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Help: Conciliação Bancária Automática

Conciliação Bancária Automática

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Esta rotina permite configurar os parâmetros da conciliação, visualizar os registros e efetuar a conciliação bancária.

Sua função é ler o arquivo de de configuração, definido em Configuração de Extrato Bancário e utilizar as configurações definidas neste arquivo, ler o arquivo .CSV e realizar a conciliação

Procedimentos

Para efetuar a conciliação bancária automática

Portuguese

Conciliação automática

Tem como objetivo realizar a conciliação bancária de forma automática, utilizando-se do arquivo de retorno bancário para extratos, para uma ou mais contas correntes. A conciliação permite confrontar o extrato bancário com a movimentação bancária registrada no sistema.

Seu resultado final é similar à conciliação bancária. A diferença entre elas é que a reconciliação é feita através de um arquivo enviado pelo banco, informando quais títulos foram processados.

A conciliação Automática atualiza o arquivo de movimentação bancária.

Para proceder uma conciliação bancária é necessário seguir os seguintes procedimentos:

 

1.Cadastrar os tipos de ocorrências de extratos na Tabela "EJ - Ocorrências extrato", no ambiente Configurador.

 

 

2.Definir o arquivo de Configuração de extrato bancário no ambiente Configurador, conforme manual do banco.

 

 

3.Definir o relacionamento entre as ocorrências de extrato no sistema e as do banco, através da opção "Ocorrências extrato".

 

 

4.Acessar a rotina "Reconc. Automática" e definir, através dos parâmetros, o nome do arquivo de entrada enviado pelo Banco (incluindo a sua extensão), o nome do arquivo de configuração do banco, o código do banco, agência e conta.

 

Procedimentos

Para efetuar a reconciliação automática:

 

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Conciliação Bancária AutomáticaConciliação Bancária Automática
1.Na janela de manutenção de
Conciliação Bancária
Reconciliação Automática,
clique em
selecione a opção "Parâmetros".

Será exibida a janela "Parâmetros".

2.Informe os dados para efetuar a conciliação e confirme.
3.Clique em "Conciliação".
O sistema efetua a leitura do arquivo Configuração de Extrato Bancário, utiliza essa configuração para efetuar a leitura do arquivo ".CSV" e realiza a conciliação.

O sistema apresenta a tela de parâmetros da rotina.

 

2.Observe os seguintes parâmetros:

 

 

Arquivo de Entrada

Informe o nome atribuído ao arquivo de entrada, enviado pelo banco.

 

Arquivo Config.

Informe o nome do arquivo de configuração do extrato. Este arquivo contém as posições em que se encontram os dados na linha de detalhe do arquivo de retorno bancário e é configurado pelo ambiente SIGACFG (Configurador).

 

Código Banco

Informe o código do banco a que se refere a reconciliação automática.

 

Dias a Retroceder

Número de dias anteriores à data do extrato que devem ser considerados para seleção dos movimentos bancários.

 

Dias a Avançar

Número de dias posteriores à data do extrato que devem ser considerados para seleção dos movimentos bancários.

 

Dt. Inicial Cheques?

Permite definir uma data inicial para selecionar os cheques que serão utilizados na conciliação.

 

Dt. Final Cheques?

Permite definir uma data final para selecionar os cheques que serão utilizados na conciliação.

 

3.Configure os dados e confirme.

 

 

4.Em seguida, selecione a opção "Reconciliação".

O sistema processa as informações e apresenta uma tela com os dados da reconciliação. Os dados provenientes do extrato bancário são relacionados na área esquerda da tela. os movimentos bancários registrados no sistema são apresentados ao lado direito da janela.

Através da opção legenda é possível verificar os registros, onde:

 

Verde: indica que a movimentação está reconciliada, pois existe igualdade entre os números de documentos, valores, datas, débitos e créditos.

 

 

Amarelo: indica que a movimentação está reconciliada parcialmente, pois há igualdade entre datas, valores, débitos e créditos, porém os números dos documentos não coincidem.

 

 

Vermelho: indica movimentação não reconciliada, por falta de igualdade entre as informações.

 

 

Cinza: indica movimentação já reconciliada anteriormente.

 

 

5.Para efetivar as conciliações dos documentos com legenda verde (chave  completa), ou amarelo (chave parcial), clique em "OK".

 

 

6.Para documentos com legenda em vermelho, pode-se efetivar o movimento com a certeza de que não existam movimentos preexistentes, que possam gerar duplicidades. Com isso, é gerada a movimentação no arquivo de Movimentações Bancárias.

 

 

7.Informe os dados e confirme.


O sistema solicita a confirmação da efetivação e o título passa para a cor verde, indicando movimentação conciliada.

 

 

A conciliação forçada aplica-se aos títulos que se apresentarem com o indicativo na cor vermelha (não conciliados).