Histórico da Página
Aposentadoria Especial no Documento de Entrada / Criação de campos para registro R2010 - R2040
Características do Requisito
Linha de Produto: | Protheus | ||||||||||
Segmento: | Serviços | ||||||||||
Módulo: | SIGACOM | ||||||||||
Rotina: |
| ||||||||||
Cadastros Iniciais: | SA2 - Cadastro de fornecedores. | ||||||||||
Issue relacionada: | DMANMAT02-8477 | ||||||||||
País(es): | Brasil | ||||||||||
Banco(s) de Dados: | Todos homologados | ||||||||||
Tabelas Utilizadas: | SF1 - Cabeçalho das notas fiscais de entrada | ||||||||||
Sistema(s) Operacional(is): | Todos homologados |
Descrição
Foi implementado na rotina MATA103 - Documento de entrada tratamento para que seja possível informar os valores referentes à aposentadoria especial em 15, 20 e 25 anos.
No momento da inclusão do Documento de Entrada (MATA103), será disponibilizado no menu “Outras Ações” a opção "Apos.Especial" que habilitará uma interface simples para digitação dos valores da aposentadoria especial.
Para habilitar esta opção nas Ações Relacionadas é necessário possuir a tabela DHP - Aposentadoria Especial.
Na interface somente será possível informar uma linha com os valores de aposentadoria especial por item de nota.
O tratamento está disponível para gravação via rotina automática do MATA103.
A configuração da tabela DHP está especificada abaixo na seção "Criação de tabela no SX2" e "Criação de campos no SX3".
Além da aposentadoria especial foram implementados tratamentos para atendimento dos seguintes campos/registros relativos ao REINF:
Registro R-2010 – Retenção Contribuição Previdenciária - tomadores de serviços
IndCPRB – Indicativo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB)
Criado o campo B5_INDCPRB na tabela SB5 – Dados adicionais do produto.
codAtivEcon – Código da Atividade Econômica
Utilizar o campo já existente B5_CODATIV.
tpServico – Tipo do Serviço
Utilizar o campo já existente B5_TPESOC.
VlrMatEquip – Valor referente a materiais ou equipamentos que será utilizado para abatimento no cálculo do INSS.
Utilizar o campo já existente D1_ABATINS.
VlrDedAlim – Valor referente a alimentação que será utilizado para abatimento no cálculo do INSS.
Criado o campo D1_ABATALM na tabela SD1 – Itens das Notas Fiscais de Entrada.
VlrDedTrans – Valor referente a transportes que será utilizado para abatimento no cálculo do INSS.
Criado o campo D1_ABATTRA na tabela SD1 – Itens das Notas Fiscais de Entrada.
VlrRetSub – Valor referente a retenção de serviços subcontratados.
Criado o campo D1_VRETSUB na tabela SD1 – Itens das Notas Fiscais de Entrada.
Registro R-2040 - Recurso Repassado p/ Assoc. Desp. que Mantenha Equipe de Futebol
cnpjAssocDesp – Identifica se o fornecedor é uma associação desportiva que mantém clube de futebol.
Criado o campo A2_DESPORT na tabela SA2 – Fornecedores.
tpRepasse – informar o tipo de repasse que foi efetuado pela associação desportiva.
Criar o campo D1_TPREPAS na tabela SD1 – Itens das Notas Fiscais de Entrada.
Valores válidos:
1 - Patrocínio;
2 - Licenciamento de marcas e símbolos;
3 - Publicidade;
4 - Propaganda;
5 - Transmissão de espetáculos.
Foi criada uma validação no programa MATA103X para inibir a edição este campo na nota de entrada quando o fornecedor não for associação desportiva que mantém clube de futebol (verificar o campo A2_DESPORT).
Para criação dos campos de Materiais na versão 11 deverá ser executado o update UPDREINF e selecionar o item COMUPDRNF.
Importante
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é imprescindível:
- Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão 11).
- Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
- Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
- Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
- O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
Atenção
O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!
A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
- No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).
- Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
- Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
- Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
- Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
- Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.
- Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!
- Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
- Clique em OK para continuar.
- Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
- Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela. - Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
- Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
- Clique em OK para encerrar o processamento.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.
Atualizações do Compatibilizador
- Criação de tabela no arquivo SX2 – Tabelas:
Chave | Nome | Modo | PYME |
DHP | Aposentadoria Especial | E | S |
2. Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela DHP - Aposentadoria Especial:
Campo | DHP_FILIAL |
Tipo | C |
Tamanho | Variável |
Formato | @! |
Título | Filial |
Descrição | Filial do sistema |
Nível | 1 |
Usado | Não |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Grupo de campos | 033 |
Help | Filial do sistema. |
Campo | DHP_DOC |
Tipo | C |
Tamanho | Variável |
Formato | @! |
Título | Número |
Descrição | Número do documento |
Nível | 1 |
Usado | Não |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Grupo de campos | 018 |
Help | Número do documento. |
Campo | DHP_SERIE |
Tipo | C |
Tamanho | 3 |
Formato | @! |
Título | Série |
Descrição | Série do documento |
Nível | 1 |
Usado | Não |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Série do documento. |
Campo | DHP_FORNEC |
Tipo | C |
Tamanho | Variável |
Formato | @! |
Título | Fornecedor |
Descrição | Código do fornecedor |
Nível | 1 |
Usado | Não |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Grupo de campos | 001 |
Help | Código do fornecedor. |
Campo | DHP_LOJA |
Tipo | C |
Tamanho | Variável |
Formato | @! |
Título | Loja |
Descrição | Loja do fornecedor |
Nível | 1 |
Usado | Não |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Grupo de campos | 002 |
Help | Loja do fornecedor. |
Campo | DHP_ITEMNF |
Tipo | C |
Tamanho | Variável |
Formato | @! |
Título | Item NF |
Descrição | Item da nota fiscal |
Nível | 1 |
Usado | Não |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Item da nota fiscal. |
Campo | DHP_FAIXA1 |
Tipo | N |
Tamanho | 14 |
Decimal | 2 |
Formato | @E 99,999,999,999.99 |
Título | Vlr 15 anos |
Descrição | Valor 15 anos |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Val. Sistema | Positivo() |
Help | Valor referente à aposentadoria especial em 15 anos. |
Campo | DHP_FAIXA2 |
Tipo | N |
Tamanho | 14 |
Decimal | 2 |
Formato | @E 99,999,999,999.99 |
Título | Vlr 20 anos |
Descrição | Valor 20 anos |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Val. Sistema | Positivo() |
Help | Valor referente à aposentadoria especial em 20 anos. |
Campo | DHP_FAIXA3 |
Tipo | N |
Tamanho | 14 |
Decimal | 2 |
Formato | @E 99,999,999,999.99 |
Título | Vlr 25 anos |
Descrição | Valor 25 anos |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Val. Sistema | Positivo() |
Help | Valor referente à aposentadoria especial em 25 anos. |
- Tabela SA2 - Fornecedores:
Campo | A2_DESPORT |
Tipo | C |
Tamanho | 1 |
Formato | @! |
Título | Assoc. Desp. |
Descrição | Associação Desportiva |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Opções | 0 = Não; |
Val. Sistema | Pertence(“01”) |
Help | Indica se é associação desportiva que mantém clube de futebol. |
- Tabela SB5 – Dados Adicionais do Produto:
Campo | B5_INDCPRB |
Tipo | C |
Tamanho | 1 |
Formato | @! |
Título | Ind. CPRB |
Descrição | Indicador CPRB |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Opções | 0 = Não; |
Val. Sistema | Pertence(“01”) |
Help | Indicativo de incidência da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB). |
- Tabela SD1 – Itens das Notas Fiscais de Entrada:
Campo | D1_ABATALM |
Tipo | N |
Tamanho | 14 |
Decimal | 2 |
Formato | @E 99,999,999,999.99 |
Título | Abat. Alim. |
Descrição | Abatimento Alimentação |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Help | Valor referente a alimentação que será utilizado para abatimento no cálculo do INSS. |
Campo | D1_ABATTRA |
Tipo | N |
Tamanho | 14 |
Decimal | 2 |
Formato | @E 99,999,999,999.99 |
Título | Abat. Tran. |
Descrição | Abatimento Transportes |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Help | Valor referente a transportes que será utilizado para abatimento no cálculo do INSS. |
Campo | D1_VRETSUB |
Tipo | N |
Tamanho | 14 |
Decimal | 2 |
Formato | @E 99,999,999,999.99 |
Título | Ret. Sub. |
Descrição | Retenção Subcontratada |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Help | Valor referente a retenção de serviços subcontratados. |
Campo | D1_TPREPAS |
Tipo | C |
Tamanho | 1 |
Formato | @! |
Título | Tipo Repasse |
Descrição | Tipo de Repasse |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Opções | 1 - Patrocínio; 2 - Licenciamento de marcas e símbolos; 3 - Publicidade; 4 - Propaganda; 5 - Transmissão de espetáculos |
When | A103TpRep() |
Val. Sistema | Pertence(“12345”) |
Help | Valor referente a retenção de serviços subcontratados. |
Importante:
O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.
3. Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice | DHP |
Ordem | 1 |
Chave | DHP_FILIAL+DHP_DOC+DHP_SERIE+DHP_FORNEC+DHP_LOJA+DHP_ITEMNF |
Descrição | Doc.+Serie+Forn.+Loja+Item NF','Doc.+Serie+Forn.+Loja+Item NF |
Proprietário | S |
- Tabela DHP - Aposentadoria Especial:
Campo | DHP_FILIAL |
Tipo | C |
Tamanho | Variável |
Formato | @! |
Título | Filial |
Descrição | Filial do sistema |
Nível | 1 |
Usado | Não |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Grupo de campos | 033 |
Help | Filial do sistema. |
Procedimento para Implantação
O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.
- Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.
- No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixo:
Nome da Variável:
Informe o Nome da Variável
Tipo:
Informe o Tipo
Descrição:
Informe a Descrição
Valor Padrão:
Informe o Valor Padrão
Atualizações do Compatibilizador
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
- Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:
Pergunte
(X1_PERGUNT)
Nome
Grupo
(X1_GRUPO)
Ordem
(X1_ORDEM)
Tipo
(X1_TIPO)
Tamanho
(X1_TAMANHO)
2. Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:
Chave
Nome
Modo
PYME
B04
(X2_CHAVE)
Dente/Região
(X2_NOME)
C
(X2_MODO)
N
(X2_PYME)
3. Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:
Chave
Ex.: AR
Descrição
Ex.: Tabela de IR de Aplicações Financeiras
4. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela BGD - Prod x Cob x Proc x Co-Part:
Campo
(X3_CAMPO)
Tipo
(X3_TIPO)
Tamanho
(X3_TAMANHO)
Decimal
(X3_DECIMAL)
Formato
(X3_PICTURE)
Título
(X3_TITULO)
Descrição
(X3_DESCRIC)
Nível
(X3_NÍVEL)
Usado
(X3_USADO) Informe Sim ou Não
Obrigatório
(X3_OBRIGAT) Informe Sim ou Não
Browse
(X3_BROWSE) Informe Sim ou Não
Opções
(X3_CBOX)
When
(X3_WHEN)
Relação
(X3_RELACAO)
Val. Sistema
(X3_VALID)
Help
Descreva o conteúdo informado para Help de Campo no ATUSX
Importante:
O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.
5. Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
- Pesquisa B05PLS:
Alias
(XB_ALIAS)
Tipo
(XB_TIPO)
Sequência
(XB_SEQ)
Coluna
(XB_COLUNA)
Descrição
(XB_DESCRI)
Contém
(XB_CONTEM)
6. Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice
AA1
Ordem
6
Chave
AA1_FILIAL+AA1_CODVEN
Descrição
Cod. Vendedor
Proprietário
S
7. Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:
Nome da Variável
(X6_VAR)
Tipo
(X6_TIPO)
Descrição
(X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2)
Valor Padrão
(X6_CONTEUD)
8. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:
- Tabela BD5 – Contas Médicas:
Campo
Informe o conteúdo do (X7_CAMPO)
Sequência
Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC)
Campo Domínio
Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN)
Tipo
Informe o conteúdo do (X7_TIPO)
Regra
Informe o conteúdo do (X7_REGRA)
Posiciona?
