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Central de Movimentação Ressus

Características do Requisito

Linha de Produto:

Datasul.

Segmento:

Saúde.

Módulo:

Gestão de Planos de Saúde.

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Central de Movimentação RESSUS

 hrs.ressusAbiImportation
Cadastros Iniciais:

Associativa Movimento SUS x GP (hrs.assocvaConvertMovt)

Cadastro de GRU (hrs.GRU)

Documentos Comprobatórios (hrs.documents)

Justificativa da Impugnação (hrs.justification)

Natureza da Impugnação (hrs.nature)

Parâmetros do Ressarcimento do SUS (hrs.globalParameters)

Percentual de Reajuste (hrs.adjustmentPercentage)

Permissão Situação ABI x Grupo Usuários (hrs.permissionSituation)

Status da Análise (hrs.situation)

País(es):

Brasil.

Banco(s) de Dados:

Progress® / Oracle®.

Tabelas Utilizadas:

ressus-abi-atendim

ressus-abi-gru

ressus-abi-dados

ressus-abi-benef

ressus-abi-motiv-impug

ressus-abi-proced

ressus-abi-prestdor

ressus-abi-erro

ressus-impug-docto-contrat

Sistema(s) Operacional(is):

Windows® / Linux®.

Descrição

Este programa tem como finalidade centralizar todas as principais funcionalidades que envolvem a ABI: Importação, consulta, edição dos movimentos, alteração/controle do status, visualização do histórico entre outros.

Procedimentos para Implantação


A implementação descrita no documento estará disponível a partir da atualização do pacote no cliente.

O pacote está disponível no portal (https://suporte.totvs.com/download).

Deverá ser realizada a atualização do banco de dados, utilizando o Console de Atualização.



Procedimentos para Utilização

  • No TOTVS12, todos os programas relacionados ao processo do SUS podem ser acessados por meio do menu lateral Gestão de Planos → RS - Ressarcimento do SUS, ou por meio do campo de busca informando "HRS".


Busca através do menu lateralBusca através da caixa de pesquisa    (aviso)(aviso)(aviso)(aviso)(aviso)

Painel
borderStylesolid
titleManutenção da ABI

O processo de validação dos atendimentos de uma ABI inicia no momento da carga no arquivo (a ABI apresentará o status Aguardando Importação), quando concluída a carga a ABI estará importada. Ela poderá apresentar dois status: Importação com Erro ou Análise de Impugnação.

Importar ABI
  • O usuário precisará informar o arquivo para a importação, isto poderá ocorrer de duas formas: clicando no botão Selecione o arquivo da ABI, ou arrastando o arquivo da ABI para o campo Arquivo;
  • Na seção Parâmetros o usuário poderá selecionar a competência do Revisão de Contas. Por padrão o sistema irá trazer a competência atual;
  • A seção Informações da ABI, Valores e Outras Informações são carregadas automaticamente, quando o arquivo for informado. As informações preenchidas na tela não poderão ser alteradas;
  • Neste momento o usuário poderá informar uma observação para a ABI importada;
  • Para finalizar o processo deverá clicar em Carregar, na parte superior direita;
  • No canto superior direito deverá aparecer a mensagem da ABI enviada para carga, ela poderá ser visualizada na tela de listagem possivelmente com o status 1 - Aguardando importação.

Após a importação a ABI poderá ter sido carregada com sucesso ou a importação poderá conter erros, a descrição dos status das ABIs encontra-se na tela de listagem, e . Os status estão dispostos da seguinte forma:

Status ABI

  1. Aguardando Importação: O arquivo da ABI foi informado e a carga esta na fila para execução ou esta sendo importada. Este status é controlado automaticamente pelo sistema;
  2. Importação com Erro: A carga do arquivo foi concluída e a importação foi finalizada com erro. Este status é controlado automaticamente pelo sistema;
  3. Análise de Impugnação: A carga do arquivo foi concluída e a importação foi finalizada com sucesso. Este status é controlado automaticamente pelo sistema;
  4. Aguardando Decisão da Impugnação: Este status é controlado de forma manual pelo usuário;
  5. Análise do Recurso: Este status é controlado de forma manual pelo usuário;
  6. Aguardando Decisão do Recurso: Este status é controlado de forma manual pelo usuário;
  7. Encerrado: A análise da ABI foi encerrada. Este status é controlado de forma manual pelo usuário.

