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EGRAÇÃO

INTEGRAÇÃO LOGIX X GFE

Contexto de negócio (Introdução)

Gestão de Frete Embarcador (SIGAGFE) é um aplicativo desenvolvido sobre a plataforma TOTVS.

Utiliza o framework de funcionalidades do Microsiga Protheus e tem como objetivos funcionais: 

  • Auxiliar no controle dos processos operacionais de recepção e despacho de cargas; 
  • Registrar, provisionar e conferir as despesas decorrentes da contratação de serviços de transporte realizados por terceiros;
  • Suportar a troca de informações entre o contratante e os prestadores de Serviço de Transporte; 
  • Manter os dados relacionados a documentos, custos e despesas com transporte, sincronizados e integrados aos demais módulos do software ERP.

Os Cadastros e Processos que são sincronizados e integrados entre os sistemas, na direção do Logix para o SIGAGFE são:


LogixSIGAGFE
CadastrosFornecedores/TransportadoresEmitentes

ClientesEmitentes

CidadesCidades

Plano de ContasContas Contábeis
ProcessosNotas fiscais de saídaDocumentos de Carga



Os Processos realizados dentro do SIGAGFE e que tem informações enviadas aos módulos do Logix são:


SIGAGFELogix
ProcessosDocumentos FiscaisDocumentos de Frete de Vendas

Faturas de FreteTítulos a Pagar



Sistemas Envolvidos

  •  Protheus / Gestão de Frete Embarcador 
  • Logix:
    • Cadastros Gerais; 
    • Faturamento; 
    • Recebimento de Materiais; 
    • Financeiro; 

Integração

Desenvolvida integração que tem por objetivo permitir aos clientes Logix (BackOffice) o uso do sistema especialista para Gestão de Frete Embarcador.

A arquitetura utlizada para a integração é a integração através de mensageria única na maioria das integrações e REST especificamente na integração do cálculo da simulação do frete pelo GFE no Faturamento Logix.


Escopo


Envio de dados do Logix para o GFE

Para a sincronização de cadastros e movimentos originados no ERP são associados os Adapters da Mensagem Única nas interfaces do cadastro no ERP.

As principais ações (inclusão, alteração, eliminação, cancelamento, etc.) permitindo assim replicação para a base de dados do TOTVS SIGAGFE e ficando os cadastros iguais em ambos os lados.

Também é possível uma carga inicial de dados através de rotina que permite por mensagem única o envio de toda a massa de dados, ou através de filtros (FIN00000).


Recebimento de dados do GFE no Logix

Para a integração dos documentos registrados no TOTVS GFE para o ERP é utilizada uma rotina de execução contínua do próprio EAI2, essa rotina monitora a entrada de XMLs das mensagens únicas mapeadas para recebimento no ERP Logix.

O controle dos dados que estão aptos para integração é efetuado pelo Monitor de integração (EAI10000). 

Cada Adapter utiliza as rotinas de negócio do Logix para processar os dados; ao final de cada processamento interage novamente com o TOTVS SIGAGFE para atribuir o retorno: Sucesso ou Erro.


Pré-requisitos instalação/implantação/utilização


Logix

  • Liberação oficial: release 12.1.19 e posteriores.
  • EAI2/Mensageria única instalado e configurado.

rsões mínimas de produtos.

Protheus

Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.


Instalação/Atualização


Logix


Parâmetros Globais (CD0101)

Indique a utilização do TOTVS GFE marcando o campo correspondente no programa Parâmetros Globais (CD0101) do

Datasul 11. Sem este parâmetro marcado as integrações com o TOTVS GFE não executarão nenhuma ação.

1. Executando no Datasul 11, acesse a rotina Parâmetros Globais (CD0101);

2. Aciona a aba Módulos II e assinale o campo Frete Embarcador Multiplatavorma (TotvsGFE);

3. Acione OK para confirmar.

Para mais detalhes, consulte o manual de referência da função Parâmetros Globais (CD0101).


