Histórico da Página
Produto: | TOTVS Incorporação |
Versões: | 12.1.6 |
Ocorrência: | N/A |
Ambiente: | RM |
Passo a passo: | N/A |
Observações: | N/A |
Objetivo
Explicaremos neste documento como utilizar o recurso de Evento Financeiro, do módulo de Aluguel, para lançamento de Despesas de um Imóvel, como por exemplo:
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Abaixo descreveremos alguns exemplos aplicados e como parametrizá-los.
Definição da Regra de Negócio
IPTU
O Imposto Territorial Urbano - IPTU, é uma despesa do proprietário do Imóvel, mas é permitida a transferência da cobrança para o locatário quando houver um contrato de locação que regulamente esta transferência de obrigação.
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O Tratamento para o "Tipo de Cobrança do Evento" (Avulso ou Agregado) é o mesmo do caso anterior.
Restrições
- Quando o Imóvel é próprio e não está alugado, não há necessidade de cadastrar o evento financeiro, pois a despesa será lançada no financeiro do BackOffice quando o documento fiscal entrar no sistema. Recomenda-se que seja criado um centro de custo para cada imóvel, pois desta forma será possível apurar as despesas de cada imóvel através de relatórios usando o centro de custo.
- Se uma despesa for parcelada em vários meses não há como criar um único evento financeiro que cobre do Locador quando o imóvel estiver Vago, e depois passe a cobrar do Locatário depois de alugado. (se houver esta demanda, um ticket de melhoria deve ser criado)
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