O controle do status da ABI, após o controle inicial de carga/erro/importação é realizada de forma manual pelo usuário. O sistema não possui nenhum controle automático do processo após a importação.


Busca Avançada

A tela de listagem das ABI possui o recurso de busca padrão ou busca avançada.

  • Por meio da busca padrão: quando o usuário digitar qualquer informação referente aos campos da tela (ABI, número do ofício, competência, número do processo e data de disponibilização);
  • Por meio da busca avançada: Informando campos específicos e filtrando as ABI desejadas.

(aviso) Carga com status "Importação com Erro"

Após importada a ABI poderá apresentar o status Importação com Erro, isso se deve a alguns dos motivos descritos em Erros do Atendimento:

  • (aviso)

Uma vez que o problema é resolvido existe a opção de reprocessar a ABI.

(aviso) Carga com status "Análise de Impugnação"

Analisar os Atendimentos da ABI importada

Os movimentos poderão ser visualizados de duas formas: clicando no número da ABI ou clicando no botão Analisar Atendimentos. Esta ação independe do status da ABI e fará com que o usuário seja redirecionado para a tela com a listagem das AIH/APAC.


Outras Ações

Cada uma das ABIs listadas possui um botão Outras ações, quando pressionado exibe as seguintes opções:

  • Detalhar: Exibe em detalhes as informações da ABI. As informações desta tela, não poderão ser editadas e são preenchidas automaticamente com as informações da ABI, os campos Data Recebimento e Observações podem ser informados no momento da carga;
  • Reprocessar:
  • Remover: Remove a ABI selecionada e seus movimentos do sistema. A ação é executada somente após clicar em Sim na mensagem "Você realmente deseja remover o registro selecionado?";
  • Alterar Status: Exibe uma nova janela com o campo com os status, selecionando o status desejado e clicando no botão Salvar, o sistema realizará a troca do status da ABI selecionada.


Painel
titleManutenção dos Atendimentos

Os atendimentos serão listados nesta tela e poderão estar com os seguintes status:

  1. Aguardando Importação: Status marcado de forma automática pelo sistema, somente disponível enquanto o atendimento estiver aguardando importação ou estiver sendo importada;
  2. Importação com Erro: Status marcado de forma automática pelo sistema, somente disponível quando o atendimento apresentar erros no processamento da importação;
  3. Análise: Status marcado de forma automática pelo sistema. Quando o movimento estiver neste status o sistema permitirá que o usuário informe o Status da Análise (Status da Analise - hrs.situation Status da Análise), de acordo com as permissões do perfil.
  4. Análise Concluída:
  5. Enviado(a):
  6. Aguardando GRU:
  7. Aguardando Pagamento:
  8. Encerrado:

Busca Avançada

A tela de listagem dos atendimentos da ABI possui o recurso de busca padrão ou busca avançada.

  • Por meio da busca padrão: quando o usuário digitar qualquer informação referente aos campos da tela (Procedimento Principal, Beneficiário, Início do Atendimento, Valor Cobrado, Motivos de Impugnação, Prestador, Fim do Atendimento, Valor Reconhecido, Localidade, Caráter de Atendimento, Valor Glosado);
  • Por meio da busca avançada: Informando campos específicos e filtrando os atendimentos desejados.

Gerar CSV

Gera um arquivo na extensão .CSV, com os atendimentos da ABI selecionada.


Outras Ações

O botão de Outras ações possui duas funcionalidades vinculadas e a ação selecionada será aplicada aos atendimentos selecionados por meio da marcação na tela.

  • Gerar Impugnação/Recursos:
  • Informar GRU:
Status da Análise

Exibe uma nova janela com o campo com os status da análise, selecionando o status desejado e clicando no botão Aplicar, o sistema realizará a troca do status da análise selecionada.

