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  • 336 - Alterar Pedido de Venda - DR.

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titleValidações Gerais

Ação:

Descrição: Principais campos da rotina 336.

Validação na Entrada e Dedução do Limite de Crédito do Cliente

O plano de pagamento do pedido que possuir o Tipo de Entrada igual a Solicitar Entrada e estiver parametrizado para Descontar o valor de entrada ao validar o limite de crédito disponível do cliente, cadastrado na rotina 523 - Cadastrar Plano de Pagamento, aba Opções, será validado na rotina 336 - Alterar Pedido de Venda. Esta validação ocorrerá nos processos de inclusão de pedido de venda, alteração da quantidade e preço e na aplicação de desconto/acréscimo no pedido de venda.

Então, o valor informado na entrada será deduzido ao validar o crédito disponível do cliente. Se o valor parcelado, ou seja, desconsiderando a entrada, estiver dentro do limite do cliente, gerará o pedido, mesmo bloqueado, sendo gerado normalmente. Dessa forma, não será necessário autorização de limite de crédito pela rotina 381 - Autorizar Limite de Crédito. Senão, o valor parcelado excederá o limite de crédito disponível e não permitirá que o pedido seja gravado, nem mesmo bloqueado, efetuando as mesmas validações realizadas atualmente. Senão, efetuará as validações conforme já ocorre hoje, considerando a entrada no limite de crédito do cliente. Senão, não ocorrerá nenhuma alteração.

Valor Mínimo do Pedido após Lançar Falta de Mercadoria

O valor mínimo do pedido após lançar falta de mercadoria poderá ser verificado na rotina. Para isto, o parâmetro 1890 - Validar valor mínimo do pedido após lançar falta de mercadoria da rotina 132 - Parâmetros da Presidência deverá estar marcado como Sim.

Ao liberar um pedido bloqueado, antes de gerar um novo pedido com os itens faltantes, o parâmetro 1890 é verificado. Em seguida, é verificado se o valor do pedido original está maior do que o parâmetro 2325 - Valor Mínimo pedido de venda. Se o valor do pedido original for menor do que o valor mínimo, será exibida a mensagem: Após gerar o pedido de falta o valor do pedido ficará menor do que o valor mínimo informado no parâmetro 2325 e o pedido de venda continuará como bloqueado, deseja continuar?. Ao confirmar, é gerado um pedido com os itens faltantes e o pedido original deverá continuar bloqueado. Caso contrário, não é gerado um pedido com os itens faltantes e o pedido selecionado não é desbloqueado. O novo pedido de falta sempre é gravado como bloqueado.

Recálculo do Abatimento no Item

O recálculo do abatimento será realizado ao incluir ou excluir item, para que o valor em abatimento cadastrado no parâmetro 2658 - Percentual máximo de abatimento por pedido de venda da rotina 132 - Parâmetros da Presidência não seja ultrapassado.

Os percentuais de abatimento de cada item também são recalculados pelas alterações de: quantidade, preço, aplicação de desconto, alteração e plano de pagamento.

Foram implementados também duas novas colunas % Abatimento e Vl. abatimento da planilha de itens do pedido de venda, onde são apresentados o percentual total de abatimento e o valor total.

Validação das Políticas de Desconto com o Tipo de Cliente

As políticas de desconto com o tipo de cliente que está comprando poderão ser validadas antes de conceder o desconto no item do pedido de venda na rotina 336 – Alterar Pedido de Venda, conforme cadastrado na caixa Cliente na aba Informações do Cliente, da rotina 561 – Cadastrar Políticas de Desconto.

A validação ocorrerá das seguintes formas:

  • Ao incluir um item no pedido, através do botão Incluir Item: ao validar as políticas de desconto cadastradas, será verificada uma nova condição nas políticas, por tipo de pessoa (Física ou Jurídica). Será verificado se a política é por tipo de pessoa, verificando o cliente do pedido se é pessoa física ou jurídica para conceder o desconto no preço do produto;
  • Ao alterar o preço do produto: ao validar as políticas de desconto cadastradas, será verificada uma nova condição nas políticas, por tipo de pessoa (Física ou Jurídica). Será verificado se a política é por tipo de pessoa, verificando o cliente do pedido se é pessoa física ou jurídica para conceder o desconto no preço do produto;
  • Ao encontrar a política, será apresentado o desconto automaticamente no valor do produto. Se a política não for automática, será efetuada a mesma validação acima na inclusão do item, quando estiver validando o desconto informado. Se a política apresentar um cliente especifico, nesse caso, o campo será nulo, visto que já existe um cliente especifico para tornar a política valida, não sendo necessário verificar no cadastro do cliente o seu tipo.
Validação na Embalagem do Produto

