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A cada exercício social ou período contábil a empresa apurará o resultado de suas operações. Todavia, é recomendável que a empresa apure o sucesso (lucro) ou insucesso (prejuízo) em períodos mais curtos: mensais, trimestrais, quadrimestrais, etc.

O resultado pode ser:

Positivo - Lucro ou Superávit

Negativo - Prejuízo ou Déficit


O Resultado do Exercício é a diferença entre as Receitas e as Despesas.

Receitas - Despesas = Resultado


Se:

Receitas > Despesas Lucro

Despesas > Receitas Prejuízo


A receita corresponde, em geral, a vendas de mercadorias ou prestações de serviços. Ela aparece (é refletida) no balanço através de entrada de dinheiro no Caixa (Receita a Vista) ou entrada em forma de Direitos a Receber (Receita a Prazo) - Duplicatas a Receber.

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No final do Exercício Social a Contabilidade confronta Receita x Despesa para Apurar o Resultado do período (lucro ou prejuízo). O Resultado acresce (no caso de lucro) ou reduz (no caso de prejuízo) o Patrimônio Líquido.

 


Utilização dentro do ERP

A rotina de apuração de resultados efetua o levantamento e cruzamento dos valores de receitas e despesas em um determinado período (exercício, mês, ano) obtendo destes lançamentos contábeis o resultado que pode ser de lucro ou prejuízo.

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Para incluir esta rotina no menu do Contabilidade Gerencial, por meio do Configurador, o parâmetro MV_CTBLPV, deve estar com conteúdo igual a 211. 


Importante:

Em situações em que existam saldos não encerrados em períodos anteriores e observando que o lançamento de apuração se dará no valor do movimento do período, nesta situação, ocorrerão contas/ entidades que não terão o saldo encerrado.

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Caso após a apuração de resultados for identificada alguma diferença nos totais de saldos, não se deve utilizar a rotina Lançamentos Contábil Automático. Para isto, deve-se estornar a apuração em Estorno Apuração de Resultados e, em seguida, acessar Refaz Saldos/Reprocessamentos e, efetuar novamente a Apuração de Resultados. 


Procedimentos

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1.            Na janela de manutenção Apuração do Resultado, é apresentada a tela com a descrição resumida da rotina.

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Os campos Num Lote, Num Sub-Lote, Num Documento, Cod Histórico Pad, Da conta, Até a conta são obrigatórios.

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5.            Observe, porém, a configuração do parâmetro “Considera entidades”.

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8.            A partir deste momento, o sistema inicia o processo da apuração de resultados.

 


 Para o processo detalhado, clique aqui.

Práticas Recomendadas

Os passos abaixo compõem um procedimento de verificação altamente recomendável para garantir que a rotina de Apuração de Resultados seja executada corretamente. 


1º Passo - Verificação de apurações anteriores incorretas

Caso a rotina de Apuração tenha sido executada anteriormente na data que será apurada e nestas execuções anteriores o resultado obtido foi incorreto, devem ser verificados os seguintes pontos:

 


1-            A apuração incorreta anteriormente efetuada deve ter sido estornada pela rotina CTBA215 – Estorno da Apuração de Lucros e Perdas

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4-            Não podem haver lançamentos de apuração no CT2 com a data que será apurada. 


2º Passo - Reprocessamento e conferência de saldos

É recomendável que antes da execução da Apuração de Lucros e Perdas seja executado um reprocessamento do mês que será apurado, para conferência dos saldos anteriores e finais deste mês.

 


3º Passo - Parâmetros da Rotina de Apuração

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Estas entidades de apuração devem ser válidas, ou seja, devem existir em seus respectivos cadastros, e não podem ter sido utilizadas em outras movimentações / lançamentos.