Parâmetros de Integração (CD0089)

Protheus

Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.


Controle de Versão

O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.

Suporte

O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos Logix e Protheus SIGAGFE estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

Transações/Entidades/Mensagens únicas

Adicionar Diagrama do fluxo.

 

Método

ID

Descrição

Origem

Destino

XSD (versões podem variar)

Cadastros

01

Cliente/Fornecedor

RM

Protheus

CustomerVendor_1_000.xsd

02

Moeda

RM

Protheus

Currency_1_000.xsd

03

Unidade de Medida

RM

Protheus

UnitOfMeasure_1_000.xsd

04

Produto

RM

Protheus

Item_?_000.xsd

05

Centro de Custo

RM

Protheus

CostCenter_1_000.xsd

06

Ativos

RM

Protheus

NOVA, Ativo fixo

07

Funcionários

RM

Protheus

Employee_1_000.xsd

08

Projeto

RM

Protheus

Project_1_000.xsd

09

Obra

RM

Protheus

SubProject_1_000.xsd

10

Tarefa

RM

Protheus

TaskProject_1_000.xsd

11

Meio de Pagamento

RM

Protheus

?????.xsd

12

Condições de pagamento

RM

Protheus

PaymentCondition_1_000.xsd

13

Coligada*
* implementado, mas o Protheus não vai enviar, estamos avaliando alternativa para preencher o de/para

RM

Protheus

Company_1_000.xsd

14

Filial*
* implementado, mas o Protheus não vai enviar, estamos avaliando alternativa para preencher o de/para

RM

Protheus

Branch_2_000.xsd



15CidadesLogixProtheus/GFE...

Processos

15

Solicitações (compras/armazém)

Protheus

RM

Request_1_000.xsd

16

Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)

Protheus

RM

CancelRequest_1_000.xsd

17

Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)

RM

Protheus

CancelRequest_1_000.xsd

18

Baixa de estoque

Protheus

RM

Request_1_000.xsd

19

Baixa de estoque

RM

Protheus

Request_1_000.xsd

20

Consulta Saldo

Protheus

RM


21

Apropriação de custos



Request _1_000.xsd

22

Geração de OS




23

Consulta de OS




24

Ampliação patrimonial




25Documento de Frete de VendaProtheus/GFELogixInvoice_3....xsd



Processos

15

Solicitações (compras/armazém)

Protheus

RM

Request_1_000.xsd

16

Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)

Protheus

RM

CancelRequest_1_000.xsd

17

Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)

RM

Protheus

CancelRequest_1_000.xsd

18

Baixa de estoque

Protheus

RM

Request_1_000.xsd

19

Baixa de estoque

RM

Protheus

Request_1_000.xsd

20

Consulta Saldo

Protheus

RM


21

Apropriação de custos



Request _1_000.xsd

22

Geração de OS




23

Consulta de OS




24

Ampliação patrimonial




25Documento de Frete de VendaProtheus/GFELogixInvoice_3....xsd

Fluxo das Informações

 

Para cada fluxo de informação descreva, se necessário, alterações de comportamento que o respectivo produto irá sofrer. Por exemplo: quando o Logix recebe o PEDIDO de OUTRO ERP, este pedido não poderá ser alterado no Logix.

Liste quais as entidades integradas e como é o mapeamento entre as diferentes estruturas. Por exemplo: Classe no sistema A vira categoria no sistema B, o campo X é refletido no campo Y etc.

Liste quais transações/operações a integração fará com as entidades relacionadas. Exemplo: Insert de PEDIDO, Insert, update de ITEM, buscar saldo em estoque do ITEM no dia X ou buscar dados do FUNCIONÁRIO.

