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O valor máximo de uma questão em uma avaliação será sempre de 1,0 ponto. Para atingir esse valor, o aluno deve marcar todas as alternativas corretas (100%) da questão.

A soma dos pontos atribuídos às alternativas representa 100% da nota de uma questão. A partir desse total é possível calcular a nota através da proporção de cada alternativa selecionada pelo aluno.

Por exemplo, em uma questão em que a soma das alternativas é 20, os 20 pontos representam 100% (1,0). Se o aluno acertar metade das alternativas, receberá metade do total de pontos (10) e portanto, 50% do valor da questão (0,5).

 

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Em determinados tipos de questões é possível definir valores distintos para as alternativas. Este valor, aliado à quantidade de alternativas incluídas na questão, define a proporção de cada uma em relação à pontuação máxima (1,0).

 

 

Questão objetiva / lista suspensa

O peso da questão é definido por uma regra de três que considera os pontos da alternativa com maior valor como 100% e o peso da alternativa selecionada pelo usuário em relação a este valor.

Por exemplo:

  • A questão objetiva/lista suspensa possui 4 alternativas.
  • A alternativa correta vale 10 pontos. As outras três alternativas valem zero (10 + 0 + 0 + 0).
  • A alternativa de maior valor (10 pontos) equivale a 100% do valor da questão, ou seja, 1,0 ponto.
  • Em uma questão objetiva ou de lista suspensa, só é possível selecionar uma única alternativa.
  • Portanto, se selecionar a alternativa correta o aluno terá acertado 100% da questão e receberá 1,0 ponto.
  • Se selecionar uma alternativa incorreta o aluno receberá zero.

E se forem atribuídos pontos a mais de uma alternativa?

Para questões do tipo Objetiva/Lista Suspensa em que sejam atribuídos pontos para mais de uma alternativa, novamente a questão com maior pontuação representará 100% do valor da questão.

Por exemplo:

  • Uma questão do tipo Objetiva será utilizada como avaliação de reação de um treinamento.
  • São criadas 5 alternativas: Ótimo (100 pontos), Bom (75), Regular (50), Ruim (25) e Péssimo (zero).
  • Se o aluno selecionar Ótimo, que vale 100 pontos, o valor da questão será 100/100 (1,0).
  • Se o aluno selecionar Regular, que vale 50 pontos, o valor da questão será 50/100 (0,50).

Caso queira atribuir pontos a mais de uma alternativa e permitir que o aluno selecione várias respostas, recomenda-se a utilização de questões do tipo Múltipla Escolha.

 

 

Questão múltipla escolha

A soma dos pontos das alternativas selecionadas pelo aluno em relação ao valor total da questão define qual será a pontuação obtida em questões do tipo Múltipla Escolha.

Nota
titleAtenção

É importante atentar-se para a opção "Avaliar como um todo" disponível neste tipo de questão. Se estiver selecionada, o aluno deverá marcar as alternativas corretas, mas não poderá marcar nenhuma das alternativas incorretas, pois se o fizer, toda a questão é considerada incorreta.

Por exemplo:

  • A questão possui 5 alternativas e a opção "Avaliar como um todo" está marcada.
  • Duas alternativas estão corretas, as outras três estão erradas.
  • As alternativas corretas valem 5 pontos, enquanto as erradas valem zero, ou seja, (5 + 5 + 0 + 0 + 0) = 10 pontos.
  • A soma das alternativas (10 pontos) equivale a 100% do valor da questão, ou seja, 1,0 ponto.
  • Se o aluno marcar as duas alternativas corretas, mas também selecionar uma das incorretas, a pontuação será zero, pois toda a questão é considerada, não apenas as respostas corretas.
  • Se o aluno marcar apenas uma das alternativas corretas, a pontuação será zero, pois neste caso todas as alternativas corretas da questão devem ser selecionadas.

 

E se a opção "Avaliar como um todo" não tiver sido selecionada?

Se a questão não for avaliada como um todo, para cada alternativa incorreta que for assinalada pelo aluno, o sistema irá desconsiderar, entre as alternativas corretas marcadas, a que tiver a pontuação mais baixa. Isso evita, por exemplo, que o aluno marque todas as alternativas em uma questão, receba os pontos e não seja penalizado.

Por exemplo:

  • A questão possui 5 alternativas e a opção "Avaliar como um todo" não está marcada.
  • Duas alternativas estão corretas, as outras três estão erradas.
  • As alternativas corretas valem 5 pontos, enquanto as erradas valem zero, ou seja, (5 + 5 + 0 + 0 + 0) = 10 pontos.
  • Se o aluno marcar as duas alternativas corretas, mas também selecionar uma das incorretas, a pontuação será 5/10 (0,5), pois a escolha errada irá anular a alternativa correta assinalada que tenha o menor valor (5 + 5 - 5).
  • Se o aluno marcar apenas uma das corretas e alguma das incorretas, a pontuação será 5/10 (0,5), pois apenas a alternativa marcada corretamente será considerada.
  • Se o aluno marcar apenas as alternativas incorretas, a pontuação será zero.