Link Beneficiário

Redireciona o usuário para uma tela de consulta dos dados do beneficiário do registro AIH/APAC, para isto basta clicar na carteira/nome do beneficiário.


Editar

Edita as informações, permitidas, para o atendimento selecionado. Clicando neste botão o usuário é redirecionado para a tela de edição, onde poderá visualizar os movimentos (procedimentos/insumos) do atendimento. Ação deste botão também será executada quando o usuário clicar no número da AIH/APAC.


Análise de Motivos

Clicando neste botão o sistema abrirá um janela na tela, que permitirá o usuário selecionar o tipo do pedido, informar os motivos da impugnação e os documentos comprobatórios.

  • Tipo do Pedido:
  • Motivos: Na janela principal serão exibidas duas listas idênticas de motivos: A primeira com os motivos selecionados para o atendimento selecionado e a segunda com os motivos possíveis para seleção (os motivos exibidos nesta lista são previamente cadastrados no programa Motivo da Impugnação - hrs.reason. DT Motivo da Impugnação). Quando o usuário faz a seleção de um motivo, este é retirado da segunda lista e posta para a primeira. Realizando esta ação e clicando em Salvar o motivo de impugnação já estará relacionado ao atendimento.
    • Serviços: Clicando neste botão uma nova janela de seleção aparecerá e o usuário poderá escolher associar este motivo de impugnação especificamente para um ou mais movimentos do atendimento selecionado.
    • Justificativas: Clicando neste botão uma nova janela de seleção aparecerá exibindo dois campos: Observação e Memória de Cálculo, serão exibidas também duas listas idênticas de justificativas: A primeira com as justificativas selecionadas para o motivo de impugnação e a segunda com as justificativas possíveis para seleção (as justificativas exibidas nesta lista são previamente cadastradas no programa Justificativa da impugnação - hrs.justification DT Justificativa da Impugnação). Quando o usuário faz a seleção de uma justificativa, esta é retirada da segunda lista e posta para a primeira. Realizando esta ação e clicando em Salvar a justificativa já estará relacionada ao motivo. Na inferior da tela de justificativas existe um pequeno link com a descrição Campos Variáveis, ao passar o cursor sobre ele serão exibidos os campos variáveis possíveis de utilização no campo Texto da Justificativa.
      • Texto: Clicando neste botão uma nova janela aparecerá trazendo consigo o texto pré definido no programa de manutenção das justificativas. Existe também a possibilidade do usuário complementar este texto, após a alteração basta clicar em Salvar.

Informar GRU

Quando a ABI estiver nos status Aguardando GRU ou Aguardando Pagamento


Outras Ações

Este botão executará validações na AIH/APAC selecionada. As opções podem variar de acordo com o status do atendimento, ao lado de cada uma das opções listadas os status para que ela estará disponível:

  • Declaração de atendimento (1 - Aguardando Importação, 2 - Importação com Erro, 3 - Análise):
  • Erros do Atendimento (1 - Aguardando Importação, 2 - Importação com Erro, 3 - Análise, 5 - Enviado(a), 6 - Aguardando GRU, 7 - Aguardando Pagamento, 8 - Encerrado):
  • Informar Resultado (5 - Enviado(a)):
  • Download Impugnação/Recurso (5 - Enviado(a), 6 - Aguardando GRU, 7 - Aguardando Pagamento, 8 - Encerrado):
  • Reprocessar (2 - Importação com Erro): ;
  • Histórico (1 - Aguardando Importação, 2 - Importação com Erro, 3 - Análise, 5 - Enviado(a), 6 - Aguardando GRU, 7 - Aguardando Pagamento, 8 - Encerrado): Exibe uma nova janela com as informações do histórico do atendimento selecionado;
  • Visualizar Documento no RC (1 - Aguardando Importação, 2 - Importação com Erro, 3 - Análise, 5 - Enviado(a), 6 - Aguardando GRU, 7 - Aguardando Pagamento, 8 - Encerrado): Clicando nesta opção o sistema direcionará o usuário para a visualização do documento cadastrado no Revisão de Contas.