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Projetos são conjuntos de tarefas com características especiais, onde podemos destacar:
- São geralmente complexos, originais, e envolvem um grau elevado de risco.
- Têm os objetivos precisos que são identificados pelos seus requisitantes.
- São limitados na duração, custos e capacidade.
- São sujeitos a determinadas exigências de qualidade.
Um projeto não precisa necessariamente iniciar a partir de um orçamento que, neste caso, apenas serve como base de custos para a geração do projeto.
Sendo assim, o fluxo operacional para o cadastramento de um projeto pode iniciar pelo Gerenciamento de Orçamentos ou pelo Gerenciamento de Projetos (onde teremos o projeto por completo com datas, alocação de recursos, relacionamentos etc.).
O Sistema permite copiar múltiplas tarefas utilizando a consulta padrão.
Importante:
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Regras de ações/acessos no módulo SIGAPMS:
Organização com a Estrutura de Decomposição de Trabalho (EDT)
Uma das primeiras etapas no planejamento do projeto é quebrar o trabalho em tarefas e criar uma estrutura hierárquica para a mesma.
Os critérios utilizados para classificar e para dividir as tarefas variam dependendo do tipo e da complexidade do projeto.
No sistema de projetos, você pode planejar a organização do trabalho e dos recursos em seu projeto com a estrutura de decomposição de trabalho.
Uma das etapas no planejamento do projeto será determinar a seqüência em que as tarefas serão executadas. Nesta etapa, você determina quais tarefas são dependentes e qual o tipo de relacionamento entre elas.
No sistema de projetos, você pode planejar os processos e a seqüência das tarefas com redes de relacionamento.
Amarração entre Projeto e Contratos através de rotina automática
O processo permite a amarração entre Projeto e os Contratos relacionados à ele através de rotina automática e deve acatar as seguintes condições:
- O processo de amarração Projeto x Contratos é opcional e ocorre na manutenção do cadastro de um projeto.
- Todo o processo de manutenção da amarração Projeto x Contratos é possível, somente, através de rotina automática e, portanto, não existe cadastro manual e nem manutenções manuais.
Para utilização deste processo a integração Solum x Microsiga Protheus deve estar ativada (parâmetro MV_RMCOLIG > 0).
Para os processos padrões (inclusão, alteração ou exclusão) utilizados de forma não automática, a tabela ANE (Amarração Projeto x Contratos) deve estar desabilitada.
Inclusão |
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Alteração |
Se são passadas as informações de contratos relacionados ao projeto:
Se não são passadas as informações de contratos relacionados ao projeto:
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Exclusão |
No caso de exclusão do projeto, caso exista registro anterior de relacionamento de projeto e seus contratos na tabela ANE ((Amarração Projeto x Contratos); eles devem ser excluídos. |
Visualização |
Os dados da tabela ANE (Amarração Projeto x Contratos) não ficam visíveis, no caso de operação manual. |
No processo de Gerenciamento de revisões do projeto, caso existam amarrações Projeto x Contratos, os relacionamentos são copiados para a nova revisão mantendo o cadastro dos relacionamentos da revisão anterior (não deletados).
Após a revisão, a tabela ANE (Amarração Projeto x Contratos) apresenta a seguinte situação:
Projeto | Revisão | Contrato |
PRJ0001 | 0001 | CTR0001 |
PRJ0001 | 0001 | CTR0002 |
PRJ0001 | 0002 | CTR0001 |
PRJ0001 | 0002 | CTR0002 |
No Documento de Entrada o campo Contrato fica disponível na tela Assistente de Apontamentos/Gerenciamento de Projetos - NF na inclusão da nota fiscal de entrada.
Procedimentos
Para cadastrar projetos e estruturas:
- Em Manutenção de Gerenciamento de Projetos, pressione a tecla [F12].É apresentada uma tela com um parâmetro, onde deve-se definir o modo de apresentação do projeto, se: Planilha ou Árvore.
- Configure o parâmetro e Confirme.
- Selecione Incluir, disponível no menu. Será apresentada a tela de inclusão de projetos dividida em pastas, que facilitam o gerenciamento das informações, sendo elas:
• Dados do Projeto
• Cronograma
• Materiais
• Períodos
• Código Estruturado
• Custos
• Alocação de Recursos - Em cada pasta, preencha os campos conforme orientação do help de campo e confirme.
- O sistema apresenta a tela Gerenciamento de Projetos, conforme parametrização [F12]:
• Se Árvore, à direita da tela é possível verificar os dados cadastrais do projeto, e à esquerda, é apresentada a estrutura do projeto.
• Se Planilha, a estrutura do projeto é apresentada linha a linha da planilha. - Em Outras Ações são apresentadas as opções da Estrutura do Projeto.
- Ao clicar sobre o projeto, o sistema apresenta automaticamente seus dados cadastrais, ao lado esquerdo da janela, quando a parametrização [F12] estiver configurada como Árvore. O mesmo ocorre para as EDTs, Tarefas, além dos Produto/Recursos, Despesas, Relacionamentos e Eventos.
Os projetos cadastrados seguem uma classificação da situação atual, conforme legenda.
No menu estão disponíveis as opções:
• Alterar Cadastro
• Alterar Estrutura
• Usuários
• Excluir
• LegendaAo finalizar as inclusões necessárias, confira os dados e confirme. O Sistema retorna à tela de estrutura do projeto.
Observação: Ainda em Outras Ações está disponível a opção Trocar Código que permite alterar o código do projeto existente. Ao acessá-la é necessário preencher os campos Projeto Atual e Novo Projeto e, em seguida, clicar em OK. O sistema apresenta a mensagem "Excluindo registros...". |
Importante: O parâmetro MV_PMSTEXC configurado como S (Sim), exclui a tarefa e seus apontamentos. Ao configurar com N (Não) exclui a tarefa se não houver nenhum apontamento. |
Lei n° 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados
Para adequar o Sistema Protheus® à Lei Geral de Proteção de Dados foi necessária a adaptação da apresentação dos dados desta rotina, de modo a realizar o tratamento dos dados sensíveis e/ou pessoais, com a utilização dos processos de Controle de Acesso e Log de Auditoria.
- Controle de Acesso
Define se o usuário ou um grupo de usuários possui a permissão de acessar/visualizar os dados sensíveis e/ou pessoais disponíveis nas telas das rotinas e/ou relatórios, quando for o caso.
O Administrador do Sistema é o responsável por estabelecer se as regras de controle das informações serão aplicadas a um único usuário ou a um grupo de usuários. A configuração desse acesso dos usuários e/ou grupo de usuários aos dados sensíveis e pessoais está disponível no módulo Configurador (SIGACFG) através dos acessos 192 e 193 (Relação de Acessos x Rotina).
Para maiores detalhes sobre a Política de Segurança, clique aqui.
- Log de Auditoria
Permite auditar as atualizações do Dicionário de Dados e do Cadastro de Usuário, as autenticações de acesso às rotinas que possuem campos sensíveis e/ou pessoais, bem como as possíveis rejeições de acesso a tais dados.
Para maiores detalhes, consulte o capítulo Regras de Auditoria na Política de Segurança.
O Sistema Protheus® disponibiliza algumas rotinas para a geração do Log de Auditoria. Os procedimentos para a configuração e geração desses relatórios podem ser obtidos através das Rotinas de Log e Auditoria.
Veja também