A embalagem do produto poderá ser considerada na validação das restrições de venda cadastradas na rotina 391 - Cadastrar Restrições de Venda ao alterar um pedido na rotina 336 – Alterar um Pedido de Venda. Ao clicar no botão Incluir Itens será validado se existe restrição validando também a embalagem informada. Para isto, os parâmetros 2291 - Utilizar venda por Embalagem e 1973 - Usar venda por Embalagem da rotina 132 – Parâmetros da Presidência deverão estar marcados como Sim. Ainda em relação ao parâmetro 2291, caso o sistema não encontre a embalagem cadastrada para o produto informado ele entrará com a mensagem: ´´Produto não localizado! Produto sem embalagem cadastrada! Verifique rotina 2014.``

Caso trabalhe com preço por embalagem e o sistema não encontre esse preço ou o mesmo seja igual a zero e o parâmetro 2257 - Utilizar preço de venda por embalagem (F) da rotina 132 estiver marcado como Sim, sistema retornará com a mensagem: ´´Produto XX sem preço de tabela! Verifique precificação do produto a partir da rotina 201 ou caso sistema esteja utilizando venda por embalagem verifique a rotina 2017 ou verifique no cadastro cadastro da embalagem se a mesma está disponível para o tipo de venda selecionado. Obs.: Coluna de preço do plano de pagto.: 5. Tipo de precificação P.``

 

Fator de Conversão da Embalagem

A multiplicação do peso intermediário pelo fator de conversão da embalagem, ao inserir um item no pedido de venda através da rotina 316' e rotina 336 -  Alterar Pedido de Venda é realizada quando os parâmetros 2299 - Utiliza produtos frios na venda por embalagem, 2291 - Utilizar venda por embalagem e 1973 - Usar venda por embalagem da rotina 132 estiverem marcados com Sim. Assim, quando a empresa utiliza o processo de venda por embalagem e o produto é Frios o sistema habilitará o combo de frios do produto. Este processo ocorrerá somente se as parametrizações informadas acima forem realizadas, caso parâmetro 2299 estiver marcado na opção Não permanecerá o modelo atual.
Desconto de isenção Suframa 

O percentual de desconto de isenção de produto do imposto poderá ser calculado ao incluir um novo item. Desta forma, serão verificados os campos: %Suframa, %Isenção PIS, %Isenção COFINS, % Desc. ICMS Isenção (validada se o cliente vinculado a venda for Suframado, Orgão Público (qualquer tipo de orgão público) ou Regime Especial na aba Vendas – Acréscimo/Desconto da rotina 514 – Cadastrar Tipo de Tributação. Também serão verificadas as opções: Tipo de Órgão Público e %Desc. Isenção (Suframa) da rotina 302 – Cadastrar Cliente, onde:

  • Caso a opção Desc. Isenção(Suframa) esteja marcada para Aplica todas reduções(T) todos os cálculos de desconto de redução que estejam cadastrados, são feitos, como é feito atualmente;

  • Caso a opção %Desc. Isenção (Suframa orgão público ou Regime Especia), esteja marcada como Aplica todas as deduções (ICMS/PIS/COFINS simultâneos)(S), todos os cálculos de desconto de redução cadastrados serão realizados com base no preço líquido, sendo que, após aplicada esta redução os impostos serão calculados;
  • Caso a opção %Desc. Isenção(Suframa) esteja marcada para Não aplica redução ICMS(I), o % ICMS Isenção não será calculado;
  • Caso a opção “%Desc. Isenção (Suframa) esteja marcada para Não aplica redução de PIS/COFINS, o % Isenção PIS(P) e % Isenção COFINS não são calculados;
  • Para clientes'Regime Especial independente de o campo estar ou não marcado o desconto será aplicado;
  • Ainda na rotina 514 aba Vendas – Acréscimo/Desconto caso a opção: 'Somente Conceder desconto de isenção se Nº Empenho for informado', esteja marcada, o sistema somente concederá desconto de isenção ICMS quando o número de empenho tiver sido informado na rotina 316, aba Cabec. F4, sub-aba Empenho. Caso número de empenho não seja informado antes da digitação do primeiro item, sistema não permitirá que o informe posteriormente, assim, será necessário apagar todos os itens do pedido para informar o número de empenho. Caso não tenha sido marcada seguirá o processo normal.
Restrição por seçãoA restrição por seção do plano de pagamento será validada caso a opção SE-Seção da aba Restrições Plano Negociado da rotina 523 - Cadastrar Plano de Pagamento esteja selecionada (a opção Negociado da aba Restrições deverá estar selecionada). Ao alterar o plano de pagamento (botão Plano Pagto.), ou inserir um novo item no pedido (botão Incluir Item), é verificado se existe restrição cadastrada no plano de pagamento para a seção do produto. Se existir, não permitirá que o plano de pagamento seja alterado ou que o item seja inserido no pedido. Para realizar a alteração será necessário verificar a permissão 29 - Permitir Alterar Plano de Pagamento sem validar Planos Restr. da rotina 530 - Permitir Acesso à Rotina.
Percentual de desconto de isenção de ICMS nas vendas à prazo 

O perceptual de desconto de isenção de ICMS para vendas a prazo poderá ser apresentado na coluna Vl. Desc. ICMS Isenção na planilha de itens (inferior), na inclusão ou na alteração da quantidade de um item. Para isto, a opção Usa %Desc. Isenção ICMS nas vendas à prazo da aba Venda-Acréscimo/Desconto da rotina 514 - Cadastrar Tipo de Tributação deveestar marcada.

