itens: Indica que quando a natureza de operação for alterada, todos os itens do pedido serão atualizados com a nova natureza.
Atualização do Local de Entrega

Determinar qual a reação do sistema quando da atualização do local de entrega.

Nota
titleNota:

As opções disponíveis são:

...

  • Não atualizar itens: Indica que os Itens do Pedido não sofrerão alteração se o Local de Entrega do Pedido de Venda for alterado.

...

  • Atualizar itens com o mesmo local: Indica que ao alterar o local de entrega do cabeçalho do Pedido de Venda, os itens que possuírem local de entrega igual ao local de entrega original do pedido de venda serão atualizados.

...

  • Atualizar todos os itens: Indica que em caso de alteração do local de entrega do cabeçalho do Pedido de Venda, todos os itens do pedido serão atualizados.
Atualização da Tabela de Preço

Determinar qual a reação do sistema quando

...

ocorre a atualização da tabela de preço.

Nota
titleNota:

As opções disponíveis são:

...

  • Não atualizar itens: Indica que independente do tipo de preço do pedido, qualquer alteração na tabela de preço do cabeçalho do pedido não influenciará os itens do mesmo. Apenas a tabela de preço do cabeçalho do pedido será alterada.

...

  • Atualizar itens com a mesma tabela: Indica que independente do tipo de preço, apenas os itens que possuem a mesma tabela de preço original do cabeçalho do pedido serão alterados. Se o pedido tiver o tipo de preço "informado", apenas a tabela de preço do item será alterado, caso contrário, tabela de preço e o preço original dos itens serão alterados. Essa regra vale também para o parâmetro "Atualizar todos os itens".

...

  • Atualizar todos os itens: Indica que independente do tipo de preço, todos os itens serão alterados, mesmo aqueles que não possuírem tabela de preço.
Tabela de Preço

Determinar que independente do tipo de preço do cabeçalho do pedido, na atualização da tabela de preço, o valor do campo "Desconto Tab Preços" deverá ser alterado ou não conforme a nova tabela informada.

Nota
titleNota:
Apenas se a opção "Não atualizar itens" estiver marcada, esse campo fica desabilitado.

...

Mensagem

Determinar se o código da mensagem deve ou não ser atualizado quando alterada a natureza de operação.

Destino da Mercadoria

Determinar se o campo “Destino da Mercadoria”, será atualizado ou não quando da manutenção do código da natureza de operação.

Atualização da Data de Entrega

Determinar qual a reação do sistema quando

...

ocorre a atualização da

...

data de entrega do pedido de venda.

Nota
titleNota:

As opções disponíveis são:

...

  • Não altera itens: Indica que se a data de entrega do pedido de venda for alterada, esta não será atualizada nos itens do pedido.

...

  • Atualizar itens com a mesma data: Indica que se a data de entrega for alterada no cabeçalho do pedido de venda, todos os itens do pedido com data de entrega original do pedido de venda serão alterados para a nova data informada.

...

  • Atualizar todos os itens: Indica que se a data de entrega for alterada no cabeçalho do pedido de venda, todos os itens do pedido serão atualizados com a nova data.
Implantação de Pedidos com Itens

Determinar se o sistema deve ou não consistir a implantação de pedidos com itens que não possuem a relação Item x Cliente previamente cadastrada.

Nota
titleNota:
Caso não exista relacionamento, o mesmo pode ser efetuado por intermédio da função Atualização Itens Cliente.

...

Relação Item x Cliente

Determinar se o sistema deve ou não gerar a relação Item x Cliente quando essa não estiver cadastrada.

Atualização da Unidade de Negócio

Determinar qual a reação do sistema quando da atualização da unidade de negócio.

Nota
titleNota:

As opções disponíveis são:

...

  • Não atualizar itens: Indica que se a

...

  • unidade de

...

  • negócio do pedido de venda for alterada, esta não será atualizada nos itens do pedido.

...

  • Atualizar itens com a mesma data: Indica que se a unidade de negócio for alterada no cabeçalho do pedido de venda, todos os itens do pedido com a unidade de negócio original do pedido de venda serão alterados para a nova unidade de negócio informada.

...

  • Atualizar todos os itens: Indica que se a unidade de negócio for alterada no cabeçalho do pedido de venda, todos os itens do pedido serão atualizados com a nova unidade de negócio.

...

 

Inclusão de Itens no Pedido

Objetivo da tela:

Selecione o papel a ser considerado para inclusão de itens no pedido:

...




Consultar Detalhes do Item do Pedido

  1. Selecionar o item do pedido a ser detalhado.
  2. Acionar Detalhar.
  3. Navegar pelas pastas do cadastro do item no pedido para consultar seus detalhes.

    Nota
    titleNota:

    Na consulta dos detalhes também e possível efetuar a manutenção das informações.a manutenção das informações.

Xxx

Objetivo da tela:

Xxxx


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Xxxx

Xxxxx

Eliminar Item do Pedido

  1. Selecionar o item do pedido a ser eliminado.
  2. Acionar Eliminar.

    Nota
    titleNota:
    Quando o item é eliminado não há histórico da eliminação ou inclusão do motivo da eliminação. A opções de eliminação deve ser utilizada quando um item foi incluso por engano no pedido e deve ser retirado sem que haja registro desse item. Diferentemente do cancelamento do item, que é solicitada pelo cliente e permite a inclusão do motivo do cancelamento. Quando o item é cancelado, ele permanece no pedido, porém com a situação de cancelado.

      

  3. Acionar o botão Confirmar, para confirmar a intenção de exclusão do item do pedido.

...

Xxx

Objetivo da tela:

Xxxx


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Xxxx

Xxxxx

Cancelando Item do Pedido

...

Modo Avançado para Implantação de Pedido

  1. Acionar Pedido Avançado.

...

