Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Expandir
titleTempo máximo de recuperação do smart client desktop

Quando ocorre uma interrupção da conexão de rede e o smart client inicia o processo de recuperação de conexão, a dll do broker faz (por padrão) no máximo 12 tentativas de reconexão. No entanto este processo também depende de como o application server está configurado.

Por padrão (isto é, sem configuração adicional) o application server encerra a thread  do usuário caso a rede fique inativa por 180 segundos (3 minutos). Portanto, se o processo de recuperação do smart client demorar mais do que 3 minutos, quando o smart client conseguir se reconectar com o broker a recuperação da conexão com o application server não será mais possível, pois a conexão do broker com o application server não existe mais (o application server encerrou a thread do usuário e fechou a conexão comn o broker).

Para aumentar o tempo que o application server espera antes de encerrar a thread do usuário existe a chave ConnectionTimeout no arquivo de configuração appserver.ini do application server. (Esta chave pode ser especificada no environment ou na seção General). Por exemplo, no caso abaixo

Bloco de código
languagetext
linenumberstrue
[Enviroment_X]
...
...
...
ConnectionTimeout = 300
...
...
...

o application server vai esperar 5 minutos antes de terminar a thread do usuário conectado neste environment, portanto vai ser possível a recuperação da conexão do smart client com o application server mesmo que a rede demore 5 minutos para voltar.

Obs. caso exista um problema na infra-estrutura local do smartclient (p. ex: cabo de rede desconectado, cabo de rede com defeito, problema no switch ao qual o smartclient está conectado, etc) o tempo máximo de reconexão é de 1 minuto.

Página referente à chave ConnectionTimeout no TDN: http://tdn.totvs.com/x/dopc.

Expandir
titleUso de broker para smart client com SSL

O broker usado com smart client (desktop) é "agnóstico" com relação a conexões criptografadas. Isto é, conxões criptografadas podem ser usadas normalmente desde que o appserver e o smart client estejam configurados corretamente, conforme especificado na página Configuração SSL no TOTVS | Application Server. (O broker funciona como um "proxy transparente".)
O arquivo smartclient.ini vai precisar da seção [SSLConfigure], e na especificação da conexão com o broker vai ser necessária a chave SecureConnection.
Exemplo de smartclient.ini para uso com broker e conexão segura:

Sem Formato
...
...
[SSLConfigure]
CertificateClient=<nome do arquivo .pem>
KeyClient=<nome dp arquivo .pem>
PassPhrase=password
...
...
; 172.16.70.96:20001 são o ip e porta do broker
[conexao_ssl_broker]
server=172.16.70.96
port=20001
SecureConnection=1
...
...


A configuração do arquivo appserver.ini do broker ficaria assim:

Sem Formato
...
...
LOCAL_SERVER_PORT = 20001
...
; 172.16.70.96:50001 são o ip e porta do appserver
REMOTE_SERVER_01 = 172.16.70.96 50001
...
...
MONITORING_TYPE = SMARTCLIENT_SSL 


E a configuração do arquivo appserver.ini do appserver ficaria assim:

Sem Formato
...
...
[drivers]
ACTIVE = TCP
SECURE = SSL
...
...
[TCP]
type=TCPIP
port=...
...
[SSL]
type=TCPIP
port=50001
...
...
[SSLConfigure]
CertificateServer=<nome do arquivo .pem>
KeyServer=<nome do arquivo .pem>
...
...

Image Added