Portanto, ao incluir o item ou alterar a sua quantidade, será calculada a isenção de ICMS, onde será verificado se a opção está marcada. Caso esteja e a venda seja a prazo (definido na aba Cabec.(F4) no campo Plano de Pagamento na rotina 316 - Digitar Pedido de Venda), não terá alteração na regra de cálculo de isenção de ICMS, pois será calculada a isenção de ICMS tanto para as vendas a prazo quanto para as vendas a vista. Se a opção estiver desmarcada, não será calculado o valor de isenção de ICMS se a venda for a prazo, será calculada a isenção de ICMS apenas para a venda à vista.

Observação: o cálculo de isenção de ICMS será realizado apenas para clientes que são órgão publico, sendo que esta regra já estava implementada. Porém, o percentual era aplicado independente do tipo de venda ser à vista ou à prazo.

 Restrição por categoria e sub-categoriaA restrição por categoria e sub-categoria do plano de pagamento será validada caso a opção CA-Categoria ou SB-Subcategoria da aba Restrições Plano Negociado da rotina 523 - Cadastrar Plano de Pagamento esteja selecionada (a opção Negociado da aba Restrições deverá estar selecionada). Ao alterar o plano de pagamento (botão Plano Pagto.), ou inserir um novo item no pedido (botão Incluir Item), é verificado se existe restrição cadastrada no plano de pagamento para a seção do produto. Se existir, não permitirá que o plano de pagamento seja alterado ou que o item seja inserido no pedido. Para realizar a alteração será necessário verificar a permissão 29 - Permitir Alterar Plano de Pagamento sem validar Planos Restrição da rotina 530 - Permitir Acesso à Rotina.
Produto é controlado pelo IBAMA 

A venda de produto para cliente que não possua registro no IBAMA não será permitida caso o produto seja controlado pelo IBAMA ao incluir um item no pedido de venda (botão Incluir Item), que funcionará da seguinte forma:

  • Caso o produto esteja cadastrado para ser controlado pelo IBAMA, opção Controlado pelo IBAMA na rotina 203 - Cadastrar Produto, ao incluir o item no pedido, será necessário que o cliente possua registro no IBAMA, cadastrado na opção Nr Registro IBAMA e que possua validade maior ou igual a data do pedido de venda na opção Data validade IBAMA na rotina 302 - Cadastrar Cliente;
  • Caso o produto seja controlado pelo IBAMA e o cliente não possua número de registro do IBAMA; ou a data de validade do registro seja menor do que a data do pedido, não será permitido incluir o item no pedido, pois o produto é controlado pelo IBAMA e o cliente não possui registro ou possui o registro vencido.
 Políticas de desconto do item As políticas de desconto do item serão validadas ao incluir ou alterar um item onde será verificado se a opção Forçar a aplicação desta política sobre todas as demais políticas de desconto do sistema na rotina 561 - Cadastrar Política de Desconto, que é prioritária sobre todas as demais, está marcada. Caso esteja, será considerado apenas o desconto cadastrado na política que possui esta opção marcada, ignorando todas as demais.
Análise de crédito para pedidos que estão na posição Pendente

A análise de crédito para pedidos que estão na posição Pendente poderá ser realizada ao selecionar a nova permissão de acesso 59 - Enviar pedido p/análise de crédito da rotina 530 - Permitir Acesso à Rotina, ao clicar no botão Sol. Análise Crédito, onde:

  • Se a posição do pedido for Pendente, o botão Sol. Análise de Crédito fica habilitado;

  • Se a permissão 59 estiver marcada, para que a posição do pedido seja alterada para Liberado é necessário que tenha sido realizada a análise de crédito do cliente na rotina 1203 - Extrato do Cliente.

 

Percentual máximo de desconto médio por filial O percentual máximo de desconto médio será ser validado por filial através do parâmetro 2569 - % máximo desconto médio no pedido de venda da rotina 132 - Parâmetros da Presidência ao gravar o pedido de venda. Desta forma, será verificado primeiramente se existe percentual máximo de desconto médio cadastrado para a filial que o pedido está sendo digitado e, caso não exista, será verificado se existe percentual máximo de desconto médio para toda a empresa (parâmetro 1463 - % máximo desconto médio pedido venda). O desconto médio é a soma dos descontos por item dividido pela quantidade de itens e não quantidade por itens.

