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As verbas em sua maioria, serão calculadas automaticamente pelo sistema, que as identificará através do campo Id. p/ Cálculo, que cadastra o identificador de cálculo correspondente à em cadastro, sendo eles, efetivamente, que definem o que é a verba, ou seja, se é um pagamento, se um desconto etc.

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As verbas definidas neste cadastro, com identificadores, serão geradas pelo sistema através dos diversos cálculos disponíveis no Ambiente Gestão de Pessoal e armazenadas em seus respectivos arquivos. Sendo posteriormente, após o fechamento mensal, transportadas para o arquivo de movimento anual (SRD).


Help_buttonImage ModifiedImportante 1:

O cadastro de Verbas é um dos cadastros mais importantes para que sejam efetuados os diversos cálculos do sistema. Sem ele, ainda que os valores de cálculos sejam gerados, não haveria como demonstrá-los. Portanto é de suma importância que sejam cadastrados todos os identificadores obrigatórios, com atenção especial às incidências,  pois definirão a montagem da base para os diversos cálculos de pagamentos e descontos.


Este arquivo, portanto, conterá todo o histórico do funcionário, referente aos valores recebidos ou descontados, que serão utilizados nas mais diversas rotinas do sistema, como: ficha financeira, relatórios para simples consulta e, até mesmo para atender obrigações trabalhistas/previdenciárias.


Help_buttonImage ModifiedImportante 2:

Alguns identificadores são obrigatórios uma vez que o ambiente Gestão de Pessoal está preparado para atender à legislação. Com isso, ao cadastrar uma verba para cada identificador a rotina de cálculo estará pronta para gerar os cálculos disponíveis no sistema, como: folha de pagamento, adiantamento, férias, Rescisão e 13º salário, etc.

No entanto, de acordo com a necessidade, poderão ser criadas verbas não vinculadas a um identificador, como por exemplo verbas de horas extras. As verbas de horas extras são específicas para cada empresa, pois os percentuais podem variar de acordo com as regras da convenção coletiva do sindicato da categoria a que pertencem os funcionários.


Procedimentos


Para cadastrar verbas:

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  1. Em Verbas, selecione a opção Incluir.
    O sistema apresenta a tela de inclusão, dividindo os dados nas seguintes pastas:
    • Geral - contém os dados genéricos da verba.
    • Incidências - onde são definidas as incidências da verba.
    • Contabilização - onde são definidos os dados de contabilização da verba.
    • Médias - onde são definidas as médias sobre as quais a verba será utilizada.
    • Anuais - onde são definidos a quais cálculos anuais a verba é utilizada.


2. Acesse cada uma das pastas e preencha os dados conforme a orientação do help.
3. Confira os dados e confirme.

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Veja também


Para consultar o cadastro de Verbas, veja a tabela SRV - Cadastro de Verbas no tópico Consulta Cadastros Genéricos.