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  • Pré Requisitos para migração e utilização do Novo Log de Auditoria.

Versões comparadas

Chave

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  • A formatação mudou.

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Os tablespaces serão criados nos mesmos diretórios de dados onde já existem os arquivos de dados dos tablespaces de sistema RM_DADOS e RM_INDICES. (Caso seja de sua preferência os tablespaces podem ser criados antecipadamente pela sua equipe de DBA's, assim pode-se definir um local diferente para os mesmos.)

Para esta utilização é pré-requisito que o usuário Owner do Sistema RM (Padrão: RM) tenha perfil DBA e possua usuário possua as seguintes permissões:

SELECT ANY DICTIONARY, SELECT ON DBA_LOBS e SELECT ON DBA_SEGMENTS.

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Caso apresente o erro abaixo durante a conversão, deve-se realizar as seguintes verificações.

1) Verificar se existem as tabelas ZAUDITCHANGES e ZAUDITSCHEMAEVENTS do Schema de Auditoria:

  • SELECT AUDITSCHEMANAME FROM ZAUDITCONFIG; (VERIFICAR QUAL É O SCHEMA DE AUDITORIA)
  • SELECT TABLE_NAME FROM ALL_TABLES WHERE OWNER='SCHEMA_TOTVSAUDIT' AND TABLE_NAME IN ('ZAUDITCHANGES','ZAUDITSCHEMAEVENTS'); (VERIFICA SE EXISTEM AS TABELAS NECESSÁRIAS)

2) Verificar se o Owner do Sistema RM possui permissão de SELECT ANY DICTIONARY:

  • SELECT Count(*) FROM USER_SYS_PRIVS WHERE PRIVILEGE = 'SELECT ANY DICTIONARY'; (VALOR DEVE SER IGUAL A 1)

3) Verificar se os Jobs do Oracle encontram-se configurados e com valor superior a 100 JOBS:

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Image Added

As verificações acima devem ser executadas com o Owner do Sistema RM no banco de dados. (Padrão, Schema RM)

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Caso seja necessário restaurar uma base de dados Oracle em um ambiente de homologação, utilizando-se das ferramentas IMP ou IMPDP, deve-se restaurar o Schema RM,  após o final da restauração deve-se executar a Stored Procedure p_FixNovoLog.(Disponível nas versões 12.1.22 e superiores, verificar junto ao suporte o Patch que possui esta feature disponível)

Comando: EXEC p_FixNovoLog;

Esta nova Stored Procedure faz uma verificação e cria ou recria os objetos necessários para o correto funcionamento do Novo Log de Auditoria como Schema de Auditoria, Tabelas, Grants, Etc.

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CorporeRM será o nome do Database em uso pela aplicação.


Observações sobre Grants no Oracle para o user RM e user TOTVSAudit:

Na versão 12.1.31 não utilizamos mais sinônimos, contudo o RM precisa ter atribuição de DBA para execução/configuração do TOTVSAudit.

Na versão 12.1.32 foi retirada a atribuição de DBA para o RM, porém, é necessário atribuir alguns grants para execução/configuração do TOTVSAudit:

Sugestão de comandos para adequação do RM nesta versão:

GRANT ALTER ANY TABLE, CREATE ANY TABLE, DROP ANY TABLE, DELETE ANY TABLE, SELECT ANY TABLE, INSERT ANY TABLE, CREATE ANY INDEX, DROP ANY INDEX, CREATE ANY SEQUENCE, DROP ANY SEQUENCE, SELECT ANY SEQUENCE TO RM;