Políticas de desconto para venda de cliente bloqueado

O uso de políticas de desconto quando ocorrer alterações nas vendas de clientes bloqueados poderá ser restringida conforme definido nos parâmetros 2418 - Aceita venda à vista para cliente bloqueado, 1429 - Aceitar pedido de venda bloqueada, 2618 - Não permite aplicar políticas de desconto em vendas de clientes bloqueados e 1146 - Verificar situação de clientes da rede na venda da rotina 132 - Parâmetros da Presidência. Somente serão consideradas as políticas de desconto as cadastradas nas rotinas 561 - Cadastrar Política de Desconto e 387 - Cadastrar Desconto por Quantidade, ou seja, os demais descontos não serão considerados pelo parâmetro: 357 - Cadastrar Política Preço Fixo, 512 - Cadastrar Ramos Atividade, 523 - Cadastrar Plano de Pagamento, 201 - Precificar Produto (desconto flexível e desconto ICMS ao P. Tabela). Esta validação ocorrerá da seguinte forma:

  • Ao pesquisar um pedido de venda que será alterado e clicar no botão Incluir Item, será validado se o parâmetro 2418 - Aceita venda à vista para cliente bloqueado está marcado como Sim. Caso esteja e a cobrança do pedido seja D ou DH com plano de pagamento à vista, será permitida a inclusão do item;
  • Ao informar o código do produto será verificado se existem políticas de desconto automáticas válidas para a Venda que está sendo feita e será validado um novo parâmetro 2618. Caso esteja marcado como Sim, não poderão ser aplicadas todas as políticas de desconto vigentes na inclusão do produto, valendo então o preço de tabela na inclusão do item. Caso esteja marcado como Não, permitirá política de desconto ao produto que estiver sendo incluído. Neste caso, será zerado o campo desconto e preenchido o campo P. Venda (tela Incluir Item) com o valor do produto sem descontos. Caso existam políticas de descontos não automáticas, onde o usuário informa o valor do desconto ou valor do produto, será realizada a mesma validação, onde:

    - Caso o parâmetro 2618 esteja marcado como Sim, não serão validadas as políticas de desconto aplicadas na venda no momento da gravação do item. Caso esteja marcado como Não, permitirá a aplicação de descontos para o item e apresentará a mensagem: Não é permitido aplicar políticas de desconto em vendas de clientes bloqueados - Verificar Parâmetro rotina 132, e, em seguida, carregará no campo de valor do item o preço de tabela do produto e irá zerar o campo desconto, aguardando a gravação da inclusão sem desconto;
    - Caso o parâmetro "2418", que permite realizar venda para cliente bloqueado esteja marcado como Não, deverá efetuar as mesmas validações executadas acima (parâmetro 2618) para clientes bloqueados.

  • Ao alterar preço do item: ao pesquisar o pedido de venda, selecioná-lo e clicar no botão Preço é verificado o parâmetro 2418, ou seja, que permite venda para cliente bloqueado e dará continuidade na alteração de preço do item. Ao abrir a tela Alterar Preço do Item e informar o desconto ou o valor do produto, caso existam políticas de descontos, será realizada a seguinte validação:

    - Caso o parâmetro 2618 esteja marcado como Sim, não serão validadas as políticas de desconto aplicadas na venda no momento da gravação do item;
    - Caso o parâmetro 2618 esteja marcado como Não, permite a aplicação de descontos para o item e a seguinte mensagem será apresentada: Não é permitido aplicar políticas de desconto em vendas de clientes bloqueados - Verificar Parâmetro rotina 132, e carrega no campo de valor do item o preço de tabela do produto e zerar o campo desconto, aguardando a gravação da inclusão sem desconto;
    - Caso o parâmetro 2418, que permite venda para cliente bloqueado, esteja marcado como Não, serão realizadas as validações de políticas de desconto que foram criadas para clientes bloqueados, pois seguirá as restrições já existentes hoje.

 

Retirar IPI do preço de venda do pedido da modalidade 8

O usuário poderá retirar da venda da modalidade 8 o valor de IPI ao clicar nos botões Incluir Item, Preço, Desconto e Plano Pagto., que funcionará da seguinte forma:

  • Caso o parâmetro 2567 - Retira IPI do preço de venda do pedido TV8 da rotina 132 – Parâmetros da Presidência esteja igual a Sim, não destacará valor de IPI na venda da modalidade 8 (entrega da venda futura);
  • Caso esteja marcado como Não, a venda da modalidade 8 destacará IPI normalmente.

Observação: para realizar o processo é necessário ter um pedido de venda futura 7, para que o pedido da modalidade 8 seja gerado.

  
  
  
  
  

 



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