Informe o conteúdo do (X7_SEEK)
Chave
Informe o conteúdo do (X7_CHAVE)
Condição
Informe o conteúdo do (X7_CONDIC)
Proprietário
Informe o conteúdo do (X7_PROPRI)
Procedimento para Configuração
(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou rotinas no menu).
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
(É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)
Itens/Pastas
Descrição
Nome:
Tipo:
Informe o Tipo do parâmetro
Cont. Por.:
Informe o Conteúdo padrão
Descrição:
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:
Menu
Informe o Menu em que estará localizada a rotina
Submenu
Informe o Submenu em que estará localizada a rotina
Nome da Rotina
Informe o Título da rotina
Programa
Informe o Fonte da rotina
Módulo
Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”
Tipo
Procedimento para Utilização
- Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
- Localização da rotina no menu;
- Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
- Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.
Exemplo:
1. No Plano de Saúde Compras (SIGAPLSSIGACOM), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).
O sistema apresenta a janela de produtos cadastradosMovimentos / Documento de entrada (MATA103) e inclua um documento de entrada.
2. Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar Preencha o cabeçalho do documento e informe um item na nota, com produto, quantidade, valor e TES.
3. Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.
4. Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).
O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.
5. Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:
. Clique em “Ações Relacionadas > Apos.Especial”. Será aberta uma interface para informação dos valores referentes a aposentadoria especial. Nesta interface somente será possível incluir uma linha, ou seja, cada item do documento de entrada só poderá ter relacionamento com um item da tabela DHP.
4. Informe um valor para os campos referentes a 15 anos, 20 anos e 25 anos.
5. Clique em Ok para confirmar e insira um novo item no documento de entrada.
6.
Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.Clique novamente em “Ações Relacionadas > Apos.Especial” e informe um valor para os campos referentes a 15 anos, 20 anos e 25 anos de forma que a somatória destes valores seja superior ao valor do item da nota.
7. Clique em Ok e verifique que será apresentado o help A103APOESP informando que “A somatória dos valores de aposentadoria especial não pode ser superior ao total do item da nota”.
8. Feche o help e clique novamente em “Ações Relacionadas > Apos.Especial” e informe desta vez um valor para os campos referentes a 15 anos, 20 anos e 25 anos de forma que a somatória destes valores seja menor ou igual ao total do item da nota.
9. Clique em Ok para confirmar e confirme a inclusão da nota.
10. Visualize a nota e clique em “Ações Relacionadas > Apos.Especial” para verificar que os valores referentes a aposentadoria especial foram gravados com sucesso.
10. Exclua a nota e verifique que a exclusão é efetuada normalmente. Verifique via APSDU que os registros da tabela DHP são excluídos juntamente com a nota
6. Confira os dados e confirme.
Vídeo
- Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.
** Canal do youtube e software de vídeoem definição.
Título do Vídeo:
Disponibilizado pelo Marketing.
Introdução:
Disponibilizado pelo Marketing.
Passo a Passo:
Capturar diretamente do sistema.
Finalização:
Disponibilizado pelo Marketing.
Ponto de Entrada
Descrição:
Informe o Menu em que estará localizada a rotina
Localização:
Informe o Submenu em que estará localizada a rotina
Eventos:
Informe o Título da rotina
Programa Fonte:
Informe o Fonte da rotina
Função:
Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”
Retorno:
Nome
Tipo
Descrição
Obrigatório
Exemplo:
#Include 'Protheus.ch'
User Function CN120ALT()
Local aCab:= PARAMIXB[1]
Local cTipo:= PARAMIXB[2]
If cTipo == '1'
aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário
EndIf
Return aCab