Cadastros

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

<Transação/Entidade>

Identificador da Mensagem: <mensagem>

Versão: <versão>

Módulo <marca 1>: <BackOffice – Gestão xxxxxxx>

Módulo <marca 2>: <SIGAXXX>

Tipo de Envio: <Assíncrona/Síncrona>


Mensagem Padrão

PROTHEUS

RM

Tabela

Campo

Tabela

Campo

Code

CTO990

CTO_SIMB

GMOEDA

SIMBOLO *

Description

CTO990

CTO_DESC

GMOEDA

DESCRICAO

Symbol

CTO990

CTO_SIMB

GMOEDA

SIMBOLO


Notas:

Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (integração) de acordo com cada marca


Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.

Processos

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

<Transação/Processo>

Tipo de Fluxo: Protheus -> RM

Mensagem: Request_1_000

Versão: 1.000

Descrição de todo o comportamento e funcionamento do processo. Breve contexto, origem, regras, integração (geração da mensagem, envio, recebimento no destino), o quê supostamente irá ocorrer no destino, retorno, impacto, consequências, o que foi afetado, como conferir, validar, etc o retorno.


Acrescentar um diagrama do processo.

A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (desta integração) de acordo com cada marca


Notas:

Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela


Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita. 

Limitações / Restrições Gerais

Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:

  • ERP1 envia ITEM cadastrado para o ERP2

ERP1 somente enviará o ITEM se este estiver em uma das famílias cadastradas no parâmetro FAMILIA_INTEGRACAO.


Se o tipo de valorização do estoque for FIFO.

  • ERP2 envia PEDIDO cadastrado para o ERP1

O pedido recebido no ERP1 vindo do ERP2 estará bloqueado para alteração.

 

Como fazer (opcional)

Descreva os passos que viabilizem a integração.

Exemplo:

Os passos para viabilizar a integração são:

  • No Logix ou no Protheus efetue o cadastro das seguintes informações: Clientes, fornecedores, transportadores, cidades, cotação de moeda e unidades de medida.
  • No Logix cadastrar um novo depositante e efetuar toda a parametrização necessária para a operação de WMS.
  • No Logix cadastrar um novo produto que seja controlado pelo WMS, para o depositante cadastrado anteriormente.
  • No Logix efetuar um processo de recebimento para o produto cadastrado anteriormente, utilizando uma nota fiscal provisória (tipo “A”).
  • No Protheus consultar a nota fiscal de recebimento que foi registrada no Logix, validando as informações recebidas.
  • No Logix efetuar um processamento de regularização fiscal, efetuando a cobertura dos produtos recebidos anteriormente.
  • No Protheus verificar se foi efetuado corretamente o relacionamento entre os dois documentos.
  • No Logix efetuar um processo de expedição para o novo produto cadastrado, até o momento do envio da mensagem de integração de pedido de venda.
  • No Protheus efetuar o faturamento do pedido de venda recebido.
  • No Protheus verificar se a nota fiscal gerada contém todas as informações necessárias para o segmento de operador logístico (armazém geral).
  • No Protheus efetuar a escrituração fiscal das notas fiscais, verificando se as regras da legislação deste segmento foram respeitadas.
  • No Logix é possível consultar o número do pedido de venda gerado para as notas fiscais de retorno simbólico e conta/ordem no programa WMS6333 (Consulta de Documentos). Para os processos de faturamento de serviço o número do pedido está disponível no programa WMS6411 (Movimentos a Faturar).

 

Situações comuns (opcional)

Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.

Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.

Exemplo 1:

Tratamento de erros de integração (Produto A)


Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.


Tratamento de erros de integração (Produto B)

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.


 

Exemplo 2:

Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:

Exemplo:

Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração

Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:

-------------------------------------------------------------------------------

WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw

ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51

-------------------------------------------------------------------------------


Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService. 

Checklist de suporte da aplicação

Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.

Instalação/Configuração

Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.


Checklist de Verificações:

Relacione itens de verificações para que o atendente possa:

  • Identificar o funcionamento da integração;
  • Identificar a ocorrências de problemas;
  • Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
  • Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio.

Anexos