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Implementação do Parametrizador

Características do Requisito

 

Linha de Produto:

RM

Segmento:

Saúde

Módulo:

Gestão de Custos Hospitalares

Rotina:

Rotina

Assistente de Implantação de Processos - Gestão de Custos

Rotina(s) envolvida(s)

Esquemas de Apuração

Fechamento de Período 

Requisito/Story/Issue:

 Informe o requisito relacionado (Issue).

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

SQL SERVER®

Oracle®

Tabelas Utilizadas:

SZ0PARAMETROS

Sistema(s) Operacional(is):

Windows®

Descrição

Foi implementado o parametrizador do módulo Gestão de Custos com o objetivo de habilitar a configuração dos parâmetros utilizados no sistema de forma nativa. A antiga tela de parâmetros será removida e toda a configuração já realizada será transferida para  a nova tela.

Para acessar o parametrizador, basta ir no menu "Sistema" > Ambiente > Parâmetros > Gestão de Custos.

 

O Parametrizador do Gestão de Custos está dividido em 3 grupos:

  1. Esquemas de Apuração

Parâmetros relacionados ao processo de apuração dos esquemas (importação de dados de sistemas externos).
Parâmetros configuráveis:

  • Tamanho do Batch Size: este parâmetro tem a finalidade de indicar quantos registros serão enviados ao banco de dados para atualização (inclusão, alteração e/ou exclusão) na apuração dos esquemas com destino "Consumo Hospitalar".

 

Fechamento do Período
Parâmetros relacionados ao processo de aos processos do fechamento do período, como o processo do rateio, calculo dos custos de doação, refeição etc.
Parâmetros configuráveis:

  • Conta Custo Matmed: Indica as contas de custo que serão utilizadas no cálculo do custo variável indireto. Só devem ser informadas contas de custo do tipo "variável".
  • Conta Custo Refeição: Indica as contas de custo que serão utilizadas no cálculo da refeição.
  • Conta Custo Repasse: Indica as contas de custo que serão utilizadas no cálculo da refeição.
  • Valor da doação e desconto deverá ser deduzido do custo variável durante o processo do calculo do rateio: Indica se o custo da doação será deduzido do custo variável no cálculo do rateio, dessa forma afetando o custo variável atribuído aos centros de custos e seu respectivo custo unitário (quando considerado o custo variável).
  • Utiliza cálculo de Doação e Desconto: Indica se o cálculo de doação e desconto será utilizado. Ativando esse parâmetro a opção da execução desse cálculo será exibida no processo de fechamento do período.
  • Sentença do Custo da Doação: código da sentença sql (cadastrada no sistema) que retornará o valor total de doação e desconto. Esta sentença será utilizada
  • Utiliza cálculo da Refeição: Indica se o cálculo de refeição e desconto será utilizado. Ativando esse parâmetro a opção da execução desse cálculo será exibida no processo de fechamento do período.
  • Utiliza cálculo do Repasse: Indica se o cálculo de repasse e desconto será utilizado. Ativando esse parâmetro a opção da execução desse cálculo será exibida no processo de fechamento do período.
  • Tipo de Custo do MatMed: Indica o tipo de custo do MatMed, sendo "Custo Médio" e "Último Preço". Este parâmetro é utilizado no cálculo do Custo Variável Direto e vai indicar de onde o sistema irá recuperar o custo do matmed, se do cadastro do custo médio ou se irá recuperar o último custo informado no consumo hospitalar.

 

Relatórios
Parâmetros utilizados na geração dos relatórios através do RM Reports.

  • Código Critério Rateio da Área Ocupada: Indica o critério de rateio utilizado nos relatórios.
  • Código Critério Rateio do Número de Funcionários: Indica o critério de rateio utilizado nos relatórios para exibir a quantidade de funcionários de um centro de custos. Exemplo de relatório que utiliza o parâmetro: Distribuição de Custos do Centro de Custo.

 

Procedimento para Configuração

(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
    (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

 

Tipo:

Informe o Tipo do parâmetro

Cont. Por.:

Informe o Conteúdo padrão

Descrição:

 

 

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

Menu

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Submenu

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Nome da Rotina

Informe o Título da rotina

Programa

Informe o Fonte da rotina

Módulo

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Tipo

Informe a Função

 

 

Procedimento para Utilização

  • Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
  • Localização da rotina no menu;
  • Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
  • Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.

 

 

Exemplo:

       1.            No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).

O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.

       2.            Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.

       3.            Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.

       4.            Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).

O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.

       5.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:

                      Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.

       6.            Confira os dados e confirme.