 

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Questão lacuna / lacuna selecionável

Nas questões do tipo Lacuna / Lacuna Selecionável também se aplica o princípio da proporcionalidade entre a soma dos pontos das alternativas e o peso total da questão. Todas as lacunas têm pesos iguais perante a questão.

Por exemplo:

  • A questão possui 3 lacunas selecionáveis e a opção "Avaliar como um todo" não está marcada.
  • Cada lacuna corresponderá a 1/3 da nota da questão.
  • Cada uma das lacunas possui 4 alternativas, sendo que apenas uma está correta.
  • A opção correta de cada uma das 3 lacunas vale 50 pontos (3 x 50), as erradas valem zero.
  • Se o aluno marcar 2 lacunas corretamente, fará 100 pontos, ou seja 2/3 do total (0,67).
  • Neste tipo de questão, não há desconto no total da nota caso alguma resposta esteja incorreta.

 

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Questão escala / valor

As questões de Escala / Valor seguem as mesmas regras das questões Objetivas (citadas acima).

Só há uma resposta correta possível e o aluno poderá selecionar apenas uma alternativa. Se a alternativa selecionada for a correta, o aluno ganha 1,0 ponto da questão. Se estiver errada, o aluno não marca nenhum ponto.

 

 

Questão correlação / multivalorada

Em uma questão de correlação ou multivalorada, é possível definir pontuações diferentes para cada alternativa.

Se opção "Avaliar como um todo" estiver marcada, todas as alternativas deverão ser respondidas corretamente para que o aluno receba a pontuação da questão. Se uma ou mais alternativas forem respondidas incorretamente, o aluno não pontua.

Se a opção "Avaliar como um todo" não estiver marcada, o aluno recebe os pontos das alternativas que estiverem marcadas corretamente, mas não há desconto no total da nota caso alguma resposta esteja incorreta.

Por exemplo:

  • A questão do tipo multivalorada possui 4 alternativas com pesos distintos.
  • Os valores das questões serão: (1) 40 pontos, (2) 30 pontos, (3) 20 pontos e (4) 10 pontos. Total: 100 pontos
  • Se o aluno marcar as alternativas 1, 3 e 4 corretamente, receberá 70/100 pontos, ou seja, a nota 0,70 para esta questão.

 

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Questão dissertativa

As questões dissertativas são as únicas em que é necessário um responsável para correção, ou seja, não são avaliadas automaticamente pelo sistema.

O corretor pode atribuir uma pontuação de 0 a 100 para uma questão dissertativa, mas o valor máximo deste tipo de questão no cálculo da nota da avaliação também é de 1,0 ponto.

 

 

Questão ordenada

Nas questões ordenadas, a pontuação é dividida igualmente entre as alternativas (não é possível definir pesos específicos).

Se a opção "Avaliar como um todo" não estiver marcada, o aluno recebe os pontos das alternativas que estiverem marcadas corretamente, mas não há desconto no total da nota caso alguma resposta esteja incorreta.

Por exemplo:

  • Questão ordenada possui 11 alternativas.
  • Cada alternativa valerá 0,09.
  • Caso o aluno ordene 8 alternativas corretamente, sua nota será 8 x 0,09 = 0,73 (o fluig faz o arredondamento da nota).

 

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Blocos de questões

Blocos de questões podem ter pesos diferentes dentro de uma avaliação. O peso das questões incluídas em um bloco, porém, será igual para todas e irá considerar o peso do bloco e a quantidade de questões.

Por exemplo, se em um bloco forem incluídas 8 questões e o peso do bloco for 20, o peso de cada questão será 20 / 8 = 2,5.

O princípio para calcular o valor de cada bloco dentro de uma avaliação é semelhante ao utilizado em questões x alternativas. O peso dos blocos incluídos em uma avaliação é somado, e esse total corresponde a 100% da pontuação da avaliação. A partir desse valor, a proporção de cada bloco é consolidada.

Por exemplo:

  • Uma avaliação possui 3 blocos de questões: Bloco (a), (b) e (c).
  • O peso do bloco (a) é 20, do bloco (b) é 30 e do bloco (c) também é 30. Total: 80.
  • O bloco (a) portanto valerá 25% da nota
  • Os blocos (b) e (c) valerão 37,5% da nota cada.

 

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O campo "Mínimo de Acertos" define a pontuação mínima que um aluno deve atingir para que o bloco seja considerado na nota da avaliação. Caso não conquiste o mínimo de acertos, a nota do aluno neste bloco será zero.

Se a opção "Permitir zerar no bloco" não estiver marcada, ao tirar zero no bloco, a nota total da avaliação também será zero, independentemente dos resultados obtidos nos demais blocos de questões da avaliação.

 

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