Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

A geração das mensagens continua a cargo dos adapters, que entregam para a Engine do EAI a estrutura de dados necessária para gerar a mensagem no padrão TOTVS. Da mesma, forma o recebimento das mensagens continua sendo intermediado pelo Engine de EAI, que determinará qual o adapter responsável por processar a mensagem recebida.

Considerando a crescente implementação de APIs nos produtos TOTVS e visando a definição de um glossário único na troca de dados entre os participantes de uma integração, estabeleceu-se a obrigatoriedade da mensagem padronizada nos seguintes contextos:

  • Server-to-server: neste contexto a mensagem padronizada já está estabelecida como o único padrão de comunicação entre os produtos TOTVS e corresponde às integrações que vem sendo construídas ao longo dos anos. A troca de informações abrangidas pelo contexto server-to-server visam, principalmente, a sincronização de dados entre dois ou mais participantes de uma integração e, na maior parte das vezes, requer mecanismos de equivalência de chaves primárias e estrangeiras, como o uso do InternalId.
  • Client-to-server: este contexto corresponde ao uso das APIs TOTVS por aplicações internas e de terceiros, onde o cliente depende exclusivamente dos dados providos pelo servidor, que geralmente é um ERP TOTVS. O cliente não necessita de mecanismos de equivalência de chaves (InternalId), pois utilizará aquelas providas pelo servidor. Neste contexto, a mensagem padronizada atua como um "dicionário de dados" padrão para todas as APIs que realizam as operações e requisições nas entidades mantidas pelo servidor.

Em função do exposto acima, a definição e uso de InternalId nas transações deve seguir esta orientação:

  • A definição do InternalId é obrigatória no modelo da transação, seja em XML Schema, seja em modelo OpenAPI (Swagger). Ou seja os atributos correspondentes ao InternalId devem ser modelados.
  • O uso (preenchimento) do InternalId é obrigatório no contexto server-to-server e opcional no contexto client-to-server.

Definições

Mensagem

A mensagem padronizada, utilizando JSON como formato, será composta dos seguintes elementos : Header e Content.

Header: contem informações sobre a mensagem sendo trafegada, como seu identificador único, data em que foi gerada, transação ao qual se refere, entre outras. São dados equivalentes a tag MessageInformation, do formato XML. Os atributos JSON correspondentes seguem as mesmas convenções de obrigatoriedade do padrão original. As tags que não estão descritas aqui, a principio, não serão utilizadas.

...