Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

ValidaçãoDescrição
Limitação do período previsto de execução O.S.

O sistema limita o período previsto para a execução da O.S. a partir da data de geração da mesma. A quantidade de dias retroativos considerados no período previsto de execução da OS em relação a data de emissão é controlado pelo parâmetro Seção: PLATIV / Entrada: QT_DIAS_PER_EXEC_OS.

Exemplo: Valor do parâmetro = 10, Data atual =  , Data limite retroativa para período previsto para execução da O.S. =  .

Parâmetros para Validação Prestador de Serviço

Ao abrir uma OS, é possível validar se o prestador de serviço informado na OS pode realizar a operação da OS. Este controle é feito através da configuração de 3 parâmetros:

Seção PLATIV, Entrada FG_CT_PRESTADOR, este define que tipo de severidade da validação de contratos de serviço, (N=Não Valida C=Solicita Confirmação S=Severidade Total);

Seção GERAIS, Entrada TP_EQPTO_CRT, este defini os tipos de equipamentos para validação dos contratos, (Tipo(s) válido(s): 1=Próprio,2=Terceiro,3=Fornecedor,4=Alugado);

Seção GERAIS, Entrada CD_FLT_OPER_CRT, neste são relacionadas as operações que serão validadas no contrato de serviços;


Gerar OS


Gera a ordem de serviço e de acordo com validações de divergências de contrato e saldo orçamentário, e parametrização, encaminha a O.S. para 'workflow' ou a libera.

1 - Ao gerar uma ordem de serviço, será verificado se o grupo da operação está cadastrado no parâmetro seção: PLATIV / entrada: CD_GRUOPER_SLD_ABRE_OS.Caso esteja cadastrado, ao gerar a ordem de serviço será realizado a verificação de saldo orçamentário, podendo a OS ficar pendente de aprovação caso o saldo seja insuficiente.

Caso o grupo da operação não esteja cadastrado no parâmetro mencionada acima, a OS será gerada com status "LI - Liberada", podendo ser utilizada.

2 - Podemos verificar abaixo, que a OS 58101 foi encaminhada para workflow de aprovação devido ao saldo orçamentário insuficiente.

Já a OS 58102 está com status liberada, pois o grupo da operação da OS associada não está cadastrado no parâmetro seção: PLATIV / entrada: CD_GRUOPER_SLD_ABRE_OS.

Validação área para geração de ordem de serviço agrícola

Ao realizar a geração de ordem de serviço avulsa será realizada as validações de áreas de acordo com configuração para o centro de custo e operação realizada no cadastro de operações do app CFGCEN, sendo elas:

  • Cenário 1: Caso a operação e centro de custo não tenha nenhuma configuração realizada no cadastro de operações, será informado ao usuário que será necessário a configuração e o processo será bloqueado.
  • Cenário 2: Caso a operação e centro de custo estejam configurados com o valor 1 no cadastro de operações, será realizada a busca da soma da área de todas as OS geradas anteriormente que estejam com status de abertas ou encerradas para o mesmo talhão, operação e centro de custo (OBS: Caso a operação informada esteja dentro de algum grupo configurado no parâmetro CD_GRU_OPER_AREA, será realizada a busca da soma de área de todas as operações que também pertençam ao mesmo grupo) + a área informada na abertura da OS. Sendo assim, caso a soma da área informada na abertura da OS + a soma das áreas das OS geradas anteriormente seja maior que a área produtiva do talhão, o sistema informará que não será possível continuar com a geração da OS e o processo será bloqueado.
  • Cenário 3: Caso a operação e centro de custo estejam configurados com o valor 2 no cadastro de operações, será realizada a busca da soma da área de todos os apontamentos de plantio gerados anteriormente para o mesmo talhão e período de exercício, também será realizada a busca da soma da área de todas as OS geradas anteriormente que estejam com status de abertas ou encerradas para o mesmo talhão, operação, centro de custo e período de exercício e somá-la junto a área que esta sendo informada na geração da OS. Sendo assim, caso a soma das áreas de OS geradas anteriormente e da área informada na OS atual seja maior que a soma das áreas de apontamento de plantio informadas anteriormente, o sistema informará que não será possível continuar com a geração da OS e o processo será bloqueado.
  • Cenário 4: Caso a operação e centro de custo estejam configurados com o valor 3 no cadastro de operações, será realizada a busca da soma das áreas de apontamentos de ordem corte de muda e apontamentos de ordem de colheita(queima) geradas anteriormente para a mesma operação, centro de custo e período de exercício (OBS: Ao realizar a busca da soma das ordens de corte de muda e colheita, verificar se há alguma ordem com situação em aberto, caso sim, será informado ao usuário que não será possível continuar com o apontamento pois há ordens com status em aberto), também será realizada a busca da soma da área de todas as OS geradas anteriormente que estejam com status de abertas ou encerradas para o mesmo talhão, operação, centro de custo e período de exercício e somá-la junto a área que esta sendo informada na geração da OS. Sendo assim, caso a soma das áreas de OS geradas anteriormente e da área informada na OS atual seja maior que a soma das áreas de apontamento de muda e colheita, o sistema informará que não será possível continuar com a geração da OS e o processo será bloqueado.
  • Cenário 5: Caso a operação não esteja dentro de nenhuma validação no cadastro de parâmetros, ou esteja com validação igual a 0, não será realizada nenhuma validação de área para aquela geração de OS.

Validação de unidade federativa para geração de ordem de serviço agrícola

Na abertura de ordem de serviço avulsa, validar se as fazendas, engenheiro responsável e/ou engenheiro prestadores pertencem a estados diferentes, se sim, bloquear a ação de geração.


Geração automática do Receituário Agronômico

...