Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Produto:

Microsiga Protheus

Versões:

Protheus 12

Ocorrência:

Necessidade de detalhamento, por documentação, a rotina de Cadastro de Tabela x Ponto de Lançamento

Ambiente:

Todos

Passo a passo:

A rotina de cadastro de Tabelas por Ponto de Lançamento (CTBA094) possui o objetivo de efetuar a manutenção da amarração das tabelas do sistema com os diversos Pontos de Lançamentos (responsáveis pela contabilização dos módulos do sistema). Esta amarração é importante para manter a integridade dos lançamentos padrões, durante a execução do processo de contabilização automática.

Durante a primeira execução do programa, é efetuada uma carga automática de dados de todas as tabelas do sistema que fazem parte do processo de contabilização em seus módulos origens.


Como Funciona?

O cadastro de Tabelas por Ponto de Lançamento (CTBA094) possui duas funcionalidades dentro do sistema.

1) Relacionada à Uma está relacionada a existência física de tabelas no banco de dados. Quando ocorre um lançamento contábil automático, a rotina executa uma série de instruções relacionados ao processo de contabilização. Em muitas destas instruções há acessos a dados de tabelas do sistema (por exemplo, dados de Título a Receber - SE1 - numa contabilização do Contas a Receber) para a composição do lançamento contábil automático. Em algumas situações, pode ser que a tabela que o lançamento padrão acessa não exista no banco de dados. Sem o cadastro dessa tabela no programa Tabelas por Ponto de Lançamento, a contabilização automática acarretará em erro em tempo de execução.

Outra funcionalidade vinculada 2) Vinculada ao cadastro das Tabelas por Ponto de Lançamento diz respeito aos trata dos processos de usuário criados no sistema (customizações). O processo de contabilização automática que executa executada sob essas customizações, com o auxilio desse cadastro poderá posicionar em registros importantes e/ou necessários de tabelas sistêmicas ou de tabelas criadas pelo usuário para compor o lançamento contábil que melhor se enquadra ao processo customizado.


Na prática

Acesse a rotina de Tabelas por Ponto de Lançamento através do caminho:

Módulo SIGACTB > Atualizações > Entidades > Tabelas x Ptos de Lançamento (CTBA094)

A tela de navegação do cadastro (browse) será apresentada listando listará todos os pontos de lançamentos existentes no sistema.Observe que a rotina não possui a opção de inclusão.

A composição dos registros do browse se dá de forma listados no browser é automática, não sendo possível incluir novos pontos de lançamento. TodaviaMas, é possível efetuar alterações nos cadastros (veja abaixo).


Manutenção de cadastros

O programa permite efetuar duas operações de manutenção: Alteração de cadastro e Visualização de cadastro.

A visualização permite que o usuário acesse detalhes do cadastro, podendo ver quais tabelas estão amarradas ao ponto de lançamento.


A alteração permite ao usuário modificar/incluir ou excluir novas linhas de tipo 'User' (usuário), informando qual é a tabela a ser amarrada ao ponto de lançamento, bem como qual será a chave utilizada no posicionamento de registros desta tabela no momento da execução do programa de lançamento contábil automático.


Durante a manutenção do cadastro, o programa efetua algumas validações e/ou bloqueios para consistir os dados. Não é permitido nenhuma intervenção (alteração ou exclusão) das linhas do tipo 'System'. Também não é permitido a inserção de uma tabela já cadastrada (a mesma tabela em outra linha).


Exemplo de utilização do cadastro com tabelas de usuário

No módulo Configurador do sistema. foi criada uma tabela de usuário para testes (ZZA).



Para cadastrar dados nesta tabela de usuário, foi criada uma interface, dentro do módulo específicos.



Então, foi efetuada uma atualização no cadastro de Tabelas por Ponto de Lançamento do ponto 500.


No cadastro de Lançamento Padrão (CTBA080), foi definido no campo Cta. Débito o uso do conteúdo relacionado a conta contábil proveniente da tabela de usuário ZZA.


O próximo passo foi efetuar a inclusão do título a receber, pelo programa Contas a Receber (FINA040), configurando o programa para fazer o lançamento contábil.


Veja como ficou o lançamento contábil. A conta débito foi gerada com o dado que foi cadastrado na tabela de usuário.


O registro posicionado, pelo uso da função U_GETZZA1() que teve sua execução chamada através da amarração da tabela ZZA com o Ponto de Lançamento 500, trouxe a conta contábil 012341001.


Observações:

Para mais informações sobre, acesse os links:

...