Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Produto:

Microsiga Protheus

Versões:

11 e 12

Passo a passo:

O Embedded Audit Trail é um recurso de auditoria de banco de dados (Audit Trail) desenvolvido para o sistema Protheus. Suas premissas são:

* Alto desempenho
* Facilidade de instalação e configuração
* Simplicidade de operação
* Segurança

Abaixo iremos demonstrar o procedimento de ativação e configuração inicial da ferramenta, com exemplos de uso.

- Acesse Configurador > Ambiente > Embed. Audit Trail > Aplicador
- A configuração é feita por exceção e regra, para os níveis de Grupo de Empresas, Tabelas e Campos. Seguem alguns exemplos e cenários de utilização. Para maiores detalhes sobre a parte técnica do funcionamento do Aplicador do Audit Trail, recomendamos a leitura deste link: http://tdn.totvs.com/display/framework/Embedded+Audit+Trail+-+aplicador

Exemplo 1: Auditar apenas a tabela SA1 da Empresa 01, para Inclusão, Alteração e Exclusão
- Configure no nível Grupo de Empresas a Empresa 01 com o Escopo de Exceção, para que as tabelas desta empresa não sejam auditadas, e no nível Tabela selecione a tabela SA1 com o Escopo Regra, para que ela seja auditada, com a Operação 7 (Inclusão, Alteração e Exclusão)

Image Modified



Exemplo 2: Auditar todas as tabelas da Empresa 01, apenas para Alteração
- Configure no nível Grupo de Empresas a Empresa 01 com o Escopo de Regra, para que as tabelas dessa empresa sejam auditadas, com a Operação 2 (Alteração)

Image Modified



Exemplo 3: Auditar apenas as tabelas SA1, SA2 e SB1 da Empresa 01, para Inclusão, Alteração e Exclusão, e os campos C5_VEND1 e C5_COMIS1 da tabela SC5 para Inclusão
- Configure no nível Grupo de Empresas a Empresa 01 com o Escopo de Exceção, para que as tabelas desta empresa não sejam auditadas, no nível Tabela selecione as tabelas SA1, SA2 e SB1 com o Escopo Regra para que estas tabelas sejam auditadas, com a Operação 7 (Inclusão, Alteração e Exclusão), e a tabela SC5 com o Escopo Ligação (para fazer a ligação entre o Grupo de Empresas e os Campos, pois a tabela não será auditada, apenas os campos). No nível Campos selecione os campos C5_VEND1 e C5_COMIS1 com o Escopo Regra para que estes campos sejam auditados

Image Modified



Exemplo 4: Auditar todas as tabelas da Empresa 01 para Exclusão, menos as tabelas SC5 e SC6 que não serão auditadas
- Configure no nível Grupo de Empresas a Empresa 01 com o Escopo de Regra, para que as tabelas dessa empresa sejam auditadas, com a Operação 3 (Exclusão), e no nível tabela selecione as tabelas SC5 e SC6 com o Escopo Exceção para que estas tabelas não sejam auditadas

Image Modified



Ao concluir as configurações, clique em Confirmar. Será exibida uma janela Criando gatilhos, informando a criação dos gatilhos e triggers no banco para as auditorias configuradas, e ao final será exibida uma mensagem de Registro inserido com sucesso.



Após ter configurado o Embedded Audit Trail, e ter efetuado alguma movimentação em alguma tabela auditada, o Relatório de Log pode ser verificado no caminho Configurador > Ambiente > Embedded Audit Trail > Relatório de Log. Maiores informações sobre o relatório no link: http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=185732813


Informações
titleInformação:

Existe a possibilidade de configurar uma tablespace no Banco de Dados para utilização da auditoria. Essa não é uma configuração obrigatória, caso não seja configurada, será utilizada a tablespace padrão.

Caso opte por utilizar, acesse o menu Configurador > Ambiente > Embed. Audit Trail > Configurador de Tablespace


Tablespace padrão: Tablespace padrão das tabelas de auditoria para o grupo de empresas logado.

Range de Tabelas: Tablespace específica das tabelas de auditoria por intervalo de tabelas. Esta configuração é global para todos os Grupos de Empresa.

Obs.: A configuração de Range tem prioridade sobre a configuração de Tablespace padrão .

Observações:

Quanto menor a abrangência de entidades que se deseja auditar (tabelas e campos) e quanto menos operações desejadas (incluir, alterar ou excluir), menor será o impacto sobre o desempenho do sistema após a aplicação do Embedded Audit Trail. Uma análise cuidadosa do que é necessário auditar resultará em um desempenho melhor do produto. 

Aviso

Não recomendamos a auditoria de todos os campos para operação de inclusão em tabelas de movimentos, principalmente das tabelas que possuem grande quantidade de campos. Como a operação de inclusão registra todos os campos sujeitos à auditoria, o impacto na performance pode ser significativo.

Informações

Para a garantia de integridade, caso seja inserido um registro no início de uma transação (BEGIN TRANSACTION) e for solicitado o número do registro ( RECNO() ), o DBACCESS fará a inclusão do registro marcado como excluído (DELETADO) e recuperará (RECUPERADO) em seguida, esse é um comportamento esperado da ferramenta, não se tratando de um erro.

Aviso
titleRemoção auditoria

 A definição de um grupo de empresas como Exceção sem nenhum outro atributo de Regra para as tabelas e para os campos implica na remoção da auditoria para a empresa.

Aviso

Uma vez definido uma empresa para auditora, para a remoção da auditoria dessa empresa deve-se alterar a configuração da empresa para Exceção e remover qualquer referencia de tabela(s) para essa empresa.