Xxx

Objetivo da tela:

Xxxx


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Xxxx

Xxxxx

Definição de Informações Básicas do Pedido

  1. Acionar Pedido Avançado.
  2. Acionar Informações Básicas.
  3. Inserir o número do pedido do cliente.

    Nota
    titleNota:

    O número do pedido pode ser utilizado caracteres alfanuméricos. Inicialmente esse campo exibe automaticamente o número sequencial do pedido de venda. Esse número é sugerido pelo sistema adicionando 1 ao número do pedido anterior, mesmo que esse número não tenha sido utilizado (cancelado ou eliminado). Caso o usuário não tenha permissão para alterar o número do pedido do cliente, será considerado o número sequencial sugerido pelo sistema. Essa informação somente pode ser alterada antes do pedido ser salvo e antes da inclusão de itens para o pedido.

  4. Selecionar o estabelecimento no qual o pedido será implantado.

    Nota
    titleNota:
    Inicialmente o sistema exibe o código do estabelecimento padrão para implantação de pedidos, conforme parametrização efetuada na Função Manutenção de Parâmetros de Pedidos de Venda (PD0301). Essa informação não está disponível para o papel cliente.
  5. Selecionar a espécie de pedido a ser implantado. 

    Nota
    titleNota:

    Inicialmente o sistema exibe a espécie padrão do pedido de venda, conforme parametrizado no campo Esp Padrão Ped Venda, da Função Atualização Clientes (CD1510). As opções disponíveis são:

    • Pedido Simples – São os pedidos de venda sem programação de entrega, ou seja, são os pedidos de venda sem um contrato de fornecimento. É o tipo de pedido de venda no qual cada sequência do pedido de venda possui apenas uma data de entrega.

    • Programação de Entrega – São pedidos de venda que podem ser implantados com quantidades e datas de entrega simuladas, em virtude de haver uma frequência de atendimento e quantidades preestabelecidas pelo cliente, por intermédio de uma programação de entregas. Para essa espécie de pedido cada sequência pode ter mais de uma data de entrega.

    • Contrato de Fornecimento – Essa espécie de pedido tem no geral o mesmo tratamento que a espécie de pedido de venda de Programação de Entrega. A diferença está na forma de utilização das quantidades das entregas. No pedido cuja espécie seja Programação de Entrega, as mesmas se encontram sumariadas no item do pedido de venda, enquanto que o pedido de venda de espécie Contrato de Fornecimento as quantidades das entregas são controladas por entregas e não sumariadas nos itens do pedido de venda.

    Informações
    titleImportante:

    Os pedidos de venda de espécie de Contrato de Fornecimento serão faturados somente via preparação de embarques, onde é verificada na inclusão do pedido de venda que a natureza de operação não pode ser de cálculo automático. Ver detalhes na pasta Atualizações, função Manutenção de Naturezas de Operação (CD0606). Essa informação não está disponível para o papel cliente.

  6. Selecionar a natureza de operação do pedido de venda.

    Nota
    titleNota:

    Inicialmente o sistema exibe a natureza de operação padrão do cliente, conforme na Função Atualização de Clientes (CD1510). Para a natureza de operação existem algumas considerações importantes, conforme a seguir:

    1. A natureza de operação, informada nesse campo, será utilizada como padrão para os itens do pedido, podendo ser alterada diretamente no item.

    2. Quando da manutenção da natureza de operação de um pedido já cadastrado, o sistema poderá ou não exportar a alteração para os itens do pedido, conforme parametrização efetuada na tela de Parâmetros (PD4000B). Essa parametrização pode ser efetuada com o acionamento do botão Parâmetros, da tela Manutenção Pedidos (PD4050).

    3. A partir da natureza de operação informada, o sistema determina se a venda é interna (dentro do estado) ou externa (fora do estado).

    4. Se a venda for interna, o sistema bloqueará a implantação do pedido de venda, caso o primeiro caractere da natureza de operação seja diferente de 5.

    5. Para vendas interestaduais, haverá bloqueio se o primeiro caractere for diferente de 6.

    6. Já no caso de uma exportação, o sistema só permitirá utilizar uma natureza 7 quando se tratar de um pedido de venda para cliente estrangeiro ou trading.

    7. Para as naturezas que não geram faturamento, o sistema não solicitará condição de pagamento, e também não efetuará avaliação de crédito (a não ser que a natureza esteja parametrizada para remessa em consignação).

    8. Por intermédio da natureza informada no cabeçalho, o pedido de venda assumirá o código da mensagem associada a esta natureza, conforme parametrizado por intermédio da Função Manutenção de Natureza de Operação (CD0606).

  7. Selecionar o canal de venda do pedido de venda.

    Nota
    titleNota:
    Inicialmente o sistema exibe o canal de vendas padrão da natureza de operação informada. Caso na Função Manutenção de Natureza de Operação (CD0606) não tenha sido informado o canal de vendas da natureza, será considerado o canal de vendas definido para o cliente conforme parametrização efetuada na Função Atualização Clientes (CD1510). O canal de vendas não é uma informação obrigatória para a implantação do pedido de venda. Essa informação não está disponível para o papel cliente.
  8. Inserir a data de implantação do pedido.

    Nota
    titleNota:
    Inicialmente o sistema exibe a data atual. Essa informação não está disponível para o papel cliente.
  9. Inserir a data de emissão do pedido.

    Nota
    titleNota:
    Inicialmente o sistema exibe a data atual. Essa informação não está disponível para o papel cliente.
  10. Inserir a data base do preço flutuante.

    Nota
    titleNota:
    Esta informação será utilizada na formação do preço de venda, no momento da implantação do item no pedido de venda, quando for utilizado o conceito de Preço Flutuante. Este campo somente será apresentado se o módulo Grãos estiver implantado.
  11. Inserir o tipo de pedido.

    Nota
    titleNota:
    Esse é um campo livre para classificação/indicação própria do usuário. Essa informação não está disponível para o papel cliente.
  12. Inserir a prioridade do pedido de venda, a qual pode variar de 0 a 99.

    Nota
    titleNota:
    Inicialmente o sistema exibe a prioridade de menor importância que é 99. Com esse atributo, é possível estabelecer quais pedidos de venda devem ser alocados primeiro no estoque, nos casos em que haja insuficiência de saldo, para atender a todas as ordens. Já no Pré-Faturamento e no cálculo de notas, a opção “digita” dos programas possibilitará a verificação dos pedidos de venda segundo a prioridade cadastrada, porém, o usuário não é obrigado a seguir a sequência de faturamento apresentado pelo programa. Essa informação não está disponível para o papel cliente.
  13. Inserir o nome da pessoa de contato no cliente.
  14. Inserir o nome do cliente para o qual a mercadoria será enviada a título de remessa triangular.

    Nota
    titleNota:
    Esse campo somente é habilitado quando a natureza de operação indicar operação triangular.
  15. Selecionar o destino das mercadorias do pedido.

    Nota
    titleNota:

    As opções disponíveis são:

    • Comércio/Industria – Determina que a base de cálculo de ICMS será composta somente pelos valores da mercadoria.

    • Consumo Próprio/Ativo – Determina que a base de cálculo do ICMS será o valor mercadoria acrescido do IPI.

  16. Selecionar a safra que será relacionada ao pedido.

    Nota
    titleNota:
    Esse campo somente é habilitado se o módulo Grãos estiver implantado e se o usuário possuir permissão ao campo.
  17. Selecionar o contrato que será relacionado ao pedido.

...

Xxx

Objetivo da tela:

Xxxx


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Xxxx

Xxxxx

Definição de Preço do Pedido

...

  1. Acionar Pedido Avançado.
  2. Acionar Preço.

    Nota
    titleNota:

    Essa opção não está disponível para o papel cliente.

  3. Selecionar o tipo de preço a ser considerado para implantação dos itens do pedido de venda.

    Nota
    titleNota:

    As opções disponíveis são:

    • Informado: Determina que o preço original do item deverá ser informado manualmente. É importante saber que, nesse caso, o preço não será corrigido caso haja uma alteração de preço para o item informado no pedido de venda, mesmo que uma tabela de preço tenha sido usada como referência.

    • Tabela Implantação: Determina que o preço original do item é gerado automaticamente conforme a tabela de preços, tabela de financiamento e índice de financiamento selecionados. Nessa opção o preço original não será corrigido caso haja alteração na tabela de preços, após a implantação do pedido de venda.

    • Tabela Dia Faturamento: Determina que o preço original do item é atualizado automaticamente conforme a tabela de preços, tabela de financiamento e índice de financiamento selecionados. Nessa opção, os preços dos itens estarão sujeitos à alteração sempre que a tabela aplicada for alterada, e, nesse caso, no momento do faturamento, serão atualizados, pela nova tabela, apenas os itens dos pedidos de venda em aberto e os pedidos de venda parcialmente atendidos, desde que os campos Corrige Preço Pedido Aberto e Corrige Preço Pedido Parcial, da Função Manutenção de Parâmetros de Pedidos de Venda (PD0301), estejam assinalados. A tabela dia faturamento informada não pode estar com o prazo de validade vencido, ou seja, deve estar ativa e ter pelo menos um item do pedido de venda ligado à tabela.

    • Preço Flutuante: Determina o cálculo de preço flutuante no momento da implantação do pedido de venda e a divisão das duplicatas por família de materiais e taxa de pontualidade. Esta opção somente será apresentada se o módulo Grãos estiver implantado.

  4. Selecionar a tabela de preços a ser considerada para a geração do preço original dos itens do pedido.

    Nota
    titleNota:

    Quando o módulo de Administração de Preços estiver implantado, inicialmente esse campo apresenta a tabela de preços padrão (PD0309), considerando as informações do cabeçalho do pedido para determiná-la. Não existindo registros de acordo com as características do cabeçalho do pedido, será considerada a natureza definida na Função Manutenção de Canais de Cliente (CD1521), não encontrada, considera a natureza da Função Atualização de Clientes (CD1510), não encontrada, considera a natureza definida na Função Atualização Parâmetros Pedidos (PD0301). Caso o módulo de Administração de Preços não esteja implantado, inicialmente esse campo apresenta a tabela de preço padrão do cliente conforme determinado na Função Atualização de Clientes (CD1510). Ao se informar uma tabela de preços para o pedido de venda, somente podem ser informados itens que façam parte da tabela de preços informada. Entende-se que um item faz parte da tabela de preços quando existe um preço válido cadastrado na tabela para o item e a quantidade informada na sequência. Exemplo: Considere que, na tabela de preços informada, um item possua o preço de 10,00 para um mínimo de 7 peças, e 9,50 para um mínimo de 14 peças. Nesse caso, não será possível informar uma quantidade 6 peças, sendo que o programa bloqueará a implantação da sequência, pois não há preço válido para essa quantidade.

  5. Selecionar a moeda utilizada para informação dos preços dos itens do pedido de venda.

    Nota
    titleNota:

    Dessa forma, se forem informados valores no pedido de venda em outra moeda, no momento do cálculo da nota fiscal, o programa converterá esses valores para a moeda de faturamento. No caso da avaliação de crédito, o sistema converterá os valores do pedido de venda para a moeda utilizada, para avaliação de crédito. A Moeda do pedido de venda somente pode ser alterada quando não for informada nenhuma Tabela de Preços, caso contrário, a moeda da tabela informada será assumida como moeda padrão.

  6. Inserir a data base do preço flutuante.

    Nota
    titleNota:

    Esta informação será utilizada na formação do preço de venda, no momento da implantação do item no pedido de venda, quando for utilizado o conceito de Preço Flutuante. Este campo somente será apresentado se o módulo Grãos estiver implantado.

  7. Determinar se deve ou não ser usada a tabela de descontos para a pesquisa dos descontos a serem aplicados ao valor total dos itens do pedido.

    Nota
    titleNota:

    Quando o módulo de Descontos e Bonificações estiver implantado serão considerados os descontos definidos na Função Manutenção de Tabela de Descontos (CD1558). Caso contrário serão considerados os descontos da Função Manutenção de Descontos (CD1518). A aplicação de descontos está descrita no conceito Descontos Aplicados ao Pedido de Venda Utilizando a Tabela de Descontos.

  8. Inserir o percentual de desconto da tabela de preços.

    Nota
    titleNota:

    Inicialmente esse campo exibe o percentual de desconto por quantidade vendida do item, conforme definido na Função Atualização Tabelas Preços (CD1509), quando informada uma tabela de preços para o pedido de venda.

  9. Inserir os percentuais de desconto para os itens do pedido de venda.

    Nota
    titleNota:

    Esse campo permite que seja informado mais de um percentual de desconto. Para isso é necessário que os percentuais sejam concatenados pelo sinal algébrico de adição (ex: 5+3,5+2), os quais serão aplicados em forma de cascata ao total do valor do item do pedido de venda. O conceito Descontos Aplicados ao Item do Pedido de Venda apresenta mais detalhes pertinentes a aplicação desses descontos.

  10. Inserir o percentual de desconto do cliente a ser aplicado ao pedido.

    Nota
    titleNota:

    Inicialmente é apresentado o desconto conforme definido na Função Atualização de Clientes (CD1510).

 

...

  1. CD1510).

 

Xxx

Objetivo da tela:

Xxxx


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Xxxx

Xxxxx

Definição da Condição de Pagamento do Pedido

...

  1. Acionar Pedido Avançado.
  2. Acionar Pagamento.

    Nota
    titleNota:

    Essa opção não está disponível para o papel cliente.

  3. Selecionar a condição de pagamento a ser considerada para geração das faturas.

    Nota
    titleNota:

    Inicialmente esse campo exibe o código da condição de pagamento padrão, conforme parametrização do cliente, cadastrado na função Atualização de Clientes (CD1510). Se a empresa trabalhar com canal de vendas, o sistema informa a condição de pagamento cadastrada para o canal de vendas, informado no pedido de venda. Portanto, quando se cadastra um cliente, é importante saber qual é a condição de pagamento mais utilizada por ele, ou seja, qual a condição de sua preferência. Por intermédio da tabela de condições de pagamento, o sistema permite que se cadastre várias formas de pagamento, especificando, entre outras coisas, o número de parcelas, e o percentual de cada parcela. Assim, no momento da implantação do pedido de venda, o usuário poderá optar por qualquer uma das condições que foram previamente cadastradas. Caso nenhuma das condições existentes satisfaça a necessidade do cliente no momento, o usuário poderá informar uma condição de pagamento especial. Para isto, o código da condição deverá ser zero. Ao informar o código zero, o sistema habilitará a pasta Condição de Pagamento e permitirá que o usuário informe uma condição especial, informando datas e percentuais (ou valores) específicos para o pedido de venda em questão.

  4. Selecionar a tabela de financiamento/juros a ser aplicada ao pedido.

    Nota
    titleNota:

    Com essa informação o sistema adiciona a taxa de financiamento escolhida e gera o preço original no momento em que se implanta a sequência do pedido de venda. Inicialmente o sistema apresenta a tabela de financiamento da condição de pagamento informada. Quando o tipo de preço for Preço Informado não é aplicada a taxa para a obtenção do preço original, sendo que o mesmo deverá ser informado manualmente. Quando a condição de pagamento for uma Condição Especial, esse campo apresenta a tabela de financiamento padrão, a qual é definida na Função Manutenção Parâmetros Pedidos (PD0301).

  5. Selecionar a sequência do índice de financiamento/juros da tabela de financiamento informada.

    Nota
    titleNota:

    Esse número determina qual o índice que deve ser aplicado para a correção dos preços dos itens do pedido de venda. Inicialmente esse campo apresenta a sequência do índice ou percentual de juros de financiamento de acordo com o prazo médio da condição de pagamento informada para o pedido. Caso a empresa não faça uso de correção de preços nas vendas a prazo, deve informar "0" (zero) nesse campo. Dessa forma, o programa não corrigirá os preços dos produtos. Quando a condição de pagamento for uma condição Especial, esse campo apresenta índice padrão, o qual é definido na Função Manutenção Parâmetros Pedidos (PD0301).

...

Xxx

Objetivo da tela:

Xxxx


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Xxxx

Xxxxx

Definição da Condição de Pagamento Especial

...

  1. Acionar Pedido Avançado.
  2. Acionar Pagamento.

    Nota
    titleNota:

    Essa opção não está disponível para o papel cliente.

  3. Selecionar a condição de pagamento Especial.

    Nota
    titleNota:

    Inicialmente esse campo exibe o código da condição de pagamento padrão, conforme parametrização do cliente, cadastrado na função Atualização de Clientes (CD1510). Se a empresa trabalhar com canal de vendas, o sistema informa a condição de pagamento cadastrada para o canal de vendas, informado no pedido de venda. Portanto, quando se cadastra um cliente, é importante saber qual é a condição de pagamento mais utilizada por ele, ou seja, qual a condição de sua preferência. Por intermédio da tabela de condições de pagamento, o sistema permite que se cadastre várias formas de pagamento, especificando, entre outras coisas, o número de parcelas, e o percentual de cada parcela. Assim, no momento da implantação do pedido de venda, o usuário poderá optar por qualquer uma das condições que foram previamente cadastradas. Caso nenhuma das condições existentes satisfaça a necessidade do cliente no momento, o usuário poderá informar uma condição de pagamento especial. Para isto, o código da condição deverá ser zero. Ao informar o código zero, o sistema habilitará a pasta Condição de Pagamento e permitirá que o usuário informe uma condição especial, informando datas e percentuais (ou valores) específicos para o pedido de venda em questão.

  4. Selecionar a tabela de financiamento/juros a ser aplicada ao pedido.

    Nota
    titleNota:

    Com essa informação o sistema adiciona a taxa de financiamento escolhida e gera o preço original no momento em que se implanta a sequência do pedido de venda. Inicialmente o sistema apresenta a tabela de financiamento da condição de pagamento informada. Quando o tipo de preço for Preço Informado não é aplicada a taxa para a obtenção do preço original, sendo que o mesmo deverá ser informado manualmente. Quando a condição de pagamento for uma Condição Especial, esse campo apresenta a tabela de financiamento padrão, a qual é definida na Função Manutenção Parâmetros Pedidos (PD0301).

  5. Selecionar a sequência do índice de financiamento/juros da tabela de financiamento informada.

    Nota
    titleNota:

    Esse número determina qual o índice que deve ser aplicado para a correção dos preços dos itens do pedido de venda. Inicialmente esse campo apresenta a sequência do índice ou percentual de juros de financiamento de acordo com o prazo médio da condição de pagamento informada para o pedido. Caso a empresa não faça uso de correção de preços nas vendas a prazo, deve informar "0" (zero) nesse campo. Dessa forma, o programa não corrigirá os preços dos produtos. Quando a condição de pagamento for uma condição Especial, esse campo apresenta índice padrão, o qual é definido na Função Manutenção Parâmetros Pedidos (PD0301).

  6. Acionar Incluir.
  7. Selecionar a sequência da condição de pagamento. 

    Nota
    titleNota:

    O sistema inicialmente sugere uma numeração sequencial.

  8. Selecionar o tipo de vencimento da condição de pagamento.

    Nota
    titleNota:

    As opções disponíveis são:

    • Dias da Data.

    • À vista.

    • Antecipado.

    • Contra entrega.

    • Fora dezena.

    • Fora quinzena.

    • Fora mês.

    • Fora semana.

    • Apresentação.

  9. Inserir da data de vencimento da sequência da condição de pagamento.

    Nota
    titleNota:

    Caso se opte em informar o vencimento por data de vencimento, esse critério deve ser seguido para as demais parcelas do pedido. Ao optar por data de vencimento não deve ser informado dias da data.

  10. Inserir o número de dias do vencimento da sequência da condição de pagamento.

    Nota
    titleNota:

    Caso se opte em informar o vencimento por dias do vencimento, esse critério deve ser seguido para as demais parcelas do pedido. Ao optar por dias do vencimento não deve ser informada a data de vencimento.

  11. Inserir o percentual de pagamento a ser considerado para a parcela.

    Nota
    titleNota:

    A soma dos percentuais de todas as parcelas deve ser igual a 100%. Caso se opte em informar as parcelas em percentual, esse critério deve ser seguido para as demais parcelas do pedido. Ao optar por percentual para as parcelas, não deve ser informado o valor das parcelas.

  12. Inserir o valor de pagamento a ser considerado para a parcela.

    Nota
    titleNota:

    A soma dos valores de todas as parcelas de ser igual ao total do pedido. Caso se opte em informar as parcelas em valor, esse critério deve ser seguido para as demais parcelas do pedido. Ao optar por informar o valor para das parcelas, não deve ser informado o percentual das mesmas.

  13. Inserir observações pertinentes a condição de pagamento especial cadastrada.

 

Xxx

Objetivo da tela:

Xxxx


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Xxxx

Xxxxx

Definição de Informações Complementares

...

  1. Acionar Pedido Avançado.
  2. Acionar Complemento.

    Nota
    titleNota:

    Essa opção somente está disponível para os papeis Implantador de Pedido e Analista de Pedidos. Não está disponível para o papel cliente.

  3. Selecionar o código do serviço de fretes do pedido de venda.

    Nota
    titleNota:

    Inicialmente esse campo exibe o código de serviço de frete definido na Função Parâmetros Fretes (TF0301). Esse campo somente é habilitado quando o módulo de Fretes estiver implantado, conforme definido na Função Manutenção de Parâmetros Globais (CD0101), e houver controle de frete na venda de mercadorias, conforme definido na Função Manutenção Parâmetros Fretes (TF0301).

  4. Selecionar o código de mensagem que será posteriormente impressa na nota fiscal.
  5. Selecionar o portador a ser considerado para o pedido de venda.

    Nota
    titleNota:

    Inicialmente o sistema exibe o portador padrão definido para o cliente, conforme definido na Função Atualização Clientes (CD0704).

  6. Selecionar a modalidade de cobrança a ser considerada para o pedido de venda.

    Nota
    titleNota:

    Inicialmente o sistema exibe a modalidade de cobrança do cliente, conforme definido na Função Atualização Clientes (CD0704).

  7. Selecionar a forma a ser utilizada para a cobrança das despesas.

    Nota
    titleNota:

    Esse parâmetro determina como os valores de despesas e de impostos serão rateados entre as duplicatas, inclusive nos casos onde a condição de pagamento é igual zero (especial). Inicialmente o sistema apresenta a cobrança de despesa definida para o cliente na Função Atualização Clientes (CD1510). As opções disponíveis são:

    • Primeira Duplicata – Determina que os valores totais de despesas são inseridos apenas na primeira duplicata.

    • Rateio entre todas as Duplicatas – Determina que o total das despesas é dividido igualmente pela quantidade de duplicatas da nota fiscal.

    • Rateio entre todas com IPI na Primeira – Determina que os valores de despesas são divididos igualmente entre as duplicatas da nota, mas o valor do IPI é incluído apenas na primeira duplicata.

    • Apenas IPI na Primeira e Rateio nas Restantes – Determina que somente o valor de IPI fica inserido da primeira duplicata e que os valores de despesas são divididos igualmente entre as outras duplicatas que não a primeira. Quando a condição do pedido for igual a zero (especial), será necessário observar também que, o campo Cobrança Desp, modifica os valores informados para as duplicatas, se o tipo de Cobrança Desp for diferente de Rateio entre Todas. Vale ressaltar que esse parâmetro interfere apenas nos cálculos dos valores das duplicatas. Exemplo: Se um pedido de venda possui uma condição de pagamento de 5 parcelas, sendo todas elas iguais, cada parcela terá 20% do valor do pagamento. As parcelas serão realmente iguais somente quando as despesas forem rateadas de modo igual também. Nesse caso, quando utilizada a opção Rateio entre Todas. Caso o IPI for calculado na primeira, poderá ser verificado que o valor da primeira parcela será maior do que as demais.

  8. Selecionar a unidade de negócio a ser relacionada ao pedido.

    Nota
    titleNota:

    O código da unidade de negócio somente é habilitado quando os parâmetros “Unidade de Negócio” localizado nos Parâmetros de Distribuição (CD2000) e "Unidade Negócio" localizado na manutenção de Permissões para Usuários (CD0821) estiverem selecionados. Não é obrigatório o preenchimento da unidade de negócio no pedido de venda, servindo somente como default para os itens do pedido, quando informado. Quando informada a unidade de negócio, ao confirmar a inclusão do pedido, o sistema efetua as seguintes validações:

    • Se o grupo do usuário logado possui permissão de movimentação na unidade de negócio informada.

    • Se o estabelecimento do pedido de venda possui acesso à unidade de negócio informada, de acordo com as datas de validade deste relacionamento.

    • Se o centro de custo da conta contábil do item do pedido possui acesso à unidade de negócio informada.

     

     

Xxx

Objetivo da tela:

Xxxx


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Xxxx

Xxxxx

Definição de Entrega do Pedido

  1. Acionar Pedido Avançado.
  2. Acionar Entrega.
  3. Selecionar o local de entrega das mercadorias do pedido.

    Nota
    titleNota:

    Inicialmente o sistema exibe o código do local de entrega padrão do cliente, conforme parametrizado na Função Atualização Clientes (CD1510). Além de poder selecionar um dos locais de entrega previamente definidos para o cliente por intermédio da Função Manutenção de Endereços de Entrega (CD0705), também é possível selecionar um código de entrega em branco. Nesse caso, os campos de entrega ficam habilitados para possibilitar a informação manual dos dados de entrega.

  4. Inserir a data de entrega do pedido de venda.

    Nota
    titleNota:

    Inicialmente o sistema exibe a data atual. A data de entrega, informada, será utilizada como padrão para os itens do pedido, a qual poderá ser alterada diretamente no item. Quando da manutenção da data de entrega de um pedido já cadastrado o sistema poderá ou não exportar a alteração para os itens do pedido, conforme parametrização efetuada nos parâmetros do pedido. 

  5. Inserir a data de entrega original do pedido de venda.

    Nota
    titleNota:

    Inicialmente o sistema exibe a data atual. Esse campo não está disponível para o papel cliente.

  6. Selecionar o código da rota a ser utilizada na entrega dos itens do pedido de venda.

    Nota
    titleNota:

    Inicialmente o sistema exibe a rota definida para o endereço de entrega, conforme definido na Função Manutenção de Endereços de Entrega (CD0705). Caso não exista no endereço de entrega, o sistema exibe a rota definida na Função Atualização de Clientes do Estabelecimento (PD0507). Esse campo não está disponível para o papel cliente.

  7. Selecionar a empresa transportadora responsável pelo transporte da mercadoria.

    Nota
    titleNota:

    Inicialmente esse campo exibe a transportadora definida na Função Manutenção de Endereços de Entrega (CD0705), não existindo, considera a transportadora informada na Função Manutenção de Canais de Cliente (CD1521), não existindo, considera a transportadora informada na Função Atualização de Clientes do Estabelecimento (PD507), não existindo, considera a transportadora informada na Função Atualização Clientes (CD1510). Esse campo não está disponível para o papel cliente.

  8. Inserir o número da placa e o código da unidade de federação do veículo de transporte das mercadorias.

    Nota
    titleNota:

    Esse campo não está disponível para o papel cliente.

  9. Selecionar a empresa transportadora responsável pelo redespacho da mercadoria.

    Nota
    titleNota:

    Esse campo não está disponível para o papel cliente.

  10. Inserir o nome da cidade até a qual a empresa responsabiliza-se pelo frete.

    Nota
    titleNota:

    Na impressão de notas fiscais, o sistema imprime o frete, que é de responsabilidade do destinatário se não houver informações nesse campo. Tal informação será verificada para sugerir o preço de tabela CIF ou FOB, e utilizada nos cálculos somente quando a nota fiscal for de exportação. Nas notas fiscais de exportação, quando for informada a Cidade CIF, o programa sempre irá deduzir o valor das despesas informadas do valor da mercadoria. Caso não seja informada a Cidade CIF, o programa não realizará tal tratamento. Esse campo não está disponível para o papel cliente.

...

  1. o papel cliente.

Xxx

Objetivo da tela:

Xxxx


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Xxxx

Xxxxx

Definição de Atendimento do Pedido

  1. Acionar Pedido Avançado.
  2. Acionar Atendimento.
  3. Inserir a data inicial e final para determinar o período atendimento do pedido.

    Nota
    titleNota:

    Caso a data de atendimento do pedido esteja fora do estipulado, causará bloqueio no cálculo de notas (caso não haja Pré-Faturamento) ou na geração de embarque para o pedido de venda (Pré-Faturamento). Quando não informada, o sistema permite que o pedido seja faturado em qualquer período.

  4. Inserir a data inicial e final para determinar o período de validade do pedido.

    Nota
    titleNota:

    Esse campo tem caráter de documentação é utilizado somente para pedidos de venda de espécie de Programação de Entrega que utilizam contrato de fornecimento. Esse campo não está disponível para o papel cliente.

  5. Selecionar o estabelecimento a ser considerado para controlar a carteira de pedidos.

    Nota
    titleNota:

    Esse campo somente está disponível para os papeis Implantador de Pedido e Analista de Pedidos. Não está disponível para os papeis cliente e representante de vendas.

  6. Selecionar o estabelecimento de atendimento do pedido de venda.

    Nota
    titleNota:

    Esta informação é utilizada pelo módulo de Multiplanta do Datasul EMS, quando utilizado o conceito de Central de Vendas. Esse campo somente está disponível para os papeis Implantador de Pedido e Analista de Pedidos. Não está disponível para os papeis cliente e representante de vendas.

  7. Determinar se para o pedido de venda em questão haverá ou não liberação do cálculo de nota fiscal, caso não haja saldo suficiente em estoque para atender o pedido de venda.

    Nota
    titleNota:

    Esse campo vem ou não previamente assinalado, conforme definido no campo Libera Nota sem Saldo Estoque, da Função Manutenção Parâmetros Pedidos (PD0301). Esse campo somente está disponível para os papeis Implantador de Pedido e Analista de Pedidos. Não está disponível para os papeis cliente e representante de vendas.

  8. Determinar se para o pedido de venda em questão poderá haver ou não faturamento parcial.

    Nota
    titleNota:

    Caso definido que não poderá haver faturamento parcial, o pedido somente pode ser atendido em sua integralidade no primeiro faturamento. Esse campo virá ou não assinalado conforme a parametrização efetuada na Função Atualização Clientes (CD1510).

  9. Inserir o percentual máximo do total do pedido de venda permitido para cancelamento do saldo.

    Nota
    titleNota:

    Inicialmente o sistema exibe o percentual cadastrado para o cliente na Função Atualização Clientes (CD1510). Esse campo não está disponível para o papel cliente.

...

Xxx

Objetivo da tela:

Xxxx


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Xxxx

Xxxxx

Definição de Informações de Vendor do Pedido

...

  1. Acionar Pedido Avançado.
  2. Acionar Vendor.

    Nota
    titleNota:

    A definição de informações de Vendor somente estão disponíveis para os papeis Implantador de Pedido e Analista de Pedidos. Não está disponível para o papel Cliente. Além disso, a definição dos dados de Vendor somente é possível quando:

    •O módulo de Vendor estiver implantado;

    •A condição de pagamento informada no pedido for igual a “A Vista”;

    •A modalidade do portador informado no pedido for igual a “Vendor”.

  3. Inserir o percentual da taxa de juros mensal.

    Nota
    titleNota:

    Essa taxa será cobrada do cliente pelo banco que está financiando a compra.

  4. Selecionar o código da condição de pagamento do cliente para com o banco, a qual será utilizada para o título no fechamento do módulo de Vendor.
  5. Inserir o número de dias de carência para o cálculo da data base.

    Nota
    titleNota:

    Essa informação indica a quantidade de dias, a partir da data de transação, necessários para o fechamento da negociação.

  6. Inserir a data base para o fechamento da negociação.

    Nota
    titleNota:

    Essa data é calculada com a data de transação mais a quantidade de dias de carência informada. Inicialmente esse campo apresenta a data atual.

    Exemplo: Data de transação: 01/03/04 Dias, Carência: 5 Data Base: 06/03/04.

Xxx

Objetivo da tela:

Xxxx


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Xxxx

Xxxxx


Definição de Observações do Pedido

  1. Acionar Pedido Avançado.
  2. Acionar Observações.
  3. Inserir as observações do pedido, de acordo com os respectivos assuntos.

    Nota
    titleNota:

    A opção de definição das observações de Redespacho e Condição de Pagamento não estão disponíveis para o papel Cliente.

...

Xxx

Objetivo da tela:

Xxxx


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Xxxx

Xxxxx

Registrando as Antecipações do Pedido

...

  1. Acionar Pedido Avançado.
  2. Acionar Antecipações.

    Nota
    titleNota:

    Essa opção não está disponível para o papel Cliente.

  3. Determinar se o cliente já efetuou o pagamento de antecipações pra o pedido ou não vai efetuar antecipação.

    Nota
    titleNota:

    Caso o cliente já tenha efetuado um pagamento antecipado à empresa, o sistema permite que se informe o valor que foi antecipado. De posse dessa informação, o faturamento, no momento de gerar as duplicatas que darão origem aos títulos no contas a receber, utilizará o código de antecipado para a duplicata. Assim, quando for gerado o titulo, já se saberá que o mesmo possui uma antecipação no contas a receber, cabendo ao usuário do módulo proceder a atualização manual do titulo e da antecipação correspondente. Quando se fatura parcialmente um pedido de venda cujo valor da nota seja inferior ao antecipado, o sistema gera a duplicata com código de antecipado e altera o valor antecipado no pedido de venda deixando apenas o saldo não utilizado. Como o faturamento prevê a possibilidade de junção de pedido de venda, mas não possui histórico para informar de quais pedidos de venda foram adquiridos os valores de antecipação, no caso de haver cancelamento de uma nota com antecipação, o valor antecipado não será reincorporado no pedido de venda, sendo que tal procedimento deve ser realizado manualmente. Porém, a janela para cadastrar essa informação fica habilitada quando o referido parâmetro estiver assinalado.

  4. Inserir as datas e os valores das antecipações.

    Nota
    titleNota:

    Esses campos somente são habilitado quanto indicado que o pedido possui antecipação.

  5. Inserir observações pertinentes as antecipações.

    Nota
    titleNota:

    Esse campo somente são habilitado quanto indicado que o pedido possui antecipação.

...

  1. pedido possui antecipação.

Xxx

Objetivo da tela:

Xxxx


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Xxxx

Xxxxx

Registrando os Representantes do Pedido

...

  1. Acionar Pedido Avançado.
  2. Acionar Representantes.

    Nota
    titleNota:

    Essa opção não está disponível para o papel Cliente.

  3. Inserir o número do pedido do representante.
  4. Selecionar o representante principal.
  5. Acionar Incluir.

    Nota
    titleNota:

    Será apresentada uma mensagem informando que a inclusão do representante será replicada para todos os itens desse pedido, sendo necessário confirmar para prosseguir com a inclusão ou cancelar abandonar a inclusão?

  6. Selecionar o representante indireto a ser relacionado ao pedido.
  7. Inserir o percentual de comissão do representante.

    Nota
    titleNota:

    A comissão é definida por item do pedido, o conceito Cálculo do Percentual de Comissão dos Representantes descreve maiores detalhes pertinentes ao cálculo do percentual de comissão.

  8. Inserir o percentual da comissão a ser creditado, ao representante do pedido de venda, no ato de emissão de título resultante de venda.

    Nota
    titleNota:

    Se para um representante foi especificado 10% de comissão sobre as vendas e, se o percentual da comissão, a ser creditado na emissão, foi de 50%, o direito efetivo do representante, nesse momento, corresponde a 5% sobre o valor do titulo (isto é: 10% x 50% = 5%), os restantes 50% de comissão serão creditados por ocasião do pagamento do título. Supondo-se que, em uma nota de R$ 10.000,00 cuja base de cálculo seja R$ 9.400,00, o percentual de comissão 1%, e a comissão na emissão seja 45%, tal representante tem o direito a uma comissão total de 94,00, sendo que, na emissão do titulo, o representante receberá 45% desse valor que corresponde a R$ 42,30.

  9. Selecionar o tipo de liberação do pagamento da comissão.

    Nota
    titleNota:

    As opções disponíveis são:

    • Padrão.

    • Final Processo Exportação.

    • Após Liquidação do Último Título. Esse campo somente está disponível para os papeis Implantador de Pedido e Analista de Pedidos.

  10. Selecionar o tipo de base para cálculo de comissão.

    Nota
    titleNota:

    As opções disponíveis são:

    • Valor FOB.

    • Valor INCOTERM Negociada. Esse campo somente está disponível para os papeis Implantador de Pedido e Analista de Pedidos.

  11. Selecionar o tipo de comissão do representante.

    Nota
    titleNota:

    As opções disponíveis são:

    • Nenhum.

    • A Receber.

    • Conta Gráfica.

    • Faturada. Esse campo somente está disponível para os papeis Implantador de Pedido e Analista de Pedidos.

...

Xxx

Objetivo da tela:

Xxxx


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Xxxx

Xxxxx

Efetivar Pedido

  1. Acionar Efetivar.

    Nota
    titleNota:

    Na efetivação do pedido o sistema verifica se o pedido possui itens, realiza a avaliação de crédito do cliente, entre outras consistências e funções, calcula valores dos itens do pedido, assim como disponibiliza o pedido ou não para faturamento. Quando optado pela Alocação On-Line é nesse momento que serão realizadas as alocações do pedido.

...

Xxx

Objetivo da tela:

Xxxx


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Xxxx

Xxxxx

Alterar Informações de Exportação

  1. Acionar a seta localizada no lado de Ações Relacionadas.
  2. Acionar Inf. Exportação.

    Nota
    titleNota:

    Ao acionar essa opção, é apresentada a tela Informação de Exportação, na qual é possível alterar as informações que foram geradas automaticamente com base no emitente de exportação.

...

Xxx

Objetivo da tela:

Xxxx


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Xxxx

Xxxxx

Adicionar Pedido

  1. Acionar Adicionar. 

    Nota
    titleNota:

    Ao acionar Adicionar, a tela é habilitada para a inclusão de um novo pedido para o cliente que está selecionado.

...

  1. Acionar Pedido Avançado.
  2. Acionar Copiar.

    Nota
    titleNota:

    Quando acionado, apresenta a tela Cópia Pedido, na qual é possível definir os parâmetros a serem considerados para a geração da cópia e os pedidos. Somente é possível efetuar a cópia de pedidos completos e espécie Simples, quando o cliente do novo pedido for o mesmo cliente do pedido atual, o código de entrega deverá ser o mesmo do pedido origem, e esse não poderá ser alterado. Quando o cliente do novo pedido for diferente do pedido atual, o código de entrega será o mesmo cadastrado como padrão do cliente.

...

  1. cliente.

Xxx

Objetivo da tela:

Xxxx


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Xxxx

Xxxxx

Eliminar Pedido

Nota
titleNota:

Essa opção não está disponível para o papel Cliente.

...

  1. Acionar Pedido Avançado.
  2. Acionar Eliminar.

    Nota
    titleNota:

    Quando acionado, elimina o pedido selecionado. Nesse caso, não fica nenhum histórico do pedido.

  3. Acionar Confirmar, para confirmar a intenção de eliminar o pedido selecionado.

  

Xxx

Objetivo da tela:

Xxxx


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Xxxx

Xxxxx

Suspender Pedido

Nota
titleNota:

Essa opção não está disponível para o papel Cliente.

...

  1. Acionar Pedido Avançado.
  2. Acionar Suspender/Reativar.
  3. Selecionar o código do motivo da suspensão.
  4. Inserir o motivo da suspensão.
  5. Acionar Confirmar.

  

Xxx

Objetivo da tela:

Xxxx


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Xxxx

Xxxxx

Reativar Pedido Suspenso

Nota
titleNota:

Essa opção não está disponível para o papel Cliente.

...

  1. Acionar Pedido Avançado.
  2. Acionar Suspender/Reativar.
  3. Selecionar o código do motivo da reativação.
  4. Inserir o motivo da reativação.
  5. Acionar Confirmar.

...

Xxx

Objetivo da tela:

Xxxx


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Xxxx

Xxxxx

Cancelar pedido

Nota
titleNota:

Essa opção não está disponível para o papel Cliente.

...

  1. Acionar Pedido Avançado.
  2. Acionar Cancelar.
  3. Selecionar o código do motivo do cancelamento.
  4. Inserir a data de cancelamento.

    Nota
    titleNota:

    Inicialmente o sistema sugere a data atual.

  5. Inserir o motivo do cancelamento.
  6. Acionar Confirmar.

 

...

  1. atual.

  2. Inserir o motivo do cancelamento.
  3. Acionar Confirmar.

 

Xxx

Objetivo da tela:

Xxxx


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Xxxx

Xxxxx

Totais do Pedido

  1. Acionar o Valor Total do Pedido.
  2. Na tela aberta, verifique os totais do pedido e acionar OK para fechar a tela.

...

Xxx

Objetivo da tela:

Xxxx


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Xxxx

Xxxxx

Faturar Pedido

Nota
titleNota:

Essa opção somente está disponível para os papeis Implantador de Pedido e Analista de Pedidos. Não está disponível para os papeis cliente e representante de vendas.

...

  1. Acionar Pedido Avançado.
  2. Acionar Faturar.

    Nota
    titleNota:

    Para que possa ser efetuada essa funcionalidade é necessário que a natureza de operação do pedido seja de cálculo automático. Veja mais informações na função Manutenção de Natureza de Operação (CD0606). Esse botão somente está disponível para os papeis Implantador de Pedido e Analista de Pedidos. Não está disponível para os papeis cliente e representante de vendas.

  3. Visualizar os valores apresentados e acionar Efetivar.

 

Falando de Inclusão de Novo Pedido....

Essa função permite cadastrar pedidos de venda, para o qual é possível definir os itens, os representantes responsáveis pelo pedido, as condições de pagamento negociadas com o cliente e as antecipações realizadas pelo cliente para o pedido em questão.

A implantação de pedidos simplificada foi desenvolvida para facilitar e otimizar o processo de implantação de pedidos de venda. Nessa função, destacam-se as facilidades para a implantação dos itens, os quais podem ser implantados diretamente pelo browser.

 

 

 

 

...

  1. está disponível para os papeis Implantador de Pedido e Analista de Pedidos. Não está disponível para os papeis cliente e representante de vendas.

  2. Visualizar os valores apresentados e acionar Efetivar.

Xxx

Objetivo da tela:

Xxxx


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Xxxx

Xxxxx