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Esta rotina permite efetuar o cadastramento dos critérios que serão utilizados no cálculo automático dos benefícios.
O cadastramento do critério de benefícios é necessário para que seja definido por qual entidade será efetuado o cálculo. Por exemplo: Centro de Custo, Departamento, Cargo, Função etc.
Para efetuar o cálculo, pode-se cadastrar mais de uma entidade. Desta forma, é necessário definir qual a hierarquia que será seguida, sendo esta configuração válida para todos os benefícios disponíveis, ou seja: Vale Refeição, Vale Alimentação, Plano de Saúde e Outros Benefícios (definidos por meio da tabela S011 – Tipos de Benefícios).
Para o cadastramento do critério de benefícios estão disponíveis as entidades:
- Funcionário (SRA).
- Departamento (SQB).
- Centro de Custo (CTT).
- Posto (RCL).
- Cargo (SQ3).
- Função (SRJ).
- Turno (SR6).
- Sindicato (RCE).
- Filial (SM0).
- Cliente (SA1).
- Local de Trabalho (ABS).
- Turno do Posto (TDX).
A hierarquia é definida da seguinte forma: Entidade + Campo + Sequência de cálculo, sendo:
- Entidade, refere-se às tabelas relacionadas acima.
- Campo, refere-se ao campo chave da tabela definida como entidade. Ao selecionar a entidade, o campo será preenchido automaticamente:
- Funcionário (RA_MAT).
- Departamento (QB_DEPTO).
- Centro de Custo (CTT_CUSTO).
- Posto (RCL_POSTO).
- Cargo (Q3_CARGO).
- Função (RJ_FUNCAO).
- Turno (R6_TURNO).
- Sindicato (RCE_CODIGO).
- Filial (M0_CODFIL).
- Cliente (A1_COD).
- Local de Trabalho (ABS_LOCAL).
- Turno do Posto (TDX_TURNO).
- Sequência refere-se à ordem que será verificada para efetuar o cálculo do benefício. Por exemplo:
- Funcionário – Sequência 01
- Departamento – Sequência 02
- Função – Sequência 03
No momento do cálculo do benefício será verificado se existe configuração para o cálculo por Funcionário (sequência 01). Caso não seja encontrado, será verificada a configuração por Departamento (sequência 02). No caso de não existir, será verificada a configuração por Função (sequência 03).
Importante:
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Procedimentos
1. Para cadastrar os critérios de benefícios clique em Incluir.
2. Na parte superior da tela informe os campos:
- Cód. Critério: Campo obrigatório e numérico.
- Descrição: Campo obrigatório que contém a descrição do critério, com até 20 caracteres.
- Filial Ref.: Filial de referência do cadastro de filiais.
- Per. Inicial: Campo obrigatório com o início do período cadastrado.
- Per. Final: Campo obrigatório com o fim do período cadastrado.
- Status: Campo obrigatório, podendo ser: 1-Ativo ou 2-Inativo.
3. Na parte inferior da tela defina a hierarquia.
4. Confira os dados e confirme.
Tabelas utilizadas
- SJQ – Critério de Benefícios
- SJS – Critério de